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SiteMinder: Reservas de hotéis em Portugal para agosto crescem 23% em relação a 2019

O crescimento é impulsionado pelas reservas de estrangeiros, que de acordo com dados da SiteMinder representam 80% das reservas até à data, em comparação com os 77% do ano passado. Prevê-se ainda que 87% das reservas de hotéis para setembro sejam de viajantes internacionais.

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SiteMinder: Reservas de hotéis em Portugal para agosto crescem 23% em relação a 2019

O crescimento é impulsionado pelas reservas de estrangeiros, que de acordo com dados da SiteMinder representam 80% das reservas até à data, em comparação com os 77% do ano passado. Prevê-se ainda que 87% das reservas de hotéis para setembro sejam de viajantes internacionais.

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O setor hoteleiro em Portugal entra em agosto com um crescimento de 23% nas reservas de hotéis em relação aos números de 2019, de acordo com dados do World Hotel Index da SiteMinder. Quanto às previsões para o final do verão e início do outono, antecipa-se que 87% do total de reservas de hotéis para o mês de setembro sejam de viajantes internacionais, atingindo 91% para outubro.

De acordo com o mesmo estudo, em Portugal quase 80% das reservas até à data são de estrangeiros, em comparação com os 77% do ano passado. Estes dados colocam Portugal à frente na captação de reservas por parte de estrangeiros em comparação com a Itália, onde 77% das reservas são feitas por estrangeiros, França (62%) e Espanha (56%).

Em comunicado, a SiteMinder adianta ainda que 45% das reservas ativas até 9 de agosto em Portugal são para desfrutar em agosto, e 27% para usufruir em setembro.

Em nota de imprensa, a SiteMinder afirma que “o crescimento das reservas ocorre apesar do aumento da inflação e das tarifas dos hotéis e é beneficiado pela instabilidade no leste da Europa, o que leva a concluir que o sul da Europa em geral, e Portugal em particular, oferecem uma variedade de destinos para todos os gostos e bolsos”.

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Especialistas mundiais do setor dos vinhos reunidos no Centro de Portugal

A quarta edição do “Wine Future” está a decorrer no Convento São Francisco, em Coimbra até esta quinta-feira. Trata-se de um evento internacional sobre as múltiplas vertentes do setor dos vinhos, que traz à ao Centro de Portugal participantes de todo o mundo.

O facto de ter escolhido Coimbra para a realização da sua quarta edição é muito importante para a região Centro de Portugal, porque, de acordo com nota de imprensa, “é uma montra privilegiada para os nossos produtores e para os vinhos portugueses, em particular para os vinhos das cinco Comissões Vitivinícolas da região”, e por outro “é uma forma de divulgarmos o nosso território a nível internacional, servindo como aperitivo para o muito que o Centro de Portugal tem para mostrar”.

“O enoturismo e a gastronomia são produtos agregadores na estratégia da Turismo Centro de Portugal e envolvem todas as oito Comunidades Intermunicipais da região, constituindo um foco de atração de visitantes”, sublinhou Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, na sessão de abertura do certame, ao lado de Pancho Campo, fundador do Wine Future, Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal, José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Jorge Brandão, vogal da comissão diretiva do Programa Operacional Regional do Centro.

No mesmo dia, Jorge Sampaio, vogal da Comissão Executiva da Turismo Centro de Portugal, participou num painel intitulado “Evolução do Enoturismo – Da Adega aos Tours Virtuais”, juntamente com Adrian Bridge (CEO do grupo The Fladgate Partnership e do The Yeatman Hotel), Catherine Leparmentier (diretora da Great Wine Capitals) e Marisah Nieuwoudt (Wine Tourism Manager da South Africa Wines).

O “Wine Future” é um evento internacional sobre as múltiplas vertentes do setor dos vinhos. A Turismo Centro de Portugal é parceira institucional do certame, estando presente com um espaço de mostra e degustação dos vinhos da região, além de disponibilizar informação turística sobre o território.

