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Xisco Morlà Tomas, director general de expansión internacional de Ávoris Corporación Empresarial.

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Xisco Morlà assume direção geral da expansão internacional da Ávoris

A Ávoris Corporación Empresarial acaba de incorporar Xisco Morlà Tomas como diretor geral de expansão internacional dos negócios, ao mesmo tempo que passa a integrar o comité de gestão do grupo de viagens.

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Até ingressar na Ávoris, Xisco Morlà, que liderará este eixo estratégico vital para o desenvolvimento do grupo, desenvolvia a sua atividade profissional em Miami. É reconhecido como profissional de renome no setor do turismo, com uma longa carreira internacional, na qual se tem distinguido pela construção de estratégias altamente eficazes que têm ajudado as empresas para as quais trabalhou a aumentar o reconhecimento da marca, receitas e lucros em um contexto empresarial global. Entre outras grandes empresas, já trabalhou na Hotelbeds, Best Day Travel, Tui e Accenture, indica a imprensa espanhola, que cita comunicado da Ávoris.

Engenheiro industrial pela Universitat Politècnica de Catalunya, Xisco Morlà Tomas possui formação avançada em gestão empresarial pela MIT Sloan School of Management. Trabalhou em Espanha, República Dominicana, Grécia, China, México e Estados Unidos, assumindo funções de gestão em cada caso, criando relações de confiança com clientes e fornecedores e liderando equipas de vendas de alto desempenho nos Estados Unidos, Canadá, México, Costa Rica, República Dominicana, Colômbia, Brasil, Peru e Chile. Refira-se que este profissional iniciou a sua carreira no Grupo Barceló.

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Por ocasião desta nomeação, Juan Carlos González, diretor geral da Ávoris Corporación Empresarial, sublinhou que “a sua integração no nosso grupo tira partido de uma combinação única de conhecimento, visão estratégica, criatividade e capacidades comerciais, operacionais e analíticas, que contribuirão para o crescimento da Ávoris e para a concretização dos nossos objetivos de rentabilidade e posicionamento de negócio.”

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Feira Ambiente volta a contar com Mostra de Produtos Portugueses

A Feira Ambiente, que arranca esta sexta-feira, 7 de fevereiro, em Frankfurt, na Alemanha, vai contar, pela quarta vez, com a Mostra de Produtos Portugueses, iniciativa que reúne 65 empresas nacionais e uma exposição de 300 peças, sob o lema “Made In Portugal Naturally”.

A Feira Ambiente, que arranca esta sexta-feira, 7 de fevereiro, em Frankfurt, na Alemanha, vai contar, pela quarta vez, com a Mostra de Produtos Portugueses, iniciativa que reúne 65 empresas nacionais e uma exposição de 300 peças, sob o lema “Made In Portugal Naturally”.

A iniciativa conta com um stand conjunto que pretende “destacar o nome de Portugal e o potencial da Fileira Casa”, o cluster de design e decoração de interiores nacional, que fica localizado no Hall 12.0 C50 do recinto do certame.

Organizado pela NERLEI CCI – Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, em parceria com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), este espaço “pretende reforçar a qualidade, inovação e versatilidade das empresas nos mercados externos” e apresenta um conceito que, “através dos cinco sentidos, leva um pouco de Portugal à maior e mais importante feira mundial de bens de consumo”.

Segundo a NERLEI, a “insígnia “Made In Portugal Naturally” nasceu da necessidade de criar um conceito que refletisse, no mercado global, a identidade do país e das indústrias nacionais, destacando ainda a importância de um futuro mais sustentável”.

“Transversal às diferentes fileiras acompanhadas pela AICEP, este é também o mote da Mostra de Produtos Portugueses, onde ficará patente, além da qualidade e diversidade da produção, a aposta crescente em soluções que garantam um futuro sustentável para as indústrias nacionais”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

O stand conjunto de Portugal e da Fileira Casa apresenta uma “imagem identitária comum” e pretende “proporcionar uma experiência imersiva a todos os visitantes, envolvendo-os, através dos cinco sentidos, na tradição portuguesa”.

“Da diversidade de formas e texturas das cerca de 300 peças em exposição, aos sabores e aromas de produtos típicos, como os pastéis de nata, o vinho e o queijo da Região de Leiria, o espaço complementa-se ainda com a melancolia do fado, abrindo as portas de Portugal a potenciais parceiros de negócio”, acrescenta a informação divulgada.

