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XX Congresso da ADHP ruma a Aveiro de 21 a 22 de março de 2024

O evento, que vai decorrer no Centro de Congressos de Aveiro, espera atrair cerca de 700 pessoas. Em foco estarão temas como os dados analíticos aplicados à hotelaria e os recursos humanos, sendo que pela altura do próximo congresso o presidente desta associação espera que já exista “alguma clarificação sobre a revisão das categorias profissionais”.

Carla Nunes
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XX Congresso da ADHP ruma a Aveiro de 21 a 22 de março de 2024

O evento, que vai decorrer no Centro de Congressos de Aveiro, espera atrair cerca de 700 pessoas. Em foco estarão temas como os dados analíticos aplicados à hotelaria e os recursos humanos, sendo que pela altura do próximo congresso o presidente desta associação espera que já exista “alguma clarificação sobre a revisão das categorias profissionais”.

Carla Nunes
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O próximo XX Congresso da ADHP – Associação dos Directores de Hotéis de Portugal terá lugar no Centro de Congressos de Aveiro, de 21 a 22 de março de 2024. A confirmação foi dada por Fernando Garrido, presidente desta associação, em conferência de imprensa, que teve lugar esta sexta-feira, 21 de julho, no hotel Meliá Lisboa Aeroporto.

Na conferência estiveram presentes Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Pedro Machado, presidente da Turismo Centro Portugal, e Miguel Proença, CEO da Hoti Hotéis – já que o Hotel Meliá Ria será a unidade hoteleira principal do próximo congresso, como explica Fernando Garrido.

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“A região Centro é uma escolha óbvia. Nos últimos anos já fizemos dois congressos [no Centro], em Viseu e em Fátima. É talvez a região mais complexa pela disparidade de oferta que tem. Por outro lado, a escolha por Aveiro foi simples porque pela primeira vez vai ser a capital portuguesa da cultura em 2024 e tem excelentes condições para acolher um congresso desta dimensão”, refere o presidente da ADHP.

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Para o XX congresso da associação são esperadas entre 700 e 750 pessoas, num evento que acolherá, “à semelhança do que aconteceu no Algarve [este ano], associações congéneres, nomeadamente a associação espanhola e alemã”.

Como Fernando Garrido refere, “continuará a ser um congresso eminentemente técnico. Na prática queremos dar inputs importantes não só ao mercado, mas mais aos nossos associados, aos diretores de hotel”.

Por essa razão serão abordados “temas que estarão na atualidade, à data”, como a questão dos recursos humanos e dos dados analíticos na hotelaria.

O presidente conta que, à altura do congresso, já tenham “alguma clarificação sobre a revisão das categorias profissionais”, um tema abordado na conclusão do XIX Congresso da ADHP e cuja revisão espera que vá “ao encontro das posições da associação.

“[A nossa posição] passa muito pela valorização dos profissionais, não só pela experiência, mas mais que tudo pela formação profissional, técnica ou superior. E ao encontro também dos objetivos que foram traçados na agenda das profissões pela tutela, que define que em 2026 cerca de 61% da população trabalhadora na área de turismo tenha um ensino pós-secundário ou superior – ou seja, mais 10% do que existia em 2022”.

Relativamente aos dados analíticos, um dos temas que também será abordado no congresso, Fernando Garrido refere que, apesar de “vivermos uma realidade extremamente positiva no turismo, o cliente mudou muito a forma de reservar e procurar a oferta”, pelo que será apresentado um estudo desenvolvido pela CLEVER Hospitality Analytics que “com dados concretos procurará fazer uma antevisão do verão de 2024″.

Por enquanto não foram revelados mais temas para o XX Congresso da ADHP, já que a associação prefere aguardar “mais próximo da data” para perceber o que o mercado – neste caso, os associados da ADHP – necessita.

Na noite de 21 de março, e à semelhança das edições anteriores deste congresso, terá lugar a entrega dos Prémios Xénios, que reconhecem os profissionais do setor.

