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Análise

“Portugal deve procurar focar a sua estratégia de promoção em mercados de valor e com dimensão estratégica”

Economista e gestor, com uma “especialização” no que à competitividade diz respeito, Jaime Quesado publicou, recentemente, um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O Publituris quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esforço rumo a esta “nova” competitividade.

Victor Jorge
Análise

“Portugal deve procurar focar a sua estratégia de promoção em mercados de valor e com dimensão estratégica”

Economista e gestor, com uma “especialização” no que à competitividade diz respeito, Jaime Quesado publicou, recentemente, um novo livro manifesto: “Nova Competitividade”. O Publituris quis saber se Portugal é, de facto, competitivo e que papel está reservado ao turismo neste esforço rumo a esta “nova” competitividade.

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Quando Michael Porter, (re)conhecido professor e teórico de negócios da Harvard Business School, apresentou, há 30 anos, um estudo sobre a competitividade da economia portuguesa, o turismo – além dos vinhos madeiras, têxteis, vestuário, automóvel – já fazia parte de um conjunto de clusters identificados como estratégicos para o desenvolvimento de Portugal.

Jaime Quesado, economista e gestor e um especialista em questões relacionadas com a competitividade compila agora 40 anos de escrita dedicada a este tema. E se o país evoluiu muito em várias áreas, Jaime Quesado frisa que “ainda há um longo caminho a percorrer, do qual não podemos desistir”.

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Publicou recentemente um novo livro manifesto, que resume, de certa forma, 40 anos de escrita. O título do mesmo é “Nova Competitividade”. Portugal é competitivo?
Ao escrever este meu sexto livro manifesto “Nova Competitividade” procurei através do ato simbólico de celebrar 40 anos de escrita dar nota do imperativo de mantermos vivo um sentido de inteligência coletiva em relação à nossa capacidade de criar e partilhar valor.

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Poucos anos depois de ter escrito o meu primeiro artigo entrámos na então Comunidade Económica Europeia (CEE) e iniciámos um percurso de forte investimento através de fundos comunitários que ainda hoje continua.

O país evoluiu muito em várias áreas – sobretudo nas infraestruturas e na tecnologia – mas nas áreas imateriais – qualidade da gestão, cooperação, educação e capacitação, entre outras – ainda há um longo caminho a percorrer, do qual não podemos desistir.

Em termos económicos, de certeza que existem setores de atividade onde Portugal é competitivo. Quais são? E são competitivos porquê?
Este é um tema da maior relevância, que já Michael Porter tinha destacado no estudo que realizou sobre a competitividade da nossa economia há 30 anos.

Em termos das nossas fileiras destacaria três grupos: primeiro, as áreas mais tecnológicas e inovadoras – TIC, automóvel, aeronáutica, saúde, entre outras; segundo, algumas fileiras tradicionais como o agro-alimentar, o têxtil e o calçado e finalmente algumas áreas de serviços onde o turismo tem um papel central. Houve uma grande evolução em termos da organização de clusters e das estratégias coletivas das nossas empresas, mas falta ainda fazer um trabalho estruturado de convergência nesta matéria.

O país evoluiu muito em várias áreas – sobretudo nas infraestruturas e na tecnologia – mas nas áreas imateriais – qualidade da gestão, cooperação, educação e capacitação, entre outras – ainda há um longo caminho a percorrer, do qual não podemos desistir

Turismo competitivo, mas a consolidar perceção positiva
O turismo é apontado, constantemente, como o setor mais competitivo e o que tem levado a economia portuguesa para a frente. O turismo em Portugal é, de facto, competitivo quando comparado com os principais mercados que concorrem com Portugal?
O turismo tem tido – como é sabido de todos – um crescimento exponencial nos últimos anos, representando já mais de 15% do nosso Produto Interno Bruto (PIB). Este crescimento tem sido marcado por várias dimensões – aumento da oferta, aposta na qualidade, papel da promoção e marca – que combinados com o contexto de incerteza provocado em alguns mercados com a guerra que tem potenciado um fluxo intenso de passageiros de diferentes origens para o nosso país. E em resposta a esta dinâmica da procura, a nossa oferta tem de se posicionar com uma resposta de qualidade que estabilize e consolide o nível de perceção positivo junto dos principais mercados internacionais.

Em que aspetos é que a competitividade no turismo pode e deve ser melhorada?
Num contexto de intensa competição nos mercados internacionais os principais atores da oferta no ecossistema do turismo têm de consolidar uma agenda de melhoria permanente da sua cadeia de valor. Isto passa por várias ações concretas ao nível da qualificação e capacitação dos recursos humanos, aposta no digital como um instrumento gerador de valor, incorporação da sustentabilidade como uma marca de referência, dinamização de experiências e ações de demonstração que alarguem a malha de futuros clientes.

Este é um trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos anos – com o apoio do Estado e de muitos outros stakeholders do sistema – e que precisa de ser consolidado face aos novos fatores de contexto.

