Edição Digital: Entrevista CEO PLAY airlines, Solférias, IFTM Top Resa, Aeroportos do futuro e dossier Réveillon
A próxima edição do jornal PUBLITURIS faz capa com a entrevista ao CEO da PLAY Airlines, Birgir Jónsson. Além disso, há os destinos da Solférias na ilha Maurícia e Ras Al Khaimah, a IFTM Top Resa Paris, os aeroportos do futuro e o dossier dedicado ao “Réveillon”.
Publituris
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
A primeira edição do mês de outubro do jornal PUBLITURIS faz destaque com a entrevista realizada a Birgir Jónsson, CEO da PLAY airlines.
Fundada antes da pandemia [em 2019], a PLAY teve o seu primeiro voo no Verão de 2021. A operar há pouco mais de dois anos, o CEO da PLAY airlines, salienta as vantagens de estar à frente de uma companhia jovem.
Relativamente a Portugal, refere que “Lisboa tem sido um dos melhores destinos”. “Temos muita sorte em ter conseguido o slot e não vamos devolvê-lo”, diz Jónsson que destaca não só os turistas que viajam da Islândia para Portugal, mas também os portugueses que começam a descobrir a Islândia. E conclui: ““Mais slots tivéssemos, mais voos a PLAY teria para Portugal”.
A realização de uma Fam Trip à ilha Maurícia e a Ras Al Khaimah a convite da Solférias, lançou o mote para uma entrevista com Sónia Regateiro, diretora de operações da Solférias, sobre os planos do operador para estes destinos. Se a Maurícia “sempre teve importância na Solférias dentro da panóplia de destinos de luas de mel e ilhas idílicas”, o operador começou a trabalhar Ras Al Khaimah no início deste ano com a expetativa de que este seja um destino de praia que possa ser complementado com outros locais e experiências.
Em Paris, o PUBLITURIS acompanhou a presença de Portugal na IFTM Top Resa 2023. Apesar do Turismo de Portugal (TP) ter deixado de organizar a presença portuguesa na mais importante feira do turismo francês, o país não deixou a marcar presença no certame, que decorreu entre 3 e 5 de outubro, em Paris, e contou com a participação de vários destinos e empresas nacionais. É que o mercado francês tem vindo a crescer, sendo já um dos principais emissores de turistas para Portugal.
Nos “Transportes” e numa altura em que (ainda) se discute a localização do novo aeroporto para Lisboa, o estudo “The Evolution of Airports: A Flight Path to 2050” dá indicações de como poderão ser os aeroportos do futuro. A tecnologia terá um papel fulcral, tal como o objetivo de atingir emissões net-zero até 2050, prevendo-se que a frota mundial de aviões comerciais aumente 33%, até 2033.
Para finalizar esta edição, o “dossier” destaca o facto de, apesar da situação económica não só em Portugal, como em todo o mundo, agravada pela inflação e a subida de juros, bem como o consequente aumento do custo dos pacotes turísticos, não está a demover os portugueses na compra de viagens para o Réveillon de 2023-2024, inclusive, este ano, com mais antecedência, até porque, quem chega primeiro, hoje em dia, é quem garante os melhores preços.
Além do Pulse Report, numa parceria entre o PUBLITURIS e a GuestCentric, as opiniões pertencem a Jaime Quesado (economista), António Jorge Costa (IPDT), Pedro Castro (SkyExpert), Luís Gouveia (Universidade Fernando Pessoa – Porto), e André Villa de Brito (Sommelier e Tour Guide) e Pedro Valle Abrantes (Trypor).
Leia a edição aqui.