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Setores ligados ao turismo lideram constituição de novas empresas no início de 2023

Os setores dos Transportes e do Alojamento e Restauração foram os que mais novas empresas criaram nos cinco primeiros meses de 2023, avança o Barómetro Informa D&B, que identificou crescimentos de 90% e 12%, respetivamente, nestes setores ligados ao turismo.

Inês de Matos
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Setores ligados ao turismo lideram constituição de novas empresas no início de 2023

Os setores dos Transportes e do Alojamento e Restauração foram os que mais novas empresas criaram nos cinco primeiros meses de 2023, avança o Barómetro Informa D&B, que identificou crescimentos de 90% e 12%, respetivamente, nestes setores ligados ao turismo.

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Os setores dos Transportes e do Alojamento e Restauração foram os que mais novas empresas criaram nos cinco primeiros meses de 2023, avança o Barómetro Informa D&B, que identificou crescimentos de 90% e 12%, respetivamente, nestes setores ligados ao turismo.

De acordo com o estudo, que foi divulgado esta terça-feira, 6 de junho, o setor dos Transportes foi mesmo o líder na constituição de novas empresas entre janeiro e maio de 2023, com um total de 1370 novas empresas criadas naquele período, o que traduz um aumento de 90% face a igual período de 2022.

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Já o setor do Alojamento e Restauração, cujo crescimento na constituição de novas empresas foi de 12% nos primeiros cinco meses do ano, assistiu à criação de 243 novas empresas.

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Além dos Transportes e do Alojamento e Restauração, o Barómetro Informa D&B indica que também os setores dos Serviços Gerais (+196 constituições; +6,3%) e a Construção (+100 constituições; +4,0%) se destacaram pela constituição de novas empresas no arranque de 2023.

Em sentido contrário, ou seja, com recuos na constituição de novas empresas entre janeiro e maio estiveram setores como as Atividades imobiliárias (-234 constituições; -9,5%), as Tecnologias da informação e comunicação (-111 constituições; -7,3%), as Indústrias (-92 constituições, -8,9%) e a Agricultura e outros recursos naturais (-87 constituições, -11%).

O Barómetro Informa D&B apurou que, até 31 de maio, foram criadas em Portugal 23 495 novas empresas, o que corresponde a um crescimento de 6,3% ou mais 1383 novas empresas face ao período homólogo.

Apesar dos resultados positivos no acumulado do ano, o estudo mostra que, em maio, houve uma queda nas constituições face a maio de 2022, indicador que desceu 8,9% e que, segundo o Barómetro Informa D&B, veio quebrar “o ciclo de crescimento do empreendedorismo que se registava há 12 meses consecutivos”.

Ainda assim, o cenário continua a ser positivo, até porque, nos primeiros cinco meses do ano, encerraram 4 832 empresas, o que representa uma descida de 7,6% ou menos 398 empresas encerradas face a igual período do ano passado.

Contudo, o estudo indica que, numa análise aos últimos 12 meses, permite perceber que “os encerramentos aumentaram em mais de metade dos setores de atividade quando comparado com os 12 meses anteriores”, com destaque para os setores das Tecnologias da informação e comunicação (+12%) e Atividades Imobiliárias (+6,5%), que registaram os maiores aumentos de empresas encerradas.

Até 31 de maio, houve ainda 803 empresas que iniciaram o processo de insolvência, mais 13% do que tinha acontecido em igual período do ano passado, o que corresponde a 91 processos de insolvência.

Entre os setores com maior crescimento nas insolvências destaca-se a Construção, com 140 empresas a iniciarem um processo de insolvência neste período, o que representa mais 63 processos que em igual período de 2022, num aumento de 82%. Ainda assim, as Indústrias mantêm-se como o setor de atividade com maior número absoluto de novos processos de insolvência, que chegaram aos 151.

 

 

 

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Japão acredita no crescimento do mercado português com a Expo Osaka

O Turismo do Japão acredita que o mercado português vai crescer ainda mais com a Expo Osaka, que vai decorrer este ano, tendo em conta o que os operadores turísticos portugueses têm programado para este evento de carater mundial.

O Turismo do Japão, que esteve uma vez mais na BTL através da sua oficina nacional de turismo de promoção (JNTO), em Espanha e Portugal, realçou, em declarações ao Publituris, que “o mercado português é muito importante para nós” por isso, “a nossa presença na Feira de Lisboa foi mais um momento de promoção, com vista aumentar a nossa presença junto dos operadores turísticos portugueses e atrair mais turistas”, disse Yasuyuki Harada.

“O fluxo é muito grande” considerou o diretor executivo da JNTO para Espanha e Portugal, para realçar que o ano passado, entre janeiro e novembro “recebemos aproximadamente 38 mil turistas portugueses, um aumento de mais de 20% face a 2019, que foi o ano recorde”.

Em termos de motivações, explicou ao Publituris que o turista português não falta Tóquio, para ver o lado moderno do país, desfrutar da gastronomia japonesa e fazer compras “porque somos famosos em termos de tecnologia”, mas também “gostam de visitar Quioto para conviver com experiências mais tradicionais, como templos e santuários, ou seja, o coração da cultura japonesa”.

Este ano, “pelo que disseram os agentes de viagens que visitaram o nosso stand na BTL, o Japão continua a ser moda para os seus clientes, por isso esperamos poder crescer mais”, apontou Yasuyuki Harada, principalmente devido, à Expo Osaka, para sublinhar que “vai haver uma novidade, é que Osaka vai abrir, este ano, o seu primeiro Time Out na Ásia, igual ao de Lisboa, e esperamos que os portugueses possam desfrutar ao máximo não só da Expo como da gastronomia japonesa no seu melhor, nesse espaço”.

O diretor executivo da JNTO para Espanha e Portugal desmistificou a ideia de o Japão ser um destino caro para quem viaja da Europa, como Portugal. “Foi um mito criado nos anos 80 e 90, mas hoje em dia, está mudado. Hoje uma refeição completa no Japão custa em média sete/oito euros, sem comparação a Roma ou Nova Iorque”, disse o responsável pela promoção japonesa em Espanha e Portugal.

