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JMJ: Os caminhos do turismo religioso em 2023 vêm dar a Portugal

Entre 1 e 6 de agosto, Lisboa e Fátima recebem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um grandioso evento que promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento de turismo, vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

Inês de Matos
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JMJ: Os caminhos do turismo religioso em 2023 vêm dar a Portugal

Entre 1 e 6 de agosto, Lisboa e Fátima recebem a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um grandioso evento que promete trazer à capital portuguesa mais de um milhão de peregrinos. Apesar de não ser um evento de turismo, vai ter um impacto direto no setor, esperando-se que venha também a contribuir para dar a conhecer ao mundo a oferta de turismo religioso nacional.

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No início de agosto, todos os caminhos da fé vão dar a Lisboa e a Fátima, destinos que vão ser palco da JMJ, evento de grandes dimensões que promete trazer o Papa Francisco a Portugal, assim como mais de um milhão de peregrinos, números que tornam este no maior evento que o país vai receber, este ano, e que terá, certamente, um impacto também no setor do turismo, apesar de não se tratar de um evento de natureza turística. “Não é um evento de turismo, nem destinado a promover o turismo, é um evento de natureza espiritual e religiosa e, por isso, não se pode contabilizar, em termos de custos e benefícios, como um evento turístico”, diz ao Publituris Vitor Costa, presidente da Região de Turismo de Lisboa (RTL) e diretor-geral da Associação de Turismo de Lisboa (ATL).

Mas, apesar de não ser um evento de turismo religioso, a JMJ vai, como admite Vitor Costa, ter também um impacto no turismo da capital, nomeadamente ao nível da hotelaria e serviços. “Certamente vamos ter a cidade cheia e a região, em termos do alojamento e, com certeza, também dos serviços, tendo em conta o número de pessoas que é esperado. Portanto, nesse aspeto, terá um efeito positivo”, afirma o responsável, explicando, contudo, que a RTL não consegue prever qual será o verdadeiro impacto do evento, uma vez que, por não ser um evento de turismo, não foram realizados estudos que permitam prever os reais benefícios para o turismo da capital.

Onde Vitor Costa não tem dúvidas de que o impacto deste evento vai ser fundamental é ao nível do mediatismo da capital portuguesa, com o responsável a defender que a JMJ “deverá vai ter um efeito na imagem e projeção internacional de Lisboa”. “Se correr bem, como esperamos, poderá ter realmente um enorme impacto mediático. O impacto deste evento será sempre grande em termos mediáticos porque toda a comunicação social vai cá estar, as pessoas vão partilhar muita coisa nas redes sociais, como fotografias de Lisboa e outras referências à cidade. Portanto, Lisboa e o país, porque este evento ultrapassa Lisboa, vão ter ainda mais projeção internacional”, explica o presidente da RTL.

Se correr bem, como esperamos, poderá ter realmente um enorme impacto mediático. O impacto deste evento será sempre grande em termos mediáticos porque toda a comunicação social vai cá estar”, Vitor Costa, presidente da RTL

Vitor Costa reconhece que Lisboa conta já com um grande prestígio na organização de eventos internacionais, nomeadamente depois da Expo’98 e do Euro2004, ainda que a cidade nunca tenha recebido um evento destas dimensões. “Se correr bem, a reputação será ainda melhor, mas, sem dúvida, que só a simples realização do evento vai ter um impacto internacional grande”, diz o responsável.

A RTL não foi diretamente chamada a participar na organização da JMJ e apenas está a organizar o evento que vai ter lugar no Terreiro do Paço e que será o mais pequeno no âmbito da JMJ, mas vai aproveitar a ocasião para lançar uma campanha de comunicação, de forma a convencer os peregrinos a regressarem à capital portuguesa depois do evento. “Esta campanha está em preparação e, no fundo, é uma campanha de promoção feita às pessoas que já cá estão. É algo fora do normal porque normalmente fazermos estas campanhas nos mercados internacionais, mas vamos aproveitar para ver se aumentamos esse efeito de longo prazo e para ver se as pessoas, no futuro, regressam a Lisboa em férias ou para visitar a região”, explicou Vitor Costa, revelando que esta campanha custa cerca de 150 mil euros e que o investimento realizado pela RTL no evento da JMJ no Terreiro do Paço ronda os 600 mil euros.

