Airmet escolhe especialista em Marketing Digital para orientar formação a agências de viagens
O especialista em Marketing Digital, Marco Gouveia, que conta com mais de 17 anos de experiência na área, sendo que no setor do turismo coordenou o departamento Digital do Pestana Hotel Group durante mais de nove anos, vai orientar uma ação de formação promovida pela Airmet e exclusiva para agentes de viagens sobre esta temática.
Airmet escolhe especialista em Marketing Digital para orientar formação a agências de viagens
O especialista em Marketing Digital, Marco Gouveia, que conta com mais de 17 anos de experiência na área, sendo que no setor do turismo coordenou o departamento Digital do Pestana Hotel Group durante mais de nove anos, vai orientar uma ação de formação promovida pela Airmet e exclusiva para agentes de viagens sobre esta temática.
A rede de agências de viagens Airmet vai promover um evento online sobre Marketing Digital exclusivo para agentes de viagens. O Social Media Expertise by Airmet ocorrerá nos dias 23, 24 e 26 de outubro e será aberto a todos os agentes de viagens portugueses.
Para as agências que já fazem parte da rede Airmet a formação será certificada e terão acesso gratuito aos três dias de evento. A ação, que tem por objetivo ensinar as agências de viagens a posicionar-se digitalmente com ferramentas como Google My Business e gestão de redes sociais, será realizada pelo especialista em Marketing Digital, Marco Gouveia, que conta com mais de 17 anos de experiência na área. Para os agentes de viagens que não fazem parte da rede Airmet, a formação terá o custo de 25euros.
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Susana Fonseca, diretora operacional da Airmet defende que “o mundo do marketing digital está em constante evolução e as redes sociais desempenham um papel crucial nessa transformação”. Daí que, com o crescente impacto que estas têm nas empresas, este evento “é uma oportunidade imperdível que os agentes de viagens têm para aprimorar as suas habilidades e aprofundar o seu conhecimento.”
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A responsável reforça que “este é um evento para todos os agentes de viagens portugueses, e desafiamos os mesmos a juntarem-se a nós neste evento que, com toda a certeza, impactará nos resultados das agências”.
O Museu do Grande Prémio de Macau, sob a tutela da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), lança, em Novembro, em conjunto com várias empresas de turismo e lazer integrado, uma série de actividades subordinadas ao tema do Grande Prémio de Macau (GPM), em sintonia com a 71.a edição do evento, que se realizará em breve. As actividades incluem a exposição “Wynn Special Chocolate F1”, co-organizada pelo Museu do Grande Prémio de Macau e pela Wynn Resorts (Macau) S.A., que foi inaugurada hoje (dia 8). O governo uniu mais uma vez esforços com as operadoras para mostrar a atracção do “turismo + desporto”, enriquecer as ofertas de Macau enquanto centro mundial de turismo e lazer e destacar o “cartão de visita dourado” como metrópole internacional.
Elaborado por mestre da arte gourmet
Um super doce modelo de “F1 em Chocolate” foi criado pelas mãos de Bob Tay, vencedor de vários prémios internacionais de arte culinária. Tay usou chocolate para cobertura, para modelar uma superfície macio em forma de carro. Uma obra concluída após 360 horas de refinamento, em que devido ao alto teor de manteiga de cacau no chocolate para cobertura, é necessário controlar rigorosamente a temperatura durante o processo de produção.
“Wynn Special Chocolate F1” fusão entre gastronomia e criatividade
Com um comprimento de 2,5 metros e um peso total de 100 quilos, a mostra do modelo de “F1 em Chocolate” apresenta uma lenda do desporto motorizado que combina a cultura do automobilismo com a arte do chocolate.
Até ao dia 20 de Janeiro de 2025, a exposição “Wynn Special Chocolate F1” está patente ao público no 1.° andar do Museu do Grande Prémio de Macau – área do GPM de Fórmula 3. Através da inovação e enriquecimento das mostras, a fim de aumentar a experiência dos visitantes e desenvolver um efeito sinérgico de promoção da cultura do GPM e de Macau como Cidade Criativa de Gastronomia.
Série de actividades temáticas para transmitir a cultura do Grande Prémio
Em cooperação com várias empresas de turismo e lazer integrado, a DST organiza, em Novembro, no Museu do Grande Prémio de Macau (MGPM), uma série de actividades alusivas ao tema do GPM. A mostra “A Racing Legacy – Drivers’ Collection Exhibition” e actividades relacionadas foram inauguradas no dia 6 de Novembro. Após a exposição “Wynn Special Chocolate F1”, que teve início hoje (dia 8), a série de actividades temáticas em torno do Grande Prémio inclui ainda o lançamento de um novo livro sobre a história do karting, sessões de partilha de pilotos e equipas, novos dispositivos interactivos de realidade virtual, entre outros, para passar o legado da cultura do Grande Prémio e promover o desenvolvimento integrado intersectorial do “turismo + desporto”.
