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Lourinhã recebe Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista

O concelho da Lourinhã recebe, de sexta-feira a domingo (14 a 16 de julho) o evento Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista, que conta com atividades para toda a família.

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A Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro & Mercado Oitocentista, evento que assinala o seu 215º aniversário, chega este fim de semana à Lourinhã. É organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, em parceria com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV) e a Associação Napoleónica Portuguesa (ANP).

Esta recriação histórica, cuja missão é preservar o património e identidade comuns de nações outrora beligerantes e atualmente amigas, tem como pontos fortes a presença de recriadores nacionais e estrangeiros: espanhóis, franceses, ingleses, canadianos.

O evento terá lugar junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), num ambiente ilustrado à época, espaço cultural e turístico do município que tem como missão estudar, preservar e valorizar o património histórico-militar desta batalha, e foi dotado de equipamentos e recursos, que o tornam inclusivo e acessível a todos os públicos.

De acordo com o programa, no dia 15 de julho, pelas 11h00, vai ter início um passeio comentado pela aldeia do Vimeiro, com passagem pelos locais com memórias associadas a este episódio histórico, como o Monumento Comemorativo do Primeiro Centenário, a Igreja do Vimeiro, o Quartel-General de Wellington e o Hospital de Campanha. Pelo caminho, será possível observar três pinturas murais da autoria de Pierre Costa, artista local.

Às 11h30 é a vez do projeto Papão de Contos dinamizar a atividade Ramos de Oliveira – O Soldado da Paz, numa abordagem diferente ao tema da guerra, preparada com doses extra de ternura para os mais pequenos, contando-se a história de Ramos de Oliveira, o soldado que não gostava de guerra, o que remete para a vontade intrínseca de paz que existiria na generalidade dos combatentes.

Pelas 15h00, haverá uma atividade de mediação de leitura intitulada Pela Paz na qual se procura explicar por que motivo existe a guerra, como é vivida, percorrendo-se um caminho de palavras, linhas, textos e imagens que levam a um lugar onde ninguém quer estar.

Mais tarde, às 18h00, tem lugar a oficina Armistício – Construção de Páginas de Paz. Partindo da história da assinatura dos primeiros termos da paz no Vimeiro, os mais novos fazem um atelier em torno de palavras relacionadas com a paz.

No último dia, 16 de julho, às 11h00, decorrerá uma sessão interativa de contos com magia: “O Preço da Paz”. Nesta atividade o foco serão as histórias de cooperação e entreajuda, explicando-se quais os perigos da guerra, os caminhos que levam ao confronto e como evitá-lo.

Já à tarde, pelas 14h30, a Associação de Jogos de Simulação de Portugal desenvolve a atividade Simulações de Táticas de Combates Napoleónicos e a Loja Linhas de Torres dinamiza o Workshop de Pintura de Miniaturas Napoleónicas.

Às 16h00, é na oficina Semear a Paz em Campos de Guerra que a bondade e entreajuda ganham asas. A atividade a realizar incentiva todos os participantes a decorarem o seu vaso biodegradável com tintas naturais e semearem e cuidarem da paz, que, simbolicamente, estará representada por uma semente de girassol.

 

 

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B&B Montijo vendido à sociedade gestora de investimentos ECS

Os valores, assim como quaisquer outros detalhes do negócio, não foram revelados, sendo apenas indicado que a unidade continua arrendada ao grupo B&B Hotels.

O hotel B&B Montijo foi vendido à sociedade gestora de investimentos ECS, informou a consultora CBRE, que assessorou a venda do imóvel, atuando do lado do antigo proprietário, a parceria Sunny/Casais.

Aberto ao público desde 2021, o B&B Montijo conta com cerca de 4.200 metros quadrados de área bruta construída, distribuídos por quatro pisos acima do solo e um piso em cave com 15 lugares de estacionamento, dispondo de 112 quartos, área de pequenos-almoços e sala de reuniões.

Segundo Duarte Morais Santos, Head of Hotels, da CBRE, o B&B Montijo “relevou ser uma oportunidade de negócio interessante pela sua localização no centro do Montijo, uma zona que é reconhecida não só pela sua área residencial, mas também pela presença de várias empresas e indústrias de diversos setores”.