Para qualquer setor de atividade ser competitivo, são precisas pessoas. O setor do turismo enfrenta uma falta de recursos humanos. Em que medida é que esta realidade poderá fragilizar essa competitividade?
Como é consensual nos tempos que correm, o talento é cada vez mais a chave para o sucesso de um negócio no mercado. O forte crescimento ao nível da procura tem provocado junto dos principais operadores do setor uma forte pressão na estabilização do capital humano, tão crítico para garantir a qualidade de serviço e a base de reputação junto do mercado.

Esta é uma agenda que não é fácil, atenta a grande rotação de pessoas e a incapacidade de garantir ao nível da qualidade de recursos humanos qualificados a oferta necessária a este processo.

O papel dos imigrantes tem sido decisivo para colmatar a falta de recursos humanos nacionais, mas importa estruturar uma agenda de aposta no talento verdadeiramente estratégica para o futuro.

Também em termos tecnológicos, a digitalização tem sido apontada como um fator essencial para diversos setores, entre eles, o turismo, prestarem melhores serviços e soluções e, assim, serem mais competitivos. Em Portugal, esta questão da tecnologia ou da digitalização tem sido tido em conta? Nota-se por parte das empresas e empresários uma preocupação em utilizar/aplicar mais tecnologia?
O nosso país tem estado há já muitos anos na linha da frente do investimento na tecnologia e no digital como variáveis centrais para a melhoria operacional das organizações – esta é uma realidade que, infelizmente, ainda não tem a expressão que se pretende ao nível das Pequenas e Médias Empresas (PME), sendo o turismo um bom exemplo nesta matéria. O projeto Hotel 4.0 dinamizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) permitiu verificar no terreno que, de facto, há ainda um caminho a percorrer em termos de dotar os atores deste ecossistema dos meios digitais adequados para uma gestão mais eficiente e inovadora do negócio, com impacto em termos de valor criado.

A nossa oferta [turística] tem de se posicionar com uma resposta de qualidade que estabilize e consolide o nível de perceção positivo junto dos principais mercados internacionais

Também a sustentabilidade é vista como um fator de competitividade, principalmente, no pós-pandemia. O Turismo de Portugal, por exemplo, tem por objetivo de colocar o país como um dos destinos turísticos mais sustentáveis no mundo. O que é preciso fazer para esse objetivo ser alcançado?
A sustentabilidade passou a estar, de facto, na ordem do dia como referência em termos de competitividade – como recentemente referiu numa sessão Luigi Cabrini, Chairman do Global Sustainable Tourism Council, o turismo sustentável é um compromisso claro com a natureza como marca central de um novo conceito de qualidade de vida com impacto nas comunidades e na sociedade.

Este objetivo do Turismo de Portugal faz sentido – face à realidade do país, onde alguns territórios do interior a os próprios Açores já estão claramente sintonizados com este objetivo – mas importa mobilizar o ecossistema como um todo – em articulação com a sociedade civil para este desígnio. Este terá de ser de facto um objetivo integrado, desenhado e executado numa verdadeira dimensão de parceria estratégica para o futuro.

Os desafios à competitividade
Depois de uma crise económico-financeira em 2010-2012, uma pandemia, agora uma guerra na Europa e com ela um aumento da inflação, escassez de matérias-primas, uma cadeia de abastecimento cada vez mais pressionada, falta de recursos humanos, que caminhos devem ser traçados a nível governamental para que o grau de competitividade se mantenha em alta?
Os fatores de contexto da nossa economia são cada vez mais incertos e complexos, o que torna o exercício da gestão difícil e muitas vezes sem referenciais concretos em termos de resultados e impactos. O exercício da gestão empresarial passará cada vez mais por processos colaborativos de inovação aberta, em que as empresas integrem, de facto, na sua cadeia de valor os diferentes parceiros centrais – fornecedores, clientes e até mesmo competidores.

Precisamos também – como muito bem defende Mariana Mazucatto, professora de Economics of Innovation and Public Value na University College London – que o Estado se assuma como um parceiro inteligente na criação do contexto adequado para o sucesso desta agenda.

No seu livro aponta, resumidamente, que “precisamos de um novo modelo de criação de valor assente na inovação e no talento”. Sem utilização/aplicação de tecnologia ou uma maior digitalização, com a escassez de recursos humanos, como isso é possível?
O modelo de criação de valor tem de ser mais ágil e dinâmico, para poder dar respostas mais consistentes às necessidades e desafios que a gestão empresarial suscita. O talento e a tecnologia são fatores críticos nesta matéria – as empresas terão de saber combinar de forma inteligente estes dois recursos, adequando-os às estratégias de criação de valor.

A inovação e a criatividade são drivers cada vez mais importantes na qualificação das propostas de valor apresentadas pelas empresas ao nível dos produtos e serviços e esta será uma das estratégias mais adequadas para ter sucesso neste contexto.

Roteiro para uma “nova” competitividade
A par deste livro, é realizado, igualmente, “O Roteiro Nova Competitividade” – que terá ainda duas sessões em setembro em Londres e em Évora antes da Sessão Final de Balanço em outubro na Gulbenkian. Que balanço faz das sessões já realizadas e como é que a temática tem evoluído ao longo das várias sessões?
Este Roteiro que celebra 40 anos de escrito – a exemplo de outros anteriores que realizei – tem sido uma experiência fantástica em termos de partilha e discussão de ideias sobre este tema desafiante da competitividade.