A DST tem-se esforçado por promover e divulgar a cultura do Grande Prémio de Macau. Após a conclusão das obras de ampliação em 2021, o Museu do Grande Prémio de Macau reabriu com uma nova fisionomia, tendo continuado a aumentar os itens de exposição interactiva multimédia, as instalações de exibição de cenários do Grande Prémio, os carros de corrida e os objectos relacionados, bem como as instalações sem barreiras, entre outros, com vista a proporcionar aos residentes e visitantes de Macau uma experiência de “educação e diversão”, mostrando a diversidade do “turismo +” e contribuindo para elevar a atractividade turística de Macau.
O MGPM está aberto das 10h00 às 18h00, encerrando às terças-feiras. Para detalhes sobre a compra de bilhetes, consultar a página oficial do museu: mgpm.macaotourism.gov.mo/pt.
Museu do Grande Prémio de Macau e empresas de turismo e lazer integrado oferecem série de actividades temáticas para potenciar atracção do “turismo + desporto” no mês do GPM
O Museu do Grande Prémio de Macau, sob a tutela da Direcção dos Serviços de Turismo (DST), irá organizar, em Novembro, em conjunto com várias empresas de turismo e lazer integrado, uma série de actividades subordinadas ao tema do Grande Prémio de Macau (GPM), em sintonia com a 71.a edição do evento, que se realizará em breve. A série de actividades inclui: exposição de colecções valiosas de pilotos, desafio de velocidade nos postos de reparação, lançamento de novo livro sobre a história do karting, exposição de carro de corrida de chocolate, sessões de partilha de experiências entre pilotos e equipas, entre outras, para reforçar o dinamismo e diversidade de programas no mês em que se realiza o GPM. O Governo e as empresas de turismo e lazer integrado irão unir esforços para mostrar, em conjunto, o apelo do “turismo + desporto”, enriquecendo as ofertas enquanto centro mundial de turismo e lazer e realçando o “cartão de visita dourado” como metrópole internacional de Macau.
SJM inicia série de actividades com promoção multidimensional do GPM
A série de actividades temáticas terão todas lugar no Museu do Grande Prémio de Macau (MGPM). A DST e a SJM organizam três em conjunto: a mostra “A Racing Legacy – Drivers’ Collection Exhibition”, e as sessões de partilha “A Racing Legacy – Where Local Drivers’ Dreams Take Flight” e “A Racing Legacy – Where Theodore Racing’s Performance Reached its Peak”. Entre as quais, a “A Racing Legacy – Drivers’ Collection Exhibition” foi inaugurada hoje (dia 6) e logo a seguir realizou-se “A Racing Legacy – Where Local Drivers’ Dreams Take Flight”.
Exibição de colecções valiosas de pilotos vencedores
A “A Racing Legacy – Drivers’ Collection Exhibition” tem lugar até 3 de Fevereiro de 2025, na cave do Museu do Grande Prémio de Macau. Com o objectivo de divulgar a história do Grande Prémio de Macau, a mostra exibe o valioso espólio de pilotos patrocinados pela SJM, incluindo capacetes, luvas, fatos de corrida e roupas de equipa. Entre as peças expostas estão capacetes autografados e luvas dos antigos vencedores do GPM, Alex Lynn e Felix Rosenqvist, e de actuais pilotos de Fórmula 1 e de Fórmula 2.
Jogo interactivo dá oportunidade de ganhar prémios
A exposição também inclui jogo de perguntas e respostas para aumentar a interacção e interesse dos visitantes. Os participantes que responderem correctamente às perguntas terão oportunidade de ganhar cupões para alojamento em hotéis, compras e refeições, ou lembranças da mascote da SJM “Sam the Rooster”.
Formar jovens pilotos de Macau para entrarem no circuito internacional
O Grande Prémio de Macau é um local para os pilotos mostrarem a sua técnica e coragem, e uma vitrine para o mundo. Após a cerimónia de abertura da exposição, realizou-se a sessão de partilha “A Racing Legacy – Where Local Drivers’ Dreams Take Flight”, para abordar a formação de futuros talentos locais em desportos motorizados a nível internacional, tendo convidado o piloto Charles Leong, nascido e criado em Macau, com 22 anos de idade, para partilhar com um grupo de alunos do ensino secundário de Macau o seu percurso desde o contacto com o karting até se tornar num excelente piloto profissional. Após a partilha, o museu organizou uma visita guiada para os estudantes aprofundarem os seus conhecimentos sobre a história e o desenvolvimento do Grande Prémio de Macau, transmitindo a cultura do evento de forma divertida.
