Edição digital
Assine já
PUB
Edição Digital

Edição Digital: TAAG, Inteligência Artificial e novos presidentes das ERT

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Lisa McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG Linhas Aéreas de Angola, sobre a “nova” vida da companhia aérea. Esta edição inclui ainda um artigo sobre a inteligência artificial na distribuição turística, outro sobre os novos presidentes das ERT e uma entrevista sobre os apoios do novobanco às empresas do setor.

Publituris
Edição Digital

Edição Digital: TAAG, Inteligência Artificial e novos presidentes das ERT

A nova edição do Publituris faz capa com uma entrevista a Lisa McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG Linhas Aéreas de Angola, sobre a “nova” vida da companhia aérea. Esta edição inclui ainda um artigo sobre a inteligência artificial na distribuição turística, outro sobre os novos presidentes das ERT e uma entrevista sobre os apoios do novobanco às empresas do setor.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Turkish Airlines fecha 2023 com recorde de 83,4 milhões de passageiros transportados
Aviação
Companhias da Norwegian Cruise Line Holdings ganham oito novos navios até 2036
Transportes
Expansão da United Hospitality Management será liderada por Greg O’Stean
Alojamento
TAP vai expandir Centro de Treino no Aeródromo Municipal de Cascais
Aviação
Sindicato pede que seja travada “imediatamente” privatização da Azores Airlines
Aviação
Escolas do Turismo de Portugal abrem candidaturas até 16 de julho
Destinos
TAP adere à plataforma NDC da APG
Aviação
Desbloquear Potencial de Revenue: Sinergia da Integração do Price Seeker e XLR8 RMS na Otimização de Receita Hoteleira
Qatar Airways chega ao Congo e aumenta voos para Luanda
Aviação
Curral das Freiras ganha teleférico com o 2.º maior vão suspenso do mundo
Destinos

A nova edição do Publituris, a primeira do mês de setembro, faz capa com uma entrevista a Lisa McNally, Chief Commercial Officer (CCO) da TAAG Linhas Aéreas de Angola.

Nesta entrevista ao Publituris, a responsável da companhia aérea angolana, que celebra o 85.º aniversário a 8 de setembro, fala sobre a reestruturação da transportadora e sobre a renovação da marca, revelando um pouco do que é a “nova” TAAG, assim como sobre o que se pode esperar do serviço, frota, rotas, clientes e, claro, da relação da companhia aérea com o mercado português.

Esta edição conta também com um artigo sobre a chegada da Inteligência Artificial (IA) à distribuição turística e o seu impacto na vida dos agentes de viagens. Apesar dos especialistas considerarem que o agente de viagens não vai “morrer”, uma vez que se soube adaptar às novas tecnologias, o certo é que a IA trouxe novos desafios a que esta classe profissional deve estar atenta.

Na secção Destinos, publicamos um artigo sobre os novos presidentes das Entidades Regionais de Turismo (ERT). Depois de um verão agitado, que assistiu à mudança de quatro dos cinco presidentes destas entidades – Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo e Ribatejo, e Algarve -, o Publituris foi conhecer melhor os novos responsáveis, bem como os seus objetivos e prioridades para as regiões que passaram a tutelar.

Destaque ainda para uma entrevista com José Gonçalves, diretor de Marketing de Empresas do novobanco, onde fomos saber que ajudas foram concedidas às empresas do setor durante a “calamidade” que foi a pandemia e que apoios continuam a existir, mesmo depois da COVID-19.

Além da opinião do Conselho Editorial no Check-in, as opiniões desta edição pertencem a Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Sílvia Dias (Head of Marketing & Sustainability da Savoy Signature), André Villa de Brito (sommelier e tour guide) e Pedro Valle Abrantes (Managing Partner da Trypor), e António Jorge Costa (presidente do IPDT).

Jorge Mangorrinha (investigador em História do Turismo) assina ainda as Histórias do Turismo, desta vez, sobre o Altis Grand Hotel.