Destaco duas dimensões importantes e complementares. Por um lado, as oportunidades que existem cada vez mais em territórios menos desenvolvidos e mais isolados, como são o caso de Bragança e dos Açores, onde tive oportunidade de estar. Por outro lado, o imperativo de trazermos para esta discussão e prática a nossa diáspora, muito interessada em dar o seu contributo, como esteve bem patente nas sessões realizadas em Paris e Madrid.

No Publituris referiu, na sua coluna de opinião, por várias vezes, o estudo realizado por Michael Porter, estudo esse realizado há 30 anos e atualizado já neste século. 30 anos depois, esse estudo ainda se pode considerar como uma referência no que diz respeito à competitividade da economia portuguesa ou, com a evolução dos tempos e com tudo o que tem acontecido, é tempo de ter um novo estudo ou atualização?
Quando há 30 anos Michael Porter realizou o famoso estudo sobre a competitividade da nossa economia foram algumas as vozes que criticaram este processo dando nota que veio apenas mostrar o que toda a gente já sabia. Foi muito importante a mensagem resultante deste estudo e foi pena não se ter aproveitado mais do mesmo – a mensagem foi muito clara ao reforçar que temos de saber apostar nas nossas competências centrais e gerir de forma mais colaborativa o processo de criação de valor.

Naturalmente que, desde então, o mundo mudou muito, o digital e a tecnologia aceleraram os processos de mudança, mas a base mantém-se muito atual no seu conceito. Importante acima de tudo é executar e pôr as coisas a andar no terreno e nesta matéria ainda temos muito a fazer!

Não se percebe como andamos há tanto tempo a discutir este tema [novo aeroporto] e cada dia que passa a situação torna-se mais complicada

Relativamente ao setor do turismo, muito se tem falado, para além das questões relativas aos recursos humanos, da necessidade de um novo aeroporto para Portugal, a economia e o setor do turismo ser ou manter-se competitivo. É isso que falta ao setor do turismo em Portugal?
Os números impressionantes de turistas que chegam todos os dias ao nosso país e a necessidade de conseguir dar resposta com maios qualidade ao seu acolhimento e mobilidade tornam, de facto, um imperativo termos uma solução aeroportuária em Lisboa mais ágil, moderna e qualificada.

Não se percebe como andamos há tanto tempo a discutir este tema e cada dia que passa a situação torna-se mais complicada.

Naturalmente que o futuro do turismo não passa só pelo aeroporto – há todo um conjunto de fatores estruturais que são importantes para qualificar a marca reputacional como a qualidade de serviço, aposta no capital humano e desenvolvimento de novos conceitos de experiências.

Nesse sentido, critica-se muito a demora ou falta de decisão. Essa falta de decisão é, também ela, “inimiga” da competitividade?
O mundo incerto e acelerado em que vivemos passou a exigir mais rapidez e qualidade nas decisões tomadas – só assim se poderá conseguir garantir que os níveis de criação de valor e sua partilha pela economia e sociedade consigam ter impacto estrutural.

A “Nova Competitividade” que defendo neste meu novo livro manifesto é um exercício que exige também uma mudança clara ao nível dos comportamentos e práticas em termos das organizações e da sociedade em geral.

Muito se tem falado que o turismo em Portugal deverá traçar como objetivo ter “mais com menos”. Ou seja, “gerar mais valor, com menos volume”. Depender de menos para gerar mais não poderá ser perigoso num mundo tão volátil e em constante modificação?
O Turismo de Portugal tem-se assumido nos últimos nos anos como um verdadeiro orquestrador de uma agenda mais colaborativa e inovadora para o setor, com uma estratégia centrada em objetivos claros e focados para o futuro. Deverá ser esse o caminho a prosseguir no futuro e todos os atores do sistema deverão assumir esse desígnio.

Nesse mundo volátil e em constante modificação, quais os mercados-chave em que Portugal deve apostar a curto-médio e longo prazo?
Portugal deve procurar focar a sua estratégia de promoção em mercados de valor e com dimensão estratégica – para além dos mercados europeus tradicionais, dos EUA e do Brasil, há novos players internacionais relevantes – países asiáticos, Médio Oriente, entre outros – que importa agarrar.

Concluindo, e olhando somente para o setor do turismo, em três pontos, o que é que este setor deve e tem de fazer para manter-se competitivo e liderar o turismo mundial?
Em três pontos: ter um propósito claro, uma marca de confiança e uma agenda de valor.

 

Sobre o autorVictor Jorge

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Centro de Portugal garante estar preparado para “receber mais turistas”

O presidente da Turismo Centro de Portugal, Raúl Almeida, esteve presente na sessão de abertura do Congresso da AHRESP deste ano, onde afincou que o território está preparado para receber mais turistas. Contudo, indica que ainda existem problemas estruturais, nomeadamente em infraestruturas de acesso à região, que dificultam a visita de turistas estrangeiros.

Na sessão de abertura do Congresso da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que decorre esta sexta-feira e sábado, 11 e 12 de outubro, no Parque de Exposições de Aveiro, Raúl Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, afirmou que na região estão “preparados e querem receber mais turistas”.

