“A paisagem que escolhemos” é mote do novo vídeo promocional da Associação Rota Vicentina
A Rota Vicentina assinalou, esta segunda-feira, o 10º aniversário da associação que lhe deu origem, e que coincide com o Dia Mundial do Ambiente, com a estreia o novo vídeo promocional “A paisagem que escolhemos”.
Publituris
WTM London – Book your free ticket
Bruxelas obriga Ryanair a devolver entre 13 e 14 M€
Mercado nacional mantem queda no Algarve
Turismo continua a crescer no Dubai e Abu Dhabi
Na XII Lagarada Tradicional de Celeirós do Douro o convite é para pisa a pé e prova de vinhos
Festuris Gramado lança app oficial
Congresso da APAVT repete tema da Inteligência Artificial
HiJiffy celebra parceria com a Booking.com
A arte de vindimar ao sabor do Alentejo na Casa Relvas
NEST lança programa de pré-incubação para o turismo
Este vídeo, segundo nota de imprensa da Associação, “é o culminar de uma trilogia crescente sobre o carácter e a identidade do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, em que o protagonismo é dado a quem produz a paisagem, cuida e vive dela e simultaneamente da sua ligação ao turismo e a importância do papel dos visitantes”.
Este material alerta para a importância do papel do turismo na região, partindo do princípio de responsabilidade partilhada entre quem tem um pedaço de terra na região e quem a visita, estabelecendo uma relação direta entre as escolhas de cada um e a forma como são determinantes para a paisagem.
Marta Cabral, presidente da Associação Rota Vicentina salienta que “esta peça de comunicação e promoção tem como ponto de partida a importância da economia local e da orgânica sociocultural para a preservação do potencial turístico da região”, havendo “uma ligação indissociável entre paisagem, agricultura, floresta, pesca, consumo, comunidade local, o turismo, para destacar que “será um testemunho vivo da Rota Vicentina”.
“A paisagem que escolhemos” é agora lançado ao público e visa impactar todos aqueles – residentes e visitantes, portugueses e estrangeiros – que estão mais alinhados com os valores da Associação do que num impacto de grande escala.
Refira-se que, em 2022, a Rota Vicentina registou o número médio de 30.800 caminhantes, um crescimento de cerca de 30% face a 2017, assinalando ainda um aumento de caminhantes e ciclistas que ficam mais de 15 dias na região, mais 14% quando comparado com 2017. O perfil de consumo está também a ser monitorizado, com 29% dos caminhantes a afirmar que consomem outro tipo de atividades na região.
Marta Cabral realça que “a este acréscimo de caminhantes na região, acresce também a nossa responsabilidade de comunicar o destino de forma alinhada com o património do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina que é, nada mais, que ‘A paisagem que escolhemos”.