Leia a edição aqui.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Turkish Airlines fecha 2023 com recorde de 83,4 milhões de passageiros transportados
Aviação
Companhias da Norwegian Cruise Line Holdings ganham oito novos navios até 2036
Transportes
Expansão da United Hospitality Management será liderada por Greg O’Stean
Alojamento
TAP vai expandir Centro de Treino no Aeródromo Municipal de Cascais
Aviação
Sindicato pede que seja travada “imediatamente” privatização da Azores Airlines
Aviação
Escolas do Turismo de Portugal abrem candidaturas até 16 de julho
Destinos
TAP adere à plataforma NDC da APG
Aviação
Desbloquear Potencial de Revenue: Sinergia da Integração do Price Seeker e XLR8 RMS na Otimização de Receita Hoteleira
Qatar Airways chega ao Congo e aumenta voos para Luanda
Aviação
Curral das Freiras ganha teleférico com o 2.º maior vão suspenso do mundo
Destinos
PUB
Aviação

Turkish Airlines fecha 2023 com recorde de 83,4 milhões de passageiros transportados

A Turkish Airlines fechou 2023 com 83,4 milhões de passageiros, registando aumentos de passageiros transportados tanto a nível doméstico como internacional

A Turkish Airlines fechou 2023 com um recorde de 83,4 milhões de passageiros transportados, número que traduz fortes aumentos tanto a nível doméstico como internacional, segundo um comunicado da transportadora aérea de bandeira da Turquia.

Na informação divulgada, a Turkish Airlines indica que, a nível doméstico, transportou mais de 30 milhões de passageiros, num aumento de capacidade de 23,5% face a 2022, enquanto a nível internacional foram transportados 53 milhões de passageiros, o que corresponde a um aumento de 14% e que resulta de um acréscimo de capacidade de 16% face ao ano anterior.

A Turkish Airlines destaca ainda o bom comportamento dos mercados europeus que contam com comunidades turcas residentes e onde o número de passageiros cresceu 20% em 2023.

A companhia aérea da Turquia refere ainda que, desde 2019, já realizou um aumento de 27% na capacidade oferecida a nível internacional, o que traduz uma subida muito superior à média das companhias aéreas internacionais, onde este indicador continua ainda 12% abaixo do período pré-pandemia.

“Além disso, como resultado dos investimentos do nosso país em infraestruturas de aviação, o Aeroporto de Istambul emergiu como o principal aeroporto europeu em termos de número diário de voos”, destaca ainda a Turkish Airlines, que está baseada na maior cidade da Turquia.

A Turkish Airlines lembra ainda que está também a expandir a sua frota e que tem o objetivo de chegar aos 800 aparelhos até 2033, quando a transportadora aérea assinala o seu 100.º aniversário, motivo pelo qual, em 2023, a companhia aérea aumentou o seu número de aeronaves em 12%, para 440, “apesar dos desafios globais na aquisição de aeronaves e dos estrangulamentos na sua produção”.

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Norwegian Epic e Norwegian Getaway no porto de Civitavecchia (Roma)

Transportes

Companhias da Norwegian Cruise Line Holdings ganham oito novos navios até 2036

Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises são as companhias que vão receber os novos navios, que vão ser construídos nos estaleiros italianos de Fincantieri e cuja chegada começa já em 2025.

As companhias de cruzeiros da Norwegian Cruise Line Holdings vão assistir a uma “expansão sem precedentes” das suas frotas, uma vez que vão ganhar oito novos navios até 2026, avança a publicação britânica Travel Weekly.

Norwegian Cruise Line, Oceania Cruises e Regent Seven Seas Cruises são as companhias que vão receber os novos navios, que vão ser construídos nos estaleiros italianos de Fincantieri e cuja chegada começa já em 2025.

“Este pedido estratégico de novos navios para todas as nossas três marcas proporciona a introdução constante de navios de última geração na nossa frota e solidifica o nosso crescimento a longo prazo”, afirma Harry Sommer, presidente executivo da Norwegian Cruise Line Holdings.

De acordo com a Travel Weekly, a Norwegian Cruise Line vai receber quatro novos navios de 200 mil toneladas e capacidade para transportar quase cinco mil passageiros, que devem chegar em 2030, 2032, 2034 e 2036, mas que estão ainda dependentes de financiamento.