Não havendo ligações diretas de Portugal, Yasuyuki Harada, considera que não é impeditivo de viagens de portugueses, pois “há muitas maneiras de ligar Portugal ao Japão, fazendo uma escala em Madrid, com a Iberia, que tem voos diretos a Tóquio, ou via qualquer uma das companhias aéreas do Médio Oriente que voam desde Lisboa, como Emirates ou a Qatar Airways”, para evidenciar os laços históricos e institucionais que sempre ligaram o Japão a Portugal, e que sempre constituíram “uma curiosidade”.

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Mais de 33 empresas portuguesas comprometidas com práticas sustentáveis

No âmbito do Programa Empresas Turismo 360º, o Turismo de Portugal distinguiu, na BTL, mais 33 empresas turísticas com o selo “Sustainability Engaged”, pelo seu compromisso com práticas de sustentabilidade, evento que contou com presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade.

Publituris

Este reconhecimento, a mais de 33 empresas portuguesas, é feito no âmbito do Programa Empresas Turismo 360º sendo que o selo “Sustainability Engaged” reflete o compromisso das empresas com práticas ambientalmente responsáveis, através da implementação de medidas concretas e mensuráveis, que foram reportadas através da Ferramenta Organizacional e Reporte da Sustentabilidade no Turismo (FOREST), indica o Turismo de Portugal.

Na sessão, para além do ponto de situação feito sobre a evolução do compromisso das empresas com a iniciativa PET 360º, foram também debatidos temas como a capacitação de líderes para um turismo mais sustentável, a sustentabilidade enquanto investimento e, por fim, o futuro do reporte ESG, destacando desafios e oportunidades na implementação de práticas sustentáveis.

Carlos Abade, realçou que “esta é uma forma de sublinhar a importância da sustentabilidade como pilar essencial do desenvolvimento do turismo do futuro, mais responsável, e de consolidar o posicionamento de Portugal como um destino de referência no âmbito da sustentabilidade em todas as suas vertentes”.

Refira-se que este programa visa promover práticas responsáveis nos pilares ambiental, social e da governação, assegurando às empresas melhores condições de acesso ao financiamento, otimização da eficiência, e um desempenho financeiro mais sustentável. Este programa enquadra-se nos eixos estratégicos do Turismo de Portugal que têm como objetivo posicionar o país como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo.

Na BTL, no âmbito da qual decorreu esta sessão de distinção de empresas na área da sustentabilidade, o Turismo de Portugal promoveu ainda outras iniciativas, entre as quais uma instalação artística inspirada na campanha Portugal é Arte, que apresentou o país como uma verdadeira galeria a céu aberto. Além de reforçar o compromisso com o turismo responsável, industrial e ambiental, também organizou mais uma edição do programa Hosted Buyers, que reuniu operadores internacionais de mercados estratégicos com empresas nacionais, potenciando negócios e a internacionalização do destino Portugal.

 

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Municípios já podem ostentar a nova marca “Destino – Portugal Sustentável”

A BTL foi palco da apresentação oficial da marca “Destino – Portugal Sustentável”, que reafirma o compromisso nacional com um turismo mais responsável e alinhado com as boas práticas de sustentabilidade, iniciativa da Green Destinations que conta com a coordenação e consultoria da Th1nk.

Publituris

Durante o evento da apresentação da marca “Destino – Portugal Sustentável, realizou-se também a cerimónia de entrega dos certificados Green Destinations a vários municípios, reconhecendo os seus esforços no desenvolvimento de um turismo mais sustentável.

Para além dos presidentes do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, e do Turismo do Algarve, André Gomes, o evento reuniu também representantes dos 21 municípios certificados ou em processo de certificação.

Na ocasião, foram entregues os certificados Green Destinations aos municípios de Castro Daire, Celorico de Basto, Loulé, Montalegre, Ponte de Lima e Sintra. Estes destinos foram reconhecidos pelo seu empenho na implementação de políticas e ações que promovem um turismo equilibrado, sustentável e responsável.

A marca “Destino – Portugal Sustentável” surge como um marco na estratégia nacional de turismo, evidenciando o compromisso de Portugal em consolidar-se como um destino de referência mundial em sustentabilidade, dizem os promotores. Esta iniciativa pretende sensibilizar e mobilizar os diversos agentes do setor para a adoção de boas práticas ambientais, sociais e económicas, garantindo um desenvolvimento sustentável do turismo nacional, projeto que conta com a coordenação e consultoria da Th1nk.

O reconhecimento dos municípios certificados reflete o trabalho conjunto entre entidades públicas e privadas na construção de um turismo mais responsável, evidenciando o potencial de Portugal como um destino sustentável de excelência.

 

 

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“Açores são exemplo de turismo sustentável”, reafirma o presidente do Governo Regional na BTL

“O nosso compromisso não é apenas atrair visitantes, mas afirmar os Açores como um destino turístico sustentável, onde o desenvolvimento do setor beneficia tanto quem nos visita como quem cá vive”, declarou o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, na sua deslocação à BTL.

Na BTL, acompanhado pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, onde recebeu o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, José Manuel Bolieiro expressou orgulho pelo reconhecimento dos Açores como um destino turístico de excelência, realçando que o arquipélago se distingue pela qualidade da experiência que proporciona e pelas suas boas práticas ambientais.

Na ocasião, o líder do executivo regional reforçou que os Açores foram o primeiro arquipélago do mundo certificado como “Destino Sustentável” com Nível Ouro, resultado de um trabalho contínuo na preservação ambiental e na promoção de um turismo responsável.

Para o Governo dos Açores, a sustentabilidade não é apenas uma meta, mas um princípio orientador do crescimento económico e social da Região.

A estratégia dos Açores para o turismo assenta na diferenciação e na valorização da autenticidade do destino, apostando na inovação e na digitalização para melhorar a experiência dos visitantes e a qualidade de vida da população local.

“Queremos um turismo que valorize os nossos recursos naturais e culturais, que respeite o equilíbrio ambiental e que contribua para o desenvolvimento harmonioso das nossas comunidades”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

Nos últimos anos, a taxa de crescimento dos proveitos turísticos tem sido superior à taxa de crescimento das dormidas, o que demonstra que os Açores estão a apostar na qualidade em vez da quantidade. Esta abordagem visa garantir um modelo de turismo sustentável e preparar a Região para um futuro cada vez mais competitivo e exigente no panorama internacional, foi sublinhado.