“Acreditamos que esta transação irá reforçar a dinamização da zona e o contínuo interesse por parte de investidores em realizar negócios em áreas próximas das grandes cidades e que têm grande potencial de desenvolvimento. Para a CBRE é com muito orgulho que assistimos ao dinamismo deste setor e que comprovamos o potencial dos ativos fora das principais referências, como Lisboa, Porto e Algarve”, acrescenta o responsável da CBRE.

Os valores, assim como quaisquer outros detalhes do negócio, não foram revelados, sendo apenas indicado que a unidade continua arrendada ao grupo B&B Hotels, cadeia hoteleira europeia que conta com o maior crescimento no segmento económico, operando mais de 720 hotéis em 15 países, incluindo 12 propriedades em Portugal.

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January 19, 2023, Brazil. In this photo illustration, the TAAG Linhas Aéreas de Angola logo is displayed on a smartphone screen. It is the national airline of Angola, having its headquarters in Luanda

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TAAG tem novo contacto de apoio ao cliente

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola tem um novo contacto de apoio ao cliente, disponibilizando agora também o e-mail [email protected] para atender as necessidades e preocupações dos seus passageiros.

A TAAG – Linhas Aéreas de Angola tem um novo contacto de apoio ao cliente, disponibilizando agora também o e-mail [email protected] para atender as necessidades e preocupações dos seus passageiros.

“A TAAG tem um novo e-mail de Apoio ao Cliente e uma equipa pronta para atender às suas necessidades e preocupações”, informa a companhia aérea de bandeira angolana, em comunicado.

Além deste novo e-mail, a TAAG disponibiliza também um call center para chamadas nacionais e internacionais, através do número de telefone +351 210 203 896, e que está disponível entre as 08h00  e as 20h00, nos dias úteis, bem como das 09h00 às 18h00, nos fins de semana e feriados.

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Turkish Airlines abre voos para Detroit

Os voos da Turkish Airlines para Detroit arrancaram na passada quarta-feira, 15 de novembro, e contam com três ligações aéreas por semana, passando a quatro a partir de 25 de dezembro.

A Turkish Airlines abriu uma nova rota para os EUA e passou a operar em Detroit, cidade que se torna no 13.º destino da companhia aérea turca no país norte-americano, informou a transportadora em comunicado.

Os voos para Detroit arrancaram na passada quarta-feira, 15 de novembro, e contam com três ligações aéreas por semana, passando a quatro a partir de 25 de dezembro.

“Com a adição de Detroit, a Turkish Airlines aumentou a sua rede para 345 destinos e agora serve 13 destinos nos EUA”, sublinha a transportadora aérea de bandeira turca, na informação divulgada.

Segundo Ahmet Bolat, Chairman da Turkish Airlines, a abertura desta rota aproxima “duas grandes cidades, Istambul e Detroit” e cria “oportunidades para viagens, negócios e exploração cultural”.

“Alcançamos mais países do que qualquer outra companhia aérea no mundo, e adicionando novos destinos à nossa rede em constante expansão , como Detroit, continuamos a cumprir a nossa missão principal de unir pessoas e culturas em todo o mundo”, acrescenta o responsável.

Localizada no estado do Michigan, a cidade de Detroit é a 10ª maior dos EUA e é conhecida por ser um centro ligado à indústria automobilística, assim como pelo seu património musical e cultural.

 

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Viagens de negócios na Europa deverão ultrapassar os 415 MM€ em 2027

Os gastos esperados com viagens de negócios em toda a Europa continuam a aumentar de forma constante devido à procura reprimida, aos ambientes de trabalho híbridos, ao regresso das viagens e reuniões e às condições económicas mais estáveis, de acordo com a análise regional do GBTA Business Travel Index Outlook. Assim, em 2027, a Europa deverá ultrapassar os 415 mil milhões de euros.

Após uma recuperação regional mais lenta ao longo dos últimos anos, espera-se que os gastos com viagens de negócios na Europa ultrapassem o nível pré-pandemia de 391,9 mil milhões de dólares (cerca de 360 mil milhões de euros) atingido em 2019, atingindo, em 2025, 414,9 mil milhões de dólares (cerca de 382 mil milhões de euros), avança o relatório 2023 GBTA Business Travel Index Outlook (BTI) publicado pela Global Business Travel Association em colaboração com a Visa.

Numa análise global, o mesmo relatório prevê que a recuperação global das viagens de negócios deverá atingir 1,5 triliões de dólares (1,4 biliões de euros), em 2024, e crescer para quase 1,8 triliões de dólares (cerca de 1,7 biliões de euros), em 2027.