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Mercado das Viagens faz balanço positivo da sua VI Convenção

Os responsáveis do Mercado das Viagens fazem um balanço positivo da sua VI Convenção que decorreu este fim de semana em Lagos (Algarve), em novos moldes, e que contou com a participação 63 agentes de viagens da rede, sem contar com os diversos parceiros e fornecedores que têm acompanhado a marca que existe no mercado há 12 anos.

O Mercado das Viagens experimentou um novo modelo na sua VI Convenção que, para além do tradicional networking entre as agências de viagens da rede e os principais parceiros e fornecedores, de ter apresentado novidades aos seus franchisados, de momentos de convívio e da possibilidade de descobrir Lagos e alguns dos seus atrativos turísticos, levou três especialistas em matérias como gestão de empresas, marketing e comunicação, gestão de conflitos e de coaching, em sessões que apelidaram de “Conversas à Mesa”.

“Esta fórmula que trouxemos para a convenção vai ser replicada nas próximas edições, não só para os diretores da rede como aconteceu agora, mas para todo o grupo, pois esses especialistas trouxeram mais valias em áreas tão distintas que fazem cada vez mais sentido para quem trabalha no seu dia a sai neste tipo de atividade”, disse aos jornalistas o diretor geral do Mercado das Viagens, Adriano Portugal, que estava acompanhado dos administradores da marca, Carlos Silva e Nuno Pereira.

“São questões que fazem sentido não só à rede por aquilo que estamos a vivenciar hoje em dia no turismo, mas também que nos permitem ter uma postura daquela que tivemos até à data”, avançou Adriano Portugal, enquanto Carlos Silva sublinhou que “o mercado está a evoluir de uma forma muito rápida, principalmente com as novas tecnologias, por isso termos focado também muito na Inteligência Artificial, que é inevitável e temos de a implementar. Por outro lado, focámos nas incógnitas que os conflitos armados, o panorama internacional e as alterações políticas nos EUA, nos podem afetar”.

De acordo ainda com Carlos Silva, nas sessões que decorreram à porta fechada, “falámos de como é que uma rede pequena como a nossa pode enfrentar estas fusões e aquisições que estamos a assistir no nosso setor, até que ponto é que devemos preocupar com elas, ou olhar para elas como uma mais-valia e onde é que podemos ir buscar essas mais valias. É óbvio que temos de estar atentos”, reconheceu.

“Constatámos que havia oportunidades de negócios que podem ser aproveitadas com estas fusões. Os grandes grupos veem o cliente como um número, enquanto as pequenas e micro empresas olham o cliente como cliente, porque este cada vez mais quer ser tratado de uma forma diferenciada e, portanto, se nós os fizermos, com certeza que nos vão procurar pelo atendimento e não pelo preço, embora, infelizmente, hoje o setor esteja regulado pelo preço, ao contrário de nós que temos de olhar para a rentabilidade”, observou o administrador do Mercado das Viagens.

Refira-se que a rede vai ter participação própria na BTL, em Lisboa, com 7 balcões de venda, e na FLY – Feira das Viagens, no Porto, com 12 balões.

Durante a VI Convenção, Carlos Silva também deixou uma mensagem e um repto aos franquiados. Para além de ter reafirmado que a estratégia do Mercado das Viagens é crescer sustentadamente, contando atualmente com 22 agências de viagens e com objetivo de atingir as 25/26 no final de 2025, “queremos, acima de tudo, crescer de dentro para fora, ou seja, dada à maturidade dos nossos franquiados, está na altura de avançarem para um segundo balcão em novas localidades. Já sabemos trabalhar com eles, eles já nos conhecem, estão satisfeitos, nós também, e o negócio já evoluiu bastante”, concluiu.

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Norwegian programa 344 rotas para mais de 120 destinos no verão

Este verão, a Norwegian vai operar 17 novas rotas, incluindo Tânger à partida de Copenhaga; Toulouse desde Oslo; Bilbao à partida de Estocolmo; e Malta desde Helsínquia, novidades que são possíveis graças aos dois novos aviões que a transportadora aérea recebeu em janeiro. 

A Norwegian revelou que, este verão, vai operar um total de 344 rotas para mais de 120 destinos, incluindo 17 novas ligações, para as quais está a registar uma “elevada procura”, segundo Geir Karlsen, CEO da Norwegian.