Por outro lado, na sua intervenção na CNN Portugal Summit – Portugal Tour, à margem da BTL, o executivo regional defendeu também uma estratégia de turismo assente na sustentabilidade e na valorização das especificidades do arquipélago.

No evento, dedicado ao tema “Segmentação e estratégias diferenciadas para o território”, José Manuel Bolieiro lembrou que a Região foi classificada como melhor destino de aventura do mundo por dois anos consecutivos, reforçando o reconhecimento global do arquipélago.

O impacto do turismo na economia açoriana tem sido notável, representando 17% do PIB regional e contribuindo com 19,6% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), segundo um estudo da EY. Além disso, 16,6% do emprego regional está ligado ao setor, refletindo um crescimento significativo.

“O crescimento quantitativo deve ser um crescimento que potencia e exponencia o crescimento qualitativo”, afirmou José Manuel Bolieiro, que destacou também o aumento de 27% no número de dormidas e passageiros desembarcados e um crescimento de 46% no rendimento gerado pelo turismo, demonstrando a evolução positiva do setor.

No entanto, apontou a necessidade de melhorar a acessibilidade interilhas e fortalecer as ligações aéreas, garantindo uma oferta que respeite a identidade e vocação de cada ilha. “”Temos de identificar as nossas vocações e capacitá-las”, afirmou, referindo-se à diversificação da oferta turística como um meio para impulsionar o desenvolvimento regional.

Outro desafio destacado foi a sazonalidade, que, apesar de ser uma característica estrutural da indústria turística, pode ser mitigada através de estratégias que distribuam melhor a procura ao longo do ano. “Somos um destino de ano inteiro, com excelentes condições para férias longas ou visitas mais curtas, com ligações diretas rápidas e regulares ao continente europeu e ao continente americano”, frisou José Manuel Bolieiro.

Turismo dos Açores tem novo portal

O novo portal do Turismo dos Açores (https://turismo.azores.gov.pt/) procura tornar mais acessível a pesquisa da informação turística na região e agilizar a experiência do utilizador, surgindo como uma plataforma inovadora que centraliza, num único website oficial, uma vasta gama de serviços e conteúdos relacionados com a atividade turística.

Além de concentrar toda a informação institucional relevante, desde a legislação em vigor relativa ao licenciamento de atividades e a incentivos financeiros, aos serviços e recursos turísticos da responsabilidade da Direção Regional do Turismo

(tais como as Rotas Açores e os percursos pedestres), o novo website disponibiliza para consulta os instrumentos estratégicos de desenvolvimento do turismo regional, entre eles o PEMTA 2030 – Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores e a Política de Sustentabilidade dos Açores.

Ponta Delgada será a Capital Portuguesa da Cultura em 2026

Ponta Delgada será a Capital Portuguesa da Cultura em 2026, um reflexo da candidatura finalista da cidade a Capital Europeia da Cultura. A Câmara Municipal vai investir três milhões de euros para projetar os municípios e as suas 24 freguesias no plano cultural. A fadista Katia Guerreiro é a comissária do projeto de Ponta Delgada 2026 – Capital Portuguesa da Cultura.

“Queremos que a cultura e a arte aconteçam em todo o lado, com toda a gente e pelas 24 freguesias, abrangendo diversas áreas como a música, a literatura, o teatro, a dança, as artes inclusivas, as artes plásticas, a arquitetura, a arte urbana, o cinema, a etnografia, a religiosidade e a gastronomia”, salienta a fadista.

Candidatura da 1.ª Bio-região dos Açores

As Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial) preparam-se para ser a primeira Bio-região dos Açores, na sequência da candidatura apresentada pela Associação de Municípios do Triângulo (AMT), em parceria com a Trybio e com apoio do Governo Regional dos Açores.

As Bio-regiões (existem mais de 1.300 espalhadas pelo mundo) consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agro-ecológica.

Candidatura integrada a Cidade Europeia do Vinho em 2026

Sete municípios dos Açores anunciaram uma candidatura conjunta à Cidade Europeia do Vinho de 2026, destacando o potencial dos eventos organizados na promoção internacional do vinho produzido na região e do destino enoturístico, cujo mote é “Azores, The Best Reason to Toast”

Integram a candidatura sete municípios açorianos membros da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV): Madalena, Lajes e São Roque, da ilha do Pico, Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, da Terceira, Santa Cruz, da Graciosa, e Vila do Porto, de Santa Maria.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

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Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas

O secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, Eduardo Jesus, destacou num pequeno-almoço com a imprensa, à margem da BTL 2025, os números que a Região Autónoma atingiu nos últimos 10 anos. Além das 11,7 milhões dormidas e 756 milhões de euros, alcançados em 2024, o também presidente da Associação de Promoção da Madeira (APM) salientou, igualmente, o aumento em 30% do número de pessoas a trabalhar no alojamento.

Victor Jorge

O balanço que Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, fez, num encontro com a imprensa, à margem da BTL 2025, relativamente à última década turística na Madeira é “francamente positiva”. E os números comprovam-no: um crescimento de 67,5% nas dormidas e de 133% nos proveitos totais, chegando, no ano de 2024, aos 756 milhões de euros, correspondendo a uma subida de 133% ao que se registava há 10 anos.

Ou seja, “em 10 anos crescemos mais do dobro em valor relativamente ao crescimento da quantidade. E este é o grande propósito de sustentabilidade deste setor, que é criar valor”.

Uma década a criar valor
E o que se faz com esta criação de valor? “Investe-se nas infraestruturas”, lembrando Eduardo Jesus que, “durante a pandemia, cerca de 96% da oferta hoteleira da Madeira foi intervencionada, modernizou-se, atualizou-se, incorporou tecnologia, recuperou, adaptou-se”.

Contudo, à medida que esta modernização foi feita, Eduardo Jesus lembrou que “simultaneamente olhou-se para as pessoas e a Madeira pode orgulhar-se de, nos últimos 10 anos, os colaboradores do setor do alojamento registarem um aumento do seu poder de compra real em mais 12,6%”.