Os novos navios, acrescenta a Travel Weekly, vão ser entregues após a chegada dos quatro novos navios da classe Prima-Plus que a Norwegian Cruise Line está a aguardar e cujas entregas vão decorrer entre 2025 e 2028.

Para a Oceania Cruises estão ainda previstos dois novos navios de 86.000 toneladas e que vão ter capacidade para transportar 1.450 passageiros, que vão chegar entre 2027 e 2029, após a entrega do último navio da classe Allura, em 2025.

A Regent Seven Seas Cruises vai receber ainda dois navios de 77 mil toneladas, cada um com capacidade para 850 passageiros e que têm entrega prevista em 2026 e em 2029.

A Travel Weekly diz que a Norwegian Cruise Line Holdings remete mais “detalhes sobre comodidades, cabines, restaurantes, entretenimento, eficiência, sustentabilidade e outros recursos dos navios” para os “próximos meses”.

Por enquanto, não se sabe quanto vão custar estes oito novos navios, mas a Norwegian Cruise Line Holdings indicou que obteve financiamento de crédito com condições favoráveis para financiar 80% do preço do contrato de cada um dos dois navios da Oceania Cruises e da Regent Seven Seas Cruises, ainda que esse financiamento esteja sujeito a certas condições.

Além da encomenda de oito novos navios, a Norwegian Cruise Line Holdings anunciou ainda a construção de um cais para vários navios na Great Stirrup Cay, a ilha privada do grupo nas Bahamas, que vai custar 150 milhões de dólares e deverá estar concluído em 2025.

“Estamos igualmente entusiasmados com a adição de um novo cais em Great Stirrup Cay para apoiar o nosso aumento de capacidade nas Caraíbas e a escala de vários navios na ilha, melhorando a experiência dos nossos hóspedes e proporcionando acesso contínuo e confiável à nossa ilha privada durante todo o ano”, acrescenta Harry Sommer.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Expansão da United Hospitality Management será liderada por Greg O’Stean

O grupo United Investments Portugal (UIP), que recentemente criou uma nova marca de gestão hoteleira, a United Hospitality Management (UHM), contratou Greg O’Stean para a direção-executiva deste novo ramo de negócio da empresa.

Antes de assumir a liderança da UHM, O’Stean desempenhou funções como Global Chief Development Officer da Aimbridge Hospitality, onde esteve envolvido na fusão da Interstate Hotels & Resorts com a Aimbridge Hospitality, em outubro de 2019. Esta fusão resultou na criação “da maior empresa de gestão de terceiros do mundo”, como referido em comunicado pela UIP.

Ao longo da carreira, O’Stean ocupou cargos em organizações como a GE Capital Real Estate, Starwood Hotels, IHG, Loews Hotels, Carlson Rezidor e Ernst & Young, somando ao currículo a experiência em aquisições, desenvolvimento, investimento, empréstimos, franchising, gestão de ativos, joint ventures e contratos de gestão de hotéis.

“Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas ao Greg, que assume agora o leme da United Hospitality Management. O Greg junta-se à UHM com um percurso impressionante, mas também com o seu profundo conhecimento da dinâmica do mercado, o que se alinha perfeitamente com o objetivo da UHM em satisfazer os nossos mercados em crescimento a nível global”, destaca Carlos Leal, presidente-executivo e membro do conselho de administração da UHM, em nota de imprensa.

Sobre a United Hospitality Management

A United Hospitality Management, apoiada pela United Investments Portugal (UIP), foi lançada oficialmente em novembro de 2023, com um foco estratégico na expansão no Médio Oriente e na Europa. Nos próximos cinco anos, a empresa espera vir a gerir mais de 100 hotéis e resorts em todo o mundo.

A empresa concentra o seu foco de atividade no desenvolvimento, operacionalização e gestão de ativos, com um portfólio que inclui hotéis e resorts de luxo, residências de marca e casas de férias, com marcas como a Luxury Collection, Sheraton, Hyatt Regency, Movenpick, Vignette Collection, Yotel e Bespoke Residences and Holiday Homes, bem como a gestão de ativos de resorts da marca Fairmont.

