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“Lisboa é a nova Miami para os brasileiros”

Em entrevista ao Publituris, John Rodgerson, CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, revela que a rota que a companhia aérea opera para Lisboa está com uma elevada procura, uma vez que os turistas brasileiros olham para a capital portuguesa como “a nova Miami” e, por isso, não descarta um reforço da operação no verão.

Inês de Matos
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“Lisboa é a nova Miami para os brasileiros”

Em entrevista ao Publituris, John Rodgerson, CEO da Azul – Linhas Aéreas Brasileiras, revela que a rota que a companhia aérea opera para Lisboa está com uma elevada procura, uma vez que os turistas brasileiros olham para a capital portuguesa como “a nova Miami” e, por isso, não descarta um reforço da operação no verão.

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A saída da pandemia tornou a Azul – Linhas Aéreas Brasileiras mais forte, quem o diz é John Rodgerson, CEO da companhia aérea, que revela que a Azul é já a maior transportadora no Brasil e está empenhada em expandir também a sua rede na Europa para equilibrar a operação com os EUA.

Em entrevista ao Publituris, o responsável fala também da importância do mercado português e da rota de Lisboa, onde a Azul conta com dois voos diários, mas que pode ser reforçada no verão, tendo em conta a elevada procura que regista, já que os turistas brasileiros olham para a capital portuguesa como “a nova Miami”, que todos querem visitar.

Mais difícil parece ser o regresso ao Porto, para onde a transportadora voava antes da pandemia, com John Rodgerson a revelar que a Azul está satisfeita com a parceria que mantém com a TAP e que, por isso, prefere concentrar a operação na capital portuguesa.

Nesta conversa, houve ainda tempo para falar dos objetivos da Azul Viagens, o operador turístico da Azul, que quer aumentar a venda de pacotes de viagens para Portugal no Brasil, assim como das inovações tecnológicas e das suas vantagens para a aviação, além do futuro, que John Rodgerson vê com otimismo, estimando mesmo que 2023 possa vir a ser “o ano mais forte” da história da transportadora brasileira.

Depois da pandemia, a Azul parece estar com uma energia renovada e tem lançado várias rotas domésticas e também internacionais. A capacidade pré-pandemia já foi toda recuperada?
É verdade, a Azul mudou com a pandemia, entrámos em vários mercados e que observámos é que a frequência entre duas cidades é menos importante do que voar para um maior número de cidades. Por isso, hoje, estamos em 158 cidades no Brasil, antes da pandemia estávamos em 119.

Hoje, a Azul tem uma malha muito mais distribuída no Brasil e a própria companhia aérea é 30% maior em termos de assentos face aquilo que tínhamos antes. Em 2019, éramos uma empresa bem menor do que aquilo que somos hoje, em que temos, mais ou menos, um terço do mercado no Brasil. Isso mostra que a Azul cresceu muito e mudou, também porque temos outro tipo de aeronave que nos tem permitido uma expansão no Brasil, distribuindo os brasileiros por todos os cantos do país.

Obviamente que também temos novos voos para a Europa, para Lisboa e vamos lançar um voo para Paris-Orly este mês [26 de abril], mas o que temos percebido é que a pandemia mudou a forma como as pessoas trabalham. Por isso, há menos viagens de negócios, muitas pessoas continuam a trabalhar de forma remota, o que também permite que as pessoas façam fins-de-semana mais prolongados e procurem mais o lazer.

É essa maior procura pelo lazer que tem levado a Azul a abrir tantas novas rotas no Brasil?
Sim, a aposta no lazer e a nossa capacidade para voar para várias cidades. Somos a única companhia aérea que, no Brasil, tem aviões ATR, também somos os únicos que têm Embraer no Brasil e isso permite que a Azul possa voar para cidades mais pequenas porque os nossos concorrentes não têm essa capacidade. Isso dá-nos a capacidade de distribuir os passageiros por mais cidades, ajudando muito mais o mercado brasileiro a crescer. Isso é algo que temos percebido e em que nos temos focado.