Elencando a diversidade da oferta turística do Centro de Portugal, com uma “oferta hoteleira e de restauração [cuja qualidade] tem vindo a subir na região”, Raúl Almeida indica que, apesar de em 2023 terem batido “todos os recordes, com quase oito milhões de dormidas, na região a tendência de crescimento continua este ano com uma subida de 5,5% em agosto”. Refere ainda que a “subida das receitas é ainda mais expressiva, na ordem dos 9,6%”.

Apesar dos valores, que afirma serem “resultado de muito trabalho”, Raúl Almeida afincou que a Turismo Centro de Portugal “quer mais e melhor”, elencando por isso alguns dos problemas estruturais que afetam a região Centro, como a sazonalidade e a “litoralidade que inclina o país para um dos lados”. Afirmou ainda que “a baixa estada média nos estabelecimentos hoteleiros, e a reduzida taxa líquida de ocupação, não favorecem a região em comparação a outras regiões e com a média nacional”.

Por essa razão dirigiu-se diretamente ao Ministro da Economia, Pedro Reis, que também marcou presença no congresso, para indicar que o crescimento deste território tem sido limitado, além dos problemas acima elencados, pela “dificuldade que os visitantes estrangeiros têm em chegar à região”.

“Não temos, nem vamos ter, um aeroporto no território, e o investimento em linhas ferroviárias e rodoviárias essenciais continua a ser uma miragem”, declara Raúl Martins, que aludiu ainda “à interminável novela do IP3” – constrangimentos que, em conjunto, “agravam as assimetrias regionais”.

“É essencial discutirmos estratégias que promovam o crescimento equilibrado e sustentável, que beneficie quem nos visitam e que, simultaneamente, valorize as condições de vida das comunidades locais”, termina.

Sobre o autorCarla Nunes

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Nortravel lança programação para 2025

A Nortravel já lançou a sua programação para 2025, que conta com uma vasta oferta de férias, com destaque para destinos como a Turquia, Colômbia, Peru, Vietname, Camboja, Laos e Japão.

A Nortravel já lançou a sua programação para 2025, que conta com uma vasta oferta de férias, com destaque para destinos como a Turquia, Colômbia, Peru, Vietname, Camboja, Laos e Japão.

Num comunicado enviado à imprensa, a Nortravel indica que está a preparar uma “vasta programação” para o próximo ano, que garante “oferta diversificada para diferentes viajantes”.

As primeiras opções da programação da Nortravel para o próximo ano passam pelo Circuito “Turquia Mágica”, que tem partidas de Lisboa ou Porto em voos Turkish Airlines, nas datas de 18 de abril, bem como 7 e 14 de junho.

Com duração de oito dias e sete noites, este circuito apresenta preços desde 1.729 euros por pessoa em quarto duplo e visita Istambul, Ankara, Capadócia, Konya, Pamukkale, Éfeso e Izmir, incluindo 13 refeições e 16 visitas.

Já o Circuito “Colômbia” é novidade na programação da Nortravel e vai ter partidas de Lisboa ou Porto em voos Air Europa, nas datas de 22 de fevereiro, 12 e 20 de abril e 7 de junho, para viagens de 14 dias e 12 noites, que incluem 23 refeições e 11 visitas, visitam Bogotá, Pereira, Medellín e Cartagena, e apresentam preços desde 5.472 euros por pessoa, em duplo.

Novidade é também o Circuito “Vietname e Camboja”, que tem partidas de Lisboa ou Porto em voos Turkish Airlines, nas datas de 25 de abril e 19 de julho, para uma viagem com a duração de 12 dias e 9 noites, que inclui 19 refeições e 14 visitas, e passa por Hanói, Baía de Halong, Da Nang, Hoi An, Siem Reap, Angkor Thom, Angkor Wat, Ta Prohm, Kompong Khleang, Ho Chi Minh, Delta do Mekong e Túneis de Cu Chi. Os preços começam nos 3.968€ euros por pessoa, em duplo.

Opção é também o Circuito “Peru Mágico”, com partidas de Lisboa ou Porto em voos Air Europa, nas datas de 15 de janeiro e 18 de abril. Este circuito tem a duração de 12 dias e 9 noites, inclui 19 refeições incluídas e 18 visitas, passando por Lima, Arequipa, Cañón De Colca, Puno, Cuzco, Vale Sagrado e Machu Picchu, com preços desde 3.486 euros por pessoa, em duplo.

Para o circuito “Indochina”, há partidas de Lisboa ou Porto em voos Turkish Airlines, nas datas de 22 de fevereiro e 6 de junho, sendo este circuito de 15 dias e 12 noites, e incluindo 24 refeições e 18 visitas. Durante a viagem, há visitas a Hanói, Baía de Halong, Luang Prabang, Cataratas Kuang Si, Grutas Pak Ou, Siem Reap, Angkor Thom, Banteay Srei, Banteay Samre, Ta Prohm, Kompong Khleang, Danang, Hoi An, Ho Chi Minh, Delta do Mekong e Túneis de Cu Chi. Os preços são desde 4.670 euros por pessoa, em duplo.

