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Revive: Candidaturas à Casa das Fardas (Estremoz) abertas até 19 de outubro

Com uma concessão válida por 50 anos, as candidaturas à Casa das Fardas”, em Estremoz, estão abertas até 19 de outubro.

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Com uma concessão válida por 50 anos, as candidaturas à Casa das Fardas”, em Estremoz, estão abertas até 19 de outubro.

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No âmbito do plano Revive, estão abertas as candidaturas à Casa das Fardas, localizada em Estremoz, tendo o anúncio do concurso público para a concessão de exploração do imóvel sido enviado, em 21 de junho de 2023, para publicação em Diário da República.

A concessão, por 50 anos, tem em vista a realização de infraestruturas, e posterior exploração para fins turísticos como estabelecimento hoteleiro, alojamento local, ou outro projeto com vocação turística, nos termos da legislação em vigor, lê-se no site do Turismo de Portugal.

Com uma área total de construção de 2.391 m2, a renda mínima anual indicada é de 3.581,40 euros.

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Transportes

Delta Air Lines é a companhia aérea mais pontual em outubro

No mês de outubro, a Delta Air Lines ultrapassou a Avianca como companhia aérea mais pontual no mundo, segundo as estatísticas da Cirium.

A Delta Air Lines conquistou o primeiro lugar ocupado pela SA Avianca no mês de outubro, com uma pontualidade de 90,84%, contra os 88,78% da Avianca. EM terceiro lugar surge a Qatar Airways, com uma pontualidade de 87,56%.

O Top 10 é ainda composto pela United Airlines (86,31%), Aeromexico (86,08%), American Airlines (85,53%), ANA (85,08%), Saudia (84,49%), Iberia (84,43%) e JAL (83,88%).

Na Europa, o ranking é liderado pela Norwegian Air Shuttle, com uma pontualidade de 86,10%, seguida pela Iberia Express (85,69%) e Austrian (85,57%).

Já nas companhias lowcost, a liderança pertence Safair, com uma pontualidade de 90,81%, seguida da Jetstar Japan (86,94%) e da já mencionada Norwegian Air Shuttle.

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Destinos

Europeus realizaram mais de mil milhões de viagens em 2022

De acordo com os dados do Eurostat, as viagens de lazer realizadas pelos residentes na UE registaram uma forte recuperação. As viagens de negócios, contudo, continuam numa recuperação mais lenta.

Em 2022, os residentes da União Europeia (UE) realizaram 1,08 mil milhões de viagens turísticas com pelo menos uma dormida, indicando um aumento de 23% (+202 milhões) em comparação com 2021, o mesmo aumento percentual também registado entre 2020 e 2021.

Segundo os dados do Eurostat, no total, a maior parte das viagens em 2022 (976 milhões, representando 91% do total) foram realizadas por motivos pessoais e os restantes 100 milhões foram viagens profissionais. Ambos os setores cresceram em relação ao ano anterior: +43% em viagens de negócios (+30 milhões) e +21% em viagens por motivos pessoais (+171 milhões). No entanto, em comparação com 2019, ano anterior à pandemia de COVID-19, a recuperação foi mais rápida nas viagens pessoais (-4%) do que nas viagens de negócios (-20%).

Comparativamente a 2013, as viagens por motivos pessoais aumentaram 6% (+55 milhões), enquanto as viagens por motivos profissionais diminuíram 15% (-18 milhões).

Em termos de gastos, os residentes da UE gastaram, em média, 87 euros por noite com pelo menos uma dormida em 2022, o que representa um aumento de 30% em comparação com 2021, quando gastaram em média 67 euros. O valor de 2022 é também 4% superior ao de 2019, antes da pandemia COVID-19 (média de 84€ por noite) e 31% superior ao de 2013 (66€).

No que diz respeito a Portugal, o Eurostat indica gastos de 56,7 euros por noite com pelo menos uma estadia, em 2022.