É isso que explica o lançamento da nova assinatura “O Céu é Azul”, de forma a mostrar essa abrangência da Azul no Brasil?
É verdade. É algo tão simples, mas que faz todo o sentido. Somos uma empresa que tem aeronaves brasileiras a voar nos céus do Brasil e somos quem mais voa dentro do Brasil.

Pensando, por exemplo, no Amazonas, a Azul serve mais de 30 destinos no Amazonas, um estado do Brasil que nunca tinha sido servido antes. Muita gente quer salvar o Amazonas, mas costumo dizer que, primeiro, temos de conectar o Amazonas. Isso é o mais importante porque para salvarmos alguma coisa, temos de saber o que lá está a acontecer. E a Azul faz isso.

Há muito boa conetividade com a TAP e isso levou-nos a perceber que não precisávamos voar para duas cidades diferentes em Portugal

Recentemente, acabou a obrigatoriedade do uso de máscara facial a bordo dos voos da Azul. Essa decisão teve algum impacto na procura?
O Brasil foi um dos últimos países do mundo a tirar a máscara e, em fevereiro, finalmente podemos abolir a máscara a bordo.

Isso fez toda a diferença para a perceção do cliente e, por isso, agora há mais pessoas que se sentem mais confortáveis a voar porque não é divertido voar com máscara. Agora que não é mais preciso usar a máscara, com certeza que a procura aumentou.

No ano passado, também não podíamos servir snacks a bordo e o Brasil é um país grande, agora, imagine um voo de três ou quatro horas sem snacks e com máscara. Obviamente que havia pessoas que não queriam voar por causa disso e, agora, isso mudou.

Rotas internacionais
A Azul está também a abrir várias novas rotas internacionais, para a América Latina, como o Uruguai, mas também EUA e Paris. Qual é a importância destas novas rotas para a Azul?
São rotas importantes porque representam uma receita em dólares e muitos dos custos de uma companhia aérea são em dólares, como o combustível ou aeronaves. O facto de termos mais receita em dólares ajuda e é por isso que temos mais voos para os EUA do que para a Europa.

Voamos para Fort Lauderdale e Orlando de várias cidades no Brasil, como São Paulo, Minas Gerais, Recife, Manaus ou Belém.

Para a Europa, estamos focados em Lisboa, que tem dois voos diários, e agora vamos ter também um voo diário para Paris. Estamos a tentar equilibrar um pouco a operação porque estávamos muito focados, a nível internacional, nos EUA, e queremos equilibrar a operação com a Europa.

Também temos outros destinos regionais, como Montevideu, no Uruguai, mas tenho percebido que Lisboa é a nova Miami para os brasileiros. Antigamente, há 10 ou 15 anos, todos os brasileiros queriam viajar para Miami, mas agora Lisboa, Cascais e também o Porto são as novas Miami. Há muitos brasileiros a viajar e a comprar casa em Portugal porque é um país lindo e isso faz muita diferença nos nossos voos.

No caso de Paris, que é o nosso próximo destino, também temos vários brasileiros que querem voar diretamente. Na nossa lista de destinos, o primeiro em termos de procura sempre foi Lisboa, onde dobrámos e até triplicámos os voos em 2022, e o segundo destino era Paris.

Em Paris, mantemos a parceria com a TAP. A TAP voa para vários destinos no Brasil e nós ajudamos a distribuir os passageiros e vai acontecer a mesma coisa na Europa. Vamos conectar-nos com a TAP também em Paris.

A Azul está a receber novos aviões, já recebeu um A350 e tem mais alguns encomendados. Estes aviões vão ajudar na expansão para a Europa?
Ainda temos poucos desses aviões, mas sim, vamos usá-los nos voos para Orly e temos usado também para Orlando. Mas o nosso principal avião para voos internacionais é o A330 e vai continuar a ser. É a nossa principal frota e a maior parte dos nossos voos vão ser feitos nesses aviões.

Há uma elevada procura de brasileiros. Em todas as cidades onde voamos no Brasil há pessoas que querem visitar Portugal

Mercado português
Qual é, atualmente, a importância do mercado português para a Azul, nomeadamente nas rotas domésticas. O número de passageiros portugueses é significativo?
Pode crescer mais. A TAP serve atualmente 11 cidade no Brasil e somos parceiros em todas essas cidades. Por isso, temos pessoas em todas as 158 cidades para onde voamos no Brasil que querem conhecer Portugal e que estamos a ajudar a distribuir para as cidades para onde a TAP voa. Mas também é verdade que há muitos portugueses a viajar para o Nordeste, via São Paulo, onde se localiza o nosso hub de Viracopos.

