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Nova edição: TAAG, Inteligência Artificial e novos presidentes das ERT

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Lisa McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG Linhas Aéreas de Angola, sobre a “nova” vida da companhia aérea. Esta edição inclui ainda um artigo sobre a inteligência artificial na distribuição turística, outro sobre os novos presidentes das ERT e uma entrevista sobre os apoios do novobanco às empresas do setor.

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Nova edição: TAAG, Inteligência Artificial e novos presidentes das ERT

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Lisa McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG Linhas Aéreas de Angola, sobre a “nova” vida da companhia aérea. Esta edição inclui ainda um artigo sobre a inteligência artificial na distribuição turística, outro sobre os novos presidentes das ERT e uma entrevista sobre os apoios do novobanco às empresas do setor.

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A nova edição do Publituris, a primeira do mês de setembro, faz capa com uma entrevista a Lisa McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG Linhas Aéreas de Angola.

Nesta entrevista ao Publituris, a responsável da companhia aérea angolana, que celebra o 85.º aniversário a 8 de setembro, fala sobre a reestruturação da transportadora e sobre a renovação da marca, revelando um pouco do que é a “nova” TAAG, assim como sobre o que se pode esperar do serviço, frota, rotas, clientes e, claro, da relação da companhia aérea com o mercado português.

Esta edição conta também com um artigo sobre a chegada da Inteligência Artificial (IA) à distribuição turística e o seu impacto na vida dos agentes de viagens. Apesar dos especialistas considerarem que o agente de viagens não vai “morrer”, uma vez que se soube adaptar às novas tecnologias, o certo é que a IA trouxe novos desafios a que esta classe profissional deve estar atenta.

Na secção Destinos, publicamos um artigo sobre os novos presidentes das Entidades Regionais de Turismo (ERT). Depois de um verão agitado, que assistiu à mudança de quatro dos cinco presidentes destas entidades – Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, e Algarve -, o Publituris foi conhecer melhor os novos responsáveis, bem como os seus objetivos e prioridades para as regiões que passaram a tutelar.

Destaque ainda para uma entrevista com José Gonçalves, diretor de Marketing de Empresas do novobanco, onde fomos saber que ajudas foram concedidas às empresas do setor durante a “calamidade” que foi a pandemia e que apoios continuam a existir, mesmo depois da COVID-19.

Além da opinião do Conselho Editorial no Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Managing Partner da Trypor), e António Jorge Costa (presidente do IPDT).

Jorge Mangorrinha (investigador em História do Turismo) assina ainda as Histórias do Turismo, desta vez, sobre o Altis Grand Hotel.

Boas leituras.

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Para mais informações contacte: Carmo David | [email protected] | 215 825 43

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Viagens Abreu sobe ao palco três vezes nos WTA 2023

A Agência Abreu venceu três “óscares do turismo”, na cerimónia de entrega dos World Travel Awards (WTA) Europe, que este ano decorreu na cidade georgiana de Batumi.

“Melhor Agência de Viagens”, “Melhor Agência de Viagens Online” e “Melhor Empresa de Recetivo Turístico” em Portugal, foram os galardões entregues às três marcas das Viagens Abreu na 30ª cerimónia dos World Travel Awards, prémios que visaram reconhecer, mais uma vez, o compromisso e empenho das empresas turísticas com a excelência.

Através da votação de profissionais oriundos da indústria das viagens, meios de comunicação e consumidores de todo o mundo, são várias as empresas e entidades que revalidaram a importância da sua atividade.

“A renovação deste selo representa mais um marco na História da Agência, consagrando todas as equipas e o trabalho que desenvolveram ao longo do ano, o que nos deixa bastante satisfeitos como a nossa prestação”, afirmou a propósito Pedro Quintela, diretor de Vendas da Agência Abreu.

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Soltrópico vai ter charter de réveillon para Porto Santo em parceria com a Abreu

O operador turístico Soltrópico, numa operação partilhada com a Abreu, estreia charter de réveillon para Porto Santo, um pacote de três noites, com partida de Lisboa a 29 de dezembro e regresso a 1 de janeiro de 2024, operado pela companhia Privilege Style.

O pacote turístico da Soltrópico tem como preço desde 599 euros por pessoa em quarto standard em regime APA no Hotel Praia Dourada, unidade de três estrelas. Já no Vila Baleira Porto Santo (quatro estrelas) o valor começa desde 662 euros por pessoa em quarto twin standard, também em regime APA. Por outro lado, para o Vila Baleira Suites, o preço do programa é desde 700 euros por pessoa em apartamento T1 vista montanha, igualmente na modalidade APA. Em ambas as unidades, o operador turístico tem disponível a possibilidade de adicionar jantar de fim de ano mediante suplemento, independentemente de ser em regime APA ou meia pensão.