“Estamos a enfrentar uma elevada procura para as férias da Páscoa, por isso, incentivamos aqueles que planeiam viajar durante este período a reservar com antecedência”, revela Geir Karlsen.

Este verão, a Norwegian vai operar 17 novas rotas durante a temporada alta, incluindo Tânger à partida de Copenhaga; Toulouse desde Oslo; Bilbao à partida de Estocolmo; e Malta desde Helsínquia, novidades que são possíveis graças aos dois novos aviões que a transportadora aérea recebeu em janeiro.

Crescimento de 12% com quase 1,3 milhões de passageiros em janeiro

A programação da Norwegian para o verão foi anunciada em conjunto com os resultados da companhia aérea em janeiro, mês ao longo do qual a Norwegian transportou um total de 1.273.809 passageiros, num crescimento de 12% face a igual mês de 2024.

Num comunicado enviado à imprensa, a Norwegian indica que também a Widerøe, companhia aérea regional do Grupo Norwegian, apresentou um crescimento significativo nos passageiros transportados, num total de 294.066 passageiros, o que traduz uma subida de 19%.

“É positivo ver que estamos a fortalecer a nossa posição como o principal grupo de companhias aéreas da Noruega. Juntas, a Norwegian e a Widerøe transportaram mais de 1,7 milhões de passageiros”, congratula-se Geir Karlsen, citado num comunicado enviado à imprensa.

O aumento do número de passageiros, refere a Norwegian, foi possível graças ao crescimento de 23% na capacidade disponibilizada, o que resultou numa ocupação de 82,1%, valor que fica 1% abaixo do registado em janeiro de 2024.

Em janeiro, a Norwegian registou também um melhor índice de pontualidade, já que o número de voos da companhia aérea que partiram com um atraso até 15 minutos foi reduzido em 2,6%, descendo para 71,3%, ainda que nas duas últimas semanas do mês tenha aumentado para 85,5%.

Já a Widerøe viu a capacidade aumentar 4% em janeiro, enquanto a ocupação média dos voos da companhia aérea regional do Grupo Norwegian foi de 68,4%, o que representa um aumento de 6,1% em relação a janeiro do ano passado.

A companhia aérea também já colocou à venda a sua programação para a temporada de inverno, que arranca no final de outubro de 2025.

 

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Emprego e Formação

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal leciona formação à medida para 14 projetos turísticos

O programa desenhado para empreendimentos turísticos em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação.

De fevereiro a maio, a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, pertencente à rede de escolas do Turismo de Portugal, vai levar a cabo um plano de formação para profissionais, desenvolvido à medida de 14 unidades hoteleiras e de restauração.

Os empreendimentos turísticos visados estão situados em Troia, Comporta, Melides e Alcácer do Sal, sendo que os módulos temáticos e práticos deste programa de formação foram criados de acordo com as necessidades previamente identificadas nos respetivos empreendimentos, como referido em nota de imprensa.

As 14 unidades envolvidas e que vão beneficiar do programa são o Hotel Valo do Gaio; a Herdade da Barrosinha; o Troia Design Hotel; a Pousada Castelo de Alcácer do Sal; o JNcQUOI Beach Club Restaurant; o Independente Comporta; a AlmaLusa Comporta; o Sublime Comporta – Country Retreat & SPA; o Pestana Tróia Eco-Resort; o Spatia Comporta; o Vermelho Melides; a Quinta Da Comporta – Wellness Boutique Resort, an SLH Hotel; o Aqualuz Troia by The Editory e o The Editory by The Sea Troia Comporta Hotel.

O programa é dirigido aos profissionais que lideram equipas, com o intuito de desenvolver competências de gestão, liderança e inovação. O objetivo passa por capacitar estes profissionais para o trabalho em equipa e estimular a comunicação eficaz entre diversas áreas, “preparando-os para os desafios associados aos serviços turísticos de elevada sofisticação”.

O plano de formação aborda matérias e temas como línguas, serviço de alojamento e serviço turístico na área de restauração e bebidas.

