Nos últimos anos, Portugal tem-se posicionado entre os cinco principais mercados emissores para o Piauí, conjuntamente com os EUA, Alemanha, Suíça e Reino Unido, segundo a Embratur. Os dados contabilizados pelo Piauí dão contam que 35 mil portugueses visitam todos os anos aquele estado nordestino do Brasil, mas quer muito mais, e o objetivo do Sebrae /PI é fomentar o desenvolvimento sustentável deste fluxo turístico.

Foi por isso que o Piauí veio mostrar-se em Lisboa porque, com todas as suas mais diversas atrações, quer mais turistas portugueses, entendendo que, mesmo não havendo ligações diretas de Portugal, é fácil aceder ao estado via Fortaleza (Ceará) ou Maranhão, com uma comitiva de 15 empresários e serviços do estado brasileiro para “conquistar visitantes portugueses para um destino singular na cultura e gastronomia”, disse a diretora da Unidade Regional Parnaíba do Sebrae.
Conhecido pela sua diversidade cultural, beleza natural e calor humano, o Piauí oferece turismo de sol e praia, de natureza e cultural, complementado pelas suas tradições únicas, paisagens e experiências inesquecíveis, segundo Isabela Carneiro, em declarações aos jornalistas.

Conjuntamente com o Maranhão e o Ceará, o estado do Piauí integra a conhecida Rota das Emoções, na qual se destacam as atrações Delta do Parnaíba, Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.
A cultura do Piauí é reveladora de uma forte influência indígena, africana e portuguesa, que resulta numa herança cultural única. Na gastronomia do estado, destacam-se pratos à base de carne de sol e peixes dos rios, como a famosa “Carne de Sol com Macaxeira”, mas também pratos à base de peixes e frutos do mar, como as caldeiradas de camarão e torta de caranguejo.

O diversificado artesanato é também um dos cartões de visita do Piauí, desde as rendas finas dos municípios de Buruti dos Montes e Luzilândia, às opalas de Pedro II da cidade com o mesmo nome. Os cestos de palha de carnaúba, a cerâmica ou as artes em couro enriquecem a oferta artesanal do destino.
Um passeio no Delta do Parnaíba, o único delta em mar aberto das Américas, a cidade de Ilha Grande, as praias de Luís Correia com os mais diversos desportos náuticos, a antiga vila de pescadores em Barra Grande, os tons cristalinos das águas da praia da Barrinha são alguns dos muitos atrativos que o turista pode desfrutar no Piauí.

No Piauí, encontra-se também o maior complexo de sítios arqueológicos das Américas: o Parque Nacional da Serra da Capivara. Declarado em 1991 como Património Cultural da Humanidade pela UNESCO, a sua herança remonta aos tempos pré-históricos com pinturas e gravuras rupestres, sítios funerários e arqueo-palentológicos, entre outros. A riqueza ambiental da Serra de Capivara é outra das atrações de salientar, com uma das últimas áreas semi-árido possuidoras de uma enorme diversidade biológica. Na região, encontra-se também uma das renomadas unidades artesanais do Brasil: a Cerâmica Serra da Capivara, conhecidas por utilizar argilas selecionadas do semi-árido piauiense.
Esta iniciativa, organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Piauí com co-realização do Governo do Estado do Piauí e Investe Piauí, e com participação de 15 empresários piauienses, teve como objetivo dar a conhecer as mais-valias do destino turístico ao trade português, posicionando-se como uma escolha atrativa para os turistas portugueses. A promoção do destino esteve a cargo da Visit Brazil Travel Association (VBRATA).

Este Showcase pretendeu impulsionar o desenvolvimento económico e turístico do Piauí, através de ações de promoção e parcerias estratégicas que fortaleçam o intercâmbio de relações comerciais, o conhecimento e os laços culturais entre o Piauí e Portugal, explorando as oportunidades de negócios e tornar o destino mais atrativo para o mercado português para além do intercâmbio e sinergias ao nível das boas práticas implementadas em Portugal.
A ação em Lisboa foi complementada com dois cookings shows com os Chefs Marcio Leandro Ricci e Daniela Lima Castello Branco no Time Out Market para degustar o melhor da gastronomia piauiense e ainda reuniões institucionais.
Para o presidente da Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Glauco Fuzinatto “o nosso foco é em cima de Piauí como destino turístico, cultural e de negócios em Portugal. Nós selecionamos todos os anos um destino turístico brasileiro específico para ser um destino específico em Portugal. O ano passado foi dedicado a Minas Gerais e em 2023/2024 selecionamos o estado do Piauí, um estado bastante interessante e com diversidade enorme de aventura, cultura, praias, sol. E estamos a apostar que o Piauí vai ser um dos destinos de destaque em vários mercados” para realçar que “este é um destino verdadeiramente especial, repleto de oportunidades de exploração e descobertas. Queremos que os portugueses se apaixonem pelo Piauí tanto quanto nós”.
Glauco Fuzinatto referiu aos jornalistas que a VBRATA pretende continuar a trazer sempre mais e novidades ao mercado português, novos produtos e estar em contacto com os agentes de viagens”, destacando que “um dos nossos objetivos é trazer ao trade turístico novos produtos, novos destinos, novos segmentos, apostando agora em experiências. E não há nenhum lugar melhor hoje em dia para ter uma maravilhosa experiência do que o estado do Piauí”.

“Bora ali, no Piauí” é mote de campanha
O Governo do Estado está a desenvolver a campanha “Bora ali, no Piauí?”, que visa dar visibilidade aos principais atrativos turísticos do estado junto à União Europeia, especialmente em Portugal. A ação envolve a parceria do Governo do Estado com o Sebrae no Piauí e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
A campanha é voltada para o público europeu e pode ser também acompanhada através do Instagram @vbrataeu, aonde é possível conhecer o Piauí como um verdadeiro paraíso de oportunidades – especialmente devido aos seus atrativos turísticos e culturais.
A ação da campanha integra um conjunto de atividades que estão a ser implementadas no âmbito do projeto Showcase Piauí. Em Lisboa, o que teve lugar, nos dias 22 e 23 deste mês, teve como metas a realização de missões empresariais, seminário de turismo e de divulgação das potencialidades do Piauí, rodadas de negócios, além de degustação dos pratos típicos piauiense associados à culinária portuguesa.
“Um dos aspetos mais acentuados deste projeto é a promoção do produto turístico piauiense junto a esse importante público ávido por desbravar praia e sol, natureza e cultura, itens nos quais o nosso estado já se posiciona com amplo valor no cenário do turismo brasileiro e mundial”, assinala o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio César Filho.
O diretor aponta, ainda, que “navegar” na indústria do turismo, que é altamente competitiva e em constante mudança, não é uma tarefa simples”, por isso, o Piauí precisa de se destacar, numa multidão em constante expansão, para ter sucesso. Assim, “uma publicidade turística eficaz é essencial para que se alcance os objetivos do desenvolvimento pela via do turismo, beneficiando inúmeros pequenos negócios que atuam nesse segmento”.
“Não se faz necessário apenas criar campanhas publicitárias cativantes e mensagens impactantes para envolver potenciais clientes, mas também garantir que essas campanhas alcancem o público certo”, concluiu Júlio Cesar Filho.
O Publituris falará mais sobre o destino turístico Piauí numa das suas próximas edições