Temos dois voos diários para Lisboa e, durante o pico, em janeiro, tivemos três voos diários, mas é verdade que temos mais brasileiros a viajar para visitar a Europa do que portugueses a visitar o Brasil. Esta é a minha perceção, mas com certeza que os portugueses também estão a conhecer mais o Brasil, através dos voos da Azul e da TAP.

Em relação a Lisboa, disse que a capital portuguesa está com uma procura muito elevada, isso poderá levar a um aumento de operação para atender à procura para o verão do hemisfério Norte?

Sim, é possível. Começámos a rota com um voo diário e, depois, fomos para o Porto, mas, assim que pudemos, duplicámos os voos em Lisboa, até porque há muito boa conetividade com a TAP e isso levou-nos a perceber que não precisávamos voar para duas cidades diferentes em Portugal.

Na temporada alta, é sempre mais fácil ter disponibilidade para aumentar os voos e há vários dias em que temos três voos diários entre Campinas, que é o nosso principal hub, e Lisboa. Isto acontece porque há uma elevada procura de brasileiros. Em todas as cidades onde voamos no Brasil há pessoas que querem visitar Portugal.

Como está a ocupação dos voos da Azul entre São Paulo e Lisboa e qual é a previsão para o verão do hemisfério Norte?
Os nossos voos costumam estar sempre acima de 80% de ocupação. É algo que costumamos divulgar mensalmente e, por norma, os voos internacionais estão sempre um pouco acima dessa média doméstica.

Percebi pelas suas palavras que não está nos planos da Azul um regresso tão cedo ao Porto, correto?

Não está porque temos uma boa distribuição com a TAP e, por isso, não é necessário, neste momento, voar diretamente para o Porto.

A TAP tem uma ponte-aérea entre Lisboa e o Porto que distribui os passageiros e isso leva-nos a acreditar que é melhor voar para Lisboa, uma vez que há maior conetividade para a Azul.

Quem sabe no futuro isso pode mudar, mas, por enquanto, estamos apenas focados em Lisboa e acho que um bom parceiro também faz isso. Portanto, voamos para onde o nosso parceiro é forte para ajudar a distribuir os passageiros em ambos os lados.

Azul Viagens em Portugal
E há algum outro destino português que possa interessar à Azul, pelo menos, no futuro?
Aquilo que estamos a pensar é em como vender mais pacotes para Portugal. Temos uma empresa de pacotes de viagens, a Azul Viagens, e queremos vender o Algarve, o Porto, Beja ou Fátima. Este é o nosso foco, não só para vender o voo, mas todo um pacote que inclui o voo, mas também carro e hotel. Acredito que esta venda de pacotes pode ser muito benéfica para a Azul.

O objetivo é afirmar a Azul Viagens, o operador turístico da Azul, também em Portugal?
Já temos algumas lojas em Portugal, mas queremos ter mais porque temos a capacidade de vender esses pacotes no Brasil.

Por exemplo, nos EUA, somos o maior vendedor no Brasil da Disney de Orlando, muitos brasileiros visitam a Disney de Orlando e queremos fazer o mesmo com Portugal. Podemos vender muito mais pacotes para Portugal, mas temos de melhorar esta parte do negócio, isso faria muito sentido e, por isso, estamos a procurar hotéis e outros parceiros em Portugal para ajudar a aumentar as possibilidades de venda.

Aquilo que estamos a pensar é em como vender mais pacotes para Portugal. Temos uma empresa de pacotes de viagens, a Azul Viagens, e queremos vender o Algarve, o Porto, Beja ou Fátima. Este é o nosso foco neste momento

Já há alguma coisa fechada ou as negociações ainda continuam?
Estamos a conversar com muita gente e temos de construir o conteúdo. Isso implica ir ao destino, tirar fotos e, depois, levar os nossos vendedores para Portugal para conhecerem o destino.

