Elena Baillo vai ser a nova CFO da Iberia a partir de julho
Cargo vai passar, em julho, a ser assegurado por Elena Baillo, que transita da Iberia Express para substituir José Antonio Barrionuevo, que vai desempenhar funções como novo CFO e Transformation Director da British Airways.

Publituris
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Atrasos e outras perturbações nos aeroportos nacionais afetaram perto de 2M de passageiros no 1.º trimestre, diz AirHelp
Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, indica estudo
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiência dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
A Iberia anunciou uma nova Chief Financial Officer (CFO), cargo que, em julho, passa a ser assumido por Elena Baillo, que transita da Iberia Express para substituir José Antonio Barrionuevo, que vai desempenhar funções como novo CFO e Transformation Director da British Airways.
Num comunicado enviado à imprensa, a Iberia revela que Elena Baillo é atualmente a CFO e Corporate Area Director da Iberia Express, a companhia aérea de baixo custo da Iberia.
Elena Baillo já assumiu vários cargos na Iberia e, entre 1999 e 2011, desempenhou funções de Director of Investor Relations, tendo sido ainda Director of Management Control da companhia aérea, entre 2011 e 2014.
A nova CFO da Iberia participou também no processo de privatização da companhia aérea, em 2001, e trabalhou no lançamento da Iberia Express, em 2012, tendo passado a membro do Board of Directors da transportadora desde então.
Elena Baillo também desempenhou vários cargos de responsabilidade no IAG, o grupo de aviação que detém a Iberia e a British Airways, onde ocupou o cargo de Director of Financial Transformation, entre 2014 e 2016.
A nova CFO da Iberia é licenciada em Direito, com especialização em Direito Jurídico e Empresarial, pela Universidade CEU San Pablo, e completou ainda um programa avançado em Finanças Estruturadas pela IE.
O regresso de Elena Baillo à Iberia acontece devido à saída de José Antonio Barrionuevo, que vai desempenhar funções como novo CFO e Transformation Director da British Airways.
Na Iberia desde 2013, Barrionuevo começou por ocupar funções de Strategy and Transformation Director e, em 2016, foi nomeado Director of Strategic Planning and Finance, altura em que passou também a integrar o Comité de Gestão e o Board of Directors da companhia aérea.
Nos últimos anos, José Antonio Barrionuevo foi ainda responsável pela conceção e execução do Iberia’s Future Plan e pela transformação financeira da transportadora aérea, que, em 2019, atingiu lucros operacionais de 497 milhões de euros.
“Barrionuevo foi responsável pelas medidas financeiras que garantiram a sobrevivência da empresa durante a pandemia da COVID-19, ações que lançaram as bases para a sólida recuperação que a Iberia vive agora. Barrionuevo também foi parte importante da equipa que negociou o acordo para a compra de 100% da Air Europa, atualmente em análise pelas autoridades de concorrência”, acrescenta a Iberia.