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Os nomeados para “Melhor Companhia de Aviação” nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”

São nove as companhias aéreas nomeadas nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”

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Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Na categoria de “Melhor Companhia de Aviação” os nomeados são:

Air France
Azul
British Airways
Emirates
Iberia
Lufthansa
TAP
Turkish Airlines
United Airlines

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

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Aviação

UE apoia África na produção de SAF

Com a crescente procura de SAF, a União Europeia decidiu apoiar alguns países africanos na produção deste combustível para a aviação.

A União Europeia (UE) apoiará África em projetos de produção de Combustível de Aviação Sustentável (Sustainable Aviation Fuel – SAF). O objetivo é ser capaz de fazer face ao esperado aumento da procura deste combustível mais amigo do ambiente.

Até à data, o fundo europeu apoiou projetos de energia renovável, hidrogénio verde, vacinas e educação em África. Agora há um novo foco nos combustíveis de aviação sustentáveis.

A UE fornecerá inicialmente quatro milhões de euros para o projeto até ao final do ano, destinando-se este valor para apoiar estudos de viabilidade e certificação de SAF em onze países africanos. Após a conclusão dos estudos de viabilidade, os projetos selecionados poderão receber financiamento do Global Gateway Fund, revelou, recentemente, Stefan De Keersmaecker, porta-voz da Comissão Europeia.

De Keersmaecker referiu que a Comissão está, atualmente, a analisar possíveis mecanismos de co-financiamento e instrumentos de garantia no âmbito do “Global Gateway Fund”, destacando o “grande potencial de produção de SAF no continente africano”.

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Transportes

Air France KLM e Etihad Airways alargam parceria

Iniciada em 2012, a parceria entre a Air France-KLM e a Etihad Airways conhece um novo capítulo com o objetivo melhorar a colaboração nas operações de passageiros, programas de fidelização, desenvolvimento de talentos e manutenção.

O grupo Ari France -KLM e a Etihad Airways anunciaram, recentemente, um alargamento da parceria iniciada em 2012. Assim, as três companhias assinaram um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding, MoU, sigla em inglês) com o objetivo de melhorar a colaboração nas operações de passageiros, programas de fidelização, desenvolvimento de talentos e manutenção.

Através desta parceria, e sujeita a quaisquer aprovações regulamentares necessárias, a Air France-KLM e a Etihad contemplam a expansão dos seus acordos de codeshare e interline iniciados em 2012. Como primeiro passo, mais de 40 novas rotas abrangem destinos em toda a Europa, Médio Oriente, Ásia-Pacífico e Austrália, estando disponíveis para viagens já na temporada de inverno de 2023.

O Memorando de Entendimento também propõe a possibilidade de passageiros frequentes do Flying Blue e do Etihad Guest ganharem e resgatarem milhas com a Air France, KLM e Etihad. As companhias aéreas também explorarão a co-localização de terminais, acesso recíproco a salas VIP e assistência em escala, entre outras iniciativas.

A Etihad atualmente opera voos diários para o aeroporto Paris-Charles de Gaulle e para o aeroporto Amsterdam Schiphol a partir do aeroporto internacional de Abu Dhabi.

A Air France começará a operar voos diários entre o aeroporto Paris-Charles de Gaulle e o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi a partir de 29 de outubro de 2023.

Angus Clarke, vice-presidente executivo e diretor comercial da Air France-KLM, salienta que “esta colaboração de 11 anos está agora a expandir-se ainda mais, à medida que pretendemos explorar oportunidades em manutenção e fidelização, além de aprimorar a nossa rede de rotas para o benefício dos nossos clientes em todo o mundo. A atratividade de Abu Dhabi como destino e hub, impulsionada pela grande presença da Etihad, abrangendo o Sul e Sudeste Asiático, bem como a Austrália, traz uma riqueza significativa a esta parceria”.

Arik De, diretor de Receitas da Etihad, refere, por sua vez, que “com este Memorando de Entendimento baseia-se na nossa parceria existente, explorando melhorias mais profundas na rede à medida que oferecemos melhor conectividade entre Abu Dhabi e Paris, e aproveitando a extensa rede AF-KL para a Europa e, além disso, reafirma a intenção da Etihad de reforçar o crescimento cultural e económico de Abu Dhabi”.