Relativamente ao jantar de réveillon, a cadeia Vila Baleira Porto Santo preparou um programa com cocktail, jantar e brinde ao novo ano, bem como fogo de artifício na praia do hotel e festa no Vila Baleira Porto Santo. De destacar que no Vila Baleira Suites, o jantar de fim de ano é empratado enquanto no Vila Baleira Porto Santo é buffet.

Para outras unidades hoteleiras, como o Pestana Porto Santo (cinco estrelas), o valor começa nos 728 euros por pessoa em quarto Classic em regime APA. Neste hotel, o jantar de fim de ano está disponível mediante suplemento em APA, mas já está incluído no preço se a opção for a meia pensão.

A operação da Soltrópico propõe ainda o Porto Santo Hotel & SPA, unidade de quatro estrelas, com valor desde 689 euros por pessoa em quarto standard em regime APA com possibilidade de regime meia pensão ou pensão completa.

Sandro Lopes, diretor de Vendas da Soltrópico, afirma que “Porto Santo já é um destino incontornável no nosso portefólio e acreditamos no seu potencial para esta altura do ano”, garantindo que “desenhámos um produto bastante competitivo, com uma componente de escapadinha, mas com qualidade reconhecida pelo mercado nacional”. Por isso “consideramos que é produto perfeito para famílias, que procuram um destino de proximidade, que tem um clima apelativo e uma excelente relação qualidade/preço”, destacou.

O pacote turístico inclui ainda as passagens aéreas com a companhia aérea Privilege Style, em classe económica, com direito a 20kg de bagagem, três noites no hotel e regime selecionado, transferes, seguro Multiviagens Essencial 2, e taxas.

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Porto presente no 8º Fórum Mundial de Turismo Gastronómico

O município do Porto foi selecionado para estar presente no Culinary Plaza no âmbito do Fórum Mundial de Turismo Gastronómico, iniciativa conjunta da OMT e do Basque Culinary Center (BCC), que terá lugar Em San Sebastian (Espanha), entre esta quinta-feira e sábado.

Promovendo internacionalmente a cidade no segmento da gastronomia e dos vinhos, que constitui um dos eixos da Visão de Futuro para a Sustentabilidade do Destino Porto, a Invicta, entre outras ações, estará representada, juntamente com outros destinos de diferentes zonas geográficas, como a Arábia Saudita, o Botswana e o Zimbabué, numa área aberta a todos os participantes do fórum, bem como ao público em geral, onde cada destino promoverá a sua identidade cultural e gastronómica.

Paralelamente, será feita uma apresentação da cidade, como destino de turismo enogastronómico, com um conceito de uma conversa à volta da mesa “Sharing Our Table, Sharing Our City”.

Segundo Catarina Santos Cunha, vereadora com o Pelouro do Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, “ser um dos poucos eleitos para participar nesta iniciativa, representa não só o reconhecimento do Porto como um importante e autêntico destino gastronómico, mas também uma excelente oportunidade de reforço do posicionamento internacional do município neste segmento, com um importante impacto na economia da cidade. Tudo isto num dos principais centros gastronómicos do mundo”.

O 8.º Fórum Mundial de Turismo Gastronómico pretende fomentar a troca de experiências entre especialistas em turismo e gastronomia, identificar boas práticas e promover o turismo gastronómico como um fator de desenvolvimento dos destinos.

Será um espaço de networking, partilha de experiências e colaboração, onde a gastronomia se apresenta como expressão cultural, símbolo identitário e fator de pertença, que contará com aproximadamente 500 participantes, incluindo representantes de governos, assim como das autoridades regionais e locais do turismo, representantes do setor privado, chefs e proprietários de restaurantes, academia e membros afiliados da OMT.

Centrado nas ligações entre o turismo, a gastronomia e os produtores, com vista ao desenvolvimento rural, à preservação do património cultural e natural, bem como fomentando a sustentabilidade e ainda melhorando a experiência turística de forma inovadora, esta presença reforçará a estratégia de promoção do Porto e da Região Norte, indica nota de imprensa da Câmara Municipal do Porto.

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Costa Cruzeiros apresenta novidade para 2024

A Costa Cruzeiros apresentou as principais novidades para o próximo ano, em Lisboa, a bordo do Costa Fascinosa.