Leia também: United Hospitality Management: A nova marca portuguesa de gestão hoteleira

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAP vai expandir Centro de Treino no Aeródromo Municipal de Cascais

A TAP vai aumentar o número de simuladores no Centro de Treino do Aeródromo Municipal de Cascais, bem como o espaço de formação para técnicos de manutenção e tripulantes, reservando ainda espaço para vir a prestar serviços de manutenção nestas instalações.

A TAP e a Câmara Municipal de Cascais chegaram a acordo para a expansão do Centro de Treino da companhia aérea de bandeira nacional no Aeródromo Municipal de Cascais, num alargamento que vai decorrer em duas fases, avança a transportadora, em comunicado.

De acordo com a informação avançada pela TAP, numa primeira fase, o Centro de Treino vai passar a contar com mais um simulador Airbus A320, prevendo-se que, numa fase posterior, venham a ser acrescentados até mais quatro simuladores, aumentando o total para sete, o que está dependente de parcerias com entidades terceiras.

Para a TAP, esta é a oportunidade de concretizar a “ambição de criar na freguesia de São Domingos de Rana, em Cascais, um polo universitário e de formação profissional na aviação com a importante presença da Academia TAP”.

“Tanto as áreas de formação como as de Manutenção e Engenharia são áreas de grande valor acrescentado que faz sentido fazermos no país para valorizarmos as nossas pessoas. O nosso ecossistema tem oportunidade de criar novas áreas de exportação em vez de pagarmos caro serviços lá fora. Cascais entendeu perfeitamente essa oportunidade”, afirma Luís Rodrigues, presidente da TAP, citado no comunicado divulgado pela transportadora.

Já Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais, considera que esta é uma “parceria virtuosa”, que visa a “execução de um centro de excelência na aviação de nível mundial no nosso país”.

“Que essa visão se cumpra a partir de Tires, São Domingos de Rana, é reveladora dos esforços desta autarquia para levar o desenvolvimento e criar cadeias de valor e emprego qualificado em todos os pontos do concelho”, acrescenta Carlos Carreiras.

Além dos novos simuladores, o Centro de Treino da TAP vai passar a contar também com novos espaços de formação para Técnicos de Manutenção de Aeronaves e Pessoal Navegante de Cabina, sendo ainda reservado espaço para instalações onde a TAP Manutenção e Engenharia “poderá vir a desenvolver várias atividades, incluindo manutenção de motores”, assim como para a manutenção da frota Embraer 190/195 da PGA (Portugália Airlines).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Sindicato pede que seja travada “imediatamente” privatização da Azores Airlines

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) pediu ao Governo Regional dos Açores para que “pare imediatamente” a privatização da Azores Airlines, depois de o júri do concurso ter manifestado reservas sobre o único concorrente.

Publituris

Num comunicado, a estrutura sindical lembrou que “o júri constituído para avaliar o processo de privatização da Azores Airlines entregou, na passada sexta-feira (5 de abril), o relatório final sobre o processo”, tendo mantido “a sua posição já expressa no relatório preliminar”.

Ou seja, destacou, “manteve apenas um dos consórcios que concorreram” e mesmo esse “não apresenta as mínimas condições para garantir a continuidade da operação da companhia”.

O Sitava recordou também que “o presidente do júri foi ainda mais longe”, admitindo “reservas quanto à capacidade financeira do consórcio para garantir a viabilidade futura da companhia”.

O sindicato considera, assim, que “entregar a companhia a esta entidade seria um verdadeiro desastre”.

“Parece-nos, pois, óbvio que com a entrega deste relatório e principalmente com o seu resultado, este processo terá que parar imediatamente”, destacou, indicando: “a traumática experiência por que passámos deve servir de exemplo para não voltar a repetir”.

“Ao Governo Regional voltamos agora a apelar para que pare imediatamente o processo”, salientou o sindicato, defendendo que “reconhecer um erro e inverter a trajetória não fragiliza o Governo”.

O júri do concurso público da privatização da Azores Airlines manteve a decisão de aceitar apenas um concorrente no relatório final, mas admitiu reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.