E isto justifica, segundo o secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira também o “interesse das pessoas trabalharem no setor do alojamento, já que passámos de 6.100 para mais de 8.000 pessoas, o que significa um crescimento de 30%”.

Uma Madeira ligada e tática
Relativamente aos números atuais do turismo, Eduardo Jesus revelou que a Madeira trabalha, atualmente, com 54 companhias aéreas, 114 aeroportos, 32 países e 139 rotas, frisando que “estes quatro indicadores cresceram todos à volta de 40% em 10 anos”.

Não querendo apelidar a apresentação dos números com o fim de um ciclo, mas como um “simples balanço”, frisando que “superamos já os indicadores de 2027”, reconhecendo que esta realidade “poderia acelerar uma tendência para antecipar uma nova estratégia” que, no entanto, admite, “não deve ser alterada, porque a atual continua focada no mais importante que é criar valor”.

Repetindo que “temos de ter uma gestão muito equilibrada sobre o território”, Eduardo Jesus destacou o facto de na atual estratégia se continua a “não permitir a construção de novos hotéis com mais de 80 quartos até 2027”, reconhecendo que se trata de uma forma de gerar valor que permite subir patamares de qualidade e de excelência na oferta, que é o caminho que julgamos neste momento adequado”.

Assim, Eduardo Jesus admite que o trabalho para uma nova estratégia possa vir a ser iniciado “no segundo semestre de 2025” ou seja, um ano e meio antes do final da atual, “tal como fizemos com a que está em vigor”.

E aí, destaque para o trabalho conjunto feito com a Associação de Promoção e a Direção Regional, cujo orçamento foi reforçado e está, atualmente, nos 16 milhões de euros por ano, bem como no trabalho e parcerias com o Observatório de Transporte Aéreo, criado em 2021, e Universidade da Madeira que permitem ter dados que se revelaram e revelam “extraordinariamente importantes”.

“Há uma monitorização permanente da evolução do setor e esse conhecimento do dia-a-dia permite a tomada de decisões, muitas vezes que táticas”. Até porque, disse Eduardo Jesus, “basta uma origem ter um determinado comportamento e temos de reagir”, reconhecendo que “essa não é uma gestão estratégica, é uma gestão tática, é de momento, substituir, apostar ou investir nessa ou noutra origem”.

“Face à instabilidade de alguns mercados, que são chave, este taticismo é essencial”, admitiu Eduardo Jesus.

Certo, no entanto, estão, para o verão IATA, “dois milhões de assentos”, representando um aumento de 18% face a igual período de 2024, indicando ainda Eduardo Jesus que “vamos ter 11 mil frequências”, aqui um crescimento de 14,7%”. E

Quanto a novos voos, o secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira referiu o voo direto de Nova Iorque para a Madeira, três vezes por semana, da United, mas também os voos de Bruxelas, Luton, Bournemouth, Milão, Nantes, Shannon, Edimburgo ou Reiquiavique, operados pela easyJet, Jet2, Ryanair e Play.

Eduardo Jesus destacou ainda a boa performance do mercado polaco que já atingiu o Top 5, com a Europa a representar 97% do incoming, com os restantes 3% a pertencerem aos EUA.

Madeira diz “sim” aos casamentos
“Um reforço na diferenciação com a criação de novos produtos é essencial para colocarmos a Madeira no mapa do turismo”. Por isso, a Madeira trouxe à BTL 2025 um novo produto turístico com o qual pretende “trazer e criar mais valor para a Madeira”.

Esse produto gira à volta do universo ligado aos casamentos, focado no mercado internacional, principalmente no segmento de luxo. “o mercado dos casamentos gera muito valor, não só com os casamentos, mas com as despedidas de solteiros, as cerimónias, as festas”, referiu Sara Marote , diretora executiva da Associação de Promoção.

Assim, o objetivo é ir mostrar este novo produto pelo mundo, até porque, segundo Sara Marote, “não é possível fazer um trabalho como deve ser se não tivermos todos articulados”. Por isso, também foi feito um trabalho de levantamento do que existe, da capacidade de oferta, de forma a “não se defraudar as expectativas”.

Expectativas essas que assentam em trazer para a Madeira casamentos que possui uma maior duração, o que significa mais dormidas, mais gastos, logo mais valor para a comunidade.

Um bom arranque
Bom foi, também o arranque deste ano de 2025, explicando Eduardo Jesus que a Madeira registou o melhor mês de janeiro de sempre, atingindo 50 milhões de euros de proveitos totais.

Ao nível das dormidas, a Madeira contabilizou 780 mil dormidas (+12%), como mercado nacional a crescr 37%, enquanto nos hóspedes o crescimento foi de 11%, a estadia média chegou aos 4,95 dias, e o RevPAR atingiu os 62,9 euros por quarto disponível, correspondendo a um aumento de 24,5% face a período homologo de 2024.

“Antes da pandemia, nunca tínhamos tido um mês em que os proveitos totais do setor atingissem 50 milhões de euros num só um mês” recordando que “o primeiro mês em que isto aconteceu foi em agosto de 22, ainda na pandemia”.

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Tunísia celebra recorde histórico de turistas portugueses e dedica esta sexta-feira a Djerba na BTL

Todas as cores vibrantes da Tunísia voltam a estar presentes na BTL, destino turístico que veio uma vez mais promover-se em Portugal com o objetivo de reforçar os laços históricos com o mercado português, destacando uma das suas joias mais apreciadas pelos viajantes lusitanos: a ilha de Djerba, que terá o seu dia especial, esta sexta-feira na Feira.

A Tunísia tem sido um destino de eleição para os turistas portugueses, e o crescimento sustentado das chegadas confirma esta forte ligação. Em 2024, o número de visitantes portugueses alcançou um recorde histórico de 50 mil turistas, um feito notável desde que a Tunísia iniciou as suas operações a partir do mercado português.

Ano após ano, esta evolução reflete, dizem os responsáveis pela promoção do destino no nosso país, o entusiasmo crescente dos viajantes portugueses, o compromisso dos operadores turísticos e a confiança das redes de venda, consolidando a Tunísia como uma escolha incontornável para os portugueses.

