Costa Cruzeiros lança tour anti-máfia em Palermo
O novo tour da Costa Cruzeiros está disponível para os passageiros do Costa Smeralda todas as quintas-feiras e visita o centro histórico de Palermo, com destaque para locais associados à luta contra a máfia.
Publituris
3 milhões de hóspedes e 7,6 milhões de dormidas geram 644 milhões de euros de proveitos totais no turismo, em outubro
MSC Cruzeiros promove itinerários de verão de 2025 e destaca cruzeiros portugueses
TAP é a Melhor Companhia Aérea na Europa para os leitores da Global Traveler
17% dos portugueses vão viajar para o estrangeiro no Réveillon e maioria escolhe destinos na Europa
IAG participa no aumento de capital da Air Europa com 16 milhões de euros
TTS lança Certificação TTS Corporate Exclusiva para agências em Portugal
Brasil recebeu até novembro mais turistas estrangeiros do que em 2023
Aeroporto de Congonhas começa a receber obras de modernização
CP retoma Comboio Histórico do Douro a Vapor durante o Natal
TUI supera os 23 MM€ em receitas e aponta para crescimento até 10% para 2025
A Costa Cruzeiros lançou um novo tour em Palermo, Itália, que visa promover o turismo ético e responsável e que consiste num passeio a pé pelos locais de resistência cívica anti-máfia e de luta contra o crime organizado, promovido pela Addiopizzo Travel.
De acordo com a companhia de cruzeiros, este novo tour está disponível todas as quintas-feiras para os passageiros do navio Costa Smeralda e visita o centro histórico de Palermo.
“O passeio, designado “Palermo No Mafia Tour”, é organizado pela Addiopizzo Travel, uma cooperativa social e operadora turística criada pelo movimento Addiopizzo, que oferece turismo ético para dizer não à Máfia”, explica a Costa Cruzeiros, em comunicado.
Segundo a Costa Cruzeiros, depois de recebidos no porto, os passageiros do Costa Smeralda iniciam o passeio a partir do Teatro Massimo, local que está ligado ao filme “O Padrinho”, seguindo para o Muro da Legalidade, um mural com mais de 60 metros de altura no qual estão representados os rostos daqueles que caíram na luta contra a Máfia, mas também personalidades da literatura e da cultura siciliana que “sempre estiveram na linha da frente na luta pela legalidade”.
O passeio continua em direção à Piazza Beati Paoli, para focar a ligação entre a seita do romance I Beati Paoli, de Luigi Natoli, e Cosa Nostra, passando pelo famoso Mercato del Capo e pela Piazza della Memoria, onde se encontra um monumento dedicado aos magistrados mortos pela Máfia nas traseiras do Tribunal.
A Catedral de Palermo é a paragem seguinte, onde é abordada a questão das relações entre a Máfia e a Igreja e o compromisso anti-máfia dos mártires, terminando o tour na Câmara Municipal da cidade, que durante muitos anos foi o símbolo da união entre a máfia e a política.
O tour inclui ainda a paragem numa das empresas que exibem o logotipo da campanha “Pago chi non paga”, que declararam publicamente que não querem mais pagar à máfia pela sua proteção.
A Costa Cruzeiros explica ainda que a Comissão Addiopizzo é um movimento anti-máfia fundado em 2004 por um grupo de jovens em torno do lema: “uma cidade inteira que paga “pizzo” é uma cidade sem dignidade”.
Recorde-se que o Costa Smeralda é um navio de última geração, que é movido a gás natural liquefeito (GNL), a tecnologia mais avançada atualmente disponível na indústria marítima para reduzir as emissões.
Até 14 de março de 2024, navio vai fazer escala em Palermo todas as quintas-feiras
no âmbito de um itinerário de uma semana no Mediterrâneo Ocidental que inclui Civitavecchia, Savona, Marselha, Barcelona e Palma de Maiorca.
A partir de 23 de março de 2024 e até ao final do ano, o navio será substituído pelo Costa Toscana, navio irmão do Costa Smeralda, que fará escala em Palermo
todas as semanas.