“Entregámos o relatório final. Esse relatório final, no essencial, mantém o que já estava no relatório preliminar”, declarou o presidente do júri, Augusto Mateus, numa conferência de imprensa no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, na semana passada.

O júri manteve a nota que tinha sido atribuída à Newtour/MS Aviation (46,69), único concorrente admitido, e que foi contestada pelo consórcio aquando da apresentação do relatório intercalar, em outubro de 2023.

“No caderno de encargos, a positiva começa com nota de 25 e nota máxima é 100. A nota que atribuímos à proposta é 46,69. Percebe-se que 46,69 está mais próximo de 25 do que de 100. Não é uma nota muito expressiva. Chamamos à atenção para isso”, afirmou.

O caderno de encargos da privatização da Azores Airlines prevê uma alienação no “mínimo” de 51% e no “máximo” de 85% do capital social da companhia.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Escolas do Turismo de Portugal abrem candidaturas até 16 de julho

As candidaturas exclusivas para alunos nacionais e residentes na UE que queiram frequentar cursos nas Escolas do Turismo de Portugal já se encontram a decorrer e vão estar abertas até 16 de julho.

Publituris

As candidaturas exclusivas para alunos nacionais e residentes na UE que queiram frequentar cursos nas Escolas do Turismo de Portugal já se encontram a decorrer e vão estar abertas até 16 de julho, avança o Turismo de Portugal.

Numa nota divulgada no seu website, o Turismo de Portugal indica que as candidaturas encontram-se abertas para Cursos de Especialização Tecnológica (CET), de nível cinco, assim como para Cursos de Dupla Certificação on-the-job e ainda para Cursos Profissionais, de nível 4.

As candidaturas aplicam-se a estudantes que sejam cidadãos da União Europeia ou que não tenham cidadania europeia mas sejam residentes em Portugal e detentores de autorização de residência em território nacional.

O processo de candidatura decorre online e pode ser realizada aqui, através do website das próprias escolas, devendo o candidato selecionar o curso e a escola a que se pretende candidatar.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAP adere à plataforma NDC da APG

A plataforma NDC da APG permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

Publituris

A TAP aderiu à APG Platform, a plataforma NDC da APG, que permite que o conteúdo da companhia aérea de bandeira nacional passe a estar disponível para reserva para mais de 1500 agências de viagens em 120 países.

Além da emissão de bilhetes, a adesão da transportadora aérea portuguesa a esta plataforma permite também que os agentes de viagens possam “reservar, emitir, anular, reembolsar e adicionar serviços auxiliares, como malas, equipamento específico, embarque prioritário e refeições especiais, em toda a rede TAP”.

“A TAP Air Portugal está feliz com a parceria com a APG, que tem feito um trabalho pioneiro na promoção da tecnologia NDC por todo o mundo. A TAP continua a promover conteúdos NDC através deste canal e continua empenhada em melhorar as suas capacidades de retalho em benefício dos agentes de viagens”, afirma Justin Jovignot, diretor de Estratégia Comercial e Distribuição da TAP.

Já Heloise Parrain, diretora da Plataforma APG, considera que o “NDC está a mudar a distribuição das companhias aéreas, que não evoluía nos últimos 40 anos”, permitindo que as companhias aéreas  promovam o seu produto. 

A APG Platform conta, atualmente, com 30 companhias aéreas aderentes, permitindo a “emissão de bilhetes que pode ajudar os agentes de viagens a gerar receitas adicionais, alargando o seu catálogo e vendendo acessórios aéreos e não aéreos combinados”, destaca a APG Portugal, num comunicado divulgado esta segunda-feira, 8 de abril.