Impacto “fortíssimo” também em Fátima
O impacto da JMJ no turismo lisboeta só não será maior, acrescenta Vitor Costa, porque o turismo religioso deixou de ser, em 2012, com a reorganização das regiões de turismo e a passagem de Fátima para a região Centro de Portugal, um produto estratégico para a capital. “Já não temos o principal ativo religioso que temos em Portugal, que é Fátima, que passou a pertencer ao Centro de Portugal. Portanto, evidentemente que o turismo religioso não é, para nós, um segmento quantitativamente muito relevante”, explica o responsável, revelando que a RTL continua, no entanto, a associar-se aos eventos de turismo religioso que decorrem no país, mas não da forma como acontecia no passado. “Participamos em pré e pós-tours, mas não temos oferta para podermos ser um destino onde possamos eleger o turismo religioso como estratégico”, indica.

Mas o certo é que a JMJ deverá ter um impacto direto em grande parte do país, a começar, desde logo, por Fátima, destino que conta com o santuário mais conhecido do país e onde o turismo religioso assume, segundo Purificação Reis, presidente da Direção da ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, que anualmente organiza os Workshop Internacionais de Turismo Religioso, uma importância central, desde logo porque, neste destino, “diretamente e indiretamente, a atividade económica é maioritariamente dependente do turismo”.

A vinda do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da JMJ, fortalece a divulgação da mensagem de Fátima pelo mundo e, naturalmente, promove o turismo religioso e também Fátima como expoente máximo do turismo religioso em Portugal”, Purificação Reis, presidente da ACISO

Fátima partilha a realização da JMJ com Lisboa e, neste destino, a expectativa aponta para um impacto prolongado, tal como aconteceu por ocasião do Centenário das Aparições de Fátima, que também trouxe o Papa Francisco a Portugal e a Fátima. “Prevemos que, tal como aconteceu com o Centenário das Aparições de Fátima, em que o impacto foi fortíssimo no ano do centenário, mas se fez sentir também nos anos seguintes e apenas foi abruptamente interrompido pela pandemia, também a vinda do Papa Francisco no âmbito da JMJ colocará Fátima e Portugal na memória das pessoas que, movidas pela fé ou pelo interesse cultural, irão planear as suas viagens nos próximos anos”, refere.

Segundo Purificação Reis, “a vinda do Papa Francisco a Fátima, no âmbito da JMJ, fortalece a divulgação da mensagem de Fátima pelo mundo e, naturalmente, promove o turismo religioso e também Fátima como expoente máximo do turismo religioso em Portugal”.

Onde o evento já está a ter efeito é na hotelaria de Fátima que, segundo Purificação Reis, tem expectativas “muito animadoras”, esperando-se “um franco aumento do fluxo turístico e que este tenha impacto no aumento da estadia média em Fátima”.

Mais concreto é Alexandre Marto, CEO do Fatima Hotels Group, grupo de hotelaria que conta com dez unidades de alojamento em Fátima, e que diz ao Publituris que a JMJ vai “um impacto nas taxas de ocupação antes, durante e depois da JMJ”.

Estou convicto de que será um grande impulsionador”, Albino Viana, diretor-geral dos Hotéis Bom Jesus

Neste grupo de hotelaria de Fátima, a procura fez-se notar logo assim que começaram a sair “as primeiras notícias sobre a escolha de Lisboa como palco para a JMJ”. “Alguns dos hotéis já estão completos, outros ainda estão em vendas, mas estamos muito otimistas”, revela o CEO do Fatima Hotels Group, explicando que a maioria dos hóspedes durante a realização do evento serão de nacionalidade norte-americana, mas também europeus de vários países e brasileiros.

Impacto muito além de Lisboa e Fátima
O impacto da JMJ em Fátima já era esperado, até porque, devido ao Santuário, às Aparições da Virgem e aos Pastorinhos, Fátima é atualmente o principal destino de turismo religioso do país e, segundo Alexandre Marto, tem a expetativa de que “o número de noites registadas superará, este ano, um milhão”, muito por culpa também da JMJ.