A avaliação será contínua e focada no desenvolvimento prático e na aplicação dos conhecimentos adquiridos, para que se possam fazer “eventuais ajustes ou uma melhor adequação de conteúdos, tendo em conta os desafios reais identificados em cada um dos empreendimentos”.

“A formação é um pilar essencial para reforçar a competitividade das empresas do turismo e garantir a qualificação contínua dos respetivos profissionais. Apostar no desenvolvimento de competências é investir na excelência do serviço, na satisfação dos clientes e no futuro sustentável do sector”, refere Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

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Passageiros da TAP vão poder assistir a filmes do Festival Art&Tur

A partir de abril, os passageiros da TAP para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) vão poder assistir a uma seleção dos melhores filmes nacionais e que foram premiados no Festival Art&Tur 2024.

A partir de abril, os passageiros da TAP para as Américas (Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela) e África (Luanda, Maputo e São Tomé) vão poder assistir a uma seleção dos melhores filmes nacionais e que foram premiados no Festival Art&Tur 2024.

“Trata-se de uma montra para quem entra no país e é uma forma diferenciada de mostrar Portugal na “maior sala de cinema” de Portugal. A bordo dos aviões de longo curso a TAP transporta mais de 4.5 milhões de passageiros por ano”, refere a Centro de Portugal Film Commission, em comunicado.

Segundo Célia Cardoso, gestora da plataforma de entretenimento da TAP, a inclusão de filmes premiados do Festival ART&TUR não só eleva a qualidade do entretenimento a bordo, como também fortalece a promoção turística de Portugal.

“A nossa plataforma é um meio privilegiado para dar a conhecer o que de melhor o país tem para oferecer aos visitantes. Além disso, valorizamos a cultura, o turismo e o entretenimento de excelência, e esta parceria reflete plenamente os valores da TAP”, considera a responsável.

A próxima edição do Festival Art&Tur vai decorrer entre 9 e 12 de setembro 2025, no Fundão, estando as candidaturas de filmes a decorrer até 30 de junho aqui.

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Mercado das Viagens disposta a discutir com o setor a falta de rentabilidade das pequenas e médias agências de viagens

O Mercado das Viagens, que reuniu este fim de semana, em Lagos, Algarve, a sua VI Convenção, revelou aos jornalistas que as pequenas e médias agências de viagens estão a perder cada vez mais rentabilidade devido às sucessivas campanhas de preços por parte dos operadores turísticos, por isso, a necessidade de encontrar soluções, reunindo todos os payers da área de distribuição turística.

A rentabilidade de uma rede de agência de viagens como o Mercado das Viagens preocupa os seus responsáveis, dada às sucessivas campanhas no mercado por parte dos operadores turísticos ao longo do ano, num mercado pequeno como é o português. “Compreendemos o lado dos operadores, mas temos que nos sentar à mesa para encontrar soluções que dignifiquem a nossa profissão”, disse Adriano Portugal, diretor geral da rede, avançando que “não são as campanhas de vendas antecipadas que nos preocupam, são as black friday, os blue monday e outros que tais, e ainda vamos ter a BTL, uma feira vendas de viagens, com campanhas mais agressivas, o que quer dizer que, quando começamos a verificar margens de rentabilidade de 4 ou 5%, das duas uma, ou os operadores turísticos não sabem fazer contas, ou é perigosíssimo”.

Adriano Portugal reforçou ainda que, “compreendemos que os grandes grupos, principalmente, os afetos a fundos de investimentos, trabalhem para números e não para a rentabilidade, mas é preocupante no sentido de termos de saber procurar se é isso que nos interessa, ou tentar encontrar soluções que nos tragam rentabilidade”, tendo dito que “já há operadores que se manifestaram a favor dessa atitude”.

Nuno Pereira, um dos administradores da rede interrogou, porque é que trabalhamos para a venda antecipada, se o cliente vai esperar cada vez mais pelo last minute? Isto porque a campanha que vem a seguir é sempre melhor do que a anterior”.