Até quinta-feira, os protagonistas globais da área dos vinhos analisam e debatem os desafios que o setor enfrenta a nível mundial, como os novos consumidores, as inovações, a economia e o marketing. O economista Christopher Pissarides, Prémio Nobel da Economia, em 2020, é um dos muitos oradores, com uma intervenção sobre os desafios da economia mundial, nomeadamente da Inteligência Artificial.

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Itália quer mostrar um destino menos conhecido com comboios turísticos de luxo

A Itália anuncia nova oferta em viagens com comboios turísticos de luxo. O projeto, que arranca em 2024, visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável, com destaque para os lugares menos conhecidos do país.

A operadora ferroviária estatal italiana lançará um projeto inovador que visa o desenvolvimento de um turismo de qualidade e, ao mesmo tempo, sustentável. Lugares menos conhecidos na Itália vão estar em destaque, assim como os seus produtos típicos e tradições regionais, em locomotivas antigas.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, anunciou o lançamento do novo projeto que faz parte de uma estratégia de um turismo moderno para o país, que está a enfrentar os efeitos, do que dizem, do excesso de turismo. Em 2022 a Itália recebeu 56 milhões de visitantes e a previsão para 2023 é ainda maior, ou seja, 75 milhões.

Os FS Treni Turistici Italiani serão destinados ao turismo de alta qualidade, assim como ao turismo sustentável e o seu objetivo será o de redescobrir as riquezas da Itália.

Neste projeto serão criados três categorias como os que serão liderados pelo Orient Express Dolce Vita, um  comboio de longa distância e superluxuoso. Além disso, o conhecido Venice Simplon-Orient-Express, cuja proprietária atual é a empresa hoteleira Belmond, também fará parte desta categoria.

Há ainda os comboios expressos e históricos, que percorrerão rotas de média e longa distância, partindo das principais cidades e levando os seus passageiros para áreas turísticas como, por exemplo, Toscana ou Milão. Haverá também um comboio noturno que partirá de Roma até à cidade de Reggio Calabria no sul da Itália, passando pela região da Puglia em Otranto e pela Basilicata em Metaponto.

Os comboios utilizados para estas rotas são das décadas de 80 e 90 e estão a ser reformados de forma a preservar os detalhes originais do século 21 como camarotes, vagões-restaurante, áreas de armazenamento para bicicletas e esquis e salas de reuniões.

Os comboios cruzeiro é a terceira categoria a ser criada. O que deu origem a este conceito é o transporte de turistas para diversos lugares com pequenas pausas.  Uma das rotas terá como ponto de partida Roma e ocorrerá às sextas-feiras à noite.

Os seus passageiros poderão jantar e dormir ao mesmo tempo em que o comboio segue para a parte norte da Itália, mais precisamente para as Dolomitas, tendo como ponto de chegada a estação de Calalzo-Pieve.

A outra rota que está a ser avaliada e terá a duração de cinco ou seis dias partirá do centro da Itália até ao sul, passando por cinco regiões, desde a Úmbria até a Puglia.

Refira-se que  a FS Treni Turistici Italiani passará a assumir a operação dos comboios antigos que hoje são operados em todo o país pela Fondazione FS, o que expandirá ainda mais a oferta de experiências ferroviárias no país.

Luigi Ferraris, CEO da FS refere que, o novo programa “tem como objetivo relançar e desenvolver um turismo de qualidade e sustentável, pronto para apreciar a riqueza do nosso país, e descobrir lugares menos conhecidos”, acrescentando que o alvo é tornar a viagem de comboio parte integrante da experiência do cliente, criando sinergias com outras atividades turísticas, desde visitas guiadas a sítios arqueológicos, caminhadas, passando pela experimentação de produtos típicos, apostando assim nas tradições e nas economias das áreas que as rotas cobrirão.

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Paris – Tour Eiffel – Jeudi 23 juin 2022

Illustration Touristes Tour Eiffel

© Arnaud Dumontier pour Le Parisien

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Reservas na Europa mantêm-se na mira dos portugueses em 2024, estima a eDreams ODIGEO

A eDreams ODIGEO concluiu, em recente estudo, que as reservas dentro do continente europeu parecem manter-se na mira dos viajantes portugueses, sendo Paris, Funchal, Barcelona e Amesterdão os destinos que já registam maior volume para 2024.