Segundo Henrique Carvalho, diretor executivo da NERLEI, “para muitas empresas, este é o único palco internacional para apresentarem o seu trabalho e novas coleções”, pelo que a presença “na Feira Ambiente, e em particular a Mostra de Produtos Portugueses enquanto espaço agregador do potencial da produção nacional, é um elemento-chave de uma estratégia de internacionalização que tem dado frutos”.

Como prioridades estratégicas para a participação na Ambiente 2025, a NERLEI CCI destaca a expansão das exportações, associada à exploração de novos mercados. Neste sentido, aumentar a visibilidade das marcas, estabelecer e consolidar parcerias e fechar negócios são objetivos comuns a todos os participantes.

Na edição deste ano, a Feira Ambiente, considerada um dos maiores certames sobre bens de consumo, é dedicada ao tema “Rhythms of Lifestyle”, decorrendo entre 7 e 11 de fevereiro. Na edição de 2024, a Feira Ambiente recebeu 96 mil visitantes, oriundos de 171 países.

 

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Emirates atualiza datas dos próximos Open Days em Portugal

A Emirates atualizou as datas dos próximos Open Days que vão decorrer em território nacional e que incluem agora duas sessões de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, assim como uma no Porto e outra em Faro, a decorrer entre 9 e 28 de fevereiro.

A Emirates atualizou as datas dos próximos Open Days que vão decorrer em território nacional e que incluem agora duas sessões de recrutamento de tripulantes de cabine em Lisboa, assim como uma no Porto e outra em Faro, a decorrer entre 9 e 28 de fevereiro.

O primeiro Open Day decorre já este domingo, 9 de fevereiro, e vai ter lugar em Lisboa, no Lisbon Marriott Hotel, enquanto no dia 11 de fevereiro a sessão de recrutamento da Emirates muda-se para o Porto, tendo lugar no NH Collection Porto.

A 26 de fevereiro, a Emirates volta a recrutar tripulantes de cabine em Lisboa, novamente no Lisbon Marriott Hotel, com a iniciativa a chegar ao fim a 28 de fevereiro, em Faro, no Eva Senses Hotel. Todas as sessões começam pelas 09h00.

Os Open Days da Emirates têm entrada livre e não requerem registo prévio, ainda que seja aconselhável que os interessados leiam atentamente os requisitos antes de comparecerem, o que pode ser feito aqui.

“A Emirates oferece aos seus colaboradores excelentes oportunidades de carreira, com instalações de formação de alta qualidade e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários. Todos os que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, explica a companhia aérea, no comunicado divulgado.

A transportadora sublinha que a sua tripulação tem direito a uma “variedade de benefícios”, o que inclui, desde logo, “salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

Recorde-se que a Emirates opera em Portugal há 12 anos e disponibiliza atualmente 14 voos semanais desde Lisboa para o Dubai, a partir de onde é possível aceder aos  mais de 140 destinos em seis continentes da rede da transportadora, que é também a maior operadora mundial dos aviões Boeing 777 e Airbus A380.

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ONU Turismo abre candidaturas para Melhores Vilas Turísticas 2025

A ONU Turismo abriu inscrições para a edição de 2025 de sua iniciativa Best Tourism Villages, um compromisso contínuo da Organização com o avanço do turismo rural como catalisador para oportunidades, desenvolvimento sustentável e inclusão, preservação cultural e crescimento sustentável. As candidaturas encerram a 19 de maio de 2025.

Desde o seu início em 2021, a iniciativa ganhou reconhecimento global. Nas quatro edições anteriores, a ONU Turismo recebeu mais de 800 inscrições de mais de 100 países. Hoje, a Rede das Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo inclui 254 membros em todo o mundo: mais de 180 vilas reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas e 70 participantes do Programa de Atualização, representando quase 60 países em cinco regiões do mundo.

As Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo celebram destinos rurais onde o turismo serve como um catalisador para oportunidades, preservação cultural e crescimento sustentável

Referindo-se a esta iniciativa, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, sublinha que “ao aproveitar os seus ativos únicos, essas vilas criam oportunidades para crescimento económico, salvaguardam tradições locais e promovem uma melhor qualidade de vida para as suas comunidades”.

Os Estados-membros da ONU Turismo são convidados a enviar até oito vilas candidatas por através das suas respetivas administrações nacionais de turismo, e as reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas de 2025 serão anunciadas no terceiro trimestre do ano, por ocasião de um evento da ONU Turismo.

Um Conselho Consultivo externo composto por especialistas globais avaliará as inscrições com base em nove áreas principais: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade; Saúde, Segurança e Proteção.