No início deste ano, a Air France-KLM anunciou que assinou um memorando de entendimento com o Departamento de Cultura e Turismo de Abu Dhabi com o objetivo de reforçar a conectividade entre a Europa e Abu Dhabi.

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Nortravel promove Mercados de Natal

O operador turístico Nortravel está a promover uma série de pacotes especiais para Mercados de Natal na Europa com partidas a 30 de novembro em circuitos exclusivos de quatro dias.

A Nortravel elaborou uma programação especial para vários Mercados de Natal europeus, em circuitos exclusivos de quatro dias e partidas a 30 de novembro de 2023.

O pacote Berlim e Saxónia custa desde 1.034 euros por pessoa em alojamento duplo, enquanto o Melhor de Amesterdão e Países Baixos tem preços desde 1.087 por pessoa em duplo.

Já o programa Baviera Completa custa a partir de 1.138 euros por pessoa em alojamento duplo, e a Suíça Autêntica tem preços desde 1.239 euros por pessoa em duplo.

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Emprego e Formação

Emirates procura tripulantes de cabina em Portugal

A Emirates volta a realizar os Open Days para encontrar novos talentos para tripulação de cabina em Portugal.

A Emirates está à procura de candidatos portugueses para se juntarem à sua equipa internacional de tripulação de cabina. Durante este mês de setembro, a companhia aérea estará presente em Lisboa, nos dias 13 e 27 de setembro (Radisson Blu Lisbon), no Porto, no dia 15 de setembro (Mercure Porto Centro Santa Catarina) e em Faro, no dia 29 de setembro (Eva Senses Hotel).

Os candidatos que pretendam desenvolver a sua carreira com a Emirates podem submeter uma candidatura online, o Curriculum Vitae (CV) atualizado e em inglês, assim como uma fotografia recente.

No entanto, tratando-se de Open Days, os candidatos podem apresentar-se nos dias e locais indicados sem terem submetido a candidatura previamente. Para isso, basta levarem consigo os documentos necessários e garantir que chegam ao local antes da hora de início.

Sendo a segurança uma das principais prioridades da Emirates, “o candidato ideal terá de liderar com confiança e assumir o controlo na gestão dos serviços a bordo, nomeadamente no que se refere aos procedimentos de segurança”, refere a companhia aérea, em comunicado. Toda a tripulação da Emirates irá receber formação de excelência nas modernas instalações da companhia aérea no Dubai.

A Emirates tem uma equipa de tripulação de cabina global, representando 160 nacionalidades, o que reflete a multiculturalidade de clientes e operações internacionais em mais de 130 cidades em seis continentes, utilizando uma frota moderna de mais de 200 aviões de longo curso.

A Emirates diz oferecer aos seus candidatos “ótimas oportunidades de carreira, com excelentes instalações de formação e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus colaboradores”. Toda a tripulação da Emirates está baseada na cidade do Dubai, salientando a companhia aérea que “usufrui de um pacote salarial distintivo no mercado que inclui uma variedade de benefícios tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito oferecido pela companhia, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

De referir que a Emirates voa para Portugal há 11 anos e oferece atualmente 14 voos semanais a partir de Lisboa.

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Distribuição

Tour10 consolida aposta no turismo de luxo e wellness

A plataforma de distribuição turística Tour10 consolida a sua aposta na operação turística no segmento de luxo e wellness ao passar a integrar o Las Dunas Grand Luxury no seu portefólio de parceiros hoteleiros.

Com esta entrada, a Tour10 consolida a sua aposta na operação turística no segmento de luxo, disponibilizando às agências de viagens a contratação de um dos estabelecimentos de maior prestígio da Costa do Sol.

Las Dunas Grand Luxury é descrito como um refúgio seleto na província de Málaga, situado entre Estepona e Puerto Banús, e a 15 minutos de Marbelha, onde os clientes desfrutam de um ambiente exclusivo, privacidade, máximo conforto e atendimento cuidado.