Naoufel Hdia, embaixador da Tunísia em Portugal, que desde que chegou a Lisboa também tem contribuído e apoiado o desenvolvimento deste fluxo turístico  sublinha a importância desta evolução: “O crescimento do fluxo turístico português para a Tunísia é um testemunho do dinamismo e da confiança mútua entre os dois países, avançando que “com um crescimento superior a 17% em relação à média europeia e um impressionante aumento de 77% comparado a 2019, a Tunísia reafirma o seu estatuto de destino incontornável para os viajantes portugueses”.

Por sua vez,, Leila Tekaia, diretora da Delegação Nacional do Turismo Tunisino em Portugal, destaca a estratégia de promoção renovada para 2024: “Este ano, reforçamos o nosso compromisso com o mercado português através do lançamento de uma nova campanha digital programática, a primeira em cinco anos”, para sublinhar que esta iniciativa “visa manter a Tunísia nos radares dos viajantes portugueses e fortalecer o trabalho dos operadores turísticos e das suas redes de distribuição, conferindo que “estamos confiantes que esta campanha impulsionará ainda mais o entusiasmo pelo nosso destino”.

A ilha de Djerba, uma aposta cada vez mais dos operadores turísticos portugueses, que para este verão reforçaram a sua programação dada à procura cada vez maior do destino, será a rainha esta sexta-feira, 14 de março, na BTL, com ligações em direto para revelar, em tempo real, o clima, as paisagens e a atmosfera única deste paraíso mediterrânico.

Além disso, o stand tunisino proporcionará uma imersão nos sentidos, com degustações de sabores, demonstrações de artesanato e uma homenagem ao património cultural de Djerba, reconhecido pela UNESCO. Durante o fim de semana, a tradição e a arte estarão unidas em momentos especiais, com apresentações musicais ao som da cítara, um dos símbolos da identidade tunisina.

Sobre o autorCarolina Morgado

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Portugal é o país convidado de honra do Festuris 2025

Os CEO do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, confirmaram, esta quinta-feira, que Portugal é o país convidado de honra da 37ª edição, que decorre este ano de 6 a 9 de novembro.

Publituris

A formalização ocorreu durante um encontro na BTL, com o com o secretário de Estado do Turismo de Portugal, Pedro Machado, a vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, e o diretor de Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso.

“Estamos muito felizes e honrados em ser o país convidado de honra do Festuris”, disse Lídia Monteiro, para lembrar que, nos últimos três anos “participamos ativamente do Festuris, e sentimos, sempre que somos recebidos como família e as famílias, quando se encontram, partilham, e nossa vontade é estar em Gramado partilhando aquilo que Portugal tem de melhor para ser visitado”.

A responsável do Turismo de Portugal assegurou que a presença portuguesa será “muito agregada, e que muitas empresas portuguesas também atenderão esse chamamento para estarem conosco””.

Bernardo Cardoso manifestou a importância do Festuris como feira de turismo no sul do Brasil, e exaltou a relevância dos voos internacionais entre Lisboa e Porto Alegre, que terão três frequências semanais com a TAP Air Portugal a partir de 1 de abril.

Este é o 4º ano que o Festuris faz reverência a um país. A escolha de Portugal justifica-se pela sua importância histórica e a sua relação turística e económica com o Brasil, sobretudo com a região sul brasileira. “Portugal é arte e a arte está em todos os lados: No saber fazer, na valorização de território, no produto com valor acrescentado, na inovação, na sustentabilidade. E Portugal dá aula em tudo isso”, destacou Eduardo Zorzanello.

Refira-se que, nas edições anteriores, os países de honra do Festuris foram República Dominicana em 2024, Uruguai em 2023 e Argentina em 2022. Para este ano, o Festuris vai contar com a presença de mais de 50 destinos internacionais a mostrar as suas potencialidades para os profissionais do turismo que estarão em Gramado entre 6 e 9 de novembro de 2w025. Serão mais de 15 mil profissionais e 2.500 marcas presentes. Em negócios gerados entre os players, o montante deve chegar a 500 milhões de reais, estima a organização da Feira.

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Castelo Branco negoceia “parceria internacional” para dinamizar novo Centro de Estudos Gastronómicos

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, revelou ao Publituris que a autarquia procura uma parceria internacional que ajude à “dinamização e operação” do novo centro, avançando que há já negociações com um instituto internacional de formação e investigação gastronómica.

Inês de Matos

O Centro de Estudos Gastronómicos que a Câmara Municipal de Castelo Branco está a construir deverá contar com uma “parceria internacional” para dinamizar e operar a infraestrutura, que deverá estar pronta antes do prazo de execução, previsto para 2027, avançou ao Publituris Leopoldo Rodrigues, autarca de Castelo Branco, durante a BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o novo Centro de Estudos Gastronómicos visa a “formação de profissionais da área da cozinha, mas também do serviço de mesa e bar”, além de “um trabalho de investigação associada à gastronomia, com a incorporação de produtos locais”.

“Pensando na importância da gastronomia para as dinâmicas turísticas, desde o início do mandato que estamos a construir um projeto que reputamos de muita importância, uma Escola de Chefs ou Centro de Estudos Gastronómicos. Foi um projeto que iniciámos em 2022, neste momento já estamos em obra”, explicou Leopoldo Rodrigues.

O presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco revelou que a autarquia está já a trabalhar no sentido de estabelecer uma parceria internacional que ajude à “dinamização e operação” do novo centro, avançando apenas que já há negociações com um instituto internacional de formação e investigação gastronómica.

O novo espaço fica localizado no centro da cidade de Castelo Branco, concretamente na Rua de Santa Maria, e tem 2027 como prazo de execução, ainda que o autarca acredite que seja possível antecipar a abertura da infraestrutura.

“O prazo de execução prevê que esteja concluído em 2027, mas ainda recentemente falei com o empreiteiro que me disse que é provável que se consiga antecipar”, acrescentou Leopoldo Rodrigues, considerando que “a gastronomia local tem condições para ser uma grande marca do concelho de Castelo Branco”.

Presença templária dá origem a novo centro de interpretação

Além do novo Centro de Estudo Gastronómicos, a autarquia de Castelo Branco está também a recuperar e adaptar a Igreja de Santa Maria do Castelo, localizada dentro do castelo, para receber um novo centro de interpretação dedicado à presença templária na cidade.

