Turismo na Croácia sempre a crescer
A Croácia tem vindo a registar um “sucesso notável” no setor do turismo. De acordo com dados publicados pelo Conselho de Turismo Croata (HTZ), nos primeiros oito meses do ano o país alcançou um aumento de 8% nas chegadas e 2% nas dormidas face ao período homólogo.

Publituris
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Nos primeiros oito meses do corrente ano registaram-se um total de 16,2 milhões de chegadas e 88,5 milhões de dormidas na Croácia. Estes dados representam um regresso encorajador aos níveis pré-pandemia de 2019, conforme destacado pela HTZ.
As regiões que impulsionam este crescimento incluem a Ístria, com 4 milhões de chegadas (um aumento de 4%) e mais de 25 milhões de dormidas (um aumento de 2%), a região de Split-Dalmácia, com 3 milhões de chegadas (um aumento de 9%) e 16,4 milhões de dormidas (um aumento de 2%), e Kvarner, com 2,6 milhões de chegadas (um aumento de 3%) e 15,4 milhões de dormidas (o que equivale face a 2022).
Em relação aos destinos mais populares no período em análise, os turistas afluíram a Rovinj, Dubrovnik, Porec, Split e Umag.
A HTZ confirmou que a tendência de mais chegadas, mas estadias mais curtas, continuou em agosto, com um total de 4,6 milhões de chegadas e 31,5 milhões de dormidas na Croácia durante esse período.
O diretor da HTZ, Kristjan Staničić, comentou estes dados positivos, observando que os turistas estão a chegar mais, mas tendem a permanecer por períodos ligeiramente mais curtos do que no passado. Atribuiu esta tendência à retoma da atividade turística sem restrições após a pandemia, ao mesmo tempo que destacou a concorrência entre destinos turísticos. Para a próxima temporada de outono, o dirigente prevê novas melhorias com atividades promocionais sobre o destino em andamento.