O hotel oferece, sob vigilância médica, programas personalizados para retiros de saúde, bem-estar, beleza e rejuvenescimento. Estes programas combinam alimentação, exercício físico e tratamentos de Spa.

Altos dirigentes, empresários e celebridades são clientes habituais do estabelecimento, que é reconhecido mundialmente.

O Las Dunas dispõe de 50 suites confortáveis e luxuosas, e, entre as suas instalações, incluem-se também dois restaurantes, Spa, ginásio e atividades de ioga.

Refira-se que a Tour10 encontrou no segmento de luxo um mercado com enorme potencial de desenvolvimento e excelente projeção de negócio no futuro. Anualmente, representa para a distribuidora turística vendas de 22 milhões de euros anuais entre os mercados de Espanha e Portugal.

Nos últimos anos, apostou fortemente no turismo de luxo, reforçando a integração de estabelecimentos de primeira classe. Só em Portugal a Tour10 conta com uma vasta oferta hoteleira de luxo, como o Pestana Porto Santo, Vidamar Resort Algarve, NAU São Rafael Suites All Inclusive ou o Savoy Palace.

 

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Agências

Academia GEA lança plano de formação com mais de 20 cursos certificados

O Grupo GEA Portugal desenvolveu um plano extensivo de formação adaptado aos resultados e à realidade das agências de viagens da rede, e até março de 2024 levará a cabo mais de 20 ações de formação sobre diferentes temáticas e com diferentes graus de aprendizagem e duração.

Considerado um dos eixos prioritários da sua estratégia corporativa, o Grupo GEA Portugal acaba de fortalecer e ampliar o seu investimento na área da formação, tendo terminado o processo de certificação da formação pela entidade formadora certificada DGERT, com vista a aumentar e qualificar as ferramentas e polivalências disponíveis às agências de viagens que integram o agrupamento.

Com esta certificação a GEA Portugal revela, em nota de imprensa, que dá, assim, passos significativos no que respeita ao reconhecimento da qualidade associada à formação, permitindo às agências de viagens trabalhar no cumprimento das 40 horas de formação contínua anual, bem como na emissão de certificados de formação profissional, relevante e programática.

No seguimento desta certificação e após um diagnóstico das necessidades de formação, a GEA desenvolveu um plano extensivo de formação adaptado aos resultados e à realidade das agências de viagens do agrupamento. Nesse sentido, até março de 2024, o grupo de agências de viagem irá levar a cabo diversas formações, sobre diferentes temáticas e com diferentes graus de aprendizagem e duração.

Este plano formativo integra formação nas áreas: Produto, como as Grandes Viagens, Cruzeiros, Neve, Viagens de Grupo, Charter, Pacotes à medida, entre outros; Seguros de viagem; Marketing, abordando o Marketing Digital, as Redes Sociais e a Criação de Conteúdo; Tecnologia na ótica do utilizador, nomeadamente a nível das ferramentas Office Outlook e Excel; Aéreo, nomeadamente na área do ticketing, emissões TravelGEA, reservas de grupos; Gestão Financeira orientada para o Turismo.

Pedro Gordon, CEO da GEA Portugal, reconhece que “a formação é essencial no nosso setor de atividade, que é feito de mudança constante e da implementação de novos procedimentos, como de fluxos diários de alterações de processos, de ferramentas tecnológicas, de produtos, entre outros”, e acredita que “a certificação da formação é mais uma camada de valor para o trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos e o passo certo para continuarmos a crescer na proposta de valor que oferecemos a uma agência de viagens que pertença ao nosso agrupamento”.

O responsável destaca ainda que este plano formativo “está alicerçado duma auscultação que fizemos aos nossos associados e reflete a diversidade de conteúdos e consultoria que podemos oferecer para que as agências possam melhorar processos diários e gerar melhor rentabilidade para o seu negócio.”

Estas formações são exclusivas aos associados do agrupamento GEA e os interessados devem inscrever-se para participar nas mesmas.

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Transportes

Emirates e United expandem ‘codeshare’ e incluem mais voos para e do México

O México torna-se no primeiro país fora dos EUA a ser incluído no codeshare da Emirates com a United.