Mas o impacto deste evento será muito maior, até porque, como refere Purificação Reis, como o próprio nome indica, este será um evento de “âmbito mundial”. “Há toda uma grande divulgação e promoção do país que recebe a JMJ, que terá impacto em 2023, naturalmente, mas também nos anos seguintes”, indica a responsável.

Tal como a presidente da ACISO, também Alexandre Marto acredita que, devido à JMJ, a “procura terá uma extensão que ultrapassará Lisboa, Fátima e espalhar-se-á por Portugal e até Espanha”.

Segundo o CEO do Fatima Hotels Group, no âmbito deste evento, a “exposição mediática será extraordinária” e vai trazer benefícios a todo o país, pelo que, sublinha o responsável, a boa organização do evento é “uma responsabilidade para todos”.

Apesar de ser o principal e mais conhecido destino de turismo religioso nacional, Fátima não é o único local associado a este tipo de turismo em Portugal. Rumando a Norte, encontramos Braga, também conhecida como a Cidade dos Arcebispos e que também espera um impacto positivo, com o aumento da procura turística associado à JMJ.

A procura terá uma extensão que ultrapassará Lisboa, Fátima e espalhar-se-á por Portugal e até Espanha”, Alexandre Marto, CEO Fatima Hotels Group

Ao Publituris, Albino Viana, diretor-geral dos Hotéis Bom Jesus, grupo hoteleiro com cinco unidades de alojamento localizadas junto ao Santuário do Bom Jesus do Monte, local que foi classificado pela UNESCO como Património da Humanidade em 2019, explica que a JMJ, por ser “um grande evento e com a presença do Papa”, vai ter certamente “repercussão positiva no mercado religioso”, nomeadamente “no imediato e no próximo ano”, devendo atrair essencialmente maior procura por parte do mercado italiano. “Estou convicto de que será um grande impulsionador”, acrescenta Albino Viana.

Por enquanto, indica o responsável, a JMJ já está a ter reflexo na procura pelos Hotéis Bom Jesus, onde o turismo religioso representa cerca de 30% da ocupação anual, e que têm já “vários grupos de participantes confirmados para antes e depois das jornadas”.

E o efeito deste evento pode ser ainda mais potenciado tendo em conta o público que vai atrair, os jovens, que serão, segundo Purificação Reis, os turistas do amanhã. “Este evento é uma enorme oportunidade de dar a conhecer o país e, de forma especial, Fátima e a região Centro de Portugal. Os jovens participantes na JMJ que tiverem uma boa experiência nesta visita vão querer voltar, sozinhos ou em família, para descobrirem mais deste fantástico território”, defende a responsável, numa opinião partilhada também por Alexandre Marto, que defende igualmente que a JMJ será “uma oportunidade extraordinária para apresentar Portugal a um conjunto enorme de pessoas que estão a iniciar a sua “vida turística” apenas agora”. “Serão pessoas que certamente irão regressar, e serão pessoas que irão publicitar a boa experiência que Portugal oferece. É agora importante não falharmos em proporcionar essa boa experiência”, conclui.

E, mais polémica menos polémica, o certo é que a JMJ já colocou Lisboa, Fátima e o país nas bocas do mundo, e que, este ano, todos os caminhos da fé vêm dar a Portugal.
 

Curiosidades

Quando? – A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai decorrer entre 1 e 6 de agosto de 2023.
Onde? – O evento reparte-se entre Lisboa e Fátima. A capital recebe a maioria das iniciativas, mas Fátima vai ter um programa com visitas ao Santuário, workshops e propostas de oração.
Como? – A JMJ é organizada pela Igreja Católica, em colaboração com o Estado português e a Câmara Municipal de Lisboa.

Fotos créditos: Depositphotos.com
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Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio

Em 2023, a Allianz Partners registou um desempenho recorde, com crescimento em todos os segmentos de negócio. A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023.

A Allianz Partners acaba de apresentar os resultados financeiros de 2023, registando 9,3 mil milhões de euros em receitas totais e um lucro operacional de 301,2 milhões de euros. Este é o desempenho financeiro mais forte da história da Allianz Partners. Todas as linhas de negócio registaram um crescimento sustentado, impulsionado pelo aumento das viagens internacionais, crescimento de dois dígitos em mobilidade e assistência e crescimento recorde de 23,4% no negócio de saúde da Allianz Partners. Quase 73 milhões de casos de assistência foram tratados globalmente em 2023, o equivalente a 200 mil casos por dia.