Isso acontece porque o Brasil ainda tem muito o conceito de loja física, onde o cliente se senta em frente ao vendedor. Na Europa, há mais o costume de usar o online, o Booking.com e outros, mas o Brasil ainda está alguns anos atrás e o brasileiro ainda gosta de olhar nos olhos do vendedor para comprar pacotes de viagem.

Importância da tecnologia
A Azul lançou, em agosto de 2022, um projeto para criar a primeira ponte aérea biométrica do mundo, entre São Paulo e o Rio de Janeiro. Como está a correr este projeto e que vantagens oferece a biometria à aviação?
Está a correr muito bem. Fala-se muito em transformação digital e naquilo que se vai fazer para tornar o negócio mais digital, e toda a gente contratou consultores e equipas especializadas, mas a coisa mais importante para a transformação digital foi a pandemia.

Com a pandemia, percebemos que as pessoas não queriam ter contacto com outras pessoas e isso levou a que mais de 75% dos nossos clientes já nem passem pelo balcão de check-in. Com a biometria, as pessoas chegam ao aeroporto e apenas têm de mostrar a sua cara, já não é preciso mostrar o boarding pass ou o passaporte. Tudo passou a ser feito por reconhecimento fácil, uma tecnologia moderna que funciona muito bem.

É uma forma de darmos um salto em frente e sermos uma empresa mais tecnológica. Mudámos o patamar nos últimos anos, somos a companhia aérea mais pontual do mundo, recebemos esse prémio em 2022, e isto tem muito a ver com o uso da tecnologia.

Temos visto, em vários lugares do mundo, o caos aéreo, seja na Europa ou nos EUA, e nós não tivemos essa experiência no Brasil, estamos até mais pontuais hoje do que aquilo que éramos antes da pandemia e muito disso tem a ver com a utilização da tecnologia.

A pontualidade valeu, inclusive, um prémio à Azul. Esses prémios são, de alguma forma, importantes para a imagem da companhia aérea junto dos passageiros?
Sim, é verdade. Recebemos o prémio da CIRIUM como companhia aérea mais pontual do mundo e isso aconteceu depois de termos também recebido um prémio do TripAdvisor, em 2019, para melhor companhia aérea do mundo. Isso faz com que a Azul seja reconhecida como uma empresa de qualidade, que é muito pontual e trata muito bem os clientes. Temos muito orgulho disso.

A coisa mais importante para a transformação digital foi a pandemia

Expectativas para 2023
Quais são as expectativas da Azul para 2023, um ano que está a ser ameaçado pela inflação e perda de poder de compra?
Podemos olhar para os dados e ficar tristes ou olhar para eles com otimismo. Prefiro olhar com otimismo. Por exemplo, há muito tempo que os juros estão altos e há inflação, mas o preço do combustível está quase 20% mais barato do que há um ano. E esse é o nosso principal custo.

Por outro lado, há maior procura. A máscara deixou de ser obrigatória no Brasil há pouco mais de 30 dias. Portanto, o facto da máscara já não ser obrigatória e do preço do combustível estar mais baixo, leva a que mais pessoas queiram viajar, até porque muita gente não pode ver os seus netos nos últimos três anos e muitas pessoas que têm o sonho de conhecer a Europa não tiveram essa oportunidade por causa da pandemia.

Além disso, tanto os brasileiros como os europeus estão quase 100% vacinados, o que também ajuda a que as pessoas queiram viajar e leva a que a procura esteja, neste momento, muito boa. Por isso, estou muito otimista sobre este ano.

No ano passado, vivemos uma situação muito pior porque, de um dia para o outro, o preço do combustível aumentou muito por causa da guerra na Ucrânia. Mas, agora, o preço do combustível está a cair e a procura está alta e estou muito otimista de que vamos ter um ano muito bom, temos visto isso nos números que já temos e só estamos no quarto mês do ano.

No ano passado, foi diferente. Janeiro começou com a Ómicron e, depois, quando a Ómicron passou, começou a guerra na Ucrânia e o preço do combustível disparou 50%.