Em 2022, por noite, os turistas do Luxemburgo gastaram mais (175€), seguidos pelos turistas austríacos (154€) e pelos turistas da Estónia (128€), enquanto os residentes da Polónia (44€), Grécia (45€) e Chéquia (46€) foram os que gastaram menos de 50 euros.

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Análise

FMI destaca importância do turismo para a economia mundial

O turismo foi mais uma vez identificado como um motor-chave da recuperação económica e do crescimento num novo relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com os dados da OMT a apontarem para um regresso a 95% do número de turistas pré-pandemia até ao final do ano, no melhor cenário, o relatório do FMI descreve o impacto positivo que a rápida recuperação do setor terá em certas economias em todo o mundo.

De acordo com o World Economic Outlook (WEO), estima-se que a economia global cresça 3,0% em 2023 e 2,9% em 2024. Embora este valor seja superior às previsões anteriores, está abaixo da taxa de crescimento de 3,5% registada em 2022, apontando para os impactos contínuos da pandemia e da invasão russa da Ucrânia, bem como a crise do custo de vida.

O relatório WEO analisa o crescimento económico em todas as regiões do mundo, ligando o desempenho a setores-chave, incluindo o turismo. Em particular, as economias dependentes dos setores de viagens e turismo mostram uma forte resiliência económica e níveis robustos de atividade económica.

Mais especificamente, os países onde o turismo representa uma percentagem elevada do PIB registaram uma recuperação mais rápida dos efeitos da pandemia em comparação com economias onde o turismo não é um setor significativo.

Como observa o prefácio do relatório, a forte procura de serviços alimentou as economias orientadas para os serviços – incluindo grandes destinos turísticos como França e Espanha.

As últimas estimativas do FMI foram divulgadas depois da OMT ter anunciado a sua última análise das perspectivas do turismo global e regional. Enquanto se aguarda a divulgação do Barómetro Mundial do Turismo de novembro de 2023, o turismo internacional está no bom caminho para atingir entre 80% e 95% dos níveis pré-pandemia em 2023, diz a FMI.

As perspectivas para setembro-dezembro de 2023 apontam para uma recuperação contínua, impulsionada pela procura ainda reprimida e pelo aumento da conetividade aérea, especialmente na Ásia e no Pacífico, onde a recuperação ainda é moderada.

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Transportes

Virgin Voyages inicia vendas em Portugal através da Mundomar Cruzeiros

A próxima fase do projeto global de expansão da Virgin Voyages traz a companhia até ao mercado português através da Mundomar Cruzeiros.

A Virgin Voyages assinou um acordo de intenções vinculativo com a Mundomar Cruzeiros, segundo o qual a Mundomar Cruzeiros atuará como o seu agente de vendas exclusivo para Espanha e Portugal, a fim de liderar as atividades de vendas e marketing da companhia de cruzeiros nestes dois países.

A presença da Mundomar Cruzeiros no setor permitirá a distribuição imediata dos produtos da Virgin Voyages diretamente aos consumidores e agências. No âmbito deste acordo, a partir de 20 de novembro de 2023, a Mundomar Cruzeiros facilitará as vendas da companhia marítima através do seu Sistema de Reservas Online, que inclui o sistema B2B utilizado pelas Agências de Viagens, até à possibilidade de integração direta via XML ou a utilização da marca branca B2B2C nos sites das Agências de Viagens.

Este acordo de intenções vinculativo com a Mundomar Cruzeiros insere-se na próxima fase do projeto global de expansão da Virgin Voyages em Espanha e Portugal. Com o primeiro navio da linha, Scarlet Lady, partindo de Barcelona entre maio e outubro de 2024, os residentes espanhóis e portugueses poderão navegar a bordo do navio da Virgin Voyages.

Scarlet Lady oferecerá dois itinerários no próximo verão, o ‘Irresistible Med’ e as ‘French Daze & Ibiza Nights’, visitando algumas das joias costeiras da região, numa “experiência de cruzeiro reinventada e pensada exclusivamente para adultos”, refere a Mundomar Cruzeiros.