“A Racing Legacy – Where Theodore Racing’s Performance Reached its Peak” realiza-se em meados deste mês
No dia 12 de Novembro terá lugar nova sessão de partilha, “A Racing Legacy – Where Theodore Racing’s Performance Reached its Peak”, na qual a equipa irá partilhar o trabalho desenvolvido pelos diferentes papéis desempenhados pelos membros, bem como a precisão do funcionamento da equipa e o seu entusiasmo pelos desportos motorizados.
A DST tem-se esforçado por promover e divulgar a cultura do Grande Prémio de Macau. Após a conclusão das obras de ampliação em 2021, o Museu do Grande Prémio de Macau reabriu com uma nova fisionomia, tendo continuado a aumentar os itens de exposição interactiva multimédia, as instalações de exibição de cenários do Grande Prémio, os carros de corrida e os objectos relacionados, bem como as instalações sem barreiras, entre outros, com vista a proporcionar aos residentes e visitantes de Macau uma experiência de “educação e diversão”, mostrando a diversidade do “turismo +” e contribuindo para elevar a atractividade turística de Macau.
O MGPM está aberto das 10h00 às 18h00, encerrando às terças-feiras. Para detalhes sobre a compra de bilhetes, consultar a página oficial do museu: mgpm.macaotourism.gov.mo/pt.
Promover a economia comunitária: DST apoia actividades em Novembro com gastronomia, cultura e Grande Prémio para mostrar dinamismo de “turismo +” de Macau
Através do seu programa de apoio financeiro, a Direcção dos Serviços de Turismo (DST) continua a incentivar as associações locais a realizarem actividades ou projectos turísticos diversificados, com vista a impulsionar a economia comunitária. Com Macau a receber em Novembro grandes eventos anuais de desporto e gastronomia, a DST financiou actividades em sintonia organizadas por associações, incluindo o “Flash Train Tour Diary”, o “2024 Ferreira de Almeida Festival”, o 24.º Festival de Gastronomia de Macau e as “The Cities of Gastronomy (China) in Macao 2024”, entre outras, para enriquecer os programas de Outono e Inverno de Macau, permitindo aos residentes e visitantes experienciarem o rico e diversificado “turismo +” e divertirem-se. Por outro lado, a DST lançou recentemente dois vídeos promocionais para divulgar o turismo comunitário em Coloane.
Novos vídeos promocionais de Coloane “Chill” + “Fun”
A DST lançou recentemente dois novos vídeos promocionais, “Coloane Fun for Everyone” e “Chill and Taste in Coloane”, para promover os pontos turísticos culturais e os recursos hídricos costeiros, num convite a explorar o artesanato tradicional, lojas antigas, gastronomia chinesa e ocidental, e novas lojas com características intersectoriais escondidas nos bairros comunitários, mostrando a paisagem natural e as características da pequena e bela comunidade de Coloane.
“Coloane Fun For Everyone” leva os visitantes a explorar os pontos turísticos, a história, a cultura e as características humanas de Coloane, tendo convidado comerciantes e académicos a apresentar a vila a partir dos seus pontos de vista. O vídeo mostra a fisionomia da vila piscatória, a zona dos estaleiros navais, os pastéis de nata enraizados em Coloane há dezenas de anos e as actividades culturais e turísticas do “Desfile das Festividades de Tam Kung”, mostrando o sentimento da pequena e bela comunidade de Coloane.
“Chill and Taste in Coloane” foca-se em explorar a cultura oriental e ocidental, a gastronomia nova e antiga, os sentimentos e sabores antigos de Coloane. O vídeo apresenta uma loja antiga construída em palafitas que explora a gastronomia local, outra da geração mais jovem que se instalou na vila para abrir uma loja com características intersectoriais de fusão de café e música discográfica, restaurantes chineses e portugueses com vista para as praias de Coloane, bem como estabelecimentos de comidas e bebidas típicas da comunidade, entre outros. Coloane apresenta de forma maravilhosa o “turismo + gastronomia” de Macau.
Vídeos em exibição nas plataformas da DST para promoção do turismo comunitário
Os vídeos “Coloane Fun for Everyone” e “Chill and Taste in Coloane” estão a ser divulgados na página electrónica da DST, contas oficiais no Instagram, Facebook, WeChat, Weibo, Xiaohongshu e Douyin, entre outras plataformas, atraindo os visitantes a irem a Coloane, dinamizando a economia e o turismo comunitário.
