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Transportes

Os aeroportos britânicos e companhias aéreas com mais atrasos

A MoneyTransfers.com analisou os aeroportos britânicos e as companhias aéreas que neles operam que mais atrasam têm. Se no primeiro caso a liderança pertence a Gatwick, no segundo caso é a Kenya Airways que aparece no topo do ranking.

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A MoneyTransfers.com analisou os aeroportos britânicos e as companhias aéreas que neles operam que mais atrasam têm. Se no primeiro caso a liderança pertence a Gatwick, no segundo caso é a Kenya Airways que aparece no topo do ranking.

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Nos anos mais recentes, os atrasos nos voos tornaram-se a “nova norma” nos aeroportos do Reino Unido, com quase um em cada dois britânicos a antecipar perturbações nos seus planos de viagem.

A MoneyTransfers.com realizou, recentemente, um estudo para revelar as melhores e piores companhias aéreas e aeroportos em termos de atrasos, com base nos dados mais recentes de atrasos de voos de 2023 em todo o Reino Unido.

“Embora apenas os aeroportos e as companhias aéreas sejam responsáveis por estes atrasos, a escolha do aeroporto e das companhias aéreas a partir das quais viajamos pode fazer uma enorme diferença nas perturbações sofridas”, reconhece o estudo, desde logo.

A liderança no ranking dos aeroportos com maiores atrasos pertence a Gatwick, indicando-se 74,1% de todos os vosso sofreram atrasos, ou seja, três em cada quatro voos registaram atrasos.

Neste top 5, o aeroporto de Gatwick é acompanhado pelos aeroportos de Bournemouth e Newcastle (ambos, com 73,6%), Bristol (72,5%) e Stansted (70,2%).

O estudo reconhece que ao escolher um aeroporto, a opção mais conveniente geograficamente é muitas vezes a melhor escolha para os britânicos, embora saliente que, “ao descobrir que o aeroporto local está entre os cinco com os maiores e mais longos atrasos, os viajantes reconsiderem”.

Já os aeroportos que mais atrasos registam, a infraestrutura da Ilha de Man possui um atraso médio de 33,22 minutos, seguindo-se Gatwick com 27,71 minutos. A fechar o top 5 aparecem Bournemouth (25,43 minutos), Luton (25,03 minutos) e Bristol (22,37 minutos).

Em contrapartida, os aeroportos com menores atrasos são o de Belfast City (George Best), com 46,3% dos voos a sofrerem atrasos, seguido de Exeter (53,6%), Southampton (54%), Teesside (56%) e Ilha de Man (56,1%).

Em termos de tempo, é o aeroporto de Belfast City (George Best) que lidera, com um tempo médio de espera de 12,08 minutos. Seguem-se Exeter e Teeside, com 12,36 e 13,72 minutos, respetivamente. A fechar, aparecem o aeroporto London City (14,62 minutos) e Liverpool (John Lennon) com 15,54 minutos.

O estudo contempla ainda uma análise aos aeroportos com chegadas antecipadas, no qual Belfast City (George Best) aparece à frente com 49,97% , seguido de Exeter (43,47%), Southampton (42,63), Teesside (42,1%) e Southend (41,57%).

Já no que diz respeito às companhias aéreas com maiores atrasos, Kenya Airways, com 89,97% aparece em primeiro lugar, seguindo-se a Uzbekistan Airlines (87,18%), Air Malta (86,06%), Croatia Airlines (85,99%) e China Eastern Airlines (84,44%).

Os maiores atrasos em tempo contabilizado colocam a Tiajan Airlines no topo do ranking, com um atraso médio de 174,33 minutos. Hainain Airlines e Virgin Atlantic International seguem-se com atrasos de 91,80 e 74,88 minutos, respetivamente, para a Luxair (71,94 minutos) e Nouvelair Tunisie -59,42 minutos) fecharem a listagem.

Air Europa é considerada a companhia aérea com menos atrasos (19,37%). Transavia France, Air Baltic, Titan Airways e Sky Express fecham o ranking com 24,57%; 32,39%; 33,84% e 35,85%, respetivamente.

