OMT: Fórum Mundial de Turismo Gastronómico vai aprofundar os desafios do regresso às raízes
Como o turismo pode promover o desenvolvimento rural, gerar resiliência económica e preservar o património cultural serão os temas que estrão em cima da mesa no Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, um evento centrado nos desafios de “regressar às raízes”, e que decorrerá em San Sebastian de 5 a 7 de outubro.
Publituris
TUI Musement com pacotes de viagens exclusivos para a TUI Rhodes Marathon 2025
Bruxelas dá luz verde à aquisição da ITA Airways pela Lufthansa
Espanha tem nova política de dados no turismo
Turismo do Algarve lança segunda fase da campanha “Algarve, as férias que tu mereces”
Brussels Airlines com oferta mais alargada de sempre para a África Subsariana
easyJet fica com slots da ITA Airways em Roma e Milão
Portugal considerado o “Melhor Destino de Enoturismo” do Mundo
GEA aponta futuro com foco nos vetores comercial, suporte, produto exclusivo e consultoria
Estratégia de consultoria da GEA Portugal assume maior dimensão
GEA Portugal passou a integrar 40% do capital social da GEA Brasil
O anúncio, segundo notícia da agência EFE, foi feita esta terça-feira por Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) e Joxe Mari Aizega, diretora geral do Centro de Culinária Basca, numa conferência de imprensa realizada em Madrid onde apresentaram as principais chaves e programação deste fórum cujo título é “Turismo gastronómico: Regresso às raízes”.
“Os assuntos gastronómicos tornaram-se uma fachada para a OMT e para a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura”, disse Pololikashvili, ao saudar a presença pela primeira vez neste fórum de Qu Dongyu, diretor geral da FAO.
Por sua vez, Aizega afirmou, citada pela EFE, que o fórum é “um ponto de encontro de especialistas, atores, representantes institucionais que durante três dias irão refletir sobre desafios e oportunidades”, além de salientar que regressar às raízes é “evidenciar uma realidade”.
Organizado pela OMT em colaboração com o Centro Culinário Basco, o evento centrar-se-á nas ligações entre o turismo, a gastronomia e os produtores para promover o desenvolvimento rural, a sustentabilidade e a resiliência, preservar o património cultural e natural e acolher a inovação para melhorar a experiência turística.
O evento também acolherá uma competição organizada pela OMT e pelo Centro de Culinária Basca, o “UNWTO Gastronomy Pitch Challenge”, onde as startups finalistas dos concursos de turismo gastronómico da OMT apresentarão as suas propostas e soluções inovadoras impulsionadas pela tecnologia.