A Emirates e a United Airlines anunciaram, recentemente, uma expansão na parceria de codeshares que possuíam até agora, para incluir novos destinos no México. Os clientes da Emirates passam, assim, a ter acesso a oito novos destinos mexicanos, além da Cidade do México.

A rede de codeshare entre a Emirates e a United inclui atualmente uma série de cidades dos EUA e o México torna-se o primeiro país fora dos EUA a ser adicionado à rede crescente.

A parceria de codeshare permite aos passageiros que voarem na Emirates para dois pontos nos EUA, Chicago ou Houston, para se conectarem a destinos no México. Os novos pontos mexicanos incluem Cancún, Cozumel, Monterrey, Puerto Vallarta, Guadalajara, San José Del Cabo, León/Guanajuato e Querétaro.

Além disso, a parceria de codeshare também oferece mais flexibilidade nos horários dos voos, dando aos clientes da Emirates que voam para a Cidade do México mais opções na escolha dos voos. Dependendo dos planos de viagem, os passageiros podem optar por voar para a capital mexicana usando os serviços diários da Emirates saindo do Dubai com escala em Barcelona, ou reservar separadamente voos codeshare para a Cidade do México. A expansão da rede codeshare também permite que os clientes que voam dos nove pontos do México transitem para destinos na rede da companhia aérea, via Chicago ou Houston.

A Emirates espera que a rede recentemente expandida de destinos mexicanos agora disponível seja popular entre os clientes do Médio Oriente, Índia e África do Sul. Os destinos mais frequentados por viajantes globais que embarcam em pontos no México incluem Índia, Israel, Emirados Árabes Unidos, África do Sul e pontos selecionados no Sudeste Asiático.

Com a adição dos novos destinos para o México, a rede de codeshare inclui, agora, 134 destinos, acessíveis a partir dos gateways da United nos EUA, e quase 100 pontos adicionais nos EUA, Canadá, América Central e do Sul e Caribe estão disponíveis para os clientes para escolher em uma base interline.

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Destinos

Tailândia vence no “overtourism”

A MoneyTransfers.com elaborou um ranking dos destinos mais massificados com o turismo. A Tailândia tem três cidades nas primeiras três posições.

Phuket, Pattaya e Krabi são cidades com maior número de turistas por habitante, revela um recente estudo da MoneyTransfers.com.

A cidade de Phuket, indicam os números, tem 118,5 turistas por cada habitante, seguindo-se Pattaya com 98,7 turistas por habitante. Krabi fecha o pódio, com 72,2 turistas por habitante.

O estudo coloca a cidade do Porto com 1,8 turistas por habitante, enquanto Lisboa aparece mais abaixo, com 1,2 turistas por habitante.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Transportes

Os aeroportos britânicos e companhias aéreas com mais atrasos

A MoneyTransfers.com analisou os aeroportos britânicos e as companhias aéreas que neles operam que mais atrasam têm. Se no primeiro caso a liderança pertence a Gatwick, no segundo caso é a Kenya Airways que aparece no topo do ranking.

Nos anos mais recentes, os atrasos nos voos tornaram-se a “nova norma” nos aeroportos do Reino Unido, com quase um em cada dois britânicos a antecipar perturbações nos seus planos de viagem.

A MoneyTransfers.com realizou, recentemente, um estudo para revelar as melhores e piores companhias aéreas e aeroportos em termos de atrasos, com base nos dados mais recentes de atrasos de voos de 2023 em todo o Reino Unido.

“Embora apenas os aeroportos e as companhias aéreas sejam responsáveis por estes atrasos, a escolha do aeroporto e das companhias aéreas a partir das quais viajamos pode fazer uma enorme diferença nas perturbações sofridas”, reconhece o estudo, desde logo.

A liderança no ranking dos aeroportos com maiores atrasos pertence a Gatwick, indicando-se 74,1% de todos os vosso sofreram atrasos, ou seja, três em cada quatro voos registaram atrasos.

Neste top 5, o aeroporto de Gatwick é acompanhado pelos aeroportos de Bournemouth e Newcastle (ambos, com 73,6%), Bristol (72,5%) e Stansted (70,2%).