A área dos seguros de viagem registou um aumento de 8,0%, com 3,297 mil milhões de euros de receitas em 2023. Esta evolução significativa foi impulsionada pelo crescimento na Ásia-Pacífico, América do Norte e Europa. A recuperação do setor das viagens na Austrália e na Nova Zelândia impulsionou o crescimento das viagens, na sequência do fim de todas as restrições à entrada e saída de viajantes. O desempenho das viagens na América do Norte manteve-se, contribuindo para um novo aumento dos canais offline e do negócio B2C. O crescimento europeu foi impulsionado principalmente pelo setor dos serviços financeiros no Reino Unido, juntamente com as companhias aéreas e as agências de viagens em França. Com o recente lançamento da aplicação móvel Allyz, a Allianz Partners continua a sua expansão e investimento em plataformas digitais para clientes.

 

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Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris

A Azul abriu a rota para Paris a 26 de abril de 2023 e, ao longo do primeiro ano de operação, realizou 308 voos e transportou mais de 191 mil passageiros para a capital francesa.

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está a assinalar esta sexta-feira, 26 de abril, o primeiro aniversário da rota para Paris-Orly, França, período ao longo do qual a transportadora aérea realizou 308 voos para a capital francesa e transportou mais de 191 mil passageiros.

“Os resultados do nosso voo para Paris superaram todas as expectativas, mesmo sendo uma das cidades mais turísticas do mundo. Construímos as nossas operações com base na conectividade, aproximando regiões que antes estavam isoladas, e hoje estamos mais próximos da Europa. Desde o início deste mês, passamos a operar mais uma frequência semanal para garantir ainda mais opções para os nossos clientes”, congratula-se André Mercadante, diretor de Planeamento da Azul.

A Azul começou a operar a rota para Paris com seis voos por semana, número que passou, entretanto, para sete voos semanais, que partem do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pelas 17h50, chegando à capital francesa às 10h20. Em sentido inverso, a partida de Paris decorre às 12h50, chegando em Campinas às 19h50.

A Azul é atualmente a única companhia aérea brasileira que voa diretamente para Paris, cidade que vai receber, este ano, os Jogos Olímpicos, aos quais a Azul também associou, sendo patrocinadora oficial da seleção brasileira e assinalando o evento com menus especiais a bordo dos seus voos.

 

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Octant Hotels promove-se nos EUA

A Octant Hotels apresentou as suas oito unidades em dois eventos nos EUA que passaram por Chicago e Boston, entre 16 e 18 de abril, e nos quais foram também dados a conhecer os pilares da marca.

A Octant Hotels promoveu, entre 16 e 18 de abril, um evento promocional nos EUA, que serviu para dar continuidade à estratégia de apresentação dos hotéis da marca no mercado internacional e que passou pelas cidades de Chicago e Boston.

Num comunicado enviado à imprensa, a Octant Hotels explica que “esta aproximação ao mercado estadunidense permitiu demonstrar a hospitalidade portuguesa e destacar as várias regiões e tradições de Portugal”.  

Além de dar a conhecer as unidades da marca, o evento serviu também para apresentar os dois pilares da Octant Hotels, concretamente o localismo e a liberdade, contando ainda com um momento gastronómico a cargo do chef Paulo Leite, chef executivo do Octant Ponta Delgada.   

O evento contou com a participação Luís Mexia Alves, CEO da Discovery Hotel Management (DHM); Filipe Bonina, diretor de Marketing da DHM; e Gonçalo Mexia Alves, Head of Sales da DHM.

“Cada hotel Octant é único e irrepetível e traz uma oferta inovadora, com experiências autênticas e singulares, pois não existem dois Octant iguais, pela sua localização, a sua história, as tradições e as suas gentes. Ter dado a  conhecer os nossos pilares de localismo e liberdade num mercado tão importante como o do Estados Unidos, permitiu uma aproximação às nossas raízes e à cultura portuguesa”, refere Filipe Bonina, diretor de Marketing da DHM.