Ao combinar esforços para valorizar e preservar paisagens rurais, diversidade cultural e sistemas de conhecimento, a iniciativa promove estratégias inovadoras de turismo alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

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Ponte da Barca vai contar com dois novos trilhos pedestres

A freguesia de Oleiros, em Ponte da Barca (Alto Minho), vai contar com dois novos percursos pedestres que unem história, natureza e património, num passo que a Junta considera importante para a valorização do turismo sustentável na região.

Os visitantes poderão explorar o PR8 PTB – Trilho de Santo Adrião e o PR7 PTB – Trilho Românico de Oleiros, pensados para proporcionar uma experiência única entre património e natureza.

Os trilhos foram desenvolvidos pela Junta de Freguesia de Oleiros e, como indica, representam um passo importante na valorização do património local e na dinamização do turismo sustentável na região. Ambos os percursos foram homologados pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, são circulares e de dificuldade fácil, convidando todos, desde caminhantes experientes a famílias, a descobrir a riqueza histórica e natural da freguesia.

O PR8 PTB – Trilho de Santo Adrião, com 5,38 km de extensão, leva os visitantes a percorrer um trajeto repleto de referências culturais e arquitetónicas, incluindo casas e fontes centenárias, monumentos históricos e culturais, além de paisagens naturais.

Já o PR7 PTB – Trilho Românico de Oleiros, com cerca de 8 km, explora a herança medieval da região, passando por pontes de origem medieval e antigos centros de produção que marcaram o desenvolvimento da localidade.

Ao longo de ambos os trilhos, os caminhantes poderão contemplar uma biodiversidade rica, com fauna e flora típicas da região.

Além da caminhada inaugural, que decorre no próximo dia 22 de fevereiro, a Junta de Freguesia prevê organizar caminhadas guiadas a partir de março, permitindo aos visitantes aprofundar os seus conhecimentos sobre a história local e o património preservado.

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Quem disse que não há turistas em Moscovo?

Moscovo está a registar um aumento significativo do turismo internacional, recebendo cerca de 26 milhões de visitantes anualmente, e o governo da capital russa estima que este número ultrapasse 50 milhões até 2030, com ênfase no incentivo ao turismo proveniente dos Emirados Árabes Unidos.

De acordo com Bulat Nurmujanov, vice-presidente do Comité de Turismo da cidade de Moscovo, citado Emirates News Agency, a região do Golfo, especialmente os EAU, está a tornar-se um mercado essencial para a capital da Rússia.

As visitas turísticas dos EAU a Moscou passaram de cinco mil em 2022 para mais de 40 mil nos primeiros nove meses de 2024, o que evidencia o crescente interesse da região pela cidade.

O comité de turismo da capital russa está, ainda segundo a Emirates News Agency, a trabalhar de forma estreita com empresas árabes e operadores turísticos daquela região do Golfo para fortalecer os laços e desenvolver benefícios mútuos para ambas as partes.

 

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Eduarda Neves é a nova presidente da Euromic

Eduarda Neves, CEO da Portugal Travel Team, acaba de ser eleita, em Assembleia Geral, presidente da Euromic, associação global de DMC’s (Destination Management Companies), num mandato de dois anos, após ter exercido, durante cinco anos, o cargo de vice-presidente.

Fundada em 1973, esta associação sem fins lucrativos, tem como missão promover a troca de informações, networking, cooperação e boas práticas entre seus membros.

A Euromic, que está sediada em Portugal desde 2019, abrange regiões como as Américas, Ásia, Médio Oriente, África e Europa, com critérios rigorosos para o ingresso de novos associados e um código de ética extremamente exigente. A adesão à Euromic funciona exclusivamente por convite, garantindo a qualidade e a seriedade dos membros.

“Estou na Euromic desde 2011 e, desde 2012, tenho sido consecutivamente eleita para os diferentes boards da associação. É uma honra poder agora liderar esta associação, que é um pilar fundamental na promoção de boas práticas no setor. Em 2024, tivemos a oportunidade de realizar o nosso Summer Strategy Meeting no Algarve, antes da Academia, que também decorreu em Lisboa. Já tínhamos reunido a nossa Assembleia Geral em Cascais em 2020”, afirmou Eduarda Neves.

Refira-se que a Euromic mantém uma academia de formação para funcionários mais jovens, mas este ano, pela primeira vez, estendeu a formação para os mais seniores, com o objetivo de promover a evolução contínua dos profissionais da área. A formação ocorre anualmente no mês de julho e cobre diversos temas relevantes para o setor.