A empresa revela que, como aconteceu no ano passado, por esta altura, os destinos que os portugueses mais têm pesquisado para viajar no próximo ano são Paris, São Paulo, Londres, Rio de Janeiro e Nova Iorque, indicando um desejo por viagens de longa distância.

No entanto, em 2023 os portugueses deram preferência a destinos próximos e viagens de curta duração, e as estimativas da eDreams ODIGEO apontam que, em 2024, as reservas dentro do continente europeu vão manter-se na mira dos viajantes portugueses.

Uma vez mais, Paris foi o destino favorito dos portugueses, seguido de Madrid e Londres, enquanto, Lisboa está entre os 10 destinos preferidos dos viajantes a nível global em 2023, e também entre os 10 destinos que registam mais reservas para o próximo ano.

As tendências mais destacadas do ano são as viagens a solo, o wellness, a influência das redes sociais na escolha dos destinos e as viagens para locais onde filmes e séries famosos foram gravados.

A eDreams ODIGEO, plataforma de subscrição de viagens e de e-commerce, acaba de publicar o seu estudo anual “A Year in Travel 2023”, que oferece uma visão geral das preferências e comportamentos dos viajantes durante este ano e prevê algumas das principais tendências que vão marcar o próximo.

Entre as cidades que os portugueses mais pesquisaram para visitar este ano, encontram-se Paris, Londres, Funchal, Barcelona e Madrid, o que permite perceber que acabaram por viajar maioritariamente para os locais em que inicialmente pensaram.

Por outro lado, os destinos cujo volume de viagens mais cresceu em 2023 face ao ano passado, em termos de reservas efetuadas, foram Bilbau (45%), Málaga (45%) e Palma de Maiorca (31%), todos eles em Espanha. Globalmente, os destinos que registaram um maior crescimento das reservas em comparação com 2022 foram também Bilbau (54%); Bangkok, na Tailândia (49%); Las Vegas, nos EUA (28%); e ainda Casablanca, em Marrocos (27%).

A eDreams ODIGEO olhou também para os hábitos de viagem dos portugueses em 2023, nomeadamente a duração das suas estadias, a antecedência com que efetuaram reservas e a distância das viagens realizadas.

Tal como nos dois anos anteriores, aponta, os portugueses continuam a dar grande preferência a viagens curtas, de 3-4 dias (41%). Seguem-se as estadias de duração média, entre 7-13 dias (19%) ou 5-6 dias (17%), e apenas uma minoria escolheu realizar viagens mais longas do que duas semanas – 14-20 dias (4%) ou mais de 21 dias (4%).

No que toca às reservas, a maioria (62%) dos inquiridos marca as suas viagens com cerca de um mês de antecedência.

A eDreams ODIGEO pôde ainda perceber que os portugueses voltaram a preferir viagens na Europa (78%) do que viagens dentro do próprio país (15%) ou para fora do continente europeu (7%). Apesar de a diferença ser muito ligeira (14% em 2022 versus 15% em 2023), observou-se um aumento das viagens nacionais.

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Costa norte da Madeira aumenta oferta de alojamento

A pouco e pouco, e no âmbito da descentralização da oferta turística na Madeira, também a costa norte da ilha tem vindo a aumentar a oferta de alojamento. Desta vez foi a “Casas do Calhau Miúdo” que acaba de nascer no município do Seixal.

Numa visita que fez à nova unidade de alojamento, o presidente da Região Autónoma da Madeira, Miguel Albuquerque, elogiou as “Casas do Calhau Miúdo”, localizadas no Seixal, sublinhando ser o que se pretende para garantir uma melhor oferta turística na costa norte, diferenciada.

O presidente do Governo Regional relevou ser aquela zona uma das mais bonitas da Madeira, frisando ainda a oferta de qualidade disponibilizada pelas “Casas do Calhau Miúdo”, para realçar tratar-se de um projeto diferenciado.

Miguel Albuquerque, na nota publicada na página oficial do Governo da Madeira, defendeu que “o que nós precisamos é de, gradualmente, ter melhor oferta, sobretudo no norte da Madeira, para um desenvolvimento turístico também diferenciado, sobretudo para o Turismo de Natureza”.

