Os aeroportos britânicos e companhias aéreas com mais atrasos
A MoneyTransfers.com analisou os aeroportos britânicos e as companhias aéreas que neles operam que mais atrasam têm. Se no primeiro caso a liderança pertence a Gatwick, no segundo caso é a Kenya Airways que aparece no topo do ranking.
Publituris
Conectividade e sustentabilidade são prioridades dos ministros do Turismo da CPLP reunidos em São Tomé
Açores já ostentam Certificação Ouro como Destino Sustentável
Espanha recebe 74 milhões de turistas internacionais até setembro
Turismo do Algarve com agenda de promoção repleta em novembro
Nortravel disponibiliza já cinco circuitos na Europa 2025
Turismo cresce em setembro à custa dos não residentes
MSC Cruzeiros com grande variedade de Grand Voyages para este inverno
Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde forma também jovens guineenses e são-tomenses
EXPLORA I e EXPLORA II voltam às Caraíbas na temporada de inverno
TUI Portugal lança pela primeira vez catálogo “Noivos 2025”
Nos anos mais recentes, os atrasos nos voos tornaram-se a “nova norma” nos aeroportos do Reino Unido, com quase um em cada dois britânicos a antecipar perturbações nos seus planos de viagem.
A MoneyTransfers.com realizou, recentemente, um estudo para revelar as melhores e piores companhias aéreas e aeroportos em termos de atrasos, com base nos dados mais recentes de atrasos de voos de 2023 em todo o Reino Unido.
“Embora apenas os aeroportos e as companhias aéreas sejam responsáveis por estes atrasos, a escolha do aeroporto e das companhias aéreas a partir das quais viajamos pode fazer uma enorme diferença nas perturbações sofridas”, reconhece o estudo, desde logo.
A liderança no ranking dos aeroportos com maiores atrasos pertence a Gatwick, indicando-se 74,1% de todos os vosso sofreram atrasos, ou seja, três em cada quatro voos registaram atrasos.
Neste top 5, o aeroporto de Gatwick é acompanhado pelos aeroportos de Bournemouth e Newcastle (ambos, com 73,6%), Bristol (72,5%) e Stansted (70,2%).
O estudo reconhece que ao escolher um aeroporto, a opção mais conveniente geograficamente é muitas vezes a melhor escolha para os britânicos, embora saliente que, “ao descobrir que o aeroporto local está entre os cinco com os maiores e mais longos atrasos, os viajantes reconsiderem”.
Já os aeroportos que mais atrasos registam, a infraestrutura da Ilha de Man possui um atraso médio de 33,22 minutos, seguindo-se Gatwick com 27,71 minutos. A fechar o top 5 aparecem Bournemouth (25,43 minutos), Luton (25,03 minutos) e Bristol (22,37 minutos).
Em contrapartida, os aeroportos com menores atrasos são o de Belfast City (George Best), com 46,3% dos voos a sofrerem atrasos, seguido de Exeter (53,6%), Southampton (54%), Teesside (56%) e Ilha de Man (56,1%).
Em termos de tempo, é o aeroporto de Belfast City (George Best) que lidera, com um tempo médio de espera de 12,08 minutos. Seguem-se Exeter e Teeside, com 12,36 e 13,72 minutos, respetivamente. A fechar, aparecem o aeroporto London City (14,62 minutos) e Liverpool (John Lennon) com 15,54 minutos.
O estudo contempla ainda uma análise aos aeroportos com chegadas antecipadas, no qual Belfast City (George Best) aparece à frente com 49,97% , seguido de Exeter (43,47%), Southampton (42,63), Teesside (42,1%) e Southend (41,57%).
Já no que diz respeito às companhias aéreas com maiores atrasos, Kenya Airways, com 89,97% aparece em primeiro lugar, seguindo-se a Uzbekistan Airlines (87,18%), Air Malta (86,06%), Croatia Airlines (85,99%) e China Eastern Airlines (84,44%).
Os maiores atrasos em tempo contabilizado colocam a Tiajan Airlines no topo do ranking, com um atraso médio de 174,33 minutos. Hainain Airlines e Virgin Atlantic International seguem-se com atrasos de 91,80 e 74,88 minutos, respetivamente, para a Luxair (71,94 minutos) e Nouvelair Tunisie -59,42 minutos) fecharem a listagem.
Air Europa é considerada a companhia aérea com menos atrasos (19,37%). Transavia France, Air Baltic, Titan Airways e Sky Express fecham o ranking com 24,57%; 32,39%; 33,84% e 35,85%, respetivamente.
Sun Air of Scandinavia, com um atraso médio de 2,80 minutos e Fly Play, com 57,6% lideram os rankings das companhias com menores atrasos em termos de tempo e chegadas antecipadas.