“2024 Ferreira de Almeida Festival” apresenta 10 actividades incluindo elementos do Grande Prémio
O “2024 Ferreira de Almeida Festival”, realiza-se de 2 de Novembro a 1 de Dezembro, na freguesia de São Lázaro. Ao longo de um mês, o evento integra exposições, workshops, espectáculos, feiras, carnavais e exibições apresentadas por um conjunto de 10 actividades: Ferreira de Almeida Festival – Arts Festival, “Racing with You in Macao” Workshop, Loving Horta da Mitra Series – Golden Oldies Night, Loving Horta da Mitra Series – Neighbourhood Gathering, Grand Prix Mini-Car Races Fiesta, Open-air Cinema, Classic Car Show, Grand Prix Racing Car Photograph Exhibition, Liking Everything Happening Quietly – Three-line Poetry Painting Exhibition, e “Looking Back – Art and Culture 2024” Retrospective Exhibition on the Development of Art and culture in St. Lazarus Parish. O programa do evento permite aos participantes entrar na zona de São Lázaro e, além de experienciar actividades diversificadas, conhecer também a história e a cultura do bairro.
“Flash Train Tour Diary” leva participantes ao metro ligeiro para ouvir história
Nos dias 2, 3, 9 e 10 de Novembro, o “Flash Train Tour Diary” levará os participantes desde a estação do Terminal Marítimo da Taipa até à do Pai Kok, apresentando durante o percurso os pontos turísticos característicos e a história da Taipa, para dar a conhecer como Macau se transformou de uma pequena vila piscatória na metrópole internacional de hoje. Haverá diferentes sessões explicativas em cantonense, mandarim e inglês.
24.º Festival de Gastronomia de Macau partilha sabores locais
O popular evento anual, 24.º Festival de Gastronomia de Macau, que decorrerá durante 18 dias consecutivos, de 15 de Novembro a 1 de Dezembro, na Praça do Lago Sai Van, congrega estabelecimentos de comidas e bebidas de Macau, com diferentes tipos de gastronomia típica, diversas actuações em palco e tendas de jogos, mostrando a vitalidade e o encanto de Macau enquanto Cidade Criativa de Gastronomia, enriquecendo as experiências gastronómicas dos residentes e visitantes. A edição deste ano do evento inclui o “Concurso de Trajes Tradicionais Chineses”, com o objectivo de dar a conhecer ao mundo a cultura tradicional chinesa através do Festival de Gastronomia de Macau.
“The Cities of Gastronomy (China) in Macao 2024”
Entre 26 de Novembro e 5 de Dezembro, realiza-se a série de actividades “The Cities of Gastronomy (China) in Macao 2024”, que conta com a participação de chefs de renome e líderes do sector culinário de Chengdu, Shunde, Yangzhou, Huai’an, Chaozhou e Macau, para promover o intercâmbio cultural entre as Cidades Criativas de Gastronomia. Através de ofertas culinárias, fórum de gastronomia e sessões de degustação de especialidades, entre outras actividades, os visitantes podem sentir o “sabor único” de Macau enquanto Cidade Criativa de Gastronomia.
Parte das actividades requerem pré-inscrição e pagamento para participar. Para mais informações, consultar o cartaz ou contactar as entidades organizadoras.
Desde 2024 até agora, foram aprovadas 41 actividades. Nos primeiros dez meses deste ano foram concluídos 27 destes projectos, incluindo visitas guiadas, feiras, oficinas artesanais, confecção gastronómica, passeios marítimos, entre outros, que atraíram a participação de mais de 580 mil pessoas, e o envolvimento directo de cerca de 1.200 estabelecimentos comerciais, atraindo, de forma eficaz, residentes e visitantes aos bairros comunitários, para promover o consumo e o desenvolvimento do turismo nestas zonas.
A DST continuará a promover o turismo e a estimular a economia dos bairros comunitários através da variedade de actividades trazidas pelo Programa de Apoio Financeiro de 2024 para o Turismo Comunitário “Viajar por Macau”, Promoção Gastronómica “Sabores de Macau” e Turismo Marítimo “Diversão na orla costeira”.
Pedro Machado e Berta Cabral marcam presença na 20ª Convenção Airmet
A Airmet anunciou, esta quarta-feira, que o secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, vão marcar presença na sua 20ª Convenção, que decorrerá entre 21 e 24 de novembro, em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira (Açores), com o tema “Gestão que transforma; Estratégia que direciona”.
Ambas as entidades participarão em dois momentos importantes da 20ª Convenção Airmet: jantar de quinta-feira, dia 21 de novembro, no Azoris Angra Garden, e abertura oficial do evento, na sexta-feira, dia 22 de novembro, às 9h00, onde farão um discurso inaugural.
Miguel Quintas, Chairman da Airmet, considera que estas presenças são um gesto que “reforça o reconhecimento da importância das agências de viagens no setor e permite-nos, enquanto rede, alinharmo-nos com as prioridades estratégicas para o turismo em Portugal”. Neste sentido, realçou: “Estamos muito satisfeitos por contar com este apoio institucional, que reflete o papel essencial das agências de viagens no crescimento e fortalecimento do turismo nacional”.
O evento, que segundo a Airmet, reforça o compromisso da rede com a inovação e o desenvolvimento contínuo das agências de viagens em Portugal, irá contar ainda, com a presença de outras entidades relevantes na área, como representantes da Câmara Municipal e Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e da VisitAzores.