O projeto contemplou a recuperação de dois imóveis já existentes no local: uma habitação unifamiliar e um palheiro. Estes foram convertidos em duas unidades de alojamento – Casa do Mar e Casa da Pedra e um anexo de apoio com receção e espaço lúdico.

A oferta prevista é de três quartos (com capacidade para acolher nove pessoas) e apresenta-se como um projeto turístico direcionado ao mercado do turismo de desporto de natureza, principalmente das atividades ligadas ao mar.

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Foto: Victor Machado (Bluepeach)

Turismo

Turismo preocupado com demissão do Governo até porque “é urgente haver um OE” para 2024

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP), manifestou, esta terça-feira, a sua preocupação com as consequências da decisão anunciada pelo Primeiro-Ministro de se demitir das suas funções à frente do Governo, tendo em conta que “é urgente que o país tenha um Orçamento do Estado” para 2024”.

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“A nova conjuntura política hoje iniciada não é positiva para as empresas, já que à instabilidade internacional se junta agora a instabilidade política a nível nacional”, revela a Confederação do Turismo de Portugal (CTP), ao comentar, em comunicado, a demissão, esta terça-feira, do Primeiro-Ministro, António Costa, já aceite pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Assim, numa primeira reação, a CTP espera que seja clarificada de forma célere a situação política e governamental em Portugal, tendo em conta que é urgente que o país tenha um Orçamento do Estado e que “não podem parar os dossiers e investimentos em curso, sendo que muitos deles têm relação direta ou indireta com a atividade turística”, indica em comunicado.

 

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Destinos

Açores vão investir mais de 19 milhões de euros no turismo em 2024

O Governo dos Açores vai investir mais de 19 milhões de euros com vista ao desenvolvimento turístico no próximo ano, anunciou esta terça-feira a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

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“Apresentamos uma proposta superior a 19 milhões de euros para o desenvolvimento turístico, focando uma elevação qualitativa da oferta, mas também uma atuação cada vez mais seletiva ao nível da promoção externa”, disse Berta Cabral no decorrer da audição na Comissão Parlamentar de Economia sobre a Plano de Investimentos do Governo dos Açores para 2024.

Segundo foi anunciado, que vai ser praticamente duplicado o nível de investimento na sustentabilidade do destino, apostando, sobretudo, na introdução de uma atuação inovadora para a gestão dos fluxos turísticos, o que reforça o compromisso para a obtenção do nível Ouro, em 2024, da certificação como “Destino Sustentável”.

A governante sublinhou, conforme citada em nota publicada no site oficial do Governo Regional, que o turismo “é o setor mais importante e mais transversal da economia regional e aquele que tem maior capacidade de criação de riqueza, geração de emprego e de dinamização de todos os restantes setores produtivos”.

Relativamente às infraestruturas e equipamentos portuários e aeroportuários, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, citada pela mesma fonte, apontou uma intervenção direta em, pelo menos, uma dezena de portos nas nove ilhas, a que se juntam outros investimentos em equipamentos, com destaque para o ordenamento da baía do Cais do Pico e para o investimento no projeto para o prolongamento do cais multiusos do Porto da Praia da Vitória.

Salientou, ainda, o investimento na melhoria da operacionalidade e segurança em cinco infraestruturas aeroportuárias da responsabilidade da Região, com destaque para a continuação dos trabalhos de ampliação da pista do aeroporto do Pico, da ampliação da aerogare da Graciosa e da nova aerogare do Corvo.

Assim, frisou que, um dos grandes objetivos do Governo dos Açores “é a constante melhoria do sistema de transportes aéreos e marítimos de forma sustentável, tendente à sua eficiência, previsibilidade e estabilidade com o intuito de potenciar um verdadeiro mercado interno na Região”.

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easyJet já tem à venda nova rota Faro – Southampton para verão de 2024

A easytJet iniciou, esta terça-feira, a venda online dos bilhetes para a nova rota Faro – Southampton, enquanto começou a disponibilizar as cinco novas rotas para o outono/inverno à saída de Portugal.