Este ano, não temos essas situações e, por isso, estou mais otimista. Acredito que vamos ter muito mais pessoas a viajar e o que está a acontecer deixa-nos muito animados para 2023.

2023 pode ser um novo ano de recordes?
Sim, 2023 vai ser um ano de recordes na receita, também deve ser para a rentabilidade e, por isso, estamos muito animados. A pandemia ajudou-nos a ficar mais fortes, somos mais pontuais, mais eficientes e não recebemos nenhuma ajuda governamental. Tivemos de sobreviver sem ajuda do Governo e isso ajudou-nos a sair da pandemia muito mais fortes. Por isso, acredito que 2023 vai ser o ano mais forte da nossa história.

A pandemia também nos ajudou a crescer na logística e, atualmente, por exemplo, levamos manga de todo o Brasil para Portugal. As pessoas que comem manga no sul de França não sabem, mas a verdade é que essas mangas foram transportadas por um avião da Azul. Essa parte desenvolveu-se muito e foi crucial para que as companhias aéreas tenham sobrevivido aos piores momentos da pandemia.

Sobre o autorInês de Matos

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ARAC espera que V Convenção Nacional seja “bastante positiva”

A V Convenção Nacional da ARAC decorre a 18 de outubro, no no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, perto de Óbidos, sob o tema “Locação, motor da nova mobilidade”.

A uma semana da V Convenção Nacional, que decorre a 18 de outubro, no Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort, a ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos espera que esta seja mais uma iniciativa “bastante positiva”.

“Esperamos que seja uma convenção bastante positiva, na linha das anteriores,  e estamos em crer que também o vai ser porque tem oradores de referência”, disse ao Publituris Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da associação.

Sob o tema “Locação, motor da nova mobilidade”, a V Convenção Nacional da ARAC contabiliza, até ao momento, cerca de 270 inscrições, número que deixa o responsável satisfeito, esperando que este seja “um debate interessante para o setor”.

“Este número de inscrições prova que o programa é interessante. Vamos ter pessoas do rent-a-car mas também pessoas da atividade seguradora, da atividade financeira, do turismo, empresas associadas e entidades oficiais. É um debate alargado”, defende o responsável.

Joaquim Robalo de Almeida falou, depois, sobre os cinco painéis que compõem o programa deste ano, sendo o primeiro dedicado ao turismo e ao tema “Desenvolvimento Económico e Turístico – Desafios num mundo em mudança”.

“Penso que é um painel bastante interessante”, acrescentou o responsável, revelando que, este tema, vai contar com intervenções de António Ramalho, jurista, ex-presidente do Novobanco e das Infraestruturas de Portugal, assim como Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, e Jorge Rebelo de Almeida, administrador da Vila Galé.

Já o segundo painel vai ser dedicado ao tema “Digitalização e Inteligência Artificial” e conta com a intervenção de Nuno Brás, DareData Engineering e que, segundo Joaquim Robalo de Almeida, é um especialista e “quadro de uma grande empresa da área”.

O terceiro painel conta com o engenheiro Mira Amaral, que vai falar sobre o tema “Transição Energética – O grande desafio do séc. XXI”, enquanto o quarto será dedicado à problemática do “Cliente como centro do negócio”, com intervenções do professor João Duque; José Teotónio, CEO do Grupo Pestana; e Gonçalo Rebelo de Almeida, da Rebelo de Almeida Consulting.

O último tema em debate desta convenção é sobre a “Locação Automóvel – Presente e Futuro, alterações no panorama social e empresarial” e vai ter exposições de Miguel Ribeiro, da Volkswagen Financial Services, para falar sobre o aluguer de longo prazo; Nuno Zigue, executivo Internacional dos Setores financeiro e automóvel, para falar sobre a locação automóvel; e Duarte Nobre Guedes, da Hertz e atual presidente da ARAC, que vai intervir sobre o rent-a-car.

A sessão de encerramento da V Convenção Nacional da ARAC tem previstas intervenções do próprio Joaquim Robalo de Almeida, assim como de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), e ainda de Cristina Dias, secretária de Estado da Mobilidade.