“Recentemente introduzimos novos portos na Europa para 2024 e, como parte da nossa expansão internacional, temos o prazer de lançar a Virgin Voyages em Espanha e Portugal. Com um navio em Barcelona como porto base, estes mercados de origem têm um incrível potencial inexplorado”, refere Nirmal Saverimuttu, CEO da Virgin Voyages. “Confiamos na Mundomar Cruzeiros para representar a marca Virgin Voyages e mostrar aos residentes espanhóis e portugueses porque viajar connosco é tão épico”.

“Estamos diante de uma forma de viajar nunca vista antes… é única. Basta sentir-se aventureiro e jovem de coração para desfrutar de uma viagem repleta de sensações gastronómicas, diversão e entretenimento. Estamos a falar de um novo luxo; um luxo informal, personalizado e alegre, num ambiente de diversão social”, frisa, por sua vez, Agustín Quesada, diretor-geral da Mundomar Cruzeiros.

Scarlet Lady fará mais de 25 viagens de ida e volta a sair de Barcelona entre maio e outubro de 2024, e irá parar em diversos destinos no Mediterrâneo Ocidental. Cada viagem também oferece uma escala noturna em Ibiza, onde os passageiros poderão absorver a cultura e a vida local. O segundo navio da linha, Valiant Lady, ficará a fazer cruzeiros nas Caraíbas o ano todo. Os passageiros podem embarcar em Miami ou San Juan para viagens de diferentes durações, com a maioria a parar no exclusivo Beach Club da Virgin Voyages em Bimini.

Finalmente, o mais novo navio da linha, a Resilient Lady, fará viagens de ida e volta de Atenas de maio a julho, oferece viagens de sete noites ao redor do Adriático ou das ilhas gregas. Em agosto, o navio irá para Portsmouth para oferecer uma série de cruzeiros curtos para lugares como Amsterdão e Zeebrugge (Bruges).

De referir que a Virgin Voyages estreou-se em 2021 e tem vindo a conquistar vários prémios internacionais. Só em 2023, a linha acumulou mais de 35 prémios, incluindo reconhecimento pela melhor experiência geral, bem como pela melhor gastronomia, cabines, atendimento ao passageiro e melhor custo-benefício.

 

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Bestravel abre nova agência em Belas

O grupo de agências de viagens Bestravel tem, deste sexta-feira, uma nova unidade no distrito de Sintra, localizada em Belas. A nova loja enquadra-se na estratégia de expansão da rede.

A Bestravel, considerada a maior rede de agências de viagens em regime franchising conta, assim, com mais uma loja estrategicamente instalada na zona da Grande Lisboa, dirigida por Cristina Valente.

Para Ricardo Teles, diretor operacional da Bestravel, “trata-se de mais um reforço da marca na zona da Grande Lisboa e numa região periférica de Sintra que é de extrema importância”, realçando que é “mais um passo forte de implementação e reconhecimento da nossa marca, especialmente num ano que festejamos o nosso 20º aniversário e fomos reconhecidos como marca nº.1 Escolha do Consumidor.”

 

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Destinos

Comunidade Valenciana não vai avançar com cobrança de taxa turística

O governo da comunidade valenciana (Espanha) aprovou, sexta-feira, a revogação da taxa turística, medida que entraria em vigor a partir de dezembro deste ano, e que, imediatamente, foi celebrada pelo setor do turismo local.

O imposto, autorizado por Les Corts Valencianes em 24 de novembro de 2022 e que entraria em vigor a partir de dezembro de 2023 já estava condenado a desaparecer antes da sua aplicação, pois a nova presidência regional anunciou a sua revogação.

A Lei 7/2022, sobre medidas fiscais para promover o turismo sustentável estabelecia que a taxa turística valenciana oscilaria entre 0,5 e 2 euros por dia nas estadias turísticas e deveria ser aplicada a quem reserva em hotéis, blocos e complexos de apartamentos turísticos, casas para utilização turística, parques de campismo, zonas de trânsito noturno para autocaravanas, alojamentos de turismo rural e pousadas turísticas.