O estudo reconhece que ao escolher um aeroporto, a opção mais conveniente geograficamente é muitas vezes a melhor escolha para os britânicos, embora saliente que, “ao descobrir que o aeroporto local está entre os cinco com os maiores e mais longos atrasos, os viajantes reconsiderem”.

Já os aeroportos que mais atrasos registam, a infraestrutura da Ilha de Man possui um atraso médio de 33,22 minutos, seguindo-se Gatwick com 27,71 minutos. A fechar o top 5 aparecem Bournemouth (25,43 minutos), Luton (25,03 minutos) e Bristol (22,37 minutos).

Em contrapartida, os aeroportos com menores atrasos são o de Belfast City (George Best), com 46,3% dos voos a sofrerem atrasos, seguido de Exeter (53,6%), Southampton (54%), Teesside (56%) e Ilha de Man (56,1%).

Em termos de tempo, é o aeroporto de Belfast City (George Best) que lidera, com um tempo médio de espera de 12,08 minutos. Seguem-se Exeter e Teeside, com 12,36 e 13,72 minutos, respetivamente. A fechar, aparecem o aeroporto London City (14,62 minutos) e Liverpool (John Lennon) com 15,54 minutos.

O estudo contempla ainda uma análise aos aeroportos com chegadas antecipadas, no qual Belfast City (George Best) aparece à frente com 49,97% , seguido de Exeter (43,47%), Southampton (42,63), Teesside (42,1%) e Southend (41,57%).

Já no que diz respeito às companhias aéreas com maiores atrasos, Kenya Airways, com 89,97% aparece em primeiro lugar, seguindo-se a Uzbekistan Airlines (87,18%), Air Malta (86,06%), Croatia Airlines (85,99%) e China Eastern Airlines (84,44%).

Os maiores atrasos em tempo contabilizado colocam a Tiajan Airlines no topo do ranking, com um atraso médio de 174,33 minutos. Hainain Airlines e Virgin Atlantic International seguem-se com atrasos de 91,80 e 74,88 minutos, respetivamente, para a Luxair (71,94 minutos) e Nouvelair Tunisie -59,42 minutos) fecharem a listagem.

Air Europa é considerada a companhia aérea com menos atrasos (19,37%). Transavia France, Air Baltic, Titan Airways e Sky Express fecham o ranking com 24,57%; 32,39%; 33,84% e 35,85%, respetivamente.

Sun Air of Scandinavia, com um atraso médio de 2,80 minutos e Fly Play, com 57,6% lideram os rankings das companhias com menores atrasos em termos de tempo e chegadas antecipadas.

Foto crédito: Depositphotos.com
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Destinos

Veneza cobrará taxa de 5 euros a turistas que não pernoitem na cidade

A medida, que entrará em vigor na próxima Primavera, pretende evitar que a UNESCO inscreva a cidade na sua lista negra.

A cidade de Veneza irá cobrar uma taxa de cinco euros a turistas que não pernoitem na cidade, a partir da próxima Primavera, avançaram, recentemente, os responsáveis da Câmara da cidade italiana.

Esta medida pretende evitar que o turismo de massas leve a UNESCO a inscrever a cidade na sua lista negra de classificação de Património da Humanidade.

A “taxa de acesso”, como é descrita, será apresentada nas próximas semanas na Câmara, esperando-se que seja aprovada definitivamente, de modo a fixar o mecanismo que estabelecerá o sistema de pagamento, tendo-se já indicado que este será “multilingue e multicanal”, ficando disponível dentro dos próximos meses.

Esta taxa não afetará, no entanto, os residentes ou quem trabalha na cidade, bem como menores de 14 anos, pessoas que se deslocam ao centro da cidade para tratamento médico, desportistas e familiares de residente até ao terceiro grau.

Os responsáveis da Câmara já informaram, igualmente, que a edilidade não terá nenhum benefício com esta nova taxa, servindo a mesma unicamente para desenvolvimento do sistema que procura desincentivar o turismo diário em determinados períodos do ano.

 

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