Recorde-se que a Octant Hotels conta atualmente com oito unidades hoteleiras que oferecem 539 quartos em Portugal, localizando-se de norte a sul do país, incluindo a ilha de S. Miguel, nos Açores.   

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“A promoção na Europa não pode ser só Macau”

Depois de anunciar a cimeira da ECTAA em Macau, em 2025, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da DST de Macau, admitiu que a promoção de Macau terá de passar por uma maior complementaridade de destinos e não limitar-se somente a Macau”.

A promoção de Macau na Europa é uma realidade e a parceira com a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) tem contribuído para esta evidência. Maria Helena de Senna Fernandes, diretora da Direção dos Serviços de Turismo (DST) de Macau, explicou isso mesma durante a abertura da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, ao frisar que “a APAVT foi um grande parceiro durante muitos anos, mesmo antes da transferência [da soberania de Macau de Portugal para a República Popular da China em 20 de dezembro de 1999] até agora e ajudou-nos, para além de Portugal, a abrir a porta para a Europa”.

A vinda do congresso da APAVT e da cimeira da ECTAA para Macau, em 2025, é, por isso, vista por Senna Fernandes como “um passo importante e que temos vindo a realizar em parceria com a APAVT tanto nas iniciativas em Portugal [Roadshow e BTL] como em Espanha [FITUR]”.

Quanto às possíveis melhorias de conectividade entre Portugal e Macau, Senna de Fernandes admitiu que “esse é o nosso grande sonho”, revelando que “ainda não há muitos avanços a este nível, mas passo a passo, espero que as ligações melhorem”.

A caminho pode estar, no entanto, um voo da Air Macau com ligação a Istambul (Turquia) que a diretora da DST espera que possa acontecer “ainda este ano de 2024” e que é considerado como “mais um passo em frente”. “Estamos sempre de braços abertos, mas claro que as companhias aéreas têm os seus cálculos e nós percebemos esta situação”.

A melhoria, ou melhor, a facilidade de ligação de Hong Kong a Macau também foi assinalada como mais um passo para atrair os turistas a visitar Macau, além de Senna Fernandes considerar que “a forma como Macau está a promover-se na Europa também terá de ser integrada com outros destinos”.

“A promoção na Europa não pode ser só Macau, porque quem faz uma viagem de longo curso não está só à procura de um destino, também quererá visitar a China, Hong Kong, a Grande Bahia, por exemplo”, concluiu a diretora da Direção dos Serviços de Turismo de Macau.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
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APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu

No dia da abertura da 12.ª edição da MITE, Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, destacou o papel da associação no posicionamento de Macau no mercado europeu. A organização do congresso da APAVT e cimeira da ECTAA, ambas em 2025, são consideradas boas plataformas para a promoção junto dos diversos mercados da Europa.

A 12.ª edição da MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – serviu para o anúncio da cimeira da ECTAA, bem com de Macau como “Destino Preferido” para 2025.

Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), referiu, no discurso de abertura e deste anúncio que se trata de uma “grande oportunidade de juntar um importante mercado de origem – Europa – e os destinos turísticos de Macau, fazendo essa extensão lógica a toda a China”.

Na realidade, a APAVT, que realizará o 50.ª congresso precisamente em Macau, em 2025, teve “o papel principal”, segundo o presidente das APAVT, no que será a realização da cimeira da ECTAA em Macau, frisando Pedro Costa Ferreira que “tivemos a ideia, colocámo-la primeiramente a Macau, tentando perceber se havia interesse, e havendo todo o interesse, colocámo-la ECTAA que respondeu, desde logo, de forma positiva”.

“Sentimos que existe um estreito laço de confiança entre a APAVT e o Turismo de Macau que, como todos os laços de confiança que são fortes, demorou algum tempo a reformar-se, mas que parece estar hoje no ponto fortalecer-se”.

De resto, Pedro Costa Ferreira salientou que a relação próxima entre a APAVT e Macau passa, justamente, por “Portugal constituir uma porta de entrada para a China, mas também Portugal ser visto como porta de entrada para a Europa. Se olharmos para a China enquanto mercado emissor, é só o primeiro mercado emissor mundial. Portanto, todos terão interesse em implementar este tipo de relação”.