O Circuito “Contrastes do Japão” também está disponível em 2025 e vai ter partidas de Lisboa ou Porto em voos Turkish Airlines, nas datas de 1 de março, 18 de abril e 19 de junho, numa viagem que tem a duração de 12 dias e 9 noites, inclui 18 refeições  e 15 visitas, e passa por Osaka, Nara, Quioto, Hiroshima, Ilha Miyajima, Nagoya, Shirakawago, Takayama, Matsumoto, Kawaguchiko (Lago Kawaguchi), Hakone, Tóquio e Nikko, com preços desde 5.488 euros por pessoa, em duplo.

Todos os circuitos da Nortravel contam com acompanhamento de guia exclusivo e o operador turístico garante que, brevemente, vão ser disponibilizadas “mais datas de partida e novos circuitos para 2025”.

Os circuitos da Nortravel para 2025 já podem ser consultados no website do operador turístico, aqui.

 

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Edição Digital: Entrevista ao presidente da APAVT, Portugal Meeting Forums by Publituris e réveillon

À beira de um novo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que desvenda alguns pormenores sobre o evento e fala também sobre alguns dos temas em destaque no setor. Portugal Meeting Forums by Publituris, CAI Conference 2024, Portos de Cabo Verde, pós-graduação da Universidade Nova, Toledo e um dossier sobre a programação para o Réveillon também merecem destaque nesta edição.

À beira de um novo congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), a nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da associação, Pedro Costa Ferreira, que desvenda alguns pormenores sobre o evento e fala também sobre alguns dos temas em destaque no setor.

Nesta entrevista, o presidente da APAVT revela as suas expectativas sobre o Orçamento do Estado de 2025, mostra-se pessimista relativamente ao novo aeroporto e fala ainda sobre a privatização da TAP. Pedro Costa Ferreira mostra-se ainda indignado com aquilo que diz ser “uma certa comunicação anti-Turismo”, já que, apesar de reconhecer alguma pressão, considera que não faz sentido falar em excesso de turismo em Portugal.

Nesta edição, publicamos também uma fotorreportagem sobre a 8.ª edição dos Portugal Meeting Forums by Publituris, iniciativa que decorreu entre 1 e 3 de outubro e que deu a conhecer a oferta portuguesa de MICE a 26 buyers internacionais.

Destaque também para a CAI Conference 2024, que decorreu no Funchal, entre 26 e 28 de setembro, e que debateu as oportunidades e desafios para os cruzeiros nas ilhas da Macaronésia, no âmbito do 30.º aniversário da CAI – Cruise Atlantic Islands.

Durante a CAI Conference 2024, falámos também com Irineu Camacho, presidente do Conselho de Administração da ENAPOR – Portos de Cabo Verde, que indicou que o país está a fazer fortes investimentos para aumentar o número de cruzeiros no arquipélago, que tem já capacidade para receber estes navios em todas as ilhas.

Destaque merece ainda a pós-graduação “Leading Tourism & Hospitality”, lançada este ano pela Universidade Nova, assim como a reportagem sobre a cidade espanhola de Toledo, que o Publituris foi conhecer em meados de setembro.

Já o dossier desta edição é dedicado ao Réveillon e às muitas opções de férias que têm vindo a ser lançadas no mercado para esta época festiva. Neste trabalho, damos conta da programação lançada pelos operadores turísticos, que não sofreu grandes alterações face aos destinos propostos no ano anterior, assim como de outras opções, nomeadamente em navios de cruzeiro.

Esta edição, conta ainda com o Pulse Report, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado ((economista e gestor), Jorge Nogueira (economista e CEO da Iberobus), Luiz S. Marques (investigador do Dreams da Universidade Lusófona) e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

Leia a edição aqui.

 

 

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Destaque merece ainda a pós-graduação “Leading Tourism & Hospitality”, lançada este ano pela Universidade Nova, assim como a reportagem sobre a cidade espanhola de Toledo, que o Publituris foi conhecer em meados de setembro.

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Esta edição, conta ainda com o Pulse Report, assim como com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Jorge Nogueira (economista e CEO da Iberobus), Luiz S. Marques (investigador do Dreams da Universidade Lusófona) e Carlos Torres (jurista e professor na ESHTE).

Boas leituras.

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ARAC espera que V Convenção Nacional seja “bastante positiva”

A V Convenção Nacional da ARAC decorre a 18 de outubro, no no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos, sob o tema “Locação, motor da nova mobilidade”.

A uma semana da V Convenção Nacional, que decorre a 18 de outubro, no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, a ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos espera que esta seja mais uma iniciativa “bastante positiva”.

“Esperamos que seja uma convenção bastante positiva, na linha das anteriores,  e estamos em crer que também o vai ser porque tem oradores de referência”, disse ao Publituris Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da associação.

Sob o tema “Locação, motor da nova mobilidade”, a V Convenção Nacional da ARAC contabiliza, até ao momento, cerca de 270 inscrições, número que deixa o responsável satisfeito, esperando que este seja “um debate interessante para o setor”.