Entre os principais desafios que a associação enfrenta está a questão fiscal, que continua a ser um tema central, tanto em Portugal como na Europa. “As diferenças fiscais entre Espanha e o resto da Europa continuam a favorecer as empresas espanholas, criando um ambiente de concorrência desleal para os nossos associados”, acrescentou a nova presidente.

 

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Portugal Green Travel assume promoção turística do Museu da Misericórdia de Coimbra

A Portugal Green Travel vai fazer a promoção nacional e internacional do património museológico da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra (SCM) com vista a reforçar o papel da instituição enquanto guardiã de um legado histórico.

O acordo, que permite à Portugal Green Travel assumir a promoção turística daquele museu em Coimbra, acaba de ser assinado em cerimónia que contou com a presença de José Manuel de Sousa Vieira, provedor da SCM de Coimbra, Hugo Teixeira Francisco, cofundador e CEO da Portugal Green Travel, José Leandro Campos e Joel Araújo, da direção da SCM de Coimbra, e Raúl Moura Mendes, diretor do Museu.

Este acordo surge num ano simbólico, em que a Santa Casa da Misericórdia de Coimbra celebra o seu 525.º aniversário e o seu museu assinala 25 anos de existência, destacando-se o compromisso de ambas as entidades em valorizar e divulgar o património cultural, material e imaterial da instituição.

O Museu da Misericórdia de Coimbra, instalado no emblemático edifício do antigo Colégio de Santo Agostinho, datado de 1593, é um marco da arquitetura maneirista, projetado pelo arquiteto italiano Filippo Terzi. Conhecido como “Colégio Novo” ou “Colégio da Sapiência”, o edifício integra uma das duas únicas torres visitáveis da cidade, a par da icónica Torre da Universidade de Coimbra.

Este novo protocolo insere o museu na estratégia de dinamização turística da Portugal Green Travel, que já gere outros ativos de relevância na região, como o Seminário Maior de Coimbra e o Castelo da Lousã. A parceria ganha ainda maior destaque após a recente apresentação, na FITUR, do Coimbra Experience HUB, marca dedicada à promoção integrada da região de Coimbra.

Hugo Teixeira Francisco, sublinhou que o objetivo é “aumentar o número de visitantes do Museu da Misericórdia de Coimbra, tanto através de grupos turísticos organizados como de visitantes individuais”, reforçando a integração deste espaço no circuito turístico entre a Universidade de Coimbra e a Baixa da cidade.

 

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Anac autoriza EuroAtlantic Airways a operar voos regulares no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu autorização para a empresa aérea EuroAtlantic Airways – Transportes Aéreos S.A. operar voos regulares no Brasil. A portaria publicada esta quinta-feira, no Diário Oficial da União (DOU) habilita a companhia a realizar serviços de transporte aéreo internacional de passageiros e cargas com origem e/ou destino em território brasileiro.

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A autorização da EuroAtlantic Airways, reforça o compromisso da Anac em ampliar a oferta de transporte aéreo no Brasil, promovendo a concorrência e proporcionando mais opções para os passageiros e o setor logístico, refere uma nota divulgada na página oficial do governo brasileiro.

A EuroAtlantic Airways já possuía histórico de operações no Brasil através de voos fretados, agora expande a sua atuação com a possibilidade de oferecer ligações frequentes entre Brasil e Europa. A autorização foi concedida após a empresa atender a todas as exigências regulatórias da Anac, incluindo a comprovação de capacidade operacional e a conformidade com as normas de segurança. A companhia poderá definir diretamente com os operadores aeroportuários as rotas e frequências dos voos, aponta ainda a mesma nota.

Fundada em 1993, a empresa tem especialização em voos fretados e operações ACMI (Aircraft, Crew, Maintenance, and Insurance), com serviços de aluguer de aviões para outras companhias aéreas. Seu portefólio inclui parcerias com diversas companhias globais e operações em mercados emergentes, consolidando sua presença em regiões da Europa, África, América do Sul e Ásia. Destaque ainda para a operação regular entre Lisboa e São Tomé e Príncipe, bem como a Bissau.

A imprensa brasileira lembra ainda que, no final de 2024, a Azul Linhas Aéreas utilizou aparelhos da EuroAtlantic Airways para voos entre o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

 

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“Não há turismo sobre massacre”, afirma o Presidente do Brasil sobre plano de Trump para Faixa de Gaza

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, afirmou que Donald Trump foi eleito para governar somente os Estados Unidos e que deveria deixar o resto do planeta em paz, condenando a proposta do Presidente dos EUA de transformar a região numa área turística chamada “Riviera do Oriente Médio”.