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A easyJet colocou à venda, esta terça-feira, uma nova rota que liga Faro a Southampton, que vai operar a partir do verão de 2024.

A 6 de junho parte o primeiro voo easyJet a partir de Faro para Southampton, com a garantia de um voo por semana para este destino.

Esta rota vem juntar-se a outras 27 e um novo aeroporto – Reus, em Espanha – para onde a easyJet vai voar no próximo verão, destacando que continua empenhada em oferecer novos destinos de e para toda a Europa e norte de África para os seus clientes, com a garantia dos melhores preços.

Entretanto, a transportadora aérea low cost já fez descolar os primeiros voos das suas cinco novas rotas para este inverno, com partidas de Lisboa, Porto, Funchal e Faro. “Objetivo é fortificar a temporada outono-inverno 24 e aumentar a oferta disponível”. São elas, Porto – Marraquexe, Copenhaga – Lisboa, Agadir – Lisboa, Porto – Pisa, e Genebra – Funchal.

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Destinos

WTM: Recuperação dos EUA acontecerá, definitivamente, em 2024

O WTM Global Travel Report, apresentado em parceria com a Tourism Economics durante o WTM London 2023, conclui que a maioria dos principais mercados de viagens nas Américas já recuperaram da pandemia, com exceção dos EUA, que deverá voltar aos níveis de 2019 já em 2024.

Victor Jorge

O WTM Global Travel Report, publicado em parceria com a Tourism Economics, revelaram que, no presente ano de 2023, as Américas como um todo, ficaram aquém de 2019, tanto em volumes como em valor. Espera-se que a região receba 117 milhões de visitantes de lazer, 4% abaixo do número de 2019. Em termos de dólares, o défice é insignificante, apenas 2% abaixo das receitas obtidos no período pré-pandemia.

Ao analisar a região país por país, verifica-se que os outros grandes mercados tiveram um ano muito forte. Os EUA são de longe o maior mercado das Américas e registaram uma queda de 17% no valor do seu mercado de lazer recetivo. Em contraste, o número dois, México, estava 128% à frente de 2019, com o Canadá a registar uma subida de 107%.

No entanto, o mercado interno dos EUA teve um forte desempenho e encontra-se em território positivo, com os gastos internos de 2023 a atingirem 130% de 2019. Todos os principais mercados internos estão à frente. O México está 144% à frente e o Brasil, terceiro maior mercado interno, está 118%.

A Venezuela é o oitavo maior mercado interno da região. Prevê-se que atinja níveis 325% superiores aos de 2019, o segundo maior aumento percentual de qualquer mercado registado no relatório.

No geral, o turismo doméstico nas Américas, em 2023, estará 31% à frente de 2019 em valor.

O futuro imediato parece positivo, com o relatório a confirmar que os EUA recuperarão os níveis pré-pandémicos no próximo ano. As conclusões mostram que 2024 terminará com a entrada dos EUA em território positivo, 8% à frente de 2019. Internamente, os EUA continuarão a crescer, com o valor do turismo interno estimado em cerca de 1000 mil milhões de dólares.

O relatório olha também para 2033 e admite que o mercado de lazer recetivo dos EUA continuará a ser o segundo maior do mundo e valerá 82% mais do que 2024. Este é um dos crescimentos mais fortes dos dez maiores mercados emissores, com apenas a China (158%), Tailândia (178%) e Índia (133%) a registar aumentos maiores. Os EUA também terão um desempenho superior ao dos seus rivais regionais, com o México a prever um aumento de 80% nas despesas de entrada durante a próxima década, com o Canadá a crescer 71%.

Durante o mesmo período, espera-se que as viagens de lazer provenientes dos EUA cresçam em valor em mais de um terço (35%), embora este seja o valor mais baixo dos dez países analisados pelo relatório.

*O jornal PUBLITURIS é Media Partner do World Travel Market (WTM) London 2023
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Solférias junta-se à APM na promoção do destino Madeira no continente

O operador turístico Solférias junta-se à Associação de Promoção da Madeira (APM) para apresentar as últimas novidades do destino no Porto e em Lisboa.