Em 2021, a Europa foi a única região onde os gastos com viagens de negócios diminuíram. No entanto, as despesas com viagens de negócios na Europa recuperaram o terreno perdido em 2022, crescendo para 93,5% face ao ano anterior, alcançando a taxa de crescimento mais elevada de qualquer região do mundo. As perspetivas variam consoante a região, sendo a Europa Ocidental responsável por 88% das despesas com viagens de negócios na Europa. Esta percentagem tem crescido à medida que a guerra na Ucrânia continua a afetar a Europa emergente.

Enquanto a Europa Ocidental recuperou 71% dos seus gastos com viagens pré-pandemia no ano passado, a Europa emergente apenas recuperou para 57%.

“Os gastos com viagens de negócios na Europa continuam a crescer a um ritmo constante e prevê-se que atinjam 449,9 mil milhões de dólares (cerca de 415 mil milhões de euros) em 2027. Mas as organizações, os viajantes de negócios e programas também estão a adaptar-se às novas mudanças. O ambiente de trabalho híbrido trouxe consigo novos desafios. À medida que as empresas e os colaboradores apreciam os benefícios das ligações presenciais, vemos cada vez mais viagens relacionadas com reuniões internas e fins de formação. Além disso, as opções de viagens sustentáveis continuam a ser um fator-chave e as viagens multimodais representam agora quase um terço das viagens de negócios recentes. Como região, a Europa está na vanguarda na oferta de soluções alternativas e mais sustentáveis”, refere Catherine Logan, vice-presidente regional senior da GBTA, EMEA e APAC.

Europa emergente penalizada pela guerra na Ucrânia
Dissecando os dados do relatório da Global Business Travel Association, no geral, as despesas com viagens de negócios na Europa recuperaram para 69% dos níveis pré-COVID (2019) e prevê-se que recuperem para 90% até ao final do ano (2023), estimando-se ainda que a Europa Ocidental atinja 94% e a Europa emergente, 67% dos níveis de 2019.

A recuperação nas viagens de negócios continua a variar consoante a região e o país. A Europa Ocidental foi a região que mais cresceu a nível mundial em 2022, aumentando 109%, para 236 mil milhões de dólares (cerca de 217 mil milhões de euros), impulsionada pelo regresso das reuniões e eventos presenciais e pela recuperação da capacidade e dos volumes de viagens de negócios internacionais. A Europa emergente continua atrasada na sua recuperação, desafiada pela guerra na Ucrânia.

A Europa Ocidental continua a ser a terceira maior região de viagens de negócios do mundo, com 23% dos gastos globais em viagens em 2022, e prevê-se que permaneça neste nível em 2023. Seis países − Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Países Baixos − representou três quartos das despesas da região em 2022.

A recuperação das despesas com viagens de negócios difere consoante o mercado, com alguns dos maiores mercados de viagens de negócios nesta região a cair abaixo da taxa de recuperação a nível europeu. A Alemanha atingiu 65%, o Reino Unido 57% e a Itália 68% em 2022. Por outro lado, a França com 75%, a Espanha com 86%, os Países Baixos com 87% e a região nórdica (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) com 74% também mostraram recuperações mais fortes.

Em 2023, prevê-se que os gastos com viagens de negócios na Alemanha atinjam 89% dos níveis de gastos de 2019, no Reino Unido 82% e na Itália 97%. A França deverá atingir 96%, a Espanha 103%, os Países Baixos 107% e a região nórdica 95%.

Olhando para os principais mercados globais em termos de gastos totais com viagens de negócios, a Alemanha permanece na terceira posição, com um crescimento anual de 38% previsto em 2023 versus 2022. Para o mesmo período, prevê-se que o Reino Unido passe para a quinta posição (crescimento de 43%), à frente da França e da Itália (crescimento de 28% e crescimento de 43%, respectivamente).

A recuperação da indústria também difere na Europa. Os setores que mostram maior resiliência e retorno aos gastos com viagens de negócios em 2023 versus 2019 incluem as categorias da indústria de Alojamento e Serviços de Alimentação, Artes, Recreação e Entretenimento e Serviços Públicos. No mesmo período, os setores menos recuperados em termos de gastos com viagens de negócios incluem Mineração e Pedreiras, Comércio Retalhista, Comércio Grossista e Transporte e Logística.