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“Cada um governa no seu país, manda no seu país, e deve deixar os outros países em paz”, declarou o Presidente do Brasil, em entrevista conjunta para vários rádios brasileiros.

Para Lula da Silva, o anúncio feito por Trump ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de que os EUA vão ocupar a Faixa de Gaza e assumir a administração daquele território palestiniano é uma coisa “incompreensível para qualquer ser humano”. O chefe de Estado brasileiro defendeu que quem tem de administrar e reconstruir Gaza são os próprios palestinianos.

Ao mesmo tempo, Inácio Lula da Silva condenou o plano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para a Faixa de Gaza, que propunha a remoção dos palestinos da região para transformá-la numa área turística chamada “Riviera do Oriente Médio”.

“Tentar normalizar essa ideia absurda, dizer ’vamos tirar o povo palestiniano e construir uma Riviera’. Não. Ninguém vai fazer um lugar bonito sobre milhares de cadáveres de mulheres e crianças”, declarou Lula.

 

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Iberia retoma operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho

Além da operação sazonal para Ponta Delgada, que regressa a 7 de junho, com três frequências por semana, a Iberia vai também retomar os voos de verão para Faro e Funchal, assim como manter os voos de Lisboa e Porto que operam todo o ano e que, nesta temporada, vão contar com 36 e 28 frequências por semana, respetivamente.

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A Iberia vai retomar a sua operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho, disponibilizando três frequências por semana entre a capital espanhola e a capital açoriana, avança a companhia aérea em comunicado.

“Este é o terceiro ano consecutivo em que a Iberia oferece esta rota”, lê-se no comunicado enviado pela companhia aérea, que adianta as novidades da Iberia para a próxima temporada de verão.

Além de Ponta Delgada, a Iberia vai também retomar as operações para Faro e Funchal, ambas com cinco voos por semana, numa oferta que é ainda complementada com os voos para Lisboa, com a companhia aérea a prever realizar até 36 frequências semanais, e para o Porto, que vai contar com até 28 frequências semanais.

As operações da Iberia para Ponta Delgada, Faro e Funchal fazem parte das novidades da Iberia para o verão de 2025 na Europa, que foram anunciadas esta quinta-feira, 6 de fevereiro, em conjunto com a programação da companhia aérea a nível global.

Na Europa, a Iberia vai concentrar “o crescimento nos seus principais mercados”, concretamente França e Itália, com a companhia aérea a anunciar que “Paris terá quatro frequências semanais adicionais neste verão”, pelo que a Iberia vai disponibilizar “até onze voos diretos por dia”.

No caso de Itália, a Iberia vai aumentar a oferta para Roma com cinco frequências adicionais por semana, “oferecendo entre seis e sete voos diários, dependendo do dia da semana, para coincidir com o Ano Jubilar em Roma em 2025”.

Também em Itália, a Iberia volta a operar para a Catânia, Olbia, Cagliari e Palermo, com a companhia aérea a indicar que está a planear disponibilizar “a mesma oferta de 2024” para estes destinos.

Bruxelas e Viena, na Bélgica e Áustria, também vão ganhar voos este verão, passando a contar com “mais duas frequências semanais, totalizando quatro voos diretos por dia cada”.

Ainda na Europa, a Iberia vai também retomar as operações sazonais para Tirana, na Albânia, a partir de 7 de junho, disponibilizando até três voos semanais, enquanto os voos para Liubliana, na Eslovênia, regressam a 27 de julho, com duas ligações semanais.

De regresso estão ainda os voos para as Ilhas Gregas, com a Iberia a planear cinco a seis voos semanais para Santorini e Mykonos, a partir de junho, enquanto Corfu vai chegar às sete frequências por semana em agosto.

Além das ilhas, a Iberia prevê também reforçar os voos para Atenas, capital grega, disponibilizando até 30 frequências semanais durante agosto, mais três do que aconteceu no mesmo período de 2024.

Na Europa, a Iberia vai ainda regressar, durante o verão, a Dubrovnik, Zagreb e Split, na Croácia, programando até 17 voos semanais, mais dois do que em 2024 no caso de Dubrovnik; até nove frequências  por semana para Zagreb, igualando o ano passado; e até nove voos semanais para Split, o que também constitui a mesma oferta do ano passado.