Já a sessão de abertura conta com a apresentação de uma mensagem escrita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, assim como com as intervenções do presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida; do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, em representação do ministro da Economia, e ainda do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e Duarte Guedes que faz uma estreia como presidente da ARAC.

A meiõ da tarde, a V Convenção Nacional da ARAC vai fazer uma pausa para um momento de entrega de Títulos de Associado Honorário e Medalha de Honra, com Joaquim Robalo de Almeida a indicar que serão seis os galardoados, todos “pessoas conhecidas do setor”.

O secretário-geral da ARAC revelou ainda que, em 2025, além da Convenção Nacional, a associação vai também realizar uma gala para assinalar os 50 anos de existência da ARAC.

 

 

 

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Royal Caribbean anuncia Perfect Day Mexico com abertura em 2027

O Perfect Day Mexico vai contar com “um parque aquático totalmente novo e emocionante; piscinas e praias paradisíacas, restaurantes, bares e mais opções para todo o tipo de paladares; música e muito mais”, localizando-se na costa mexicana.

A Royal Caribbean vai expandir os destinos Perfect Day, com a abertura de uma nova estância no México, o Perfect Day Mexico, cuja inauguração está prevista para 2027, informou o grupo de companhias de cruzeiros.

“Este destino será um paraíso com a oferta Royal Caribbean que irá incluir muitas atividades cheias de adrenalina e espaços para relaxar, com a energia e beleza do México”, lê-se num comunicado divulgado esta quinta-feira, 10 de outubro.

Segundo Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, “o Perfect Day at CocoCay mudou o jogo” para os passageiros e também para os negócios do grupo, uma vez que os clientes estão a “valorizar as experiências e destinos únicos nas suas decisões de reserva”.

“Estamos muito animados na expansão da nossa coleção Perfect Day criando o Perfect Day Mexico para atender aos hóspedes que desejam explorar as Caraíbas Ocidentais”, congratula-se o responsável, explicando que o objetivo “é continuar a reimaginar a melhor experiência de férias para os hóspedes de todas as idades”.

O Perfect Day Mexico será mais uma marca registrada de férias Royal Caribbean e irá trazer novas aventuras nas Caraíbas Ocidentais, a exemplo de “um parque aquático totalmente novo e emocionante; piscinas e praias paradisíacas, restaurantes, bares e mais opções para todo o tipo de paladares; música e muito mais”.

O Perfect Day Mexico deverá abrir um ano após o Royal Beach Club Cozumel, a experiência na praia recentemente anunciada em Cozumel, também no México e que tem abertura prevista para 2026.

“Os destinos são uma grande parte do motivo pelo qual famílias e aventureiros tiram as suas férias com a Royal Caribbean e, em colaboração com o estado mexicano de Quintana Roo, estamos a criar novas e inigualáveis ​​maneiras de proporcinar novas memórias, num destino conhecido e amado pela sua beleza natural, cultura acolhedora e localização privilegiada. Estamos ansiosos por revelar mais, em breve”, refere ainda Michael Bayley, presidente e CEO da Royal Caribbean International.

Recorde-se que a Royal Caribbean conta já com o Perfect Day at CocoCay nas Bahamas, que funciona desde 2019, assim como com a coleção Royal Beach Club, que vai ganhar o Royal Beach Club Paradise Island em 2025 nas Bahamas e o Royal Beach Club Cozumel em 2026, seguindo-se a abertura do Perfect Day Mexico em 2027.

 

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Bruna Montolar Westphal é a nova delegada comercial da Iberia em Portugal

A Iberia nomeou Bruna Montolar Westphal para delegada comercial em Portugal para “continuar a reforçar a presença e as operações da Iberia em Portugal e aumentar o compromisso da companhia aérea com o país”.

A Iberia anunciou a nomeação de Bruna Montolar Westphal como sua nova delegada comercial em Portugal, indicação que, segundo a companhia aérea, pretende “continuar a reforçar a presença e as operações da Iberia em Portugal e aumentar o compromisso da companhia aérea com o país”.

“Esta mudança visa também reforçar e dar continuidade à estratégia que a companhia tem vindo a desenvolver em Portugal nos últimos anos para consolidar a sua posição de liderança na conetividade do país através do hub aeroportuário Adolfo Suárez Madrid-Barajas”, lê-se num comunicado enviado à imprensa pela companhia aérea.

