Azul adquire quatro novos aviões ATR para reforçar frota regional
O quarto destes aviões deverá chegar à Azul nos próximos dias, entrando em operação no mês de agosto.
Publituris
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Conheça a lista de finalistas dos Prémios AHRESP 2024
A Azul recebeu recentemente o terceiro de quatro aviões ATR 72-600 que a companhia aérea brasileira adquiriu para reforçar a sua frota regional, esperando-se que o aparelho entre em operação ainda este mês.
“O primeiro e o segundo avião, com as matrículas PR-YXT e PR-YXA, respetivamente, já estão em operação desde janeiro de 2023, enquanto o PR-YXB, entregue em junho, começará a voar ainda neste mês. A quarta aeronave, PR-YXC, por sua vez, chegará à empresa nos próximos dias, com previsão de iniciar as operações em agosto”, informa a Azul, em comunicado.
Este aviões, com capacidade para transportar 72 passageiros, estão equipados com motores Pratt & Whitney Canada, que permitem reduzir em 20% os custos de manutenção e em 3% o consumo de combustível, uma vez que apresentam “melhorias significativas, como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas feitas com materiais avançados”.
“A Azul leva a sério o compromisso com operações mais sustentáveis e reconhece a necessidade de investir continuamente em aeronaves modernas. Atualmente, 70% dos nossos assentos pertencem a aeronaves de nova geração, que têm menor impacto ambiental”, afirma Raphael Linares, diretor de Frotas da Azul.
Os novos aparelhos, juntamente com os Cessna Grand Caravan, são, segundo a Azul, “estratégicos para o desenvolvimento da aviação regional”, uma vez que, “devido ao seu tamanho, os turboélices têm facilidade de pousar em aeroportos menores e pistas mais curtas, inadequadas para jatos”.
“Além disso, por serem mais baixos, já contam com uma escada de embarque embutida na porta. Do ponto de vista de negócios, os ATRs atuam em rotas com menor número de Clientes e permitem o crescimento de novos mercados”, explica ainda a companhia aérea.
Segundo Raphael Linares, o investimento em aviões de menores dimensões permite diversificar a rede da companhia aérea e voar para cidades onde antes não era possível.
Recorde-se que a Azul conta atualmente com uma frota de 40 aparelhos ATR.