“Este número de inscrições prova que o programa é interessante. Vamos ter pessoas do rent-a-car mas também pessoas da atividade seguradora, da atividade financeira, do turismo, empresas associadas e entidades oficiais. É um debate alargado”, defende o responsável.

Joaquim Robalo de Almeida falou, depois, sobre os cinco painéis que compõem o programa deste ano, sendo o primeiro dedicado ao turismo e ao tema “Desenvolvimento Económico e Turístico – Desafios num mundo em mudança”.

“Penso que é um painel bastante interessante”, acrescentou o responsável, revelando que, este tema, vai contar com intervenções de António Ramalho, jurista, ex-presidente do Novobanco e das Infraestruturas de Portugal, assim como Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e Jorge Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé.

Já o segundo painel vai ser dedicado ao tema “Digitalização e Inteligência Artificial” e conta com a intervenção de Nuno Brás, DareData Engineering e que, segundo Joaquim Robalo de Almeida, é um especialista e “quadro de uma grande empresa da área”.

O terceiro painel conta com o engenheiro Mira Amaral, que vai falar sobre o tema “Transição Energética – O grande desafio do séc. XXI”, enquanto o quarto será dedicado à problemática do “Cliente como centro do negócio”, com intervenções do professor João Duque; José Teotónio, CEO do Grupo Pestana; e Gonçalo Rebelo de Almeida, da Rebelo de Almeida Consulting.

O último tema em debate desta convenção é sobre a “Locação Automóvel – Presente e Futuro, alterações no panorama social e empresarial” e vai ter exposições de Miguel Ribeiro, da Volkswagen Financial Services, para falar sobre o aluguer de longo prazo; Nuno Zigue, executivo Internacional dos Setores financeiro e automóvel, para falar sobre a locação automóvel; e Duarte Nobre Guedes, da Hertz e atual presidente da ARAC, que vai intervir sobre o rent-a-car.

A sessão de encerramento da V Convenção Nacional da ARAC tem previstas intervenções do próprio Joaquim Robalo de Almeida, assim como de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), e ainda de Cristina Dias, secretária de Estado da Mobilidade.

Já a sessão de abertura conta com a apresentação de uma mensagem escrita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como com as intervenções do presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida; do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, em representação do ministro da Economia, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e Duarte Guedes que faz uma estreia como presidente da ARAC.

A meiõ da tarde, a V Convenção Nacional da ARAC vai fazer uma pausa para um momento de entrega de Títulos de Associado Honorário e Medalha de Honra, com Joaquim Robalo de Almeida a indicar que serão seis os galardoados, todos “pessoas conhecidas do setor”.

O secretário-geral da ARAC revelou ainda que, em 2025, além da Convenção Nacional, a associação vai também realizar uma gala para assinalar os 50 anos de existência da ARAC.

 

 

 

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Royal Caribbean anuncia Perfect Day Mexico com abertura em 2027

O Perfect Day Mexico vai contar com “um parque aquático totalmente novo e emocionante; piscinas e praias paradisíacas, restaurantes, bares e mais opções para todo o tipo de paladares; música e muito mais”, localizando-se na costa mexicana.

A Royal Caribbean vai expandir os destinos Perfect Day, com a abertura de uma nova estância no México, o Perfect Day Mexico, cuja inauguração está prevista para 2027, informou o grupo de companhias de cruzeiros.

“Este destino será um paraíso com a oferta Royal Caribbean que irá incluir muitas atividades cheias de adrenalina e espaços para relaxar, com a energia e beleza do México”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira, 10 de outubro.

Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, “o Perfect Day at CocoCay mudou o jogo” para os passageiros e também para os negócios do grupo, uma vez que os clientes estão a “valorizar as experiências e destinos únicos nas suas decisões de reserva”.

“Estamos muito animados na expansão da nossa coleção Perfect Day criando o Perfect Day Mexico para atender aos hóspedes que desejam explorar as Caraíbas Ocidentais”, congratula-se o responsável, explicando que o objetivo “é continuar a reimaginar a melhor experiência de férias para os hóspedes de todas as idades”.

O Perfect Day Mexico será mais uma marca registrada de férias Royal Caribbean e irá trazer novas aventuras nas Caraíbas Ocidentais, a exemplo de “um parque aquático totalmente novo e emocionante; piscinas e praias paradisíacas, restaurantes, bares e mais opções para todo o tipo de paladares; música e muito mais”.

O Perfect Day Mexico deverá abrir um ano após o Royal Beach Club Cozumel, a experiência na praia recentemente anunciada em Cozumel, também no México e que tem abertura prevista para 2026.

“Os destinos são uma grande parte do motivo pelo qual famílias e aventureiros tiram as suas férias com a Royal Caribbean e, em colaboração com o estado mexicano de Quintana Roo, estamos a criar novas e inigualáveis ​​maneiras de proporcinar novas memórias, num destino conhecido e amado pela sua beleza natural, cultura acolhedora e localização privilegiada. Estamos ansiosos por revelar mais, em breve”, refere ainda Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International.