Embora se espere uma recuperação promissora, existem vários fatores que poderão influenciar as previsões a longo prazo da indústria, apontando o relatório os geopolíticos e desafios económicos persistentes, destacando-se ainda um maior foco em iniciativas de sustentabilidade, a adoção generalizada de tecnologias, o crescimento da força de trabalho remota e o aumento das viagens combinadas são potenciais fatores de mudança no futuro das viagens de negócios.

Os principais pontos
No inquérito feito para BTI da GBTA a 1.176 viajantes de negócios em toda a Europa, 82% relataram que as viagens de negócios valeram muito ou moderadamente para alcançar os seus objetivos de negócios. Três quartos (78%) realizaram uma a cinco viagens de negócios nos últimos 12 meses e um terço (31%) reservou uma passagem aérea para a sua última viagem de trabalho através de canais de gestão. Apenas 19% estendem uma viagem de trabalho a lazer, em comparação com a média global de 42%.

As viagens com “propósito” são uma prioridade na Europa, com os viajantes de negócios desta região a demorarem, em média, 3,51 dias por viagem de negócios. Os motivos citados para viajar incluem seminários/formações, reuniões externas e internas, consultoria e serviços profissionais.

As viagens multimodais são mais proeminentes nesta região; 32% utilizaram transporte ferroviário na sua última viagem de negócios (contra 18% globalmente), 36% utilizaram viagens aéreas (42% globalmente) e 29% utilizaram um carro pessoal (31% globalmente).

Em média, os viajantes de negócios na Europa gastaram 888 dólares (815 euros) por pessoa (incluindo despesas geridas e não geridas) na sua última viagem de negócios, sendo o alojamento responsável por 366 dólares (337 euros) destas despesas. Em seguida vêm alimentos e bebidas (145 euros), viagens aéreas (137 euros), terrestres (112 euros) e despesas diversas (87 euros). O gasto médio é menor na Europa do que na América do Norte (gasto médio de 1.219 por pessoa, o que equivale a cerca de 1.120 euros) ou na Ásia-Pacífico (gasto médio de 1.038 por pessoa, cerca de 955 euros).

Os gastos médios com viagens de negócios em toda a região são relativamente consistentes, com exceção dos países nórdicos, onde o custo médio de viagem por pessoa atingiu 1.155 euros, e da Espanha, que tem um custo de viagem por pessoa mais baixo, de 580 euros.

A frequência das viagens de negócios na Europa reflete as tendências globais. Dois terços (67%) dos europeus acreditam que viajarão com a mesma frequência ou com mais frequência em 2023, em comparação com 2019. Cerca de um em cada três (29%) pensa que viajarão com menos frequência, uma conclusão comparável à da América do Norte e da média mundial.

A maioria dos viajantes de negócios europeus possui um cartão de crédito corporativo. Mais de dois terços (69%) dos viajantes de negócios afirmam que o seu empregador lhes fornece esse cartão, no entanto, apenas 12% utilizam o seu cartão corporativo para todas as despesas de viagem.

Para viajantes de negócios com cartão corporativo, dois terços (69%) carregaram o cartão numa carteira móvel. Embora a Europa tenha a maior taxa de adoção de carteiras móveis de qualquer mercado, os viajantes de negócios europeus utilizam as suas carteiras móveis com menos frequência. Quase 85% dos viajantes de negócios europeus que carregaram o seu cartão corporativo numa carteira móvel utilizam-no em pelo menos 10% das suas transações comerciais.

Foto crédito: Depositphotos.com
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ACI Europe pede a governo dinamarquês para não introduzir taxa em voos

Depois do Governo da Dinamarca ter avançado com a possibilidade de implementar uma taxa para todos os voos com partida no país, a ACI Europe diz que esta é contraproducente.

A ACI EUROPE instou o Governo dinamarquês a não prosseguir com os planos de introduzir uma taxa sobre todos os passageiros que partem dos aeroportos da Dinamarca.

Com apenas uma parte residual desta nova taxa ser destinada à sutentabilidade da aviação dinamarquesa e a maior parte desta a ser utilizada para financiar o sistema de segurança social, esta iniciativa irá prejudicar a posição competitiva dos aeroportos dinamarqueses – e assim prejudicar a sua capacidade de financiar os seus ambiciosos planos de descarbonização.