“No total, a Iberia oferecerá 16 milhões de assentos em voos de curto e médio curso, o mesmo número de 2024”, resume a companhia aérea, na informação divulgada esta quinta-feira.

EUA com 140 voos por semana e aumento para São Paulo

A oferta da Iberia para o próximo verão conta ainda com 3,2 milhões de assentos entre Europa e a América Latina, o que corresponde a uma subida de 4% face ao verão de 2024.

“No dia 30 de março começa a temporada de verão para o setor turístico, no qual a Iberia planejou um aumento de capacidade em praticamente todos os mercados”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Na América Latina, a transportadora aérea conta aumentar as frequências para Buenos Aires, na Argentina, e São Paulo, no Brasil, passando a disponibilizar mais três voos por semana em cada destino, o que leva a que Buenos Aires passe a contar com 21 frequências semanais ou três voos diários, enquanto São Paulo vai ter 14 frequências semanais, “consolidando os dois voos diários”.

Lima, no Peru, vai ainda ter uma frequência adicional a partir de maio, passando a dois voos diários, enquanto o México e Bogotá “manterão o serviço triplo diário neste verão” e Montevidéu e Quito ficam com voo um diário.

Já Santiago do Chile terá 10 frequências semanais durante a primeira parte da temporada, passando a 11 voos por semana a partir de junho, com a Iberia a prever ainda manter as cinco frequências semanais para o Rio de Janeiro, entre três e cinco voos semanais para Caracas, dependendo do mês, e ainda três frequências semanais para Guayaquil.

Na América Central e no Caribe, a oferta também permanece semelhante à de 2024, com Porto Rico, Santo Domingo, Costa Rica, Guatemala e San Salvador a manterem os voos diários, enquanto o Panamá terá até quatro frequências semanais e Havana continuará com três frequências por semana.

“Em 2025, a conectividade estará no seu nível mais alto de todos os tempos, superando até mesmo os números do ano passado, com 3,2 milhões de assentos entre as duas regiões, 4% a mais que em 2024. Isso significa mais de 300 voos por semana, refere a Iberia.

Estratégico continua também a ser o mercado dos EUA, com a companhia aérea a estimar a realização de 140 voos semanais entre os EUA e Espanha, assim como a introdução dos novos aviões A321XLRs nos próximos meses, o que “reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”.

O aumento de oferta previsto para os EUA no próximo verão representa, segundo a Iberia, um crescimento de 1,1 milhões de assentos, 14% a mais que no mesmo período do ano passado.

Nova Iorque (dois voos diários), Chicago (um voo por dia), Miami (dois voos diários), Dallas Fort Worth (um voo por dia), Los Angeles (um voo diário), São Francisco (três frequências semanais), Boston (dois voos diários) e Washington (um voo por dia), são os destinos para onde a Iberia continua a voar sem escalas este verão.

A Iberia explica que Boston e Washington são os destinos nos EUA que “terão o maior crescimento neste verão”, uma vez que a oferta para Boston duplica a partir de junho face ao verão do ano passado, enquanto para Washington passam a existir sete voos por semana, quando no verão de 2024 existiam apenas quatro ligações semanais.

“Ambos os destinos serão operados pela nova aeronave A321XLR, um modelo de fuselagem estreita com capacidade para cruzar o Atlântico, do qual a Iberia tem sido a companhia aérea de lançamento no mundo”, acrescenta a companhia aérea.

Japão e Qatar mantêm número de voos

A oferta da Iberia fica ainda completa com os voos para o Japão e Qatar, destinos que não devem contar, este verão, com qualquer reforço de oferta, com a Iberia a planear manter as três frequências semanais para Tóquio, cuja rota abriu em outubro de 2024  e regista uma ocupação superior a 90%.

“Nesta temporada de verão, o número de frequências será mantido, com cerca de 63.000 assentos oferecidos de abril a outubro”, indica a Iberia, na informação divulgada relativamente ao Japão.

Já para o Qatar, a Iberia vai disponibilizar um voo diário direto entre Madri e Doha, igualando a oferta que já tinha sido disponibilizada no verão de 2024 e que volta a ser complementada com os dois voos adicionais em codeshare com a Qatar Airways.

“Isso significa que será possível voar entre Madri e Doha três vezes por dia. Esta rota permite não apenas viagens ponto a ponto, mas também conecta Doha a 49 destinos na Ásia, 17 em África, 18 no Oriente Médio e seis na Oceania”, refere ainda a companhia aérea.

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