“Construindo Pontes para um Futuro Sustentável” é tema da cimeira mundial do WTTC no Ruanda
Num evento que o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) promete remodelar os contornos do setor a nível mundial, a sua 23ª cimeira, que terá lugar de 1 a 3 de novembro, em Kigali, Ruanda, será dedicada ao tema “Construindo Pontes para um Futuro Sustentável”.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
A tão aguardada cimeira mundial do WTTC deste ano, prevista para 1 a 3 de novembro, realiza-se em África pela primeira vez, reconhecendo o crescimento fenomenal que o setor das viagens e turismo em todo o continente testemunhou nos últimos anos, indica o Conselho em comunicado.
A cimeira de 2023 pretende ser o catalisador para esta mudança, oferecendo uma plataforma onde ideias vibrantes encontram oportunidades e onde o futuro das viagens e turismo será redesenhado e redefinido.
Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, declarou que esta cimeira mundial “é um grito de guerra para líderes, empreendedores e agentes de mudança de todos os cantos do mundo se unirem e criarem uma nova visão para o setor. É uma oportunidade incomparável estar na vanguarda da formação de um setor que não seja apenas resiliente, mas também comprometido com os princípios de sustentabilidade e inclusão”.
A presidente e CEO do WTTC destacou que o Ruanda “é o local perfeito para a nossa cimeira mundial, à medida que o setor embarca num novo capítulo significativo”, acrescentando que “África tem a população mais jovem do mundo e, até 2033, um em cada 13 dólares criados em África virá das viagens e turismo e um em 17 empregos estará no setor. Isto demonstra o enorme potencial que o setor do continente tem para novos empregos e novo crescimento económico para os jovens em toda a África.”
Coorganizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Ruanda (RDB), o evento anual é considerado o mais influente no calendário de viagens e turismo que reúne milhares de líderes e especialistas da indústria e representantes governamentais, com vista a continuar a alinhar esforços para apoiar o crescimento do setor e para olhar para um futuro mais seguro, mais resiliente, inclusivo e sustentável.
Com sessões sobre resiliência e crescimento sustentável, o impacto crescente da IA e a compreensão dos mercados novos e emergentes, a cimeira deverá cobrir os principais desafios e oportunidades que o setor enfrenta.
De acordo com Francis Gatare, CEO do Conselho de Desenvolvimento do Ruanda, embora este importante encontro tenha lugar no seu país “é para todo o continente”, salientando que “a África tem algumas das propriedades e experiências turísticas mais espetaculares do mundo, e o setor desempenha um papel significativo no desenvolvimento económico contínuo do continente, criando milhões de empregos”.
A mais recente Pesquisa de Impacto Económico do organismo mundial de turismo revela uma previsão surpreendente para os próximos dez anos para o setor de viagens e turismo de África. Em 2033, o WTTC prevê que esta indústria contribuirá com mais de 300 mil milhões de dólares para a economia de África e que os empregos no setor crescerão significativamente, atingindo mais de 36 milhões de dólares no total.