Amesterdão controla cruzeiros devido ao turismo de massas e poluição
A cidade de Amesterdão vai passar a controlar o número de navios de cruzeiro de grande porte que chegam à cidade, numa decisão que visa reduzir o turismo de massas e a poluição e que, no limite, prevê mesmo o encerramento do porto de cruzeiros.

Publituris
Turismo sustentável no Alentejo tem “caminho difícil pela frente” assume José Santos
Alambique adquire o Convento do Seixo no Fundão
Stay Upon abre hotel em Alcochete após investimento de 6M€
China abre-se cada vez mais ao mundo com isenção de visto a cidadãos de cinco países europeus
ETC celebra 75º aniversário
TAAG com reforço nas rotas africanas
World2Meet compra Viajes Cibeles
Barceló Funchal Oldtown celebra o Natal e Ano Novo com elegância e encanto
Brasil com boas perspetivas para o início de 2024
Grande Rota 22 das Aldeias Históricas de Portugal passa a ser ibérica
O conselho municipal de Amesterdão decidiu restringir os navios de cruzeiro de grande porte e vai passar a controlar o número destes navios que chegam à cidade, numa decisão que visa reduzir o turismo de massas e a poluição e que, no limite, prevê mesmo o encerramento do porto de cruzeiros de Amesterdão.
De acordo com a imprensa internacional, a decisão relativamente ao encerramento do porto de cruzeiros de Amesterdão só deverá ser tomada depois de serem ouvidas as várias partes envolvidas, mas tem vindo a ganhar força devido à poluição e aos problemas que o turismo de massas tem vindo a gerar.
“Os navios de cruzeiro poluentes não estão de acordo com as ambições sustentáveis que temos para a nossa cidade”, afrima Ilana Rooderkerk, responsável do partido que apresentou a moção aprovada na passada quinta-feira, 20 de julho.
Além da poluição, a responsável denuncia também que estes navios ficam atracados no “centro da cidade”, o que “também não se encaixam na tarefa de combater o turismo de massas”.
Esta não é a primeira vez que Amesterdão tenta controlar o turismo de massas devido aos seus efeitos negativos, uma vez que, já no início deste ano, a cidade lançou um plano para proibir o consumo de Cannabis em espaços públicos e limitar os horários dos restaurantes e locais de prostituição.
Em março, as autoridades locais lançaram ainda uma campanha, denominada “Stay Away” e que foi dirigida aos turistas britânicos, com o objetivo de impedir que visitantes violentos invadissem a cidade.
Amesterdão tem um dos maiores portos de cruzeiros da Europa e, anualmente, recebe centenas de navios de cruzeiros, bem como uma média de 700.000 passageiros, sendo que, além desta cidade, os Países Baixos têm ainda importantes portos de cruzeiros em Roterdão e IJmuiden.