A Costa Cruzeiros apresentou, a bordo do Costa Fascinosa, as principais novidades relacionadas com as novas ofertas de itinerários e programas para 2024. A capital portuguesa serviu para a Costa Cruzeiros revelar que o, no inverno de 2023, o Costa Firenze fará quatro itinerários de 14 dias, desde Savona até às Ilhas Canárias, com escala no Funchal (Madeira).

O Costa Fascinosa, em abril e maio de 2024, fará três itinerários a partir de Savona pelo Mediterrâneo e Atlântico até Lisboa ou até ao Funchal, Ponta Delgada e Praia da Vitória.

Já o Costa Diadema, em outubro de 2024, fará três itinerários de 14 dias com partida de Roma, passando por Savona, Marselha, Barcelona, Ilhas Canárias e Funchal.

Finalmente, o Costa Favolosa irá realizar escalas em Lisboa e Leixões nos seus cruzeiros de posicionamento durante 2024.

No que diz respeito ao Costa Fascinosa, o navio dispõe de 1.508 cabines destacadas pelo conforto com um toque de luxo, das quais 524 com varanda. O Costa Fascinosa foi desenvolvido com um conceito inspirado no teatro e no grande cinema, com atmosferas sugestivas com os grandes protagonistas dos filmes mais bonitos da história do cinema, desde Luchino Visconti a David Lynch. Cada deck é inspirado em personagens, histórias e obras memoráveis, como Aida, Tosca e Jivago. No navio, os passageiros podem encontrar um parque aquático com atrações para crianças, nove piscinas e jacuzzis de hidromassagens, casino, 12 bares, seis restaurantes, área infantil com temática Peppa Pig, pista para corrida, campo de jogos e outras atrações para desfrutar de uma viagem memorável.

Proporcionando uma oferta gastronómica de elevada qualidade, destacam-se os restaurantes Archipelago e Sushino, presentes no Costa Fascinosa, além de noutros navios de última geração da Costa Cruzeiros. Com um design inovador e sustentável, o Archipelago permite aos passageiros desfrutar de novas experiências gastronómicas asseguradas por três chefs de renome mundial, com três novos menus. Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León reinterpretam ingredientes, tradições e receitas dos vários destinos.

Por outro lado, no Sushino at Costa, o primeiro sushi bistro no mar concebido para proporcionar uma experiência japonesa autêntica com nigiri, maki, sashimi e mochi, os passageiros podem experimentar pratos preparados de acordo com a tradição milenar japonesa.

Uma grande novidade para o próximo ano é que de junho a setembro de 2024 o Costa Fortuna será o único cruzeiro que fará as Ilhas Gregas e, simultaneamente, Istambul na mesma semana, com voos de/para Atenas todas as sextas-feiras.

Segundo Henrique Mateus, Senior Sales Manager da Costa Cruzeiros, em Portugal, “a aposta no mercado português está confirmada com o regresso aos portos nacionais e uma programação bastante completa para 2024, onde estão incluídos os cruzeiros com embarque e desembarque em Lisboa e na Madeira. Os passageiros podem desfrutar plenamente dos serviços a bordo, como restaurantes, bares, teatros, ginásios, piscinas e áreas de bem-estar e em terra, como excursões, com programas inovadores que permitem descobrir as tradições e cultura locais. Esta é uma excelente oportunidade para proporcionar aos viajantes uma vasta gama de atividades e excelência gastronómica, em muitos casos incluindo o conforto de embarcar e desembarcar num porto português”.

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Atividade negocial no turismo e viagens cai mais de 36% entre janeiro e agosto, revelam dados da GlobalData

A análise feita pela GlobalData indica que, em vez dos 756 negócios de há um ano, entre janeiro e agosto de 2023 anunciaram-se somente 482 negócios a nível mundial.

A indústria global do turismo e viagens sofreu um declínio notável na atividade de negócios durante janeiro-agosto de 2023, marcando uma diminuição anual substancial de 36,2% em comparação com o mesmo período em 2022. Este declínio abrangeu vários tipos de negócios, incluindo fusões e aquisições (F&A), capital privado e financiamento de risco, com as incertezas económicas e as tensões geopolíticas a desempenhar um papel significativo na definição desta tendência, considera a GlobalData.