Também Adriano Portugal lembra que “andamos anos a educar o cliente para comprar antecipadamente, em que toda a gente ganhava: o operador que conseguia escoar o seu produto; a agência de viagens ganhava o seu dinheiro com antecedência e podia gerir melhor o seu negócio; e o cliente tinha o melhor preço e melhores opções de escolha. Com isto, estamos a provocar que o cliente comece outra vez a adquirir os maus hábitos de antigamente, e ficar à espera da campanha de última hora, o que não dignifica o mercado”.

Uma dessas soluções passam muito pelo tailor made “que nos pode trazer maior rentabilidade, mas para isso, é preciso que quem esteja ao balcão esteja apetrechado com conhecimento para o fazer. Temos de encontrar as plataformas necessárias que nos permitam oferecer este serviço, e a IA pode ser um grande aliado”, apontou, avançando que “se não houver boa vontade por parte dos payers em ajudar os agentes de viagens, é complicado”.

O Mercado das Viagens acredita que, muitas das vezes a própria legislação acaba por ser um entrave a decisões que a APAVT tem tomado, mas está convicta que a Associação “tem de se sentar à mesa com as bases por forma a ouvir as necessidades das agências de viagens e não esquecer que a maior parte delas são micro e pequenas empresas”, defenderam.

Daí, sem afrontar a operação dos operadores turísticos, com quem a rede mantém e quer continuar a ter relações privilegiadas, muitos dos quais considerados até preferenciais, tem incentivado as suas agências de viagens a optar por outras alternativas, que passam, nomeadamente pelo produto à medida. Neste caso, além de te promover, ao longo do ano, ações de formação de destinos, especialmente os de longo curso, para que “não se limitem a vender o produto do operador”, realçaram os administradores do Mercado das Viagens, tendo o seu diretor geral especificado que “estamos a tentar apetrechar as nossas agências de viagens com conhecimentos para fazer o tailormade, onde vai buscar maior rentabilidade”.

Aliás, segundo Carlos Silva, um dos administradores da rede, “já conseguimos medir pelo nosso barómetro interno do volume da aviação, e porque a rede trabalha muito residualmente com o corporate, que o tailormade está a crescer nas nossas agências”, avançando que as próprias plataformas bed banks começam a ter mecanismos que nos permitem vender para além do hotel, mas circuitos, entradas em espetáculos, concertos ou para assistir a jogos de futebol, bem como a um conjunto de outras experiências”, para resumir que “são mais valias que estamos a ter”.

Neste contexto, há ainda a salientar, que o Mercado das Viagens criou, ao longo de 2024, e a partir de agora, com implementação a 100%, o seu próprio consolidador aéreo, o MVAir, dirigido por Mónica Mesquita, profissional que esteve sempre ligada à aviação, desde a TAP, Air France e Air Europa, para além de manter, desde a primeira hora, a parceria com a Amadeus, o qual conta também na hora da formação dos agentes de viagens da rede.

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OnTravel DMC chega à Madeira em março com frota própria

A partir de 1 de março, a OnTravel DMC começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros.

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A OnTravel DMC anunciou que, a partir de 1 de março, começa a operar também na ilha da Madeira, onde vai contar com uma frota própria que inclui viaturas VIP, carrinhas e autocarros, informou a DMC, em comunicado.

“Com esta expansão para a ilha da Madeira, a OnTravel DMC passa a ter agora uma oferta mais completa no segmento dos transportes e no segmento de INCOMING para ambos os destinos”, lê-se no comunicado divulgado pela OnTravel DMC, que é já uma referência no setor do turismo dos Açores.

Além da expansão para a Madeira, a OnTravel DMC vai também apostar “na modernização e aumento da sua frota atual na Ilha de São Miguel, nos Açores”, passando a contar com “uma frota total de 18 veículos descaracterizados e do segmento VIP, garantindo uma experiência de qualidade superior aos seus clientes”.

Estas novidades, acrescenta a DMC açoriana, são possíveis graças ao “crescimento sustentável” que a empresa vem a registar e que, no ano passado, trouxe um aumento de 30% ao volume de negócio da OnTravel DMC.