Sun Air of Scandinavia, com um atraso médio de 2,80 minutos e Fly Play, com 57,6% lideram os rankings das companhias com menores atrasos em termos de tempo e chegadas antecipadas.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Porto e Norte adere a protocolo para promover turismo inclusivo e responsável

O protocolo pioneiro estabelecido entre a Associação de Turismo do Porto e Norte e a VARIAÇÕES – Associação de Turismo LGBTI+ de Portugal visa promover o turismo inclusivo e responsável na região, numa parceria que vai também potenciar a campanha “Proudly Portugal”.

A Associação de Turismo do Porto e Norte, A.R. – Porto Convention & Visitors Bureau e a VARIAÇÕES – Associação de Turismo LGBTI+ de Portugal estabeleceram um protocolo pioneiro para promover o turismo inclusivo e responsável na região, numa parceria que vai também potenciar a campanha “Proudly Portugal”.

“A assinatura deste protocolo histórico ocorre precisamente no Dia Nacional da Sustentabilidade, reforçando o compromisso de ambas as partes em promover um turismo inclusivo e responsável”, destaca a associação, num comunicado enviado à imprensa.

De acordo com a associação VARIAÇÕES, aliança estratégica não só antecipa o EuroPride 2025 em Lisboa, como também ressalta o Porto e Norte como pioneiros na incorporação do turismo LGBTI+ como uma prioridade estratégica, até porque esta é a primeira entidade regional a estabelecer um protocolo com esta associação e a única que é membro da IGLTA, the International LGBTQ+ Travel Association.

“A região Porto & Norte é um exemplo ímpar em termos de promoção turística LGBTI+ em Portugal. Esta proatividade inédita já está a gerar frutos, nomeadamente na atração de novos investimentos para o setor”, afirma Diogo Vieira da Silva, presidente da VARIAÇÕES.

Recorde-se que o segmento LGBTI+ apresenta um potencial económico significativo, com estudos a indicar gastos globais que ultrapassam os 200 mil milhões de euros por ano.

“O momento é mais do que oportuno, considerando que eventos de grande visibilidade, como o EuroPride 2025, estão no horizonte. No entanto, o Porto & Norte já está a fazer história, estabelecendo um padrão de excelência e mostrando o caminho para outras regiões de Portugal”, considera a associação.

A VARIAÇÕES defende ainda que esta parceria representa, “não apenas um marco para o desenvolvimento turístico do Porto e Norte, mas também um sinal subtil, porém claro, da necessidade de mais iniciativas proativas e inovadoras em todo o território nacional”.

A assinatura da parceria contou com a presença de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, bem como de Catarina Santos Cunha, vereadora do Turismo da Câmara Municipal do Porto; Jan-Erik Ringertz, diretor-geral do The Yetman Hotel; e Diogo Vieira da Silva, presidente da VARIAÇÕES.

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Autocaravanismo: Yescapa e Goboony fundem-se e passam a oferecer 30 mil veículos

A Yescapa, plataforma intermediária no aluguer de autocaravanas e campervans na Europa, fundiu-se com a holandesa Goboony, sua congénere, passando a disponibilizar uma frota de 30 mil veículos em mais de 10 países.

Segundo as duas empresas, o objetivo da fusão passa por ganhar poder com a atividade conjunta, posicionando-se como uma das três maiores empresas do setor a nível mundial.

Esta união cria a maior plataforma online de partilha de autocaravanas na Europa, que passa a contar com 30.000 veículos espalhados por mais de 10 países, e torna muito mais fácil planear e reservar uma escapadela num veículo de lazer em todo o território europeu.

Apesar de as plataformas continuarem a funcionar de forma independente, as empresas passam a trabalhar em estreita colaboração para prestar um serviço mais adequado às necessidades dos utilizadores.

