Algarve quer tornar turismo náutico numa “âncora” para promover destino a nível internacional
Durante a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, destacou o trabalho direcionado que tem vindo a ser feito pela entidade que lidera ao nível da divulgação deste produto.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
O presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, quer “fazer do turismo náutico uma âncora cada vez mais forte na promoção internacional do Algarve”, num objetivo estratégico que foi anunciado durante a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry, o maior encontro mundial da indústria náutica, que termina esta quarta-feira, 11 de outubro, em Vilamoura.
Durante o evento, que segundo o responsável se realizou no Algarve como “prova de reconhecimento do enorme potencial que a região apresenta ao nível do turismo náutico”, André Gomes destacou o trabalho direcionado que tem vindo a ser feito pela entidade que lidera ao nível da divulgação deste produto.
“Só no último mês de setembro, o Turismo do Algarve participou em duas ações estratégicas, em parceria com as marinas de Lagos, Portimão e Vilamoura, com o intuito de dar a conhecer a excelente oferta náutica do Algarve junto de segmentos de turistas premium e de captar novos mercados para a região”, lembrou o responsável, citado num comunicado enviado à imprensa.
Já no início de outubro, o Turismo do Algarve realizou uma “ação de charme em Estocolmo”, que, segundo André Gomes, “se revelou uma oportunidade única para estabelecer negócio com 25 operadores suecos dedicados a este tipo de turismo”.
“Mais recentemente, estivemos também presentes, pela primeira vez, no prestigiado Genoa International Boat Show, uma das principais exposições náuticas do mundo, que acontece, todos os anos, na cidade italiana de Génova”, acrescentou o presidente do Turismo do Algarve.
André Gomes lembrou ainda a vasta oferta de infraestruturas e de equipamentos de topo que o Algarve disponibiliza para o turismo náutico e que, tanto permitem experiências de lazer como eventos internacionais de alta competição ou o treino de equipas profissionais de todo o mundo.
O turismo náutico permite ainda uma fácil integração com outros produtos turísticos, assumindo-se, segundo o Turismo do Algarve, “como uma “porta de entrada” imediata e apelativa para dar a conhecer a restante oferta da região”.
“A este nível, o destino conta também com exemplos de grande criatividade como a primeira exposição subaquática da costa portuguesa, recentemente anunciada, organizada ao largo de Albufeira com base em peças do conceituado artista Vhils, que certamente irá atrair novos turistas para o Algarve”, acrescenta o Turismo do Algarve.
“Vamos continuar a investir na importância do Turismo Náutico no nosso plano estratégico de promoção, tendo em vista um crescimento turístico do destino mais sustentável e menos dependente da sazonalidade”, assegura André Gomes.