Azul adquire quatro novos aviões ATR para reforçar frota regional
O quarto destes aviões deverá chegar à Azul nos próximos dias, entrando em operação no mês de agosto.

Publituris
Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida
Torres Vedras vai ser base da Summit Go4Travel 2023
Turismo e sustentabilidade em análise no Fórum Gerês 2023
Ryanair já transportou mais de 180 milhões de passageiros em 2023
Airmet deu formação em Marketing Digital a mais de 120 agentes de viagens
Guestcentric implementa soluções de última geração na Details Hotels & Resorts
Azores Airlines vai voar para Londres e Milão no verão de 2024
Intur 2023 reserva o dia 16 de novembro só para profissionais
Madeira recebe pela primeira vez workshop dedicado ao turismo de luxo
Turismo da Arábia Saudita passa a ter representação em Portugal
A Azul recebeu recentemente o terceiro de quatro aviões ATR 72-600 que a companhia aérea brasileira adquiriu para reforçar a sua frota regional, esperando-se que o aparelho entre em operação ainda este mês.
“O primeiro e o segundo avião, com as matrículas PR-YXT e PR-YXA, respetivamente, já estão em operação desde janeiro de 2023, enquanto o PR-YXB, entregue em junho, começará a voar ainda neste mês. A quarta aeronave, PR-YXC, por sua vez, chegará à empresa nos próximos dias, com previsão de iniciar as operações em agosto”, informa a Azul, em comunicado.
Este aviões, com capacidade para transportar 72 passageiros, estão equipados com motores Pratt & Whitney Canada, que permitem reduzir em 20% os custos de manutenção e em 3% o consumo de combustível, uma vez que apresentam “melhorias significativas, como rolamentos cerâmicos híbridos, compressores mais eficientes e turbinas feitas com materiais avançados”.
“A Azul leva a sério o compromisso com operações mais sustentáveis e reconhece a necessidade de investir continuamente em aeronaves modernas. Atualmente, 70% dos nossos assentos pertencem a aeronaves de nova geração, que têm menor impacto ambiental”, afirma Raphael Linares, diretor de Frotas da Azul.
Os novos aparelhos, juntamente com os Cessna Grand Caravan, são, segundo a Azul, “estratégicos para o desenvolvimento da aviação regional”, uma vez que, “devido ao seu tamanho, os turboélices têm facilidade de pousar em aeroportos menores e pistas mais curtas, inadequadas para jatos”.
“Além disso, por serem mais baixos, já contam com uma escada de embarque embutida na porta. Do ponto de vista de negócios, os ATRs atuam em rotas com menor número de Clientes e permitem o crescimento de novos mercados”, explica ainda a companhia aérea.
Segundo Raphael Linares, o investimento em aviões de menores dimensões permite diversificar a rede da companhia aérea e voar para cidades onde antes não era possível.
Recorde-se que a Azul conta atualmente com uma frota de 40 aparelhos ATR.