Quanto ao que poderia aumentar o número de turistas portugueses em Macau, o presidente da APAVT é lacónico: “comunicação, comunicação, comunicação e, depois, estruturação de oferta”.

“A comunicação é fundamental porque a verdade é que Macau, apesar de tudo, quando se fala do Oriente, não está no top of mind dos portugueses”, considera Pedro Costa Ferreira. “Depois é preciso conhecimento e não foi por acaso que apostámos [APAVT] no e-learning”, até porque, de acordo com o presidente da APAVT, “os agentes de viagens costumam vender o que conhecem e sentem-se confiantes a vender o que conhecem. Portanto, sem conhecer fica mais difícil” e, por isso, a vinda de agentes de viagens à MITE “ajuda a conhecer a oferta existente”.

Já no que toca à estruturação de produto, “Macau não deve ser visto como um destino per si para o mercado emissor europeu, nem mesmo para o português”, admite Pedro Costa Ferreira, salientando que “o português pode ter um tempo médio de estadia um pouco mais prolongado em Macau, mas o que faz sentido é juntar Macau com outras realidades, sejam elas de pura praia, quer realidades mais culturais e mais recentes do ponto de vista das tradições do turista europeu, que é a própria China”.

Para isso, é, no entanto, necessária conectividade, assinalando Pedro Costa Ferreira que “um voo direto [Portugal – Macau] ajudaria imenso”.

*O Publituris viajou para a MITE – Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau – a convite da APAVT. 
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Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT

Segundo a APAVT, esta missão internacional a Macau visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) está a promover uma missão internacional a Macau, que conta com  o apoio do Turismo de Macau e que vai passar pela MITE-Macau International Travel Exhibition, que decorre entre 26 e 28 de abril.

Segundo um comunicado divulgado pela associação, esta missão internacional a Macau conta com uma comitiva de associados e líderes da distribuição europeia e visa “promover o intercâmbio entre as agências e operadores turísticos portugueses e as suas congéneres em Macau”, no âmbito do programa «Macau: Destino Preferido da APAVT 2024».

“Pela primeira vez, e por iniciativa da APAVT, a comitiva incluirá também representantes da nossa congénere espanhola, a CEAV, bem como da ECTAA-Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos, num esforço conjunto para promover o desenvolvimento das relações turísticas entre Macau e o mercado europeu. A comitiva é composta por um total de três dezenas de profissionais do setor, especialmente convidados por Macau”, detalha a APAVT.

Além da visita à feira de turismo de Macau, os participantes nesta missão internacional contam com um “intenso programa que inclui encontros B2B e outras iniciativas que visam reforçar as relações bilaterais e estabelecer novas parcerias estratégicas, com vista ao incremento do volume de turismo, nos dois sentidos”.

“É conhecida a proximidade entre a APAVT e Macau, proximidade construída através de trabalho conjunto contínuo, sempre com o objetivo de incrementar os fluxos turísticos entre Portugal , Macau e a China em geral. A atual comitiva é um passo em frente muito significativo neste trabalho conjunto, ao alargar o esforço de aproximação a duas comunidades internacionais que integramos e muito prezamos – a Aliança Ibérica, constituída pela APAVT e a espanhola CEAV, e a ECTAA”, afirma Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT.

*O Publituris foi um dos convidados pela APAVT para integrar esta missão empresarial a Macau, sobre a qual vai ser possível saber mais nas próximas edições do jornal Publituris.

 

 

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Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025

O primeiro Royal Beach Club da Royal Caribbean International vai ficar localizado na Paradise Island, nas Bahamas, contando com uma das “praias mais idílicas da ilha” e, quando estiver concluído, deverá receber uma média 2.000 turistas.

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A Royal Caribbean International já deu início à construção do seu primeiro Royal Beach Club, um clube de praia privado localizado em Nassau, nas Bahamas, que vai contar com 68 797 m² e tem inauguração prevista para 2025.