Recorde-se que a Royal Caribbean conta já com o Perfect Day at CocoCay nas Bahamas, que funciona desde 2019, assim como com a coleção Royal Beach Club, que vai ganhar o Royal Beach Club Paradise Island em 2025 nas Bahamas e o Royal Beach Club Cozumel em 2026, seguindo-se a abertura do Perfect Day Mexico em 2027.

 

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10ª edição da Expo Abreu decorre entre 19 e 20 de outubro

A 10ª edição da Expo Abreu vai ter lugar entre 19 e 20 de outubro, prometendo descontos que podem chegar aos 60% em férias de Inverno, Carnaval e Páscoa.

A 10ª edição da Expo Abreu vai ter lugar entre 19 e 20 de outubro, prometendo descontos que podem chegar aos 60% em férias de Inverno, Carnaval e Páscoa, informou a Agência Abreu, em comunicado.

“Nos dias 19 e 20 de outubro, toda a rede de lojas Abreu, abreu.pt e postos adicionais de atendimento em alguns centros comerciais das principais cidades do território continental vão receber as novas sugestões de férias para os portugueses, com descontos que podem chegar aos 60%”, lê-se no comunicado divulgado.

Nesta edição, a Expo Abreu conta com um catálogo de oferta de mais de 200 páginas, onde se destacam as propostas de Réveillon no Funchal, Porto Santo, Açores, cruzeiro no Douro e em todo o território continental.

Além das propostas para Portugal, a Expo Abreu vai contar também com oferta para o Réveillon na Europa, seja em City Break ou em Circuito, assim como para o Brasil, África, Caraíbas, Ásia, entre outros.

Para férias de inverno, há também propostas para Praias em todo o mundo, assim como estadias na Europa e Circuitos, com destaque para as Grandes Viagens “Vamos Explorar” e “Viagens (Im)Prováveis”, assim como para as propostas para o Médio Oriente e América do Norte.

“O catálogo Expo Abreu 2024 fica completo com as propostas das principais companhias de cruzeiro, promovendo itinerários em todo o mundo e dirigidas a um público cada vez maior e já fidelizado a este produto”, refere ainda a Agência Abreu.

Segundo Pedro Quintela, diretor-geral de Vendas da Agência Abreu, o regresso da Expo Abreu acontece com “vitalidade”, garantindo “aos portugueses a melhor seleção de produto e as ofertas mais competitivas do mercado das viagens em Portugal”.

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APAVT promete congresso com programa social “tão impactante quanto as sessões de debate”

O 49º Congresso Nacional da APAVT decorre em Huelva, Espanha, entre 24 e 26 de outubro.

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) revelou esta sexta-feira, 11 de outubro, que o seu 49º Congresso Nacional, que decorre em Huelva, Espanha, entre 24 e 26 de outubro, vai contar com um programa social que será “tão impactante quanto as sessões de debate”.

“Este ano, o evento será marcado por experiências gastronómicas excecionais, bem como performances notáveis, destacando-se a atuação da aclamada banda portuguesa «The Gift»”, lê-se num comunicado divulgado pela associação.

Segundo a APAVT, os jantares do congresso vão ter lugar na Hacienda Santa Maria, localizada em La Rábida e que se situa perto do cais das Caravelas, de onde Cristóvão Colombo partiu para descobrir as Américas, sendo o primeiro jantar oferecido pela Andaluzia e pela Ibéria, numa noite que contará com a apresentação do grupo de Flamenco “Fariña”.

Já o jantar de 25 de outubro vai celebrar a “Noite de Macau”, que será o destino do congresso da APAVT em 2025, e inclui um concerto exclusivo da banda portuguesa The Gift, prolongando-se com a After-Party da APAVT, no Red Lion Irish Pub, no centro de Huelva, com DJ convidado.

O único almoço incluído no evento tem lugar no dia 25 de outubro e vai decorrer na Casa Colón, sendo oferecido pela W2M.

A APAVT deixa ainda uma nota para os coffee breaks, que diz serem “importantes momentos de descontraído networking”, indicando que o da manhã de dia 25 é oferecido pela AIR FRANCE / KLM, à tarde é cortesia da ETHIAD Airways e, na tarde de dia 26, já em ambiente exclusivo para associados efetivos, será oferecido pelo Turismo de Marrocos.

“O congresso APAVT é também um momento de aproximação, convívio e descontração. Este ano não será exceção, a nossa Cidade vai estar sempre em festa! O facto de ser na Andaluzia é, sem dúvida, um ponto a favor, quer pela sua gastronomia, como pelo seu espírito de flamenco, que vão contribuir para uma experiência inesquecível”, considera o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira.

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Foto: Diana Quintela/Portal do Governo

Destinos

OE2025: Regiões de Turismo voltam a receber 16,4M€ do IVA mas verbas do Turismo de Portugal mais que duplicam

Segundo a proposta de Orçamento do Estado de 2025 (OE2025), as Entidades Regionais de Turismo (ERT) vão voltar a receber uma verba de 16,4 milhões de euros provenientes das receitas do IVA, a que acresce o financiamento por parte do Turismo de Portugal, que ultrapassa os 9,8 milhões de euros, mais que duplicando o valor deste ano.