“Este crescimento sustentável, reflete o compromisso da empresa com a excelência e com a dedicação em oferecer um serviço de qualidade, garantindo a confiança dos seus clientes em todos os seus serviços de Incoming, Aluguer de Autocarros e no segmento online B2C, para o destino Açores e Madeira”, refere ainda a OnTravel DMC.

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Comissário europeu para os Transportes e Turismo quer criar estratégia de turismo sustentável

O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surgiu depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

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O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surge depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

“Temos visto residentes a protestar contra a sobrelotação, contra o custo do alojamento e contra a pressão ambiental em alguns destinos-chave”, disse Apóstolos Tzitzikóstas, em declarações à Euronews, numa entrevista durante a cimeira “Destination Europe”, organizada em conjunto pela Euronews e a European Travel Commission (ETC).

Apóstolos Tzitzikóstas referia-se, essencialmente, aos movimentos anti-turismo registados em Espanha, em relação aos quais pretende saber “o que está em causa e como a UE deve agir, partilhar as melhores práticas e recolher dados essenciais para gerir melhor os fluxos”.

Segundo o comissário europeu, a atividade turística deve ser desenvolvida de forma responsável, atraindo visitantes que valorizem experiências autênticas, apoiando as empresas locais e incentivando mais viagens fora da época alta para locais que fiquem “fora dos circuitos habituais”.

“É por isso que, este ano, vamos proceder a consultas alargadas com as partes interessadas. Quero ouvir os que estão no terreno, todos vós, para podermos definir as prioridades certas para a nossa estratégia de turismo sustentável. E o financiamento será, de facto, a chave”, afirmou, acrescentando que a tarefa exigirá “colaboração entre setores, fronteiras e diferentes níveis governamentais”.

A Euronews lembra que Apóstolos Tzitzikóstas foi governador da região turística da Macedónia Central durante 12 anos e presidente do Comité das Regiões Europeu, sendo o primeiro comissário europeu com uma pasta dedicada ao turismo, o que o torna próximo destes temas.

“O turismo é um tema que me é muito caro e que estou empenhado em apoiar com todo o meu coração e toda a minha força”, garantiu Tzitzikóstas, acrescentando que o seu objetivo é “exibir a Europa como um destino de viagem seguro, sustentável e excecional, atraindo viajantes internacionais e nacionais”.

 

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Estudo da TUI confirma que viajar rejuvenesce

Após as férias, os viajantes sentem-se, em média, 4,2 anos mais jovens, apurou um estudo da TUI, realizado pela YouGov, que teve como foco a Alemanha mas cujas conclusões se podem também aplicar a Portugal.

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Após as férias, os viajantes sentem-se, em média, 4,2 anos mais jovens, apurou um estudo da TUI, realizado pela YouGov, que teve como foco a Alemanha mas cujas conclusões se podem também aplicar a Portugal.

“Embora o estudo tenha como foco a Alemanha, as preferências dos portugueses seguem tendências semelhantes, valorizando o contacto com a natureza, o bem-estar e o tempo de qualidade com os entes queridos como formas de recarregar energias”, indica a TUI, num comunicado enviado à imprensa.

Na Alemanha, a natureza, o bem-estar e a cultura são apontados como as principais formas de relaxar durante as férias, numa tendência que, segundo a TUI, também se aplica a Portugal.

“Segundo um inquérito da TUI, os fatores que mais contribuem para o bem-estar durante as férias incluem atividades ao ar livre (85%), momentos de descontração e autocuidado (79%), tempo com a família e amigos (75%) e desligar do trabalho (72%)”, acrescenta a TUI.

O operador turístico explica que estas “prioridades alinham-se com as escolhas dos portugueses, que valorizam cada vez mais experiências que combinem natureza, tranquilidade e enriquecimento cultural”.

“De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), é possível observar-se um aumento na procura por escapadinhas que privilegiam o contacto com a natureza e a desconexão. Paralelamente, a Phocuswright aponta para um interesse crescente em ofertas que promovam uma ligação mais profunda com o ambiente”, justifica a TUI.

Segundo este estudo, 37% dos alemães dizem sentir-se rejuvenescidos após as férias, com 22% destes inquiridos a admitir mesmo que viajar os faz sentir até cinco anos mais jovens, enquanto 15% relatam uma sensação de rejuvenescimento ainda mais acentuada.