“O início da construção foi comemorado no local, onde o Presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, Jason Liberty, e o Presidente e CEO da Royal Caribbean International, Michael Bayley, que se juntaram ao Primeiro-ministro das Bahamas, Philip Davis, e ao Vice-Primeiro-ministro I. Chester Cooper”, indica a companhia de cruzeiros, num comunicado enviado à imprensa.

O primeiro Royal Beach Club da Royal Caribbean International vai ficar localizado na Paradise Island, nas Bahamas, contando com uma das “praias mais idílicas da ilha”, entre várias outras valências.

“O novo Clube de praia combina a beleza ao espírito das Bahamas com a assinatura da Royal Caribbean em toda a sua experiência, serviço e design. Esta é uma parceria público-privada única na qual a comunidade local das Bahamas detem até 49% do capital”, adianta a companhia de cruzeiros.

Além da praia, o Royal Beach Club Paradise Island vai contar com piscinas, bares aquáticos e cabanas privadas, quatro locais para refeições rápidas e pratos locais, além de experiências com artesãos locais e música ao vivo.

Quando estiver operacional, o primeiro Royal Beach Club deverá receber uma média 2.000 turistas, prevendo-se que os visitantes sejam transportados até ao clube de praia através de pequenas embarcações do porto de cruzeiros de Nassau, regressando pelo centro histórico de Nassau, perto do conhecido Straw Market.

“Marcando mais do que o início do processo de construção, o evento inovador de hoje simboliza parceria, impulso e desenvolvimento económico contínuo para tantos empresários das Bahamas e toda a comunidade”, disse Jason Liberty, Presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean.

A construção deste clube de praia também envolve o Governo das Bahamas e as autoridades locais, até porque também envolve a “restauração do habitat nativo, que ajudará a proteger a vida selvagem durante a construção e por muitos anos”.

 

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Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard

Um recente estudo da Martercard sobre intenções de consumo apurou que as viagens continuam a estar nas principais intenções de compra para este ano de 67% dos portugueses e 59% dos europeus.

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As viagens continuam a estar nas prioridades dos portugueses e dos europeus, apurou um recente estudo da Martercard sobre intenções de consumo, segundo o qual as viagens continuam a estar nas principais intenções de compra para este ano de 67% dos portugueses e 59% dos europeus.

O estudo da Mastercard foi realizado em 24 países, incluindo em Portugal, com o objetivo de compreender a mudança nas preferências de mais de 16.000 consumidores ao nível das experiências e respetivos gastos na Europa, um dos maiores polos turísticos globais e que em 2023 atraiu uns impressionantes 700 milhões de turistas.

De acordo com a pesquisa, 88% dos viajantes europeus e internacionais planeiam gastar o mesmo ou mais em experiências em 2024, comparativamente a 2023, num ano marcado por múltiplos eventos desportivos de projeção global, digressões musicais e festivais de cinema.

O estudo revela que o desejo de desfrutar de novas experiências está a impulsionar as viagens, com 31% dos portugueses a referirem que tencionam planear uma viagem para desfrutarem de uma experiência em particular, e quase metade (49%) a afirmar que viajariam para outro país, ou continente, apenas para desfrutar de uma experiência que desejam concretizar.

Além das viagens, para os portugueses também os concertos de música ao vivo (48%), escapadelas relacionadas com o bem-estar (40%), experiências em família ou gastronómicas (39%) e experiências ao ar livre (36%) estão nas prioridades de gastos em 2024.

A nível europeu, o resultado foi semelhante ao apurado em território nacional, uma vez que a prioridade dos consumidores europeus também vai para as viagens (59%), seguido de festivais e concertos (34%), experiências ao ar livre (34%), gastronómicas (33%) , seguidas das experiências associadas ao bem-estar (32%).

“O benefício ‘intangível’ das experiências é referido pela maioria dos consumidores nacionais e europeus como o principal motivo para darem prioridade a este tipo de gastos”, destaca a Mastercard, num comunicado enviado à imprensa esta quarta-feira, 24 de abril.

Relativamente às experiências, mais de quatro em cinco (85%) dos portugueses disseram que este tipo de gastos geralmente, ou quase sempre, vale a pena, em contraste acentuado com os 2% que acham que raramente ou nunca vale o investimento, e com 30% dos consumidores a afirmarem que poupam uma parte do seu orçamento familiar para poder gastar em experiências.