As Entidades Regionais de Turismo (ERT) vão voltar a receber uma verba de 16,4 milhões de euros provenientes das receitas do IVA, a que acresce o financiamento por parte do Turismo de Portugal, que ultrapassa os 9,8 milhões de euros, mais que duplicando o valor deste ano, segundo a proposta de Orçamento de Estado de 2025 (OE 2025), que foi entregue pelo Governo esta quinta-feira, 11 de outubro.

“A transferência a título de IVA destinada às entidades regionais de turismo é de € 16 403 270,00”, estipula a proposta que foi entregue pelo Governo na Assembleia da República e que mantém um valor que se encontra inalterado desde o Orçamento de Estado de 2016.

O montante que o Orçamento do Estado volta a atribuir às ERT será, como se lê no documento, “transferido do orçamento do subsetor Estado para o Turismo de Portugal, I. P”.

Às verbas resultantes do IVA, junta-se ainda o financiamento atribuído pelo Turismo de Portugal às ERT e que, segundo esta proposta de Orçamento do Estado, será superior a 9,8 milhões de euros, o que representa um aumento de mais de 5,4 milhões de euros face aos 4,4 milhões de euros que tinha sido transferidos do Turismo de Portugal para as regiões.

O documento diz que esta verba que será transferida do Turismo de Portugal para as ERT se destinam “ao desenvolvimento turístico regional e ao reforço da atratividade e da promoção dos territórios do interior, em articulação com a estratégia nacional da política de turismo e de promoção do destino, nos termos e condições a acordar especificamente com o Turismo de Portugal, I. P., e a formalizar em contratos a celebrar entre as partes”.

Prevista está ainda a transferência de uma verba de 11 milhões de euros “proveniente do Turismo de Portugal, I. P., para a AICEP, E. P. E., destinada ao desenvolvimento de ações de promoção de Portugal no exterior que se encontrem alinhadas com a estratégia de promoção desenvolvida pelo Turismo de Portugal, I. P., nos termos a contratualizar entre as duas entidades”.

O Governo quer ainda reforçar o capital do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, sendo que, para esse fim, está prevista também a “transferência de uma verba até ao montante de € 12 000 000,00, proveniente do saldo de gerência do Turismo de Portugal, I. P., com origem em reembolsos de beneficiários de fundos europeus, e de uma verba de € 2 000 000,00, proveniente do Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Cultural”.

Já o NEST – Centro de Inovação do Turismo deverá receber a “transferência de uma verba até ao montante de € 1 000 000,00, proveniente do salgo de gerência do Turismo de Portugal”, valor que se destina à “celebração de um contrato-programa, para a dinamização da inovação no setor do turismo”.

A proposta de OE2025 prevê ainda a “transferência de uma verba até ao montante de € 4.500.000,00, proveniente do saldo de gerência do Turismo de Portugal, I. P., com origem em verbas dos reembolsos dos sistemas de incentivos comunitários” e que se destina à Web Summit Portugal.

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Bruna Montolar Westphal é a nova delegada comercial da Iberia em Portugal

A Iberia nomeou Bruna Montolar Westphal para delegada comercial em Portugal para “continuar a reforçar a presença e as operações da Iberia em Portugal e aumentar o compromisso da companhia aérea com o país”.

A Iberia anunciou a nomeação de Bruna Montolar Westphal como sua nova delegada comercial em Portugal, indicação que, segundo a companhia aérea, pretende “continuar a reforçar a presença e as operações da Iberia em Portugal e aumentar o compromisso da companhia aérea com o país”.

“Esta mudança visa também reforçar e dar continuidade à estratégia que a companhia tem vindo a desenvolver em Portugal nos últimos anos para consolidar a sua posição de liderança na conetividade do país através do hub aeroportuário Adolfo Suárez Madrid-Barajas”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea.

Segundo a Iberia, “Bruna Montolar Westphal tem uma década de experiência no sector da aviação comercial com a LATAM, onde começou no Brasil e depois continuou em Portugal”.

“Ao longo da sua carreira especializou-se na resolução de problemas em ambientes multiculturais, proporcionando uma visão estratégica, focada na gestão comercial e de equipas e sempre com o objetivo de alcançar a satisfação do cliente”, acrescenta a transportadora.

Bruna Montolar Westphal diz que a entrada para a equipa da Iberia e British Airways em Portugal no ano em que se celebram os 85 anos do início dos voos entre Lisboa e Madrid é “uma honra”.

“Venho com o objetivo de reforçar o nosso posicionamento, fortalecer a nossa relação com os nossos clientes e ser a opção preferida para os voos para a América Latina”, refere a nova delegada comercial da Iberia para Portugal.

Recorde-se que Lisboa foi o primeiro destino internacional da Iberia, cujos voos arrancaram a 1 de maio de 1939. Atualmente, a companhia aérea espanhola conta com até seis voos diretos por dia para a capital portuguesa.

Além de Lisboa, a Iberia voa para outras quatro cidades portuguesas – Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada – contando com uma média de 130 voos por semana, o que faz deste o segundo país europeu com mais destinos com voos diretos de/para Espanha.

No total, a Iberia oferece mais de 1,1 milhões de lugares entre os dois países, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019 e um nível semelhante ao de 2023.

 

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