Verão 2025: Soltour volta a programar Samaná em voos diretos semanais de Lisboa
O operador turístico Soltour volta a operar Samaná (República Dominicana) no verão de 2025, à saída de Lisboa, com pacotes exclusivos “tudo incluído” para viajantes de Portugal, e aposta em experiências diferenciadas.
Entre 27 de junho e 5 de setembro, os viajantes portugueses poderão descobrir as maravilhas desta península na República Dominicana através de ligações semanais às sextas-feiras, entre Lisboa e o Aeroporto Internacional El Catey (AZS), operadas pela Iberojet.
Luís Santos, diretor Comercial da Soltour para Portugal e Espanha, destaca a autenticidade de Samaná, e refere que “é um dos destinos mais autênticos e inexplorados da região, combinando praias paradisíacas, biodiversidade e uma rica cultura local”.
O responsável confirma que, nos últimos anos, “esta operação tem sido uma grande aposta da Soltour e temos recebido indicadores positivos do mercado português, o que nos levou a reforçar o nosso compromisso com o destino e incluí-lo na programação para o verão do próximo ano”.
O operador turístico oferece pacotes exclusivos “tudo incluído” de sete noites para os viajantes que partem de Lisboa, com alojamento em resorts de quatro e cinco estrelas.
A região, que tem permanecido inexplorada pelo turismo de massas, continua a atrair aqueles que procuram uma experiência mais autêntica e imersiva. Este ano, com o lançamento do filme “Amanece en Samaná”, o destino torna-se também uma referência cinematográfica internacional. Esta longa-metragem, de produção espanhola e dominicana, foi rodada na região e tem estreia europeia prevista para o fim do ano, esperando-se um impulso na visibilidade internacional e na atratividade turística da península.
A diversidade na oferta de alojamento, com opções pensadas para família ou adults only, permite receber turistas com diferentes propósitos de viagem, como casais, famílias ou grupos. Em Samaná, destaca-se a oferta hoteleira dos Bahia Principe Hotels & Resorts, cadeia de renome do Grupo Piñero.
Ilha do Faial vai acolher 20ª Convenção da Bestravel no final de janeiro de 2025
A Bestravel vai realizar a sua XX Convenção de 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2025, nos Açores, nomeadamente na ilha do Faial, com visita à Ilha do Pico. A temática central do evento ainda não foi divulgado.
Este evento promete ser, segundo a rede de agências de viagens em comunicado de imprensa, a ocasião perfeita para dar início ao ano de 2025, reunindo todas as agências da marca e seus parceiros, que avança que a convenção culminará com o tradicional jantar de gala e cerimónia de prémios. As atividades e visitas proporcionarão uma experiência única de conhecimento, networking e colaboração.
Carlos Baptista, administrador da rede refere que a XX Convenção “representa um marco significativo na nossa história, destacando-se pela sua localização estratégica na ilha do Faial”. Considera ainda que este evento não apenas simboliza a ousadia e inovação que caracterizam a Bestravel, mas também estabelece novos padrões no mercado nacional ao realizar, pela primeira vez, uma convenção nesta fantástica ilha açoriana”, decisão que “reforça novamente o nosso compromisso em inovar continuamente e transformar experiências no setor de turismo”.
Já Ricardo Teles, diretor de Operações da Bestravel, reforça que a convenção “é um momento crucial de preparação e trabalho para o ano de 2025. É estratégico reunir com a nossa rede para partilhar a visão para o ano, bem como dinamizar o networking com todos os players de negócio”. Além disso, acrescenta, “estimular a participação em momentos de partilha e de reflexão é vital para a construção do sucesso da nossa marca”.
Refira-se que, no ano passado, o evento contou com mais de 200 participantes inscritos e este ano promete uma forte presença da rede e dos seus parceiros de negócio, incluindo operadores turísticos, empresas de cruzeiros, companhias aéreas, centrais de reservas, seguros, entre outros.
Rui Alberto foi anunciado, esta quarta-feira, como novo diretor geral da Airmet, sucedendo a Luís Henriques que liderou a rede durante quase cinco anos. Esta nomeação acontece poucos dias antes da realização, em Angra do Heroísmo (Terceira-Açores), da 20ª Convenção da Airmet, com o tema “Gestão que transforma, estratégia que direciona”.
Rui Alberto é licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e possui uma trajetória em diversas áreas de gestão e operações internacionais. Iniciou a sua carreira como auditor interno no Banco Nacional de Crédito e destacou-se posteriormente no Holmes Place em Portugal, onde integrou os quadros fundadores e permaneceu durante cerca de oito anos nas áreas comercial e gestão.