Os aeroportos dinamarqueses estão na vanguarda dos esforços de descarbonização da indústria, com os aeroportos de Aarhus, Billund, Copenhaga e Roskilde a tentarem atingir zero emissões líquidas de CO2 sob o seu controlo já em 2030.

Olivier Jankovec, diretor-geral da ACI EUROPE, afirma que esta taxa é “verdadeiramente imprudente e equivale essencialmente a um ‘greenwashing’ político, mais do que qualquer outra coisa. Em vez de ajudar os aeroportos e a aviação a descarbonizarem-se, terá na verdade o efeito oposto, desviando do sector recursos financeiros tão necessários”.

Jankovec refere ainda que “a UE já implementou, através do pacote Fit for 55, um quadro regulamentar ambicioso para descarbonizar o seu setor da aviação através do reforço do seu regime de comércio de emissões e de mandatos para a implantação de combustíveis de aviação sustentáveis. Juntamente com outras medidas, isto exigirá investimentos adicionais de todo o ecossistema da aviação, no valor de 820 mil milhões de euros até 2050. É evidente que novas taxas são a última coisa de que necessitamos. Na verdade, mais apoio financeiro é o que é necessário.”

Além disso, o diretor-geral da ACI Europe conclui que este imposto “também corre o risco de prejudicar a conectividade da Dinamarca e da sua economia. A conectividade aérea da Dinamarca, este ano, permanece 10% abaixo de onde estava antes da COVID-19, pelo que é evidente que adicionar custos às viagens aéreas não irá facilitar novos progressos na recuperação total e no desenvolvimento dessa conectividade”.

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Emprego e Formação

Meet Up para o turismo regressa ao Porto com debate sobre contratação Tech

A Câmara Municipal do Porto, em parceria com a Bolsa de Empregabilidade, promove a segunda edição do Meet Up para o setor do turismo.

Os Meet Ups Porto resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal do Porto e a Associação Fórum Turismo, entidade fundadora da Bolsa de Empregabilidade, que tem como foco o recrutamento e a valorização e retenção de talento.

O evento decorre no dia 23 de novembro, na Casa Comum do Edifício da Reitoria da U.Porto. O tema principal será sobre “Contratação Tech na área do turismo” e reúne um painel composto pelas empresas: Bolsa de Empregabilidade, Talent Portugal e a merytu.

Esta é uma iniciativa que promove a partilha de experiências entre empresas do setor para a melhoria nos processos de recrutamento, construção de equipas qualificadas e identificação de desafios comuns a superar.

A sessão de abertura começa às 9:30h para receber os profissionais, empreendedores e recursos humanos do setor do turismo. Além de ser palco de conversas produtivas, este é um evento que pretende promover dinâmicas de networking e trocas de oportunidades.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário form.typeform.com/to/OozDuRhk

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Distribuição

Travelport e Aerolineas Argentinas renovam acordo de distribuição a longo prazo

O acordo de distribuição de longa data entre a Travelport e a Aerolineas Argentinas foi renovado a 1 de setembro e permite que a empresa de tecnologia para agências de viagens continue a distribuir o conteúdo da transportadora aérea da Argentina.

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A Travelport e a Aerolineas Argentinas, companhia aérea com sede na Argentina, renovaram a 1 de setembro o acordo de distribuição que de longa data que já mantinham, o que permite que a empresa de tecnologia para agências de viagens continue a distribuir o conteúdo da transportadora.

“O acordo de renovação plurianual confirma que o conteúdo da Aerolineas Argentinas será distribuído na plataforma Travelport + e que as agências de viagens parceiras da Travelport terão acesso contínuo à ampla gama de produtos e conteúdo adicional da companhia aérea”, informa a Travelport, num comunicado enviado à imprensa.

Segundo Fabian Lombardo, diretor Comercial da Aerolineas Argentinas, a colaboração com a Travelport é “muito importante” para que a companhia aérea continue a crescer e a “fornecer à comunidade de agências acesso contínuo” às suas tarifas e ofertas.

“A plataforma Travelport + facilita a apresentação de ofertas altamente relevantes e mais opções da Aerolineas Argentinas para as agências de viagens, para que juntos possamos oferecer aos consumidores e viajantes corporativos uma experiência de reserva mais rápida e um serviço superior”, acrescenta o responsável.