“Estes dados demonstram o impacto positivo das viagens no bem-estar físico e na saúde mental, reforçando o poder transformador de umas férias bem aproveitadas”, refere também a TUI.

Além deste estudo, a TUI invoca também um estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália, que confirma igualmente esta relação, apurando que “viajar melhora o humor e pode até retardar os sinais de envelhecimento”.

“Fatores como a atividade física, a interação social e a exposição a novos ambientes desempenham um papel essencial, fortalecendo o sistema imunitário e estimulando o metabolismo. Em suma, o sistema de autodefesa do organismo torna-se mais forte. Viajar não é apenas lazer: também contribui significativamente para a saúde física e mental”, explica Fangli Hu, diretor do estudo da Universidade Edith Cowan.

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Governo moçambicano autoriza venda de 91% da LAM a empresas estatais

O Governo moçambicano pretende investir o dinheiro arrecadado com a alienação da sua posição na companhia aérea em oito novos aviões para a LAM – Linhas Aéreas de Moçambique.

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O Governo de Moçambique aprovou terça-feira, 4 de fevereiro, a venda de 91% da sua participação na LAM – Linhas Aéreas de Moçambique a empresas estatais e vai investir o montante arrecadado com a alienação na aquisição de novas aeronaves para a companhia aérea.

De acordo com a Lusa, a informação foi avançada pelo porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique, Inocêncio Impissa, que revelou também que o montante proveniente do negócio vai ser aplicado na aquisição de oito novos aviões para a LAM.

“O Governo aprovou a resolução que autoriza a alienação de 91% de ações do Estado na empresa LAM por negociação particular”, anunciou Inocêncio Impissa, após uma sessão deste órgão, em Maputo.

A resolução aprovada determina que apenas três empresas estatais – a Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB), os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e a Empresa Moçambicana de Seguros (Emose) – podem adquirir a participação do Estado na LAM.

A Lusa diz que a medida está a ser bem-recebida pelo setor privado moçambicano, que há vários anos pedia já reformas profundas para o parque empresarial público de Moçambique.

“Desde 2017 que nós apelamos para a necessidade de reformas profundas no parque empresarial do Estado e este é um primeiro sinal positivo a que estamos a assistir”, disse à Lusa Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA, durante uma conferência de imprensa em Maputo.

De acordo com o responsável, a medida vai ajudar o setor privado através da promoção do turismo, além de contribuir para uma melhor circulação de pessoas e bens em Moçambique e na região, esperando-se também que haja uma redução das tarifas.

“Esta é uma medida daquelas que nós esperávamos há muito tempo e acreditamos que nesses primeiros 100 dias pode ser uma lufada para nós como setor privado, mas sobretudo para todo um conjunto de sociedade que almejamos que a mobilidade seja cada vez mais fácil para nós como moçambicanos”, acrescentou Agostinho Vuma.

O Governo moçambicano pretende que as empresas estatais que venham a adquirir uma participação na LAM passem a prestar informação periódica, de forma a que seja possível “analisar os impactos da sua intervenção no plano da reestruturação da estatal aérea”.

A Lusa recorda que a LAM avançou, a 31 de janeiro, com um procedimento para tentar contratar o fornecimento de aeronaves Embraer ERJ190 e Boeing 737-700, num concurso que envolve a submissão de manifestações de interesse para o fornecimento de aeronaves por empresas ou consórcios nacionais ou estrangeiros e que decorre até esta sexta-feira, 7 de fevereiro.

A LAM opera, atualmente, 12 destinos no mercado doméstico, a nível regional voa regularmente para Joanesburgo, Dar es Salaam, Harare, Lusaca e Cidade do Cabo, sendo Lisboa o único destino intercontinental da companhia aérea, apesar de enfrentar sucessivos problemas operacionais.