Após a sua experiência na multinacional britânica Holmes Place, o novo diretor geral da Airmet exerceu funções no Grupo Teixeira Duarte, onde liderou projetos na holding de hotelaria em diversos mercados, incluindo Portugal, Brasil, Moçambique e Angola. Nos últimos seis anos, desempenhou a função de Country Manager em Angola num projeto líder em Business Travel.
Rui Alberto considera que “identifico-me a 100% com os valores do projeto Airmet e espero poder dar continuidade ao excelente trabalho feito até ao momento, contribuindo para a entrega de um serviço de excelência às nossas agências parceiras, suportado na inovação e na procura constante de novas soluções.”
Já Miguel Quintas, Chairman da rede de gestão de agências de viagens sublinha que “a experiência do Rui Alberto e a sua visão estratégica são valências fundamentais para a continuidade do nosso sucesso e inovação”, realçando que, com esta entrada “reforçamos a nossa dedicação a um serviço de excelência e proximidade para com as agências de viagens e parceiros”, para avançar ainda que está confiante que “esta transição marca uma nova etapa de desenvolvimento na Airmet”. Assim, “continuaremos empenhados na nossa missão de apoiar as agências de viagens, contribuindo ativamente para a sua sustentabilidade e sucesso”, conclui.
Com mais de 490 agências de viagens em Portugal e 1100 em todo o mundo, o propósito da Airmet, conforme indica a nota de imprensa “é assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dos seus associados, garantindo as melhores condições comerciais, tecnologia e formação”, oferecendo às suas agências associadas uma intranet exclusiva onde tem acesso a sistemas de reservas de aviação e hotelaria, websites personalizados para venda aos seus clientes, comparador de hotéis, entre outras ferramentas inovadoras que as ajudam a rentabilizar o seu tempo e dinheiro. A dimensão desta rede permite disponibilizar as melhores condições comerciais do mercado, garantindo uma maior rentabilidade ao negócio dos seus associados e acesso a campanhas exclusivas durante o ano todo.
Ocupação hoteleira sobe para o fim de ano no Algarve, mas “sem grande impacto no turismo”, diz AHETA
Os hoteleiros algarvios preveem uma ligeira subida na taxa de ocupação dos hotéis para o período da passagem de ano, comparativamente a 2023, “mas sem grande impacto no turismo”, estima o presidente da principal associação hoteleira regional.
“Perspetivamos que a ocupação fique ligeiramente acima dos 80% registados no ano passado nas unidades que vão estar abertas para esse período”, revelou o presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), à agência Lusa.
De acordo com Helder Martins, ao contrário do Natal, “uma festa vivida mais em casa e em família e sem impacto no alojamento turístico”, a passagem de ano “atrai mais pessoas à região, mas não é isso que vai alterar o mês”.
“Esta é a época mais baixa do ano, são meses com taxas de ocupação no alojamento de cerca de 30%, aumentando ligeiramente para a passagem do ano, mas só em uma ou duas noites, o que não é expressivo”, notou.
Contudo, adiantou, os hoteleiros perspetivam “para esse curto período, um ligeiro aumento em relação ao ano passado”.
Segundo o dirigente, os aumentos previstos refletem-se, sobretudo, nas unidades que oferecem pacotes de estadia e animação, bem como nos concelhos que promovem animação de rua.
“São ofertas que atraem as pessoas e que têm algum impacto no alojamento nas unidades que vão funcionar nesse período”, sublinhou o presidente da AHETA.
Helder Martins disse “desconhecer ainda a taxa de reservas” para a época festiva, adiantando que as mesmas “começam a ter procura quando as unidades anunciam o programa de animação e, depois, as de última hora”, ou seja, na semana anterior ao fim do ano.
“É um período mais procurado pelo mercado nacional, mas que se resume a uma estadia curta e, pela experiência que temos, sem grande impacto no turismo na região”, concluiu.
Aeroportos nacionais movimentam mais de 54 milhões de passageiros até setembro
Em setembro de 2024, os aeroportos nacionais movimentaram 6,9 milhões de passageiros, correspondendo a +3,6% face a setembro de 2023. No acumulado, o total ascende a 54,4 milhões de passageiros.
Em setembro de 2024, movimentaram-se nos aeroportos nacionais 6,9 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), correspondendo a +3,6% face a setembro de 2023, o que representa uma subida de 0,8 pontos percentuais face à subida de 3,1% registada no mês anterior (face a agosto de 2023), indicam os dados do Instituo Nacional de Estatística (INE).
No 9.º mês do ano, 81,9% dos passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais corresponderam a tráfego internacional, atingindo 2,8 milhões de passageiros (+4,1%), na maioria provenientes do continente europeu (67,1% do total), correspondendo a um aumento de 2,5% face a setembro de 2023. O continente americano foi a segunda principal origem, concentrando 9,8% do total de passageiros desembarcados (+11,1%).