Os quatro cofundadores da Yescapa e da Goboony, Benoit Panel, Adrien Pinson, Mark de Vos e Foppe Mijnlieff, respetivamente, serão acompanhados por Sérgio Branco, nomeado diretor geral do grupo. Com uma vasta experiência internacional no setor do turismo, este profissional integrou a liderança de vários grupos a partir da fusão de empresas, com o objetivo de contribuir para a sua consolidação e crescimento no mercado.

De acordo com o responsável, “o crescimento sustentado do turismo ao ar livre demonstra que ainda há muito espaço para crescer, particularmente no norte da Europa e em Portugal, onde acreditamos que haverá cada vez mais viajantes”

As plataformas que se avaliam em 100 milhões de euros e que cresceram 420% nos últimos quatro anos, preparam uma nova ronda de angariação de fundos, tendo recentemente recebido um investimento de 7 milhões de euros por parte da iXO Private Equity.

Refira-se que o “boom” do autocaravanismo significou para a Yescapa, em Portugal, em 2022, um crescimento de 40% do volume de reservas face ao ano transato, percentagem que ascendeu aos 58% no período compreendido entre maio e agosto. 45% das reservas foram realizadas pelas mãos de estrangeiros a viajar em Portugal, nomeadamente alemães, franceses, espanhóis e italianos. Este ano, a empresa verificou ainda um incremento de holandeses e belgas.

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Islândia introduzirá taxas turísticas para aliviar pressão sobre a “natureza intocada”

A Islândia tornou-se no mais recente país a anunciar a criação de uma taxa turística, considerando a primeira-ministra, Katrín Jakobsdóttir, que os turistas estão a “visitar a natureza intocada e, obviamente, isso cria uma pressão”.

A Islândia anunciou que irá introduzir taxas turísticas para ajudar a gerir o impacto do turismo e, mais importante, aliviar a pressão sobre os locais populares de “natureza intocada” que os visitantes frequentam.

Os detalhes exatos da medida ainda não foram revelados, mas a medida foi anunciada pela primeira-ministra Katrín Jakobsdóttir numa entrevista à Bloomberg Television.

“O turismo cresceu exponencialmente na Islândia na última década. E isso obviamente não está apenas a criar efeitos no clima, é também porque a maioria dos nossos hóspedes está a visitar a natureza intocada e, obviamente, isso cria uma pressão”, considera a primeira-ministra islandesa.

Katrín Jakobsdóttir indicou que os impostos não serão elevados e começarão como impostos municipais, à semelhança do que outros destinos já implementam, com mais opções a serem exploradas a partir daí. “Anunciamos que vamos aumentar os impostos sobre o turismo na Islândia. Para começar, não são impostos elevados, mas estamos a falar de impostos municipais, entre outros, para as pessoas que permanecem na Islândia”.

Ao avaliar o papel que o turismo irá desempenhar no ambicioso objetivo da Islândia de alcançar a neutralidade até 2040 e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 40% até 2030, Jakobsdóttir referiu que as empresas de turismo já estão a tomar medidas para se tornarem sustentáveis. “Muitas das nossas empresas que trabalham no sector do turismo estão a encontrar formas de realmente passar para a economia circular, passar para os carros elétricos, para que a mudança aconteça, mas é um desafio, é realmente um desafio”, disse a primeira-ministra à Bloomberg.

O imposto previsto não visa dissuadir os turistas de visitar a Islândia, mas antes sensibilizar para a importância do turismo responsável. Ao longo dos anos, a Islândia teve algumas das campanhas turísticas mais criativas e engenhosas, fazendo referência aos mais recentes eventos socioculturais para destacar a natureza e as paisagens inspiradoras do país.

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GuestCentric prevê um inverno promissor para a hotelaria em Portugal

A GuestCentric, marca de soluções de comércio eletrónico para hotéis, antecipa as previsões hoteleiras para o próximo inverno em Portugal, indicando que 2023 vai terminar com resultados positivos, enquanto o começo de 2024 apresenta-se promissor. As reservas de novembro apontam para uma melhoria significativa do negócio, a performance de dezembro já se apresenta melhor do que em 2022, e os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação.