“Castelo Branco é uma terra templária, o castelo é templário e para valorizar ainda mais essa memória, estamos com outra obra em curso que é o Centro de Interpretação Templário, que fica localizado numa alcáçova do castelo, na Igreja de Santa Maria do Castelo”, revelou ainda Leopoldo Rodrigues.

De acordo com o autarca, o novo espaço “será muito focado no digital – com hologramas e apresentações – mas também com a presença física de elementos que foram recolhidos”.

A abertura do Centro de Interpretação Templário está prevista para junho ou julho deste ano.

 

 

 

 

 

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“Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”, diz José Luís Arnaut, presidente-adjunto da ATL

José Luís Arnaut, presidente da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), admitiu hoje, durante uma conferência realizada na BTL 2025, que “as [companhias] lowcost são importantes, mas Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”, considerando ainda que as taxas turísticas são “necessárias”.

Victor Jorge

Durante CNN Summit, realizada no primeiro dia da BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market 2025, José Luís Arnaut, presidente-adjunto da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), fez questão de lembrar a importância que o turismo tem para a cidade de Lisboa, referindo que o “PIB direto do Turismo em Lisboa é 13% e 37% indireto”, admitindo, ao contrário do que disse Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que o Turismo “não é um problema para a cidade de Lisboa”.

Por isso, frisou, “a aceitação do turismo é fundamental, porque é essencial para a economia”, considerando, no entanto, que “sem regulação vamos para o desastre”.

Quanto ao fluxo turístico que a cidade de Lisboa recebe, Arnaut referiu que “chega via aérea”, destacando o mercado dos EUA e o aumento dos voos do outro lado para o Atlântico para a capital portuguesa.

Fazendo referência ao trabalho que for feito anteriormente pela TAP com o mercado norte-americano e continuado “e bem” pela atual administração, José Luís Arnaut frisou que “será um mercado com grande procura, apesar da instabilidade política e volatilidade vivida pelo país”. De resto, explicou que “esse crescimento do mercado dos EUA é “fundamental para potenciar o crescimento da TAP e o crescimento do turismo em Portugal”.

Defendendo ainda que as taxas turísticas são “necessárias”, José Luís Arnaut considerou ainda que “nunca deixou de vir um turista a Lisboa por causa da taxa turística”.

O presidente-adjunto da ATL admitiu ainda que “as [companhias] lowcost são importantes, mas Lisboa não pode ser uma cidade lowcost”. E justificou esta ideia com os valores que os turistas deixam, em média, em Lisboa, 316 euros por dia, contra os 309 euros a nível nacional referindo o também presidente do Conselho de Administração da ANA – Aeroportos de Portugal, que “hoje chegam a Lisboa 15 voos diários dos EUA” e, por isso, “é uma realidade nova”, detalhou José Luís Arnaut.

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Cuba atravessa tempos difíceis, mas de confiança nos atributos do destino

“Tenho, pessoalmente, uma dívida para com o mercado português, porque ainda fazemos pouco e poderíamos contribuir muito mais”, reconheceu Niurka Pérez Denis, conselheira de Turismo de Cuba em Espanha e Portugal, país que, nesta edição da BTL 2025, ostenta o título de “Destino Internacional Convidado”.

tagsCuba

O seu grande potencial do mercado português voltou a ficar evidente em 2024 ao subir para o 11.º lugar, entre os primeiros 20 emissores para Cuba, com a chegada de 33.745 visitantes. Mais uma vez foi o único mercado europeu a crescer, tendo superado o recorde alcançado em 2019. Assim, em entrevista ao Publituris, Niurka Pérez Denis, conselheira de Turismo de Cuba em Espanha e Portugal, dá conta de ações neste mercado considerado estratégico que visam a sua consolidação.

Qual é a importância do mercado português para Cuba?
Este mercado continua a ser estratégico para o país e a nossa intenção é continuar a fortalece-lo, por isso não podemos deixar de estar na BTL; porém, não basta que as quatro letras que dão nome à nossa ilha, ÚNICA como a define a sua campanha promocional, o abracem todos os anos à entrada do Pavilhão, mas é o momento ideal para Cuba ser o “Destino Internacional Convidado” da BTL 2025.

Promover o aumento do investimento estrangeiro, incentivar a exportação de serviços, continuar a fortalecer o marketing do destino, mostrando os seus pontos fortes e benefícios, bem como os produtos e serviços oferecidos aos viajantes que escolhem a ilha para as suas férias e a possibilidade de fechar novos negócios, é o nosso interesse na BTL 2025 junto do mercado português.

Como tem evoluído o mercado português nos últimos anos, e no ano passado?
Sempre achamos este mercado muito interessante, agradecido e que ama muito Cuba. Tenho, pessoalmente, uma dívida para com o mercado português porque ainda fazemos pouco e poderíamos contribuir muito mais.

O mercado português apresentou tendências positivas para o destino Cuba em 2023, estando entre os principais emissores de turistas para o arquipélago, sendo o único mercado europeu que está em crescimento. O seu grande potencial voltou a ficar evidente em 2024 ao subir para o 11.º lugar, entre os primeiros 20 emissores para Cuba, com a chegada de 33.745 visitantes, é mais uma vez o único mercado europeu que está a crescer e supera o recorde alcançado em 2019.

Qual tem sido a vossa promoção neste mercado, sabendo que não havendo voos diretos, apenas operações charters no verão?
Entre as ações que têm contribuído para estes resultados destaca-se a primeira edição da Bolsa Turística de Destinos Cuba 2024 realizada, em maio, em Albufeira, evento dedicado a profissionais do turismo com alcance internacional que reuniu diferentes atores do setor de Portugal e Espanha, com resultados muito positivos e onde a música cubana, a comida típica da região, as danças típicas e o calor do cubano, fizeram com que todos os que nos acompanhassem se apaixonassem. De salientar ainda o XIV Fórum Portugal/América Latina patrocinado pelo Instituto para a Promoção da América Latina e das Caraíbas (IPDAL), realizado em Lisboa em 2023 e no qual Cuba foi o país convidado.