Relativamente aos passageiros embarcados, 82% corresponderam a tráfego internacional, perfazendo um total de 2,9 milhões de passageiros (+3,4%), tendo 68,6% do total como principal destino aeroportos no continente europeu, registando um crescimento de 2% face a setembro de 2023. Os aeroportos no continente americano foram o segundo principal destino dos passageiros embarcados (9,2% do total; +8,9%).
Em setembro de 2024, registou-se o desembarque médio diário de 115,1 mil passageiros, valor superior em 3,8% ao registado em setembro de 2023 (110,9 mil), apesar do impacto do fecho por 24 horas do aeroporto do Porto, no dia 10 de setembro, para trabalhos de reabilitação da pista.
Já no que diz respeito à movimentação de aeronaves, no mês de setembro, aterraram nos aeroportos nacionais 23,7 mil aeronaves em voos comerciais, com o INE a indicar que “o movimento diário de aeronaves e passageiros é tipicamente influenciado por flutuações sazonais e de ciclo semanal. Os valores diários mais elevados são geralmente encontrados no período de verão e o sábado foi, no ano passado, o dia da semana com maior número de passageiros desembarcados”.
O aeroporto de Lisboa recebeu, em setembro, 3,280 milhões de passageiros, mais 140 mil que em igual período de 2023 (+4,3%), enquanto o Porto movimentou 1,514 milhões (+22 mil que em setembro de 2023, ou seja, +1,5%) e Faro 1,190 milhões (+28 mil que em igual período do ano passado, +2,4%).
Já entre janeiro e setembro de 2024, o número de passageiros movimentados aumentou 4,4% nos aeroportos nacionais, totalizando 54,440 milhões, ou seja, mais 2,278 milhões face ao acumulado de 2023, indicando o INE que durante este período “verificaram-se máximos históricos nos valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais”.
Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais nos primeiros nove meses de 2024, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos, tendo registado crescimentos no número de passageiros desembarcados (+1,6%, num total de 3,824 milhões) e embarcados (+1,7%, no total de 3,783 milhões) face ao mesmo período de 2023. No sentido contrário, França registou decréscimos no número de passageiros desembarcados (-3,1%, total de 3,280 milhões) e embarcados (-3,6%, 3,260 milhões), e ocupou a 2.ª posição. Espanha, Alemanha e Itália ocuparam a 3.ª, 4.ª e 5.ª posições, respetivamente, (+3,4% para 2,816 milhões; +6% para 1,979 milhões; +3,5% para 1,248 milhões, nos passageiros desembarcados; +3,4% para 2,760 milhões; +6,3% para 1,975 milhões; +4,5% para 1,252 milhões, pela mesma ordem) como principais países de origem e de destino.
Nestes primeiros nove meses de 2024, o aeroporto de Lisboa movimentou 49,1% do total de passageiros (26,7 milhões; +4,4% comparando com o mesmo período de 2023). O aeroporto do Porto concentrou 22,5% do total de passageiros movimentados (12,3 milhões; +4,9%). O aeroporto de Faro registou um crescimento de 2,1% no movimento de passageiros, totalizando cerca de 8 milhões.
Entrega de aviões de passageiros estimada em quase 45 mil unidades até 2043
As previsões da Cirium apontam para que, entre 2024 e 2043, sejam entregues 45.900 novos aviões, num valor estimado de 3,3 biliões de dólares, sendo que 44.835 serão de passageiros.
O Cirium Fleet Forecast (CFF) de 2024 prevê a entrega de cerca de 45.900 novos aviões de passageiros e de carga ao longo dos 20 anos, entre 2024 e 2043, num valor estimado de 3,3 biliões de dólares (cerca de 3,1 biliões de euros). Deste total, 98%, ou seja, 44.835 serão aviões de passageiros.
A previsão deste ano foi elaborada numa altura em que o setor da aviação se encontra “no seu próximo ciclo de crescimento”, após a recuperação da Covid-19, mas enfrenta “problemas relacionados com a oferta de capacidade”, refere a previsão.
A recuperação progressiva da frota mundial de passageiros da crise pandémica fez com que o inventário em serviço aumentasse até ao quarto trimestre de 2024 para 26.100 aeronaves – 5% acima do nível registado em janeiro de 2020, quando a pandemia se instalou pela primeira vez. No entanto, este aumento para além do nível pré-Covid foi impulsionado por aeronaves de corredor único (mais 13%), com o inventário ativo de corredor duplo ainda 3% abaixo no 4.º trimestre de 2024, enquanto os aviões regionais estavam 8% abaixo e os turboélices 14% atrás. A expansão da frota de dois corredores, que voltou a crescer, foi limitada pela recuperação mais lenta dos mercados de longo curso, e os mercados internacionais da região Ásia-Pacífico continuam a ficar atrás de outros.