Após a época alta “extraordinária” com “resultados recorde”, a GuestCentric traça alguns cenários para a hotelaria, que permitem aos profissionais do setor definir e elaborar estratégias eficazes para o próximo inverno.

Assim, segundo a empresa, os dados preliminares de mercado apontam para uma procura crescente para os restantes meses de 2023, face a 2022, estando as reservas para outubro a acelerar, atingindo já 75% dos níveis do ano passado.

Igualmente, as reservas para novembro dão sinal de uma melhoria significativa do negócio, uma vez que estão a ser feitas cerca de um mês antes daquilo que se verificou no mesmo período de 2022. Apesar de ainda ser cedo para prever com muito detalhe, a performance de dezembro já se apresenta melhor do que em 2022.

De acordo com a GuestCentric, os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação, prevendo-se um aumento de cerca de 5%. Enquanto os preços dos hotéis europeus mantêm-se cerca de 13% dos de 2022, nos Estados Unidos verificou-se este ano, um decréscimo de 6% nos preços até à data.

A empresa cita dados do The Hotelier PULSE, que dão conta que a maioria dos hoteleiros inquiridos, tanto na Europa como nos EUA, prevê que os preços médios diários continuem a aumentar no próximo ano. No entanto, mantém-se a dúvida se os hotéis conseguirão compensar o aumento dos seus custos operacionais, mesmo praticando preços mais elevados.

Embora os sinais atuais do mercado apontem para um ano de 2023 muito positivo, e um começo promissor para 2024, fatores como o aumento nos custos operacionais e a inflação podem perturbar mesmo os planos mais bem elaborados, sublinha a GuestCentric, aconselhando os hotéis a focar-se sobretudo na rentabilidade do seu negócio. “Para isso, devem monitorizar e tornar absolutamente prioritária a sua receita líquida – isto é, a receita sem comissões e outros custos de distribuição”.

E lembra que, no panorama económico atual, com os custos operacionais em constante aumento, “a otimização do canal de vendas diretas deve ser uma das principais estratégias dos hotéis para 2024, permitindo, em paralelo, reduzir os custos de distribuição de terceiros”. Também, o foco na receita líquida, otimizando o canal de vendas diretas, é fundamental para um negócio hoteleiro rentável e sustentável do ponto de vista financeiro.

A GuestCentric reafirma que o verão de 2023 foi um período de enorme movimento para a hotelaria nacional. Cita a Reuters, que revela que só no mês de maio, Portugal recebeu um número recorde de 1,7 milhões de visitantes estrangeiros. Os dados revelaram ainda que nos primeiros cinco meses de 2023 registaram-se 6,4 milhões de visitantes internacionais – um aumento de 12% comparativamente ao mesmo período de 2019.

Por outro lado, de acordo com os dados provenientes do portefólio da Small Portuguese Hotels (SPH) – uma marca da GuestCentric que representa mais de 140 unidades de alojamento – este verão verificou-se um forte aumento na procura por turistas nacionais, em relação a 2019. No mesmo período os preços na hotelaria dispararam, crescendo 10% nas estadias de turistas internacionais, enquanto os portugueses viram o preço das suas estadias em hotéis da SPH aumentar 8% face a 2022. As reservas diretas com os hotéis consolidaram-se enquanto canal preferencial – representando 67% da receita no caso dos hóspedes portugueses e 45% no caso de estadias de turistas estrangeiros.

Os dados da GuestCentric revelam que o volume de dormidas vendidas em agosto estava 12% acima dos níveis de 2022 e que, neste momento, as dormidas de setembro estão 10% acima do mesmo mês do ano anterior.

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Ryanair lança promoção de Natal com bilhetes desde 24,99 euros

A promoção de Natal da Ryanair apresenta preços desde 24,99 euros e é válida para vendas até 31 de outubro, cujas viagens decorram entre 15 de dezembro e 7 de janeiro.

