Mundo da indústria náutica encontra-se em Vilamoura de 9 a 11 de outubro
É já de 09 a 11 deste mês de outubro que o Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, acolhe a Conferência Mundial de Marinas do International Council of Marine Industry (ICOMIA), numa organização da Associação Portuguesa de Portos de Recreio (APPR).

Publituris
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
A conferência, subordinada ao tema “Big Challenges – Big Decisions”, vai reunir cerca de 400 participantes entre os quais os principais operadores, proprietários e gestores de marinas do mundo inteiro, representantes de agências governamentais, consultores, projetistas, entre outros profissionais e decisores mundiais ligados ao setor.
As sessões de reflexão abordarão questões como a gestão de ativos, manutenção e benchmarking, mitigação de riscos, liderança ambiental e alterações climáticas, tecnologia e outros temas da atualidade, dando a conhecer os desafios tendências e as melhores práticas no setor náutico pela voz de especialistas de diversas nacionalidades.
O segundo dia da conferência, de acordo com a organização, será dedicado a visitas a algumas das principais marinas do sul do país, nomeadamente a de Vilamoura, Albufeira e Lagos. Será ainda, referem os organizadores, uma oportunidade única para a APPR poder mostrar aos cerca de 400 participantes o nosso país em geral e a costa sul do Algarve em particular, bem como “as excelentes infraestruturas e facilidades que permitem a prática da náutica de recreio durante todo o ano”.
Os participantes vão ter a oportunidade de estabelecer contactos com os principais profissionais do setor, obter informações práticas sobre sustentabilidade, expectativas dos clientes, tecnologia que impulsiona as smart marinas, inovações operacionais e desenvolvimentos em infraestruturas, instalações e equipamento.
Isolete Correia, presidente da APPR, que reconhece o World Marinas Conference como o maior encontro mundial da indústria náutica”, e salienta o facto que, sendo Portugal um país com fortes tradições náuticas, pioneiro na navegação em mares desconhecidos, é “o local perfeito para acolher este momento de troca de informações, ideias e aprendizagem coletiva”,
Portugal recebe a Conferência do ICOMIA pela primeira vez, vencendo o concurso que contou com a participação de candidatos da Europa e Estados Unidos. A última edição decorreu no Dubai, em 2021.
Refira-se que a conferência é um evento bienal considerado fundamental para o futuro do setor dos portos de recreio e sua importância social, económica e turística. A edição de 2023 na Marina de Vilamoura inclui a exposição das últimas novidades em produtos e serviços especialmente vocacionados para marinas.
Fundada em 1991, a APPR reúne e representa as marinas e as instalações portuárias de recreio de Portugal, mantendo uma relação constante entre elas, respondendo a todos os desafios com que se deparam e representando-as nos círculos governamentais. Em Portugal é a APPR que integra a ICOMIA, a associação que junta as associações de marinas e portos de recreio de todo o mundo.
O grupo de marinas do ICOMIA, que foi criado em 1966, para reunir numa organização global as federações náuticas nacionais e outros organismos envolvidos na indústria náutica de recreio, e para os representar a nível internacional, procura melhorar a partilha e a troca de informações relativamente ao desenvolvimento e à gestão das melhores práticas de marinas, instalações de armazenamento de barcos, acesso a barcos e infraestruturas associadas em todo o mundo.