Embora a frota global tenha voltado a crescer, o ritmo do aumento foi atenuado pelas perturbações causadas no fornecimento de novas aeronaves devido a vários fatores, o que fez com que os aumentos de produção dos fabricantes demorassem muito mais tempo do que o previsto, num contexto de elevada procura de capacidade adicional.
Uma das principais causas da interrupção dos volumes de entrega tem sido os problemas da cadeia de abastecimento, que limitaram o volume de componentes essenciais, como motores, interiores de cabina e trens de aterragem, que chegam às linhas de montagem finais. O limite temporário imposto pela Administração Federal de Aviação dos EUA à taxa de produção do Boeing 737 Max também afetou a oferta.
Entretanto, a frota em serviço está a enfrentar o programa de inspeção de motores Pratt & Whitney GTF em curso, que está a fazer com que centenas de aeronaves da família A320neo sejam temporariamente retiradas de serviço.
Comparando a previsão de entregas para 2024 com o CFF de 2023, há cerca de 5% menos entregas no período de 2024-2027, refletindo, principalmente, a aceleração mais lenta dos aviões de corredor único.
Em termos globais, a previsão para 20 anos tem mais 5% de entregas, com uma perspetiva mais positiva para o início da década de 2030, uma vez que a grande carteira de encomendas atual exige uma taxa de entregas mais elevada nesses anos.
Corredor único prevalece A Airbus e a Boeing continuarão a ser os dois maiores fabricantes de aeronaves comerciais, que fornecendo cerca de 84% das aeronaves e 90% em valor até 2043, prevendo-se que a Comac assuma uma quota de 6% da procura, enquanto outros fabricantes (ATR, Embraer, etc.) irão “lutar” por uma fatia que vale cerca de 180 mil milhões de dólares.
De acordo com a análise da Cirium, é provável que o segmento dos aviões de corredor único com 150-250 lugares registe a atividade mais significativa, em que a Airbus e a Boeing tentarão posicionar-se naquele que é o maior mercado do ponto de vista do volume unitário. Ambos os fabricantes têm estado a avaliar configurações de aeronaves com asas de maior envergadura e maior amplitude para maximizar a eficiência aerodinâmica, incorporando mecanismos dobráveis para permitir operações a partir das atuais infraestruturas aeroportuárias.
A Ásia, no seu conjunto, continuará a ser a principal região de crescimento, com cerca de 45% das entregas, das quais a China contribuirá com cerca de 20%, quase alcançando o total da América do Norte. A Europa, com 18%, ficará imediatamente à frente do resto da Ásia-Pacífico (com exceção da Índia, que terá uma quota de 8%).
“O crescimento previsto do tráfego a longo prazo exigirá que a frota mundial de passageiros aumente em cerca de 24.000 unidades”, diz a Cirium, o que equivale a uma taxa de crescimento anual de 3,4%, elevando o inventário para cerca de 49.000 aviões a jato e turboélice no final de 2043.
Cerca de 84% da frota atual será renovada durante este período, pelo que um pouco menos de metade das entregas será para substituição. A análise da curva de sobrevivência é utilizada para modelar as reformas e prevê uma vida económica média de 23 anos para os aviões de corredor único e de 21 anos para os aviões de corredor duplo. A frota de aviões de corredor único crescerá mais rapidamente, 3,9% ao ano, contra 3,3% para os aviões de corredor duplo, tendo o tráfego de longo curso demorado mais tempo a recuperar o crescimento. A frota de aeronaves regionais aumentará de forma mais modesta, a uma taxa global de 0,8% ao ano.
As ações do setor da aviação para alcançar as emissões líquidas nulas de carbono até 2050, juntamente com quaisquer iniciativas governamentais para abordar a sustentabilidade da aviação, terão, sem dúvida, um impacto nos custos e na regulamentação do setor. “Estes fatores podem, por sua vez, perturbar a procura de viagens aéreas, uma vez que o aumento dos custos se repercute nos clientes sob a forma de tarifas aéreas mais elevadas, bem como restringir potencialmente a capacidade de crescimento do sector”, admite a Cirium.
Contudo, a falta de dados concretos sobre as potenciais consequências da descarbonização e a incerteza quanto ao nível de oferta de SAF na procura de aeronaves comerciais, significa que “a previsão continua a basear-se numa perspetiva sem restrições”, admite a consultora.
A previsão não inclui especificamente quaisquer programas de aeronaves elétricas, híbridas ou movidas a hidrogénio, prevendo-se, assim, que o desenvolvimento de aeronaves comerciais existentes ou totalmente novas se centrará na propulsão convencional (ou seja, baseada na atual arquitetura), embora alimentada por proporções crescentes de Combustível Sustentável para a Aviação (SAF).
A Cirium admite, no entanto, que, “nas últimas fases do período de previsão, poderão ser adotadas configurações de motores não convencionais que poderão incorporar tecnologia de propulsão híbrida”.