A Ryanair lançou uma nova promoção, desta vez, dedicada ao Natal, na qual está a disponibilizar preços desde 24,99 euros para viagens entre 15 de dezembro e 7 de janeiro, cujas vendas decorram até 31 de outubro, através do site da companhia aérea.

“A Ryanair tem o prazer de anunciar um presente de Natal antecipado para os nossos clientes com o lançamento da nossa alegre promoção de lugares, com tarifas disponíveis a partir de 24,99€ para viagens entre 15 de dezembro e 7 de janeiro. Na Ryanair nunca é demasiado cedo para conseguir uma pechincha de Natal”, afirma Jade Kirwan, chefe de comunicação da Ryanair.

A nova promoção da Ryanair está disponível para vendas até 31 de outubro, através do website da companhia aérea, que pode ser consultado aqui.

 

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Federação Portuguesa de Golfe lança app com informação sobre campos nacionais

A nova app recorre à georreferenciação para apresentar os campos nacionais para a prática da modalidade, disponibilizando ainda os contactos e horários dos vários campos existentes de norte a sul do país.

A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) lançou uma nova app dirigida aos jogadores nacionais e estrangeiros, que conta com informação sobre todos os campos de golfe existentes no país.

Num comunicado enviado à imprensa, a FPG explica que a nova app recorre à georreferenciação para apresentar os campos nacionais para a prática da modalidade e foi desenvolvida pela Mindshaker, o parceiro tecnológico da Federação.

“A App Golfe Portugal é um guia completo de todos os campos de golfe do país, onde é possível conhecer as suas características, contatos e horários, bem como localizá-los geograficamente de norte a sul do país e ilhas”, indica a FPG, em comunicado.
A app Golfe Portugal é gratuita e está disponível para download na Apple Store  e Google Play.
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Reclamações no turismo aumentam 40% desde o início do ano

Segundo o Portal da Queixa, as companhias aéreas e os sites de reservas de viagens foram os principais responsáveis pelas mais de 3000 reclamações apresentadas desde o início do ano relativas ao setor do turismo, com destaque para a TAP, Ryanair e easyJet.

Desde o início do ano, o setor do turismo soma 3.000 reclamações, num aumento de 40% face a igual período de 2019, avança o Portal da Queixa, que divulgou esta terça-feira, 26 de setembro, uma análise das reclamações no setor por ocasião do Dia Mundial do Turismo, que se assinala esta quarta-feira, 27 de setembro.

Segundo o Portal da Queixa, as companhias aéreas e os sites de reservas de viagens foram os principais responsáveis pelas reclamações apresentadas, com a TAP, a Ryanair e a easyJet a surgirem no pódio das empresas com maior número de reclamações recebidas.

“Entre os dias 1 de janeiro e 26 de setembro deste ano, o Portal da Queixa recebeu 3.067 reclamações relacionadas com o setor do Turismo. Comparativamente com o período homólogo de 2019, verifica-se um crescimento na ordem dos 40% no número de reclamações. Em ano de pré-pandemia, foram registadas apenas 2.481 queixas”, indica o Portal da Queixa, em comunicado.

Na categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’,  o maior volume de reclamações registado diz respeito às companhias aéreas, que somaram 35.3% das queixas apresentadas, seguindo-se os sites de Reservas de Viagens, com 26.3% das reclamações.

Os sites de Reservas de Alojamento, com 12.3% das queixas, ficaram na terceira posição entre os que maior número de reclamações receberam, seguindo-se as agências de viagens (8.9%) e os Marketplaces – Viagens, Produtos e Serviços, que acolheram 5.6% das reclamações.

Problemas com o reembolso (20.8%); a cobrança indevida (12.7%); a falta de qualidade do serviço/hospedagem (9.8%); a dificuldade no apoio ao cliente (7.3%); problemas com o cancelamento da reserva (6.7%) e com o cancelamento/alteração do voo (6.1%) foram, segundo o Portal da Queixa, os principais motivos para a apresentação de uma reclamação.

No caso das companhias aéreas, a TAP foi a transportadora mais visada, principalmente devido a problemas no reembolso; dificuldades com o cancelamento/alteração de voo; atraso em voo; perda ou problemas com bagagem e mau atendimento ao cliente.