Da mesma forma, após o estrondoso sucesso da I Macro Convenção Internacional do grupo DIT Gestión em 2023, os agentes associados tiveram mais uma vez a oportunidade de desfrutar de uma experiência única num destino tão impressionante como Cuba. Esta II Macro Convenção nada teve a ver com a homónima de 2023, e a agenda deste ano permitiu aos agentes explorar outras zonas emblemáticas da ilha. Tendo em conta que tanto Portugal como Espanha figuram na lista dos principais mercados emissores de turistas durante o verão, reuniram-se cerca de 300 operadores turísticos de ambos os mercados.

Um programa versátil aguardava os participantes, pois contemplou ações de aperfeiçoamento profissional especializado, formação de operadores turísticos e formação com os produtos turísticos que atualmente se comercializam no destino, visitas a locais de interesse em Holguín, e também em Santiago de Cuba e Guantánamo, bem como sessões de trabalho e workshops com fornecedores locais e demonstrações culinárias, entre outros; contribuindo assim para o estabelecimento de alianças, troca de ideias e experiências para a comercialização dos produtos turísticos do leste de Cuba, das suas belezas naturais e da sua impressionante cultura.

Novas rotas aéreas diretas de Lisboa para Cuba através das companhias aéreas Iberojet e World2Fly facilitaram a chegada de turistas portugueses a Varadero, principal estância turística do arquipélago caribenho, durante o verão de 2023 e em 2024 foram expandidas para destinos como Cayo Santa María e Jardines del Rey.

Entretanto, durante o resto do ano o acesso via Madrid é mantido com outras companhias aéreas como a Iberia e a AirEuropa, e a recém incorporada, AirChina.

 

Continua a ser uma tarefa pendente para mim e para o destino, conseguir uma ligação direta de Portugal a Havana através de um voo regular que ligue os dois países durante todo o ano, para isso continuaremos a insistir com a companhia aérea TAP

 

Previsão de 2,6 milhões de visitantes em 2025
De que forma Cuba tem vindo a explicar aos mercados, nomeadamente, o português, as dificuldades que o país tem atravessado?
O cenário de Cuba é muito diferente de outros destinos caribenhos, marcado pelo intensificado bloqueio económico, comercial e financeiro que nos é imposto pelos Estados Unidos; com novas medidas que dificultam o comércio internacional, a proibição de atividades de cruzeiros – de e para Cuba -, restrições de viagens para cidadãos norte-americanos, a inclusão injusta do nosso país na lista de países patrocinadores do terrorismo, a perseguição financeira e uma agressiva campanha mediática contra a ilha, constituem travões indiscutíveis para a economia cubana, e consequentemente, também para o turismo.

Como resultado da inclusão na lista de Patrocinadores Estatais do Terrorismo, um viajante que visita Cuba não é elegível para participar do Sistema Eletrónico de Autorização de Viagem (ESTA) e deve solicitar um visto para entrar nos Estados Unidos.

Em tempos tão difíceis, não só para Cuba, mas para o mundo, continuamos empenhados em desenvolver a nossa infraestrutura turística, oferecendo um produto turístico de excelência, próspero e sustentável; mostrar ao mundo as belezas inigualáveis desta ilha e a hospitalidade das suas gentes, um destino turístico excecional que oferece experiências únicas, repletas de história, cultura e tradição.

Para este ano, Cuba espera atingir 2,6 milhões de visitantes, valor que ultrapassará entre 11% e 12% o alcançado em 2024, e Portugal, enquanto mercado emissor, deve continuar a crescer, contribuindo para este valor.

No feedback com operadores turísticos, agências de viagens e cliente final, o atributo mais bem avaliado é a segurança do destino, que diferencia Cuba dos demais destinos da região caribenha, e continuará a ser uma força com a qual tocaremos todos os corações.

E para demonstrar que não há adversidade que pare, em novembro passado Cuba sediou o XV Congresso Internacional da Federação de Jornalistas e Escritores de Turismo (FEPET), que contou com a presença de 50 profissionais de informação turística das 140 filiadas e que tiveram a oportunidade de visitar destinos como Havana, Pinar del Río, Trinidad, Cienfuegos e Varadero. O papel da imprensa é fundamental para fazer brilhar esta indústria em Cuba.

O que é que Cuba, em termos de produtos turísticos, pretende oferecer ao mercado português para além de sol e praia?
Cuba como destino turístico tem múltiplos atrativos para oferecer ao visitante e nesta importante feira apresenta-se com uma rede hoteleira renovada com aderência às modernas tecnologias, respeito e preservação do meio ambiente, a economia circular, incorporando conceitos de reutilizar, reciclar, reduzir, num design de aproveitamento máximo de recursos; que no final de novembro já contava com 84.156 quartos, dos quais 74,4% são de 4 e 5 estrelas, e a presença na gestão hoteleira de 20 cadeias estrangeiras de reconhecimento internacional, das quais nove são espanholas, e a cadeia Vila Galé Hotéis, que iniciou no ano passado a gestão do seu primeiro hotel em Cuba, no complexo turístico Jardines del Rey.

Continuamos a trabalhar na diversificação da oferta turística, assente no desenho de experiências inovadoras em modalidades como o turismo de natureza e rural, o agroturismo e de aventura, o turismo cultural e histórico-patrimonial, acessível e inclusivo, a realização de eventos e incentivos, a organização de eventos com a comunidade LGBTI e o turismo de saúde, que têm um grande potencial de desenvolvimento do país, e que nos permitem mostrar Cuba como um destino diversificado e único, um destino que tem muito para oferecer para além das suas praias de reconhecimento internacional.

A oferta turística não hoteleira continua a fortalecer-se, estreitando ainda mais os nossos laços com as instituições culturais para a oferta do património cultural e arquitetónico cubano, para que não só constituam um complemento ao consolidado destino de sol e praia, mas também um motivo de viagem.

A captação de novas agências especializadas em eventos corporativos, organização de casamentos, turismo estudantil, turismo de bem-estar, trekking, eventos desportivos, academias de dança, programas gastronómicos, clubes de charutos, entre outros, num mercado como este com elevado potencial para desenvolver estas modalidades, será também o objetivo da delegação cubana nesta importante feira e fará parte dos nossos esforços para continuar a mostrar que também aspiramos a tornar-nos um destino preferencial na região latino-americana e nas Caraíbas, para o segmento MICE.