Uma análise do banco de dados de negócios financeiros da consultora especializada em dados revela que foram anunciados um total de 482 negócios na indústria global de turismo e viagens, em comparação com 756 negócios anunciados durante janeiro-agosto de 2022. O volume de negócios de fusões e aquisições diminuiu 37,8%, enquanto o número de negócios de private equity e os negócios de financiamento de risco diminuíram 38,1% e 30,8% em termos homólogos, respetivamente.

Aurojyoti Bose, analista principal da GlobalData, admite que “as incertezas económicas, incluindo subidas das taxas de juro, aumento da inflação, receios de recessão iminente, juntamente com tensões geopolíticas, parecem ter deixado os investidores cautelosos, o que levou ao declínio significativo na atividade de negócios no turismo e viagens em muitos países”.

Na verdade, vários mercados importantes testemunharam um declínio de dois dígitos no volume de negócios durante janeiro-agosto de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Os EUA, o Reino Unido, a Austrália, a França, o Japão, os Países Baixos e o Canadá testemunharam o volume de negócios declínio de 47,2%, 45,3%, 20,8%, 13,6%, 62,5%, 31,3% e 33,3%, respetivamente, durante janeiro-agosto de 2023.

A Índia e a China também registaram um declínio de 6,3% e 3,3% no volume de negócios durante janeiro-agosto de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022.

Por isso, Bose conclui que, “apesar dos desafios, a capacidade de adaptação e recuperação tem sido uma marca registada da indústria do turismo e viagens, e esta resiliência, provavelmente, impulsionará um ressurgimento da atividade de negócios quando o cenário global se estabilizar”.

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Transavia regressa a taxas de ocupação pré-pandemia no pico do Verão em Portugal

No total, no pico do Verão deste ano, a Transavia transportou 672 mil passageiros provenientes de França e Países Baixos e Bélgica.

Portugal voltou a ser o principal mercado da Transavia em França no pico do Verão 2023 (julho e agosto), com um total de 425 mil passageiros transportados de/para Portugal, um aumento de 19% face a idêntico período do ano passado – respetivamente, 247 mil assentos e um aumento de 16% de/para os Países Baixos e Bélgica (Bruxelas) – sendo este último destino um dos principais impulsionadores do crescimento no tráfego de/para Portugal.

No total, foram transportados 672 mil passageiros no período entre Portugal e os dois mercados de origem da companhia low cost do Grupo Air France-KLM.

“O mercado português continua a ser um mercado estratégico e um contínuo sucesso comercial para a nossa operação, e os resultados deste verão são mais uma prova desta importância. As rotas históricas entre o Porto e Lisboa e Paris-Orly continuam no topo das preferências dos nossos clientes. Continuamos totalmente comprometidos com este mercado dinâmico e aprimorado, uma parte importante do desenvolvimento da Transavia France desde a sua fundação, e esperamos continuar a servi-lo por muito tempo.”, afirma Nicolas Hénin, Chief Commercial Officer da Transavia France.

Em França, com uma taxa de ocupação média (load factor) de quase 90% (88%), as três rotas mais populares no verão de 2023 foram Porto-Paris Orly, com 69.000 passageiros transportados, seguidas de Lisboa-Paris Orly e Faro-Paris Orly, com um total de 56.300 e 31.400 passageiros, respetivamente; com um load factor de quase 95% (94%), as rotas top3 de/para os Países Baixos foram Faro – Amesterdão (55.000), Faro – Roterdão (36.000) e Lisboa – Amesterdão (31.000).

Para responder a uma procura crescente e mais sustentável de viagens, a Transavia continua a apostar na renovação da frota. Atualmente, a subsidiária low-cost do grupo Air France-KLM tem 115 aviões, mas aguarda a chegada dos primeiros A320 para a Transavia France e dos novos A321 para a Transavia Holland, o que deve acontecer até ao final do ano.

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APG IET lança campanha de incentivos WOW para emissões GP-275

a APG IET explica que estão disponíveis duas campanhas, a WOW e a TOP WOW, com diferentes benefícios para os agentes de viagens mas com igual período de duração, entre outubro e dezembro.

A APG IET anunciou que a campanha de incentivos WOW para emissões GP-275 está de volta nos meses de outubro, novembro e dezembro, bastando que os agentes de viagens emitam bilhetes com a placa GP-275 para se habilitarem a ganhar 1% de comissão sobre todas as vendas.

Numa nota divulgada sexta-feira, 29 de setembro, a APG IET explica que estão disponíveis duas campanhas, a WOW e a TOP WOW, com diferentes benefícios para os agentes de viagens mas com igual período de duração.