“No Top3 das empresas com mais reclamações, a TAP assume o pódio com 11.4% das queixas recebidas desde o início do ano. Segue-se a Ryanair com 7.6%, e a Easyjet a recolher 5.2% de reclamações”, indica o comunicado divulgado pelo Portal da Queixa.

As três companhias aéreas registam também, segundo a mesma informação, baixos níveis de resolução dos problemas reportados pelos consumidores, uma vez que todas ficaram abaixo dos 16 pontos (em 100) no índice de satisfação, resultando numa reputação avaliada como “Insatisfatória”.

Já as agências de viagens apresentam o melhor índice de satisfação da categoria ‘Hotéis, Viagens e Turismo’, com o Portal da Queixa a destaca a Rickytravel (Agência de Viagens), que conta com um nível de reputação “Excelente” e uma avaliação de 94.5 pontos. Já a Top Atlântico ficou na segunda posição, com um índice de satisfação de 85.7 pontos, enquanto a Traventia (Site de Reserva de Alojamentos) completa o pódio, com 82.7 de pontuação.

Para Pedro Lourenço, fundador do Portal da Queixa e CEO da Consumers Trust, a reputação do setor do turismo tem sido colocada em causa pela falta de apoio ao cliente, pela desorganização e incapacidade de resolução dos problemas, quer pela desinformação e pela apatia dos reguladores.

“As férias representam um dos principais momentos de lazer, na vida das pessoas, exercendo enorme pressão junto de todos os prestadores de serviços de turismo, devido às expectativas de sucesso criadas no momento inicial da jornada dos consumidores. Por essa razão, todos os anos, são milhares as reclamações dirigidas aos vários intervenientes, desde os agentes de viagens, sites de reservas, companhias aéreas e as cadeias hoteleiras, pelos mais variados motivos, contudo, a maioria tem a desinformação e falta de apoio ao cliente como principais motivos, o que revela a desorganização e incapacidade de resolução de problemas, colocando em causa a confiança e a reputação do setor”, defende o responsável.

Pedro Lourenço considera que os reguladores são “impotentes” face às ofertas publicadas na internet, nomeadamente nas reservas em plataformas digitais, “que devem ser combatidas através de ações que incrementem a literacia digital dos consumidores”.

 

 

 

 

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Air France-KLM encomenda 50 Airbus A350

O grupo Air France-KLM encomendou, recentemente, 50 Airbus A350 com as entregas previstas entre 2026 e 2030.

O grupo Air France-KLM acaba de realizar uma encomenda de 50 Airbus A350, juntando-lhe os direitos de compra para mais 40 aeronaves, com o objetivo de acelerar a renovação da frota de longo curso, tornando-se, assim, no operador com mais aviões da família A350.

A encomenda dos novos aviões abrange os A350-900 e A350-1000 que deverão ser entregues entre 2026 e 2030, considerando o grupo que “esta será uma ordem evolutiva, proporcionando flexibilidade para alocar aeronaves dentro do portfólio de companhias aéreas, de acordo com a dinâmica do mercado e as condições regulatórias locais”.

Benjamin Smith, CEO da Air France-KLM, refere que este novo pedido será “um passo importante na renovação da frota do grupo. O Airbus A350 é uma aeronave de última geração com um excelente histórico na Air France, onde se tornou rapidamente um favorito entre passageiros e tripulantes desde a sua entrada em serviço em 2019. É a solução perfeita para as necessidades da rede do grupo e apresenta desempenhos excecionais”. Para o responsável máximo da Air France-KLM, trata-se de uma aeronave “mais silenciosa, mais eficiente em termos de combustível e mais económica em comparação com gerações anteriores”, admitindo que será “fundamental para ajudar o grupo a atingir as ambiciosas metas de sustentabilidade, incluindo -30% de emissões de CO2 por passageiro-quilómetro até 2030”.