O facto de as experiências proporcionarem as melhores recordações (49%), ajudarem a ver o mundo sob uma nova perspectiva (41%) ou o facto de encontrarem nas experiências partilhadas com outros um enriquecimento profundo (40%) para a sua vida pessoal estão entre os principais motivos apontados pelos portugueses para manterem os seus planos de gastos.

“Além disso, o principal fator determinante na decisão de investirem numa experiência é o facto de poder ser única (41%) refletindo a vontade de criar memórias para toda a vida”, refere ainda o estudo.

Segundo Raja Rajamannar, Chief Marketing & Communications Officer da Mastercard, “não é de admirar que os europeus estejam a dar cada vez mais prioridade às experiências. Além da vibrante herança cultural desta região e dos locais incríveis que a tornam um cenário ideal para memórias que duram uma vida, também é palco de eventos desportivos e musicais sem paralelo”.

“Esta investigação ajuda-nos a perceber as prioridades das pessoas para este ano e de como podemos trazer mais alegria às suas vidas”, acrescenta o responsável.

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Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites

Nos seus 25 anos de carreira no setor hoteleiro, Álvaro Aragão desempenhou vários cargos de direção, nomeadamente enquanto assistente de direção de hotel, diretor residente, diretor de hotel e diretor-geral,

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A Highgate Portugal contratou Álvaro Aragão para assumir a direção-geral do hotel NAU Salgados Dunas Suites.

Desta forma, o profissional fica encarregue da gestão da operação diária da unidade, planeando e gerindo o orçamento financeiro, além de assumir a liderança da equipa do hotel

Com 25 anos de experiência no setor hoteleiro, o currículo de Álvaro Aragão soma quatro anos como responsável do departamento de alimentação e bebidas no Porto Palácio Hotel e no Pestana Alvor Praia. O profissional assumiu ainda cargos de direção em unidades hoteleiras como o São Rafael Atlântico Hotel, São Rafael Suite Hotel, Quinta do Lorde Resort, Marriott Praia D´El Rey Beach & Golf Resort e Casa da Calçada Relais & Châteaux.

Antes de integrar o NAU Salgados Dunas Suites, Álvaro Aragão desempenhou o cargo de Deputy General Manager no Savoy Palace.

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Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos

A “Escapada ao Báltico” é uma seleção exclusiva de pacotes turísticos para os destinos do Báltico que conta com voos diretos da Air Baltic, companhia aérea de bandeira da Letónia.

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A Lusanova e a Air Baltic uniram-se para lançar a “Escapada ao Báltico”, uma seleção exclusiva de pacotes turísticos para os destinos do Báltico e que conta com voos diretos da companhia aérea de bandeira da Letónia.

Estes pacotes destinam-se essencialmente às cidades de Riga, na Letónia, e Vilnius, na Lituânia, duas das principais capitais bálticas e que contam com uma vasta história e um rico património arquitetónico.

“Os pacotes “Escapada ao Báltico” em voos diretos com a companhia aérea parceira vão das três às cinco noites e incluem visitas em privado às cidades de Riga, na Letónia, e Vilnius, na Lituânia, estadas em hotéis de quatro estrelas em regime de alojamento e pequeno-almoço, assim como transferes e transporte entre ambas as cidades”, destaca a Lusanova, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 24 de abril.

Segundo a Lusanova, uma das características desta parceria “é a atenção dedicada à experiência gastronómica a bordo dos voos da Air Baltic”, onde os passageiros têm ao dispor uma larga variedade de opções culinárias (mediante pagamento).

Estes pacotes aproveitam também as novas ligações aéreas da transportadora da Letónia, que passou a voar entre o Funchal e Riga, assim como entre Lisboa e Vilnius.

“Estas novas conexões ampliam as possibilidades de exploração do Báltico, permitindo aos passageiros portugueses descobrir a riqueza cultural e histórica da região”, acrescenta o operador turístico.

Paralelamente, a Lusanova conta também com escapadas a Riga e a Vilnius isoladamente, que permitem descobrir ambas as cidades com maior liberdade.

Todas as propostas de viagens do operador turístico Lusanova para esta região da Europa podem ser consultadas aqui.

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