No final de setembro, a ministra da Inovação, Indústria, Comércio e Turismo da Comunidade, Nuria Montes, anunciava que a revogação da taxa turística seria uma das primeiras medidas do seu departamento, ao apresentar os seus projetos para esta legislatura em Les Corts.

Por fim, o atual governo eliminou o que considerava uma “barreira” para os turistas nacionais, internacionais e residentes e que, na sua opinião, tornou o setor menos competitivo, segundo noticiou a Hosteltur.

O presidente da Comunidade Valenciana, Carlos Mazón, perante representantes de associações do setor, voltou a “dar as boas-vindas” aos visitantes, após a eliminação do imposto, e destacou a unidade, convivência e encontro que tem existido sobre esta questão entre os setores público e privado valenciano face a “muros e impedimentos”.

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Destinos

“Cá no Minho” mostra experiências turísticas inovadoras

As experiências turísticas inovadoras dos 24 municípios do consórcio Minho IN – CIM do Ave, Cávado e Alto Minho, estão reunidas num único website de promoção dominado ‘Cá no Minho’.

A nova plataforma, que já pode ser consultada em www.canominho.projetosipdt.pt, tem como objetivo ser uma montra de experiências inovadoras nos 24 municípios da região, e pretende ser um veículo de promoção do Minho enquanto destino turístico.

A plataforma de experiências turísticas do Minho leva as pessoas por uma “viagem” à natureza, gastronomia, artesanato e aventuras radicais.

Para que este instrumento seja uma ferramenta útil de promoção do destino turístico Minho, as experiências foram segmentadas em seis grandes áreas de interesse – Saboreie, Crie, Relaxe, Desafie-se, Palmilhe e Apaixone-se.

Foram desafiados os municípios a criar experiências diferenciadoras testadas em cada um, permitindo a quem visita a região aceder a essas experiências com mais facilidade, e dessa forma promover o território, num projeto montado para demonstrar que no Minho há uma imensidão de propostas turísticas para os visitantes, conforme foi apontado na sessão de apresentação.

 

 

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Destinos

CNC e ERT-RL colaboram no desenvolvimento do “Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo”

A presidente do Centro Nacional de Cultura (CNC), Maria Calado, e a presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), Carla Salsinha, acabam de assinar um protocolo que visa a sua mútua colaboração tendo em vista o desenvolvimento do projeto Caminhos de Fátima – Caminho do Tejo.

O objetivo deste protocolo é promover uma maior fruição do referido itinerário cultural por parte de turistas, visitantes e peregrinos, na área geográfica da Região de Lisboa, nomeadamente nos territórios dos municípios de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira.

Através do protocolo ora firmado, o Centro Nacional de Cultura assume o compromisso de desenvolver e implementar até ao final do presente ano, alguns produtos, que passam, nomeadamente, pela criação de uma aplicação (APP) para dispositivos móveis, bilingue, a ser disponibilizada gratuitamente na App Store e Google Play. A aplicação terá toda a informação que os caminhantes e peregrinos precisam para realizarem o Caminho do Tejo, conectarem-se com a essência dos lugares e vivenciarem a cultura e a beleza do território de forma autónoma e segura.

A reorganização do website www.caminhosdefatima.org em nova plataforma e otimização da estrutura, da arquitetura de informação, usabilidade e cumprimento das regras de acessibilidade web, de modo a atualizar e valorizar o Caminho do Tejo e sua cartografia, bem como a criação de roteiro no formato PDF, em três línguas (português, inglês e espanhol), a disponibilizar nos websites caminhosdefatima.org e pathsoffaith.com, para download, impressão e/ou leitura, será outras das ações a desenvolver.

A CNC vai providenciar ainda a produção de materiais promocionais do Caminho do Tejo, nomeadamente folheto informativo, marcador de livros e postal, com conteúdo em braille, bem como da Credencial do Peregrino dos Caminhos de Fátima, a ser distribuída em alguns dos principais pontos de relação com os Caminhos de Fátima.