As novas aeronaves irão substituir os Airbus A330 e os Boeing 777, somando-se a atual encomenda a uma já existente de 41 A350-900 feita para a Air France, dos quais 22 aviões já foram entregues.

Além da encomenda destas aeronaves, a Air France-KLM também será um dos primeiros clientes dos Airbus A350 Full Freighter, tendo encomendado oito destas aeronaves para renovar e expandir a frota de carga.

Com estas encomendas conjuntas, totalizando até 99 aviões, a Air France-KLM tornar-se-á no maior operador a utilizar a família A350.

O grupo informa ainda que, até 2028, a quota de aviões de nova geração da Air France-KLM ascenderá a 64%, comparado com os 5% em 2019.

Até 25 de setembro, a Air France-KLM operava uma frota de 533 aeronaves para mais de 300 destinos em todo o mundo. Com o atual acordo, o grupo terá mais de 220 aeronaves encomendadas, incluindo 100 aeronaves da família Airbus A320neo, com as primeiras entregas previstas para o final de 2023.

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Optigest tem nova responsável comercial para a zona norte e mercados externos

Beatriz Leite, que estava na empresa desde 2022, é a nova responsável comercial da Optigest para a zona norte e mercados externos.

A Optigest anunciou que Beatriz Leite vai reforçar a sua equipa comercial, profissional que fica responsável pela zona norte e pelos mercados externos, informou a empresa de tecnologias de informação para a atividade turística.

“Com este reforço a Optigest garante uma maior proximidade e acompanhamento da área comercial a todos os seus clientes com o objetivo de manter a satisfação, fidelizando ao sistema e a ao apoio de proximidade que caracteriza a génese da empresa”, considera João Moreira, CEO da Optigest.

Formada gestão de turismo e com experiência acumulada em empresas da área nomeadamente operadores turísticos e agências de viagens, Beatriz Leite está na Optigest desde 2022, altura em que integrou a equipa de apoio ao cliente da empresa.

A profissional transita agora para a área comercial da Optigest, onde, segundo a empresa, “dará continuidade à relação com os clientes agora numa vertente comercial”.

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Agentes de enoturismo do Douro, Porto e Vinhos Verdes criam o Best of Club – Porto

O Best of Club – Porto, que será oficialmente lançado esta quinta-feira nos jardins da Casa Tait, na Invicta, pretende constituir um espaço facilitador de comunicação, confiança e cooperação entre os operadores de enoturismo.

Este clube tem o propósito de fomentar a colaboração, promover o networking, incentivar a partilha de conhecimento e experiências, gerar debate e criar sinergias, contribuindo para o desenvolvimento integrado do enoturismo na região.

Unem-se à volta deste projeto agentes de enoturismo da região do Douro, Porto e Vinhos Verdes, distinguidos com um prémio Best Of Wine Tourism, reconhecimento atribuído anualmente pela Great Wine Capitals Global Network (Rede Mundial de Capitais de Grandes Vinhedos), organização sem fins lucrativos fundada em 1999, formada, atualmente, por 12 cidades, que partilham um património económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas, reconhecidas internacionalmente. O Porto é um dos membros fundadores e representa, nesta rede, as regiões vinícolas do Douro e dos Vinhos Verdes.

Trata-se da única rede deste tipo que abrange os designados “Velho” e “Novo” mundos do vinho, incluindo as internacionalmente conhecidas regiões vinícolas de: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao | Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cape Town | Cape Winelands (África do Sul), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz | Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), São Francisco | Napa Valley (EUA), Valparaíso | Casablanca Valley (Chile) e Verona (Itália).

Refira-se que esta rede internacional desenvolve um conjunto de iniciativas que potenciam a excelência no enoturismo, facilitando a partilha de conhecimento e experiências, estimulando negócios e atuando como um veículo de colaboração em desafios e oportunidades dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.

Assim, e à semelhança da iniciativa já adotada por outras cidades parceiras, foi decidido constituir-se o Best Of Club – Porto, que será lançado oficialmente esta quinta-feira, dia 28 de setembro, na presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

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