A campanha WOW destina-se aos agentes de viagens que “habitualmente emitam bilhetes GP”, oferece um incentivo de 1% sobre as vendas net (vendas deduzindo reembolsos, excluindo as taxas e outros extras) e implica um mínimo de vendas de €10.000,00 por cada mês do incentivo (Vendas Net, excluindo taxas e outros extras). O pagamento ACM será em janeiro de 2024.

Já a campanha TOP WOW vai premiar os três primeiros agentes a alcançarem o objetivo WOW com uma acreditação APG para 2024, que lhes dará acesso a 10 reembolsos totais em 2024 (será atribuido um waiver code) e prioridade no help desk.

Na versão TOP WOW, o incentivo também é de 1% sobre as vendas net (vendas deduzindo reembolsos, excluindo as taxas e outros extras) e o mínimo de vendas de € 10.000,00 por cada mês do incentivo (vendas net excluindo as taxas e outros extras​), condição aplicável apenas aos três melhores agentes de Portugal. O pagamento ACM será igualmente em janeiro de 2024.

 

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Qatar Airways Holidays lança pacotes de viagem para a Expo 2023 Doha

Com início a 2 de outubro, a Qatar Airways lança diversos pacotes para quem pretenda visitar a Expo 2023 Doha. evento que pretende colocar o combate à desertificação no centro da discussão.

Com os holofotes postos em Doha como a primeira cidade do Médio Oriente e do Norte de África a acolher uma Exposição Internacional de Horticultura A1, a Qatar Airways Holidays lança pacotes de voo e hotel com acesso gratuito à Expo 2023 Doha.

A Expo 2023 Doha, que deverá atrair cerca de três milhões de visitantes de todo o mundo, terá lugar no pitoresco Parque Al Bidda, e decorrerá durante seis meses, de 2 de outubro de 2023 a 28 de março de 2024.

O evento pretende fornecer insights sobre o combate à desertificação de uma forma que promete despertar o interesse tanto dos mais jovens como dos mais velhos.

Ao escolher um pacote com tudo incluído através da Qatar Airways Holidays, os viajantes não só garantirão os seus voos e alojamento, como também terão acesso gratuito ao mundo imersivo da Expo 2023 Doha.

Assim, os pacotes incluem voos de ida e volta, alojamento em hotel e entrada de cortesia na Expo. Além disso, há a possibilidade dos membros do Privilege Club acumularem Avios e Qpoints nestes pacotes selecionados. Já os membros de países selecionados têm a flexibilidade de reservar pacotes utilizando Cash + Avios.

O CEO do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, refere que “a Expo 2023 Doha será um hub de maravilhas culturais, ambientais e tecnológicas. Como Parceiro Estratégico Oficial, a Qatar Airways está empenhada em providenciar uma experiência de viagem perfeita para os convidados internacionais, mostrando a hospitalidade caraterística do Qatar e dando as boas-vindas a todos os destinos num único hub através da Expo 2023 Doha.”

Para os viajantes que procuram uma viagem premium, a Qatar Airways Holidays oferece uma gama de pacotes que vão para além das opções standard, além de oferecer, também, pacotes de escala, dando aos viajantes a oportunidade para explorar a Expo a caminho do seu destino final. As escalas Premium e Luxury começam a partir de apenas cerca de 21 euros por pessoa e podem ser reservadas em qatarairways.com/stopover.

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Consultia Business Travel simplifica oferta Destinux

A nova oferta da Consultia Business Travel passa de seis tipos de produtos para apenas dois – Freemium e Premium – para tornar acessível a qualquer empresa melhorar a sua experiência de gestão de viagens e, ao mesmo tempo, poupar.

A Consultia Business Travel, empresa especializada na gestão integrada de viagens de negócios, acaba de simplificar a sua plataforma Destinux com dois novos planos: Freemium e Premium. Esta alteração coloca à disposição dos clientes ofertas em função do orçamento das suas viagens de negócios, surgindo esta oferta no âmbito da sua estratégia de democratização da tecnologia Destinux.

Freemium é a versão gratuita de Destinux projetada para atender às necessidades de um mercado pouco estruturado, sendo avaliado em mais de 1.000 milhões de euros em despesas de viagens de negócios apenas em Portugal.

A partir deste plano, as empresas podem aceder aos serviços básicos da Destinux sem custos de subscrição, permitindo uma gestão mais eficientes das suas viagens de negócios. O Freemium, permite, ainda, às empresas ter acesso gratuito ao módulo de reservas Destinux (não sendo necessário ter subscrição anual), por cada pedido registado é emitida uma fatura, apoio a incidências e um máximo de cinco utilizadores por registo.

