Fernando Candela é o novo presidente da Iberia
Fernando Candela passa a liderar a Iberia em substituição de Javier Sánchez-Prieto, que deixa a companhia aérea espanhola para abraçar um novo projeto fora do setor da aviação.

Publituris
Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida
Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023
Turismo e sustentabilidade em análise no Fórum Gerês 2023
Ryanair já transportou mais de 180 milhões de passageiros em 2023
Airmet deu formação em Marketing Digital a mais de 120 agentes de viagens
Guestcentric implementa soluções de última geração na Details Hotels & Resorts
Azores Airlines vai voar para Londres e Milão no verão de 2024
Intur 2023 reserva o dia 16 de novembro só para profissionais
Madeira recebe pela primeira vez workshop dedicado ao turismo de luxo
Turismo da Arábia Saudita passa a ter representação em Portugal
A Iberia tem, desde esta segunda-feira, 17 de julho, um novo presidente, cargo que passou a ser ocupado por Fernando Candela, em substituição de Javier Sánchez-Prieto, que deixa a companhia aérea espanhola para abraçar um novo projeto fora do setor da aviação, avança o jornal espanhol Hosteltur.
O Hosteltur cita uma carta enviada à equipa da companhia aérea, na qual se realça que Fernando Candela assume a liderança da Iberia “num dos períodos mais complicados do ano, em plena exigente operação de verão”.
O novo presidente da Iberia já veio, entretanto, garantir que a Iberia está “preparada para enfrentar com a maior força todas as possíveis dificuldades que possam surgir nestes meses”, lembrando, contudo, que, embora a saúde financeira da Ibéria esteja a caminhar “lentamente para a recuperação”, tem também “grandes e urgentes desafios a enfrentar”.
Um dos principais desafios que Fernando Candela terá de enfrentar é a “significativa dívida” acumulada que a companhia aérea detém, que chega praticamente aos 1.000 milhões de euros e que é culpa da paragem forçada motivada pela pandemia da COVID-19.
Fernando Candela considera que a Iberia deve também continuar vigilante quanto à “alta inflação, aos altos preços dos combustíveis e às consequências imprevisíveis da guerra na Ucrânia, que continuam a complicar o abastecimento em toda a cadeia de valor”.
Apesar de reconhecer que a procura continua em alta e que há muita vontade de viajar, o novo presidente da Iberia considera que o transporte aéreo “é muito volátil e está sempre sujeito, muito mais do que outros, aos altos e baixos das conjunturas políticas, sociais, económicas, condições geoestratégicas e climáticas”.
Fernando Candela é engenheiro industrial de formação e conta com quase 30 anos de experiência profissional, tendo passado por empresas como a Uralita ou a Andersen Consulting.
Recorde-se que a nomeação de Fernando Candela para a presidência da Iberia já tinha sido anunciada pela companhia aérea em maio e foi agora efetivada, esperando-se que o responsável venha a liderar a transportadora espanhola até ao final do ano.