Esta plataforma, que é usada em 150 países, está ainda em consonância com a mais recente tecnologia XML e segue todos os padrões IATA, estando acessível para agências de viagens IATA e não IATA.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Desbloquear Potencial de Revenue: Sinergia da Integração do Price Seeker e XLR8 RMS na Otimização de Receita Hoteleira

A integração exemplar do Price Seeker e da XLR8 destaca-se pela sua inovação

Brand SHARE

A Paraty Tech, prestadora de referência de soluções inovadoras para revenue management no setor hoteleiro, tem o prazer de anunciar a integração do seu Rate Shopper, Price Seeker, com o RMS da XLR8, um poderoso Revenue Management System (RMS) desenvolvido para se tornar num Assistente Estratégico Hoteleiro, fornecendo uma solução verdadeiramente interativa para alcançar ótimos resultados de revenue. Esta colaboração estratégica marca um avanço significativo na otimização de receitas, oferecendo aos hotéis um controlo incomparável dos seus canais de distribuição e uma análise criteriosa da sua concorrência.

O Price Seeker, conhecido pela sua tecnologia avançada e perspicaz, que permite monitorizar e analisar em tempo real os preços dos concorrentes em todos os canais de distribuição, integra-se agora de forma exímia ao XLR8 RMS. Esta integração permite que os hotéis ajustem dinamicamente as estratégias de preços, capitalizem as oportunidades de revenue e mantenham uma vantagem competitiva no dinâmico mercado hoteleiro dos dias de hoje.

“Estamos muito entusiasmados por revelar a integração entre o Price Seeker e a XLR8, duas soluções que nasceram de necessidades internas, e agora permitem aos hotéis ter uma solução abrangente para melhorar as suas capacidades de revenue management, ao mesmo tempo que tornam a vida dos hoteleiros mais fácil e impulsionam os resultados”, disse Sara Evans, Growth & Partnerships Manager na XLR8.

De acordo com Cindy Johansson, Project & Sales Manager do Price Seeker, “esta integração permite que os hotéis otimizem a distribuição aumentando a automação e concentrando esforços nos canais certos, ao mesmo tempo em que obtêm informações importantes sobre as estratégias de preços dos concorrentes, gerando, ao final do dia, maior receita e lucro”.

Os principais recursos e benefícios da integração entre o Price Seeker e o XLR8 RMS incluem:

  • Canais de distribuição selecionados pelo utilizador: a nossa plataforma oferece aos utilizadores a flexibilidade de escolher canais de distribuição que se alinhem com as suas preferências e objetivos.
  • Identificar outras estratégias, como programas de fidelização ou disponibilidade do último quarto.
  • Configuração personalizada para ocupações variadas: Os clientes podem adaptar suas configurações de acordo com diversos requisitos de ocupação, garantindo uma experiência personalizada que responda a necessidades específicas.
  • Abordagens estratégicas de mercado: Os utilizadores têm a opção de selecionar e monitorar domínios específicos, permitindo-lhes controlar as estratégias de preços e otimizar o seu posicionamento no mercado.
  • Análise comparativa de paridade de tarifas, com ênfase nas OTAs: Realizamos comparações minuciosas de paridade de tarifas, focando particularmente nas agências de viagens online (OTAs), para garantir a competitividade e aumentar a presença no mercado.

A integração exemplar do Price Seeker e da XLR8 destaca-se pela sua inovação, conferindo-lhe propósito e significado, e reforçando o compromisso de ambas as empresas em fornecer soluções inovadoras aos hotéis para lidar com as complexidades do revenue management na indústria hoteleira.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
Aviação

Qatar Airways chega ao Congo e aumenta voos para Luanda

Além da capital congolesa, a nova rota da Qatar Airways segue para Luanda, aumentando de uma para quatro frequências semanais as ligações aéreas à capital angolana.

Publituris

A Qatar Airways vai abrir, a 1 de junho de 2024, uma nova rota para Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, que vai servir também para aumentar a capacidade disponibilizada pela companhia aérea de bandeira do Qatar para Luanda, capital angolana.

De acordo com a Qatar Airways, esta é a primeira vez que a transportadora aérea do Qatar abre uma rota para Kinshasa, que vai ser realizada num avião Boeing 787-8 Dreamliner, equipado com 22 lugares em Classe Executiva e 232 assentos em Classe Económica.

“Vimos marcos significativos na expansão da nossa rede em 2024 e esta última adição é particularmente especial, pois dá continuidade ao nosso objetivo estratégico de aumentar a nossa presença em África”, congratula-se Thierry Antinori, diretor Comercial da Qatar Airways.

