Açores e Coimbra são destino nacional e município convidados da BTL 2024
A organização da BTL anunciou, esta quinta-feira, num encontro que juntou o trade turístico, que os Açores são o Destino Nacional Convidado e Coimbra o Município Convidado da edição de 2024 da Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrerá de 28 de fevereiro a 3 de março, na FIL – Parque das Nações.

Carolina Morgado
PLAY Airlines inaugura rota de Faro com oferta de descontos
Greve no Aeroporto de Gatwick afeta voos da TAP na Páscoa
Iberia retoma voos para Washington D.C. com aviões A321XLR
Especialistas na defesa dos passageiros preveem mais procura e mais perturbações no verão
Marrocos soma 4M de turistas internacionais no 1.º trimestre de 2025
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
A diretora Regional do Turismo dos Açores, Rosa Costa recordou que a região está muito conectada com a sustentabilidade e que é um destino de natureza, com alguns desafios pela frente. “Embora tenhamos um desempenho muito interessante nos últimos anos, e o 2022 tenha sido para nós o melhor ano de sempre, temos um grande desafio que continua a ser a sazonalidade”.
Rosa Costa realçou que, “em conversações com a equipa da BTL pensamos numa forma de comunicar esta vontade que temos, este novo posicionamento que vamos tomar para o destino turístico dos Açores, porque é bom todo o ano. Esse vai ser o nosso grande enfoque em promover o destino a partir de agora. Felizmente temos conseguido crescer nas nossas épocas mais baixas, o nosso maior mercado é o nacional, por isso vai ser excelente poder trabalhar com a equipa BTL/AIP e, com a montra que é a Bolsa de Turismo de Lisboa, vamos comunicar toda a nossa estratégia. Temos um novo Plano de Marketing Estratégico do Turismo que vai ser lançado agora com data vigente até 2030”. Por isso, o Turismo dos Açores promete “desenvolver muitas surpresas até fevereiro/março de 2024”.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, realçou que “somos uma cidade e região de tradição, mas de inovação. Somos o princípio do passado de Portugal e queremos continuar a ser parte do futuro de Portugal”.
O autarca sublinhou na sua intervenção que “temos património, história, cultura, natureza, um conjunto vastíssimo de atividades culturais, somos o terceiro concelho do país com mais eventos culturais ao vivo a seguir a Lisboa e Porto, bem como uma diversidade de escolha em termos turísticos conhecidos na região que vão do mar à serra. Temos todas as condições, desde a nossa Alta à nossa Baixa que está em recuperação, o nosso Fado, à dinâmica de uma cidade que está em crescimento e afirmação. Temos muito para dar ao turismo, mas também muito para beneficiar do turismo”.
Pelo facto de Coimbra ser o município convidado, o seu presidente da Câmara garantiu que “vamos começar a trabalhar para mostrarmos o que valemos e para sermos uma mais valia na próxima BTL.
Na mesma sessão, presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, e que contou com a presença do comendador Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, foram conhecidos também os vencedores dos prémios BTL 2023.
João Fernandes, que acaba de deixar as funções de presidente do Turismo do Algarve, Pedro Machado, ainda presidente do Turismo do Centro de Portugal, Silvia Mosquera da TAP (já deixou as funções na companhia aérea portuguesa), Filipe Silva, (que acaba de sair do Turismo de Portugal) e Luís Araújo, ex-presidente do Turismo de Portugal, foram as cinco personalidades distinguidas pela sua colaboração ao longo dos anos na BTL.
No que diz respeito aos prémios BTL referentes à edição de 2023, na categoria profissional nacional destacaram-se a World2Meet e o Pestana Hotel Group, enquanto na categoria profissional internacional foram premiados o Turismo da Tunísia, o Estado de Alagoas (Brasil) e a CP – Caminhos de Ferro. No que respeita à categoria público internacional o vencedor foi o Rio de Janeiro, para depois a Câmara Municipal da Anadia ser reconhecida na categoria criatividade.
Houve ainda mais prémios. Sobre sustentabilidade foram distinguidos o Parque Biológico de Vinhais, e a Avis Budget Group, com um prémio especial do júri à NEST – Centro de Inovação do Turismo. Finalmente, na categoria inovação, o galardão foi para a Comunidade Intermunicipal de Coimbra.