Já o pacote Destinux Premium, permite que os clientes contratem uma gama de serviços a partir de 49 euros por mês, no caso de empresas com um orçamento de viagens corporativas inferior a 40 mil euros por ano. Este modelo, foi especialmente desenvolvido para as empresas que desejem automatizar a gestão de viagens corporativas sem prescindir de um atendimento humano personalizado quando necessário, que se traduz na satisfação e poupanças significativas às empresas, num mercado que vale mais de um bilião de dólares a nível mundial.

As vantagens do Destinux Premium passam pela implementação de uma política de viagens, que confere aos utilizadores maior segurança; autorizações automatizadas, fornecendo mesmo um maior controlo sobre as suas viagens; as despesas e o orçamento são atribuídos a departamentos específicos, para uma fácil organização e pagamento; elabora e  controla orçamentos, para os utilizadores terem em conta os seus gastos; calcula o retorno de investimento (ROI) das viagens, para demonstrar quais são as melhores soluções para os utilizadores; integra os dados com sistemas ERP, para gerir e planear os recursos empresariais de cada utilizador; este modelo permite digitalizar as despesas de deslocação, para reduzir a utilização de papel, tal como, oferece a compensação das emissões de carbono (CO2), sendo assim um serviço amigo do ambiente.

Além disso através do Destinux Premium é possível ter acesso a toda a informação e documentação online a qualquer momento; conciliação dos cartões, para que os utilizadores possam ter acesso a mais ofertas; oferece um suporte personalizado, para ajudar os utilizadores com todas as questões que relacionadas com as suas viagens.

O CEO da Consultia Business Travel, Carlos Martinez, salienta que o objetivo com esta evolução do produto é tornar o Destinux “acessível a todas as empresas, quer confiem a gestão das suas viagens corporativas a uma empresa especializada, quer ainda a gerem internamente”.

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São Tomé e Príncipe pode atingir recorde de fluxo turístico este ano

Segundo a direção do Turismo, em 2019, São Tomé e Príncipe registou o maior fluxo de turistas de sempre, 35 mil visitas, uma cifra que pode ser ultrapassada no ano 2023, estima Magda Lopes, diretora do Desenvolvimento Turístico.

Até junho de 2023 já atingimos 20 mil visitas. No entanto em São Tomé e Príncipe a época alta de turismo acontece no segundo semestre do ano, é o período que recebemos muito mais turistas, por isso podemos atingir esse valor histórico”, apontou a responsável, citada pelo diário digital do país, Téla Nón.

Até 2018 o turismo era responsável por 15% do PIB do país. Os dados estatísticos estão a ser atualizados, para que sejam apurados e com exatidão a contribuição do turismo para a economia.

“Enquanto o setor crescia contribuíamos com 15% para o PIB Nacional. Neste momento estamos a trabalhar com as outras instituições, como o Instituto Nacional de Estatística, a direção do serviço de migração e fronteira, o setor das finanças e outras, para apurarmos os resultados reais da contribuição do turismo”, frisou Magda Lopes citada pelo mesmo jornal.

Numa alusão ao lema do Dia Mundial do Turismo “Investimento no Turismo Verde”, assinalado recentemente, a responsável referiu que os habitantes das comunidades rurais que confinam com o Parque Natural Obô e os operadores turísticos estão a ser formados para promover o turismo sustentável e a proteção da natureza.

O Turismo Verde combina com São Tomé e Príncipe, país onde segundo a direção do turismo aumenta o número de investidores interessados em construir unidades hoteleiras tanto na orla costeira como na zona florestal.

O Banco Mundial é um dos parceiros ativos na promoção do turismo verde em São Tomé e Príncipe. Segundo a responsável, está em curso o projeto para criação de parcerias público privadas para dinamização de investimentos, sobretudo nas regiões consideradas como pontos atrativos de turismo.

Os operadores e os possíveis investidores também estão a ser orientados. “Investir sem destruir a natureza. Apostamos nas comunidades, nos guias, para evitar a poluição e a degradação ambiental”, acrescentou”, para destacar que as casas coloniais das roças que continuam a ser vandalizadas podem ser requalificadas no quadro do projeto REVIVE, que foi suspenso por causa da pandemia da Covid-19. No entanto, a diretora do Desenvolvimento Turístico de São Tomé e Príncipe revelou que “neste momento já se retomou. A direção do turismo está a trabalhar com o projeto REVIVE de Portugal para a retoma do processo”, explicou.

 

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