A expansão das ligações turísticas nos diferentes mercados com a inserção de novos operadores turísticos e agências de viagens, as ofertas do setor não estatal, os programas turísticos, combinados e de excursões e a renovação do produto “Circuito”, também continuam a distinguir-nos dos restantes destinos das Caraíbas.

Como é que Cuba se tem relacionado com a rede de distribuição turística em Portugal? E voos diretos, vai haver? A TA P é uma hipótese?
Agradecemos sempre aos operadores turísticos, agências de viagens, companhias aéreas, empresários, meios de comunicação e cadeias hoteleiras de Espanha e Portugal, todos eles nos acompanharam ao longo destes anos no compromisso com o turismo cubano, e também estarão connosco nestas jornadas de feira para lhes mostrar o que temos para oferecer, os principais atrativos, novidades e potencialidades do destino.

Continua a ser uma tarefa pendente para mim e para o destino, conseguir uma ligação direta de Portugal a Havana através de um voo regular que ligue os dois países durante todo o ano, para isso continuaremos a insistir com a companhia aérea TAP.

Proporcionar experiências autênticas
Quem procura Cuba a nível internacional? Que segmentos procuram?
Como sabemos, as preferências dos viajantes evoluem, adaptando-se às tendências emergentes e às novas formas de explorar o mundo. Neste âmbito foram identificadas as principais correntes que irão redefinir a forma como caminharemos através de uma abordagem baseada na sustentabilidade e na procura de experiências personalizadas, tendências que prometem transformar o turismo e oferecer opções inovadoras para cada tipo de viajante com um compromisso mais consciente, sustentável e tecnológico.

Os viajantes procurarão cada vez mais experiências autênticas, equilibrando conforto, bem-estar e um impacto positivo nos destinos que visitam, neste sentido o produto turístico cubano convida-os a viajar com propósito, responsabilidade, novas facilidades digitais para o viajante e ampla implantação de tecnologia.

O nosso portfólio inclui ofertas adaptadas para satisfazer todos os segmentos de clientes e mostrar aos visitantes a beleza e a diversidade de Cuba, um destino turístico que oferece experiências únicas e diferentes, cheias de história, cultura e tradição, num ambiente alegre rodeado de música e dança, o que nos permitirá alcançar o posicionamento como um destino líder para o turismo experiencial.

Hoje, mais do que nunca, a cultura é uma motivação para viajar e desfrutar do turismo musical e cultural, conhecendo os costumes e tradições locais. A cultura de Cuba é uma das suas características mais distintivas e um dos seus grandes potenciais. Múltiplas manifestações artísticas, figuras de renome mundial e espaços culturais fazem da maior das Antilhas uma das ilhas com maior diversidade cultural das Caraíbas.

À disposição dos visitantes temos uma extensa rede de emblemáticos teatros, catedrais, museus e galerias; centros noturnos e recreativos, onde poderá desfrutar das mais diversas manifestações culturais e ao mesmo tempo dançar ao ritmo de uma Cuba essencialmente dançante e sonora.

Cuba possui nove sítios declarados Património Cultural da Humanidade, incluindo cidades como Havana, Cienfuegos, Camagüey, Trinidad, Vale de Viñales, entre outras. Por outro lado, a ascensão da Inteligência Artificial e das redes sociais irão inspirar o planeamento das viagens, cerca de 40% dos viajantes afirmam que utilizarão a IA, e 47% continuarão a sua pesquisa através das redes sociais, portanto, a implementação de um plano de marketing que reforce a visibilidade do destino Cuba e o seu potencial de forma diversificada e responsável será estratégico.

A partir de agora iniciaremos ações que visam promover o verão, época em que mais de 76% dos viajantes portugueses continuam a preferir para as suas férias em destinos turísticos como o nosso que lhes oferecem pleno usufruto, um clima ótimo e um turismo cada vez mais sustentável e comprometido com o ambiente.

Como está a correr a campanha de promoção turística “ÚNICA”, que mostra a autenticidade do turismo cubano? O mercado internacional acredita no destino ou é preciso fazer mais?
Cuba tem o privilégio de que um dos valores mais lembrados pelos turistas é a “gentileza do seu povo” e é precisamente o valor intangível que queremos refletir na nossa campanha de promoção turística e que por sua vez convida a descobrir a ilha precisamente pela mão do seu povo, uma ilha que depois de visitá-la, os viajantes manterão para sempre uma marca indelével na sua memória. Cuba também, pelas suas características e peculiaridades, oferece uma gama de atributos que só podemos encontrar juntos neste país maravilhoso, as experiências, as aventuras, a sua natureza e as suas paisagens, a limpeza das suas praias e o ar puro que se respira são ÚNICOS. Durante os anos de 2023 e 2024, o destino recebeu diversos reconhecimentos internacionais.

Assim, no meio de importantes esforços para promover vínculos económico-comerciais com os diferentes mercados emissores a Cuba, chega a 43.ª edição da Feira Internacional de Turismo, FIT Cuba 2025.

Este evento profissional mais importante da indústria turística cubana, este ano acontecerá de 30 de abril a 3 de maio em Havana, no Complexo Morro – Cabaña, e será dedicado à República Popular da China como país convidado de honra, e exibirá como produto as tradições das Grandes Antilhas.

O eVisa para entrar em Cuba tem vindo a dar frutos?
Para facilitar a conectividade à Internet, contamos com a CubacelTur, uma linha telefónica temporária, com ciclo de vida de 30 dias, que pode ser comercializada por operadoras de turismo, agências de viagens, redes hoteleiras, mediante contratação em grupo, proporcionando ao cliente um estilo de vida bleisure.

Da mesma forma, no compromisso com a transformação digital do destino, outro passo importante foi a implementação gradual do visto eletrónico que vem sendo realizado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba desde 6 de maio de 2024. Esta medida vem substituindo gradualmente o cartão turístico e tem como objetivo facilitar o fluxo de visitantes estrangeiros ao nosso país.

Sobre o autorCarolina Morgado

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