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A Solférias, juntamente com a APM, vai levar a cabo duas ações de promoção do destino Madeira, no Porto e em Lisboa.

Será, segundo o operador turístico, uma oportunidade de conhecer melhor o destino “que é fantástico 365 dias por ano”.

Os eventos, esta quarta-feira, no Vila Galé Porto, e quinta-feira, dia 9, no Vila Galé Ópera, em Lisboa, têm lugar entre as 19h00 e as 20h30 com um pequeno cocktail, apresentação do destino, para terminar com um sorteio de prémios.

 

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WTM: Turistas abandonam praia e preferem novas experiências

Cada vez mais turistas estão a abandonar a praia em favor da natureza, de experiências gastronómicas e de bem-estar. Esta realidade foi apresentada no World Travel Market (WTM) London 2023, revelando o WTM Global Travel Report, em parceria com a Oxford Economics, “uma procura crescente por experiências únicas, autênticas e personalizadas” enquanto as pessoas estão de férias.

Victor Jorge

O WTM Global Travel Report, apresentado no primeiro dia do WTM London, revela que a procura por experiências únicas, autênticas e personalizadas está a aumentar em comparação com as habituais férias de sol e praia, salientando que “as atividades experienciais como bem-estar, natureza e turismo gastronómico aumentaram mais de 10% em comparação com 2019”.

“Entretanto, as atividades tradicionais, como sol e praia, foram menos importantes nas motivações dos viajantes em comparação com 2019”, afirma o relatório.

A análise apresenta observa, igualmente, como as pessoas “desejam mais oportunidades para se reconectarem” num mundo cada vez mais digital, com experiências pessoais mais significativas “tornando-se esta rapidamente a razão de ser das viagens”.

Além disso, as alterações climáticas parecem destinadas a desempenhar um papel mais importante na escolha dos destinos e épocas de férias dos consumidores, salientando o estudo que esta realidade está a “influenciar os padrões de viagem após sucessivos verões quentes na Europa”.

Em 2023, dados da European Travel Commission concluíram que a popularidade dos destinos no Mediterrâneo caiu 10% em comparação com 2022, o que foi influenciado, pelo menos em parte, pelas perceções referentes às condições meteorológicas dos destinos, afirmando ainda o estudo que “a crise climática tem outras influências nas tendências de consumo e nas políticas governamentais”.

“Isto poderá significar menos viagens de longo curso, mas potencialmente mais longas, e mais viagens locais de curta distância”, acrescenta, observando uma procura crescente de voluntariado e de interação com as comunidades locais.

“As viagens lentas, que envolvem viagens mais longas, mas potencialmente menos, também podem tornar-se uma tendência cada vez mais popular”, conclui o relatório.

“À medida que determinados países se tornam mais ricos, mais pessoas podem pagar viagens de lazer, gerando novas tendências com diferentes demografias e preferências culturais”, salientando ainda o relatório que “a ‘classe viajante’ na China deverá quase duplicar nos próximos 10 anos”.

“No entanto, isto representa apenas uma parcela muito pequena dos cidadãos chineses (2,3%), o que destaca um enorme potencial para crescimento futuro. Existem também oportunidades de crescimento semelhantes na Índia e na Indonésia, para citar apenas algumas”, refere o estudo apresentado no WTM.

Além disso, o relatório regista um ressurgimento da procura de agentes de viagens, à medida que os consumidores procuram ajuda para aproveitar ao máximo o seu tempo de férias.

Juliette Losardo, Exhibition Director do WTM London, salienta que “os turistas parecem mais determinados a aproveitar ao máximo o seu precioso tempo fora – em vez de apenas tomar banhos de sol. Querem criar memórias, reservando experiências e excursões para conhecer o destino, para explorar culturas, gastronomia e natureza”.

“Após o confinamento, também registamos o desejo crescente de desfrutar do ar livre e de nos conectarmos com outras pessoas – mas de uma forma cada vez mais sustentável”, conclui Losardo.

*O jornal PUBLITURIS é Media Partner do World Travel Market (WTM) London 2023

Foto crédito: Depositphotos.com
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