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Setores ligados ao Turismo acompanham “recuo significativo” na criação de empresas no arranque de 2025

A descida, segundo a consultora Informa D&B, foi comum à “maior parte dos setores e distritos” e incluiu também os setores ligados ao Turismo, como o Alojamento e Restauração, onde a constituição de novas empresas caiu 17%, e os Transportes, que registou uma “descida significativa” de 25%, em janeiro.

Inês de Matos

O arranque de 2025 ficou marcado por um “recuo significativo na criação de empresas”, avança a Informa D&B, que diz que esta quebra foi identificada “na maior parte dos setores e distritos”, incluindo os setores ligados ao Turismo, como o Alojamento e Restauração e os Transportes.

Os dados do relatório Informa Business by Data, divulgado esta sexta-feira, 7 de fevereiro, revelam que, em janeiro, foram criadas 4 716 novas empresas em Portugal, o que representa uma queda de 16% ou menos 893 constituições face a janeiro de 2024.

A descida, acrescenta a Informa D&B, foi comum à “maior parte dos setores e distritos” e incluiu também os setores ligados ao Turismo, como é o caso do Alojamento e Restauração e dos Transportes.

No caso do Alojamento e Restauração, a descida registada em janeiro na constituição de novas empresas chegou aos 17%, num total de 463 novas empresas criadas, enquanto nos Transportes foi registada uma quebra de 25%, registando-se a constituição de 394 novas empresas.

“Pelo segundo ano consecutivo, o setor dos Transportes regista uma descida significativa no mês de janeiro (-25%; -128 constituições), provocada pela queda na criação de empresas de ‘Atividades de serviços de transporte de passageiros, a pedido, em veículo com condutor’ (-37%; -144 constituições)”, lê-se na informação divulgada.

No entanto, a Informa D&B diz que “os setores que registam as maiores descidas são também os que habitualmente concentram o maior número de novas empresas”, como é o caso dos Serviços gerais (-24%; -214 constituições) e dos Serviços empresariais (-15%; -135 constituições).

“A quebra nestes dois setores foi transversal a quase todos os seus subsetores, destacando-se o subsetor de ‘Saúde, desporto e bem-estar’ (-22%; -111 constituições) dos Serviços gerais e o subsetor de ‘Apoio às empresas’ (-16%; -117 constituições) dos Serviços empresariais”, acrescenta a Informa D&B.

As únicas exceções às quebras registadas em janeiro foram os setores da Agricultura e outros recursos naturais (+8,9%; +14 constituições) e das Atividades imobiliárias (+9,2%; +45 constituições).

“No primeiro, o aumento registou-se exclusivamente na atividade de ‘Agricultura e pecuária’ (+20%; +26 constituições), já que nos restantes subsetores este indicador desceu. Nas Atividades imobiliárias, quase todos os seus subsetores registam crescimento nas constituições de empresas”, explica a Informa D&B.

A nível geográfico, a Informa D&B realça que “os únicos distritos a registar crescimento na criação de empresas, ainda que ligeiro, foram Viana do Castelo (+3,1%; +3 constituições), Viseu (+2,2%; +3 constituições) e Açores (+40%; +6 constituições)”.

Encerramentos e insolvências descem

Apesar do menor número de empresas criadas no primeiro mês do ano, Janeiro também trouxe notícias positivas, uma vez que se registou o encerramento de 656 empresas, o que representa “um registo abaixo do mês homólogo”, ainda que o setor dos Transportes tenha sido uma exceção.

“Analisando o acumulado dos últimos 12 meses, este indicador atinge os 13 359 encerramentos de empresas, o que corresponde a -13% encerramentos face aos 12 meses anteriores. Neste mesmo período, o setor dos Transportes (+7,6%; +59 encerramentos de empresas) é o único que regista um aumento no número de encerramentos de empresas face ao período homólogo”, explica a consultora.

A descer estiveram ainda as insolvências, uma vez que, em janeiro, “195 empresas iniciaram um processo de insolvência, o que corresponde a uma descida de 8,0% (-17 empresas) face a janeiro do ano passado”.

“Esta descida verifica-se em mais de metade dos setores de atividade, com destaque para as Indústrias (-33%; -21 empresas), o setor que concentra o maior número de empresas com processos de insolvência no mês”, conclui a Informa D&B.

 

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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