Além da capital congolesa, a nova rota da Qatar Airways segue para Luanda, aumentando de uma para quatro frequências semanais as ligações aéreas à capital angolana.

Os voos partem de Doha, capital do Qatar, pelas 02h45 e chegam a Kinshasa às 08h10, num voos que segue para Luanda pelas 09h40, onde tem chegada prevista para as 10h55. Já a partida de Luanda decorre às 12h25 e a chegada a Doha acontece pelas 22h50.

A Qatar Airways vai também realizar a mesma rota mas com paragem primeiro em Luanda, num voo que sai de Doha pelas 09h20 e chega a Luanda às 15h40, de onde volta a sair pelas 17h10 para chegar a Kinshasa às 18h25. No regresso, a partida de Kinshasa acontece às 19h55 e a chegada a Doha está prevista para as 05:45+1, sempre em horários locais.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Curral das Freiras ganha teleférico com o 2.º maior vão suspenso do mundo

O novo teleférico de Curral das Freiras, que oferece 3070 metros de percurso e um desnível de 230 metros, vai contar com o segundo maior vão suspenso do mundo, num investimento 100% privado, que chega aos 47 milhões de euros.

Publituris

O Curral das Freiras, no concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, vai ganhar uma nova atração turística, uma vez que está a assistir à construção de um teleférico que vai contar com o segundo maior vão suspenso do mundo, num investimento 100% privado, que chega aos 47 milhões de euros.

“Este projeto inédito e pioneiro é estruturante para o turismo da Madeira e, em particular, para o desenvolvimento do Curral das Freiras, devido ao impacto direto na criação de emprego e no comércio local”, afirma Nuno Freiras, CEO do Madeira SkyPark Adventure.

Este teleférico, que vai contar com 3070 metros de percurso e um desnível de 230 metros, vai trazer benefícios económicos à Madeira superiores a “400 milhões de euros”, fruto do pagamento das rendas da concessão, assim como a receita fiscal, estima Nuno Freiras.

Devido ao projeto do teleférico, a Madeira SkyPark Adventure vai criar, logo à partida, 40 postos de trabalho diretos, além dos muitos indiretos, num projeto que assume um forte compromisso com a comunidade local, uma vez que vai “promover a cultura e o património locais e desenvolver as infraestruturas do ponto de vista da água e energia, com o reforço da capacidade na respetiva zona”.

“Do ponto de vista ambiental, todo o projeto será desenvolvido segundo as melhores práticas e políticas internacionais de ESG (ambiente, social e governance), nomeadamente as definidas pelo Banco Mundial, estando enquadrado por um estudo de impacto ambiental, que esteve em consulta pública e que concluiu não haver impactos associados”, refere o Madeira SkyPark Adventure, no comunicado divulgado esta segunda-feira, 8 de abril. 

O projeto envolve a colocação de dois teleféricos em Curral das Freiras, ambos com duas cabinas em sistema de vai-vem, um dos quais ligando o centro do Curral das Freiras ao Miradouros do Paredão, num percurso de 1012 metros de comprimento e um desnível de 789 metros, enquanto o outro teleférico vai ligar o Miradouro do Paredão à Boca da Corrida, numa distância de 3070 metros e um desnível de 230 metros. No primeiro teleférico, as cabines vão ter capacidade para transportar 15 pessoas, enquanto no segundo podem transportar até 50 pessoas.

O teleférico que vai ligar o Miradouro do Paredão à Boca da Corrida é o que vai contar com “o segundo maior vão suspenso do mundo, só superado pelo teleférico de Zugspitz na Alemanha, construído pela Doppelmayr, que é também a empresa responsável pela execução do projecto dos teleféricos do Curral das Freiras”.

Além dos dois teleféricos, o projeto contempla ainda um Centro de Interpretação da Natureza, que vai ser implementado em parceria com a Secretaria regional da Agricultura e Ambiente da Madeira, bem como um Parque Aventura para atividades radicais, complementado com um Zip Line (slide), num percurso de 2300 metros até ao Curral das Freiras, que será “o mais longo da Europa e o segundo mais longo do mundo, apenas superado pelo existente nos Emirados”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.