Refira-se que os “Caminhos de Fátima são uma rede de itinerários religiosos e culturais que partem de diferentes locais e terminam no Santuário de Fátima. Proporcionam a quem os percorre uma verdadeira espiritualidade, em ligação com a natureza e as vivências religiosas e culturais.

Têm por finalidade criar condições seguras e aprazíveis para peregrinos e caminhantes que se dirigem ao Santuário de Fátima, evitando as estradas com grande circulação automóvel em favor de caminhos de terra e de pequenas estradas rurais com pouca circulação. Percorrem territórios variados, com grande interesse cultural e paisagístico, e articulam-se com outros itinerários de âmbito nacional e internacional.

Desenvolvidos pelo Centro Nacional de Cultura (entidade titular do projeto e proprietária da respetiva marca), estes Caminhos são implementados em parceria com múltiplas instituições – autarquias, Turismo de Portugal, associações, organismos públicos e entidades civis e religiosas – e em articulação com o Santuário de Fátima.

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CTP congratula-se com decisão de Marcelo que permite aprovação e entrada em vigor do OE 2024

A CTP manifesta o respeito pelas decisões apresentadas pelo Presidente da República, destacando o facto de o calendário apresentado permitir a aprovação e a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2024, bem como a prossecução do calendário do Programa de Recuperação e Resiliência.

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Numa breve nota de imprensa divulgada sexta-feira, a Confederação do Turismo de Portugal (CTP) manifesta o respeito pelas decisões apresentadas pelo Presidente da República, destacando o facto de o calendário apresentado permitir a aprovação e a entrada em vigor do Orçamento do Estado (OE) para 2024 e a prossecução do calendário do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

A CTP sublinha que, sem a aprovação do OE2024, “o país teria de viver um largo período numa gestão por duodécimos na atual conjuntura inflacionista, pelo que seria ainda mais difícil a vida para as empresas e para os portugueses, no âmbito de uma situação internacional e nacional de grande incerteza e tendo em conta que os indicadores económicos vão apontando para uma possível fase de recessão da economia”.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou na quinta-feira que, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, optou pela dissolução da Assembleia da República em dezembro e pela marcação de eleições em 10 de março de 2024, possibilitando assim a aprovação global final, este mês, da proposta de Orçamento de Estado 2024.

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Cimeira Mundial de Associações das Agências de Viagens pôs foco nas relações com companhias aéreas

A 7º Cimeira Mundial das Associações de Agências de Viagens, que reuniu, em Granada, quase 200 profissionais do setor dos cinco continentes, colocou foco nas relações com a IATA e as companhias aéreas, mas centrou também os debates na sustentabilidade, novas tendências e nos hábitos de consumo, bem como a inovação e tecnologia no setor das viagens (IA, segurança e legislação).

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A 7ª Cimeira Mundial das Associações de Agências de Viagens, organizada pela Confederação Espanhola de Agências de Viagens (CEAV), terminou esta sexta-feira em Granada e contou com a participação de quase 200 profissionais do setor. A APAVT esteve presente por uma delegação liderada pelo seu presidente, Pedro Costa Ferreira.

No último dia do encontro, que começou quarta-feira, dia 8, foi discutida a relação entre agências de viagens e companhias aéreas. Otto de Vries, CEO da ASATA (África do Sul), destacou a tensão entre os dois setores nos últimos dois anos e a necessidade de chegar a um acordo e olhar para o futuro considerando as oportunidades e não os obstáculos. Andrew Bowman, presidente da WTAAA – Aliança Mundial de Associações de Agentes de Viagens, concordou com a necessidade de trabalho conjunto “para ver o que os nossos parceiros comuns precisam”.

Por sua vez, Guillermo Correa Sanfuentes, presidente da FOLATUR – Fórum Latinoamericano de Turismo lembrou que a contribuição das agências para as companhias aéreas é “gigantesca” e muitas vezes “não é valorizada”.

