Turismo na Croácia sempre a crescer
A Croácia tem vindo a registar um “sucesso notável” no setor do turismo. De acordo com dados publicados pelo Conselho de Turismo Croata (HTZ), nos primeiros oito meses do ano o país alcançou um aumento de 8% nas chegadas e 2% nas dormidas face ao período homólogo.
Publituris
Boeing anuncia que vai despedir 10% dos trabalhadores
Mário Centeno: “Mercado de trabalho tem sido a estrela do desenvolvimento económico”
Pedro Reis: “Não podemos deixar tudo a perder indo para eleições”
Centro de Portugal garante estar preparado para “receber mais turistas”
Nortravel lança programação para 2025
Edição Digital: Entrevista ao presidente da APAVT, Portugal Meeting Forums by Publituris e réveillon
Nova edição: Entrevista ao presidente da APAVT, Portugal Meeting Forums by Publituris e réveillon
ARAC espera que V Convenção Nacional seja “bastante positiva”
Royal Caribbean anuncia Perfect Day Mexico com abertura em 2027
10ª edição da Expo Abreu decorre entre 19 e 20 de outubro
Nos primeiros oito meses do corrente ano registaram-se um total de 16,2 milhões de chegadas e 88,5 milhões de dormidas na Croácia. Estes dados representam um regresso encorajador aos níveis pré-pandemia de 2019, conforme destacado pela HTZ.
As regiões que impulsionam este crescimento incluem a Ístria, com 4 milhões de chegadas (um aumento de 4%) e mais de 25 milhões de dormidas (um aumento de 2%), a região de Split-Dalmácia, com 3 milhões de chegadas (um aumento de 9%) e 16,4 milhões de dormidas (um aumento de 2%), e Kvarner, com 2,6 milhões de chegadas (um aumento de 3%) e 15,4 milhões de dormidas (o que equivale face a 2022).
Em relação aos destinos mais populares no período em análise, os turistas afluíram a Rovinj, Dubrovnik, Porec, Split e Umag.
A HTZ confirmou que a tendência de mais chegadas, mas estadias mais curtas, continuou em agosto, com um total de 4,6 milhões de chegadas e 31,5 milhões de dormidas na Croácia durante esse período.
O diretor da HTZ, Kristjan Staničić, comentou estes dados positivos, observando que os turistas estão a chegar mais, mas tendem a permanecer por períodos ligeiramente mais curtos do que no passado. Atribuiu esta tendência à retoma da atividade turística sem restrições após a pandemia, ao mesmo tempo que destacou a concorrência entre destinos turísticos. Para a próxima temporada de outono, o dirigente prevê novas melhorias com atividades promocionais sobre o destino em andamento.