Já Carlos Torres, diretor de Parceiros Aéreos – América Latina da Travelport, sublinha que a plataforma “Travelport+ foi criada para que as agências de viagens gerenciem facilmente o conteúdo de qualquer fonte, para que possam visualizar e comparar rapidamente ofertas dinâmicas e reservar as opções certas para seus clientes”.

“O nosso acordo renovado com a Aerolineas Argentinas é um passo significativo na evolução da estratégia da venda moderna da companhia aérea, e a comunidade de agências na América Latina e em todo o mundo se beneficiará muito com a capacidade de prover e vender o conteúdo da Aerolineas Argentinas por meio da plataforma Travelport +”, explica o responsável da Travelport.

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Aeroporto do Porto distinguido pela qualidade do serviço prestado

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi classificado como o quarto melhor a nível europeu na qualidade do serviço prestado, sendo mesmo a única infraestrutura aeroportuária nacional a constar de um ranking elaborado pela Bounce.

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O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi classificado como o quarto melhor a nível europeu na qualidade do serviço prestado, sendo mesmo a única infraestrutura aeroportuária nacional a constar do ranking, segundo um estudo da Bounce.

De acordo com informação publicada no portal Porto.pt, o estudo da empresa de armazenamento de bagagem teve em consideração o volume de passageiros, assim como as taxas de estacionamento, lojas e restaurantes dos aeroportos europeus com mais movimento, assim como a classificação atribuída pela AirHelp aos aeroportos europeus em termos de qualidade de serviço.

Desta forma, a lista é liderada pelo aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, que obteve 8,25 pontos em 10 possíveis, enquanto o Aeroporto Internacional de Viena, na Áustria, com 7,79 pontos, ficou na segunda posição.

Já a terceira posição foi atribuída ao Aeroporto Josep Tarradellas Barcelona El-Prat, com 7,68 pontos, enquanto o quarto lugar é ocupado pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, que obteve 7,67 pontos.

O aeroporto portuense ficou, desta forma, à frente de infraestruturas aeroportuárias como a de Copenhaga, na Dinamarca; Paris-Orly, em França; Estocolmo Arlanda, na Suécia; Istambul Sabiha Gokcen International, na Turquia; e ainda do aeroporto de Alicante, em Espanha; e do aeroporto de Oslo, na Noruega, que encerra o Top10 deste ranking.

Em termos de experiência pré-voo, o aeroporto que mais se destacou foi o de Istambul, na Turquia, com uma pontuação de 9,57 valores, seguido das infraestruturas de Copenhaga e Barcelona.

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TAAG acrescenta uma frequência à rota de São Tomé e Príncipe

A partir de 11 de dezembro, a TAAG passa a realizar dois voos por semana entre Luanda e São Tomé e Príncipe, juntando ao voo de sexta-feira uma nova frequência às segundas-feiras.

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A TAAG  – Linhas Aéreas de Angola anunciou que, a partir de 11 de dezembro, vai passar a operar mais uma frequência semanal na rota entre Luanda, capital de Angola, e São Tomé e Príncipe, que passa a contar com duas ligações aéreas por semana.

De acordo com uma nota informativa da companhia aérea de bandeira angolana, a nova frequência vai ser operada às segundas-feiras, juntando-se ao voo que a TAAG já realizava às sextas-feiras.

A nova frequência da TAAG para São Tomé e Príncipe já se encontra disponível para reserva através do website da companhia aérea, assim como através do call center da transportadora angolana.

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Cabo Verde: Santo Antão continua a dar cartas como destino de aventura e autenticidade

Santo Antão mantém-se como um dos destinos mais procurados em Cabo Verde para os viajantes que procuram aventura e autenticidade, através de caminhadas em trilhas (trekking), o principal produto turístico desta ilha.

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Em plena época alta do turismo em Cabo Verde, o posto de turismo do Porto Novo enalteceu o facto de Santo Antão estar a ser muito procurado pelos “viajantes à procura da aventura e de autenticidade”.

O comunicado do posto do turismo lembra, conforme citado pela Inforpress, que a ilha das montanhas “permite um contacto direto com a natureza em pleno esplendor, repleta de vastas riquezas, como as suas montanhas, vales e ribeiras verdejantes”.

A mesma fonte exortou os turistas a “fazer desde logo as malas e embarque nesta aventura”, que é uma visita à ilha de Santo Antão, que está, de resto, nesta altura do ano, a ser muito visitada por turistas estrangeiros e nacionais.

 

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