No entanto, Maria Jesús López Solás, Chief Commercial, Network & Alliances Officer da Iberia acentuou que metade do que a companhia aérea vende neste momento é “graças às agências de viagens”, que descreveu como “parceiros estratégicos”, tendo concordado com a necessidade de desenvolver um bom relacionamento para o futuro.

O painel, no qual também participaram Juan Antonio Rodríguez, Diretor de Operações do FDS da IATA e Guillaume Teissonniére, Conselheiro Geral e Secretário de Empresa da ODIGEO, discutiu os sistemas de distribuição NDC. Teissonniére reconheceu a relutância das agências de viagens em mudar para este sistema porque “não temos incentivos”, enquanto Rodríguez defendeu “pegar o touro pelos chifres e fazer parte da transformação dos pagamentos para que seja “benéfico para todos”.

Depois das intervenções na sessão inaugural, nomeadamente, de Carlos Garrido, presidente do CEAV, o primeiro dia dos trabalhos contou com um debate, no qual Juan Antonio Gómez García, Head of Marketing Intelligence da Forward Keys, analisou o comportamento dos mercados globais, destacando a resiliência da indústria do turismo e a recuperação, que “continua apesar das incertezas”.

Noutra sessão, Frank Oostdam, presidente da ECTAA, Tulio Bernal, presidente da ANAV, Ajay Prakash, presidente da TAFI e Nicanor Sabula, CEO da AESATA, examinaram o futuro do turismo sustentável. Oostdam apresentou uma visão crítica, salientando que o setor das agências não está a responder adequadamente aos desafios da sustentabilidade e apelou à aceleração de ações. Neste sentido, Sabula referiu-se à influência que o agente de viagens pode exercer sobre os viajantes para que compreendam a pegada deixada pelas suas viagens e como podem mitigar o impacto ambiental que geram. Por sua vez, Bernal indicou que as agências de viagens podem escolher fornecedores que dêem importância à sustentabilidade: “companhias aéreas que se preocupam com a sua pegada de carbono, hotéis que têm uma excelente gestão da sua pegada hídrica…”. Por fim, Prakash apontou a possibilidade de procurar destinos sem aglomeração, tendência que parece ter-se acelerado após a pandemia. Todos concluíram que devemos “passar da conversa, que é interessante, para as ações, que são o que é realmente importante”.

As novas tendências de consumo em viagens foram também examinadas. Christian Boutin, vice-presidente sénior da Amadeus EMEA, apresentou um relatório da Amadeus que estabelece quatro categorias de viajantes: experimentalistas, criadores de memória, influenciadores e pioneiros. De todos eles, 44% querem chegar ao destino o mais rápido possível, 35% preocupam-se com a sustentabilidade e 34% dão muita importância à tecnologia. “Os viajantes de hoje esperam que as viagens sejam facilitadas com a tecnologia. “Muitos viajantes confiam mais na tecnologia depois da pandemia”, observou.

Por sua vez, Jean-Philippe Monod de Froideville, vice-presidente sénior de Assuntos Governamentais e Corporativos do Grupo Expedia, destacou que, segundo estudos da empresa, os viajantes passam em média cinco horas a pesquisar na Internet para escolher uma viagem, que também costumam reservar dois meses antecipadamente. Da mesma forma, 24% dos viajantes fazem as suas viagens para assistir a evento, outros 25% repetem o seu destino todos os anos e 37% são influenciados pela família, enquanto 17% são mais inspirados pelos amigos.

O comportamento dos mercados globais, destacando-se a resiliência da indústria do turismo e a recuperação, que “continua apesar das incertezas” foi também debatido, bem como a situação atual do turismo em diferentes áreas do mundo, sem esquecer o papel consultivo do agente de viagens, especialmente num contexto geopolítico como o atual, em que os viajantes por vezes têm receios “irrealistas” de viajar para determinadas áreas porque não conhecem a real situação. Um exemplo claro disto é África, indicaram os especialistas.

Trata-se da reunião mais importante que se realiza no setor das agências de viagens e operadores turísticos, que se realiza de dois em dois anos para discutir questões globais do setor.

 

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