Segundo a Iberia, “Bruna Montolar Westphal tem uma década de experiência no sector da aviação comercial com a LATAM, onde começou no Brasil e depois continuou em Portugal”.

“Ao longo da sua carreira especializou-se na resolução de problemas em ambientes multiculturais, proporcionando uma visão estratégica, focada na gestão comercial e de equipas e sempre com o objetivo de alcançar a satisfação do cliente”, acrescenta a transportadora.

Bruna Montolar Westphal diz que a entrada para a equipa da Iberia e British Airways em Portugal no ano em que se celebram os 85 anos do início dos voos entre Lisboa e Madrid é “uma honra”.

“Venho com o objetivo de reforçar o nosso posicionamento, fortalecer a nossa relação com os nossos clientes e ser a opção preferida para os voos para a América Latina”, refere a nova delegada comercial da Iberia para Portugal.

Recorde-se que Lisboa foi o primeiro destino internacional da Iberia, cujos voos arrancaram a 1 de maio de 1939. Atualmente, a companhia aérea espanhola conta com até seis voos diretos por dia para a capital portuguesa.

Além de Lisboa, a Iberia voa para outras quatro cidades portuguesas – Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada – contando com uma média de 130 voos por semana, o que faz deste o segundo país europeu com mais destinos com voos diretos de/para Espanha.

No total, a Iberia oferece mais de 1,1 milhões de lugares entre os dois países, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019 e um nível semelhante ao de 2023.

 

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United Airlines começa a voar para Faro em maio e lança nova rota sazonal para a Madeira em junho

A United Airlines começa a voar entre Faro e  Nova Iorque/Newark a partir de 25 de maio de 2025, numa operação sazonal com quatro voos por semana e que vai ser acompanhada por outro serviço sazonal para a Madeira, com início a 8 de junho.

A United Airlines começa a voar entre Faro e  Nova Iorque/Newark a partir de 25 de maio de 2025, numa operação sazonal com quatro voos por semana e que vai ser acompanhada por outro serviço sazonal para a Madeira, com início a 8 de junho.

“A United será a primeira e única companhia aérea dos EUA a oferecer voos diretos de Faro para os EUA, oferecendo mais voos entre Portugal e os EUA e servindo mais destinos em Portugal do que qualquer outra transportadora americana”, lê-se numa nota da transportadora norte-americana.

Os voos para Faro decorrem às segundas, terças, quintas e sábados, entre 17 de maio e 23 de setembro de 2025, partindo da capital algarvia às 11h40 para chegar a Nova Iorque/Newark às 15h00, enquanto em sentido contrário os voos decorrem às segundas, quartas, sextas e domingos, partindo pelas 21h30 para chegar a Faro às 09h50 do dia seguinte, entre 16 de maio e 22 de setembro. Os voos são operados em aviões Boeing 757-200, com capacidade para 176 passageiros.

“Estamos entusiasmados por anunciar a data de início do nosso muito aguardado primeiro serviço entre Faro e Nova Iorque/Newark, expandindo ainda mais a nossa rede de rotas de Portugal para os EUA”, afirma Marcel Fuchs, diretor-geral de Vendas Internacionais da United Airlines.

Além do arranque dos voos para Faro, a United Airlines anunciou ainda uma nova operação sazonal entre a Madeira e Nova Iorque/Newark, que tem início previsto para 8 de junho do próximo ano.

A companhia aérea explica que estes voos fazem parte “da maior expansão internacional da United na sua história, adicionando 11 novos voos e oito novos destinos” à sua rede neste verão.

Em Portugal, a companhia aérea torna-se na “primeira e única companhia aérea dos EUA a oferecer voos diretos de Faro para os EUA, oferecendo mais voos entre Portugal e os EUA e servindo mais destinos em Portugal do que qualquer outra transportadora americana”.

Os voos de Faro e da Madeira juntam-se à operação que a United Airlines realiza durante todo o ano de Lisboa para Nova Iorque/Newark, bem como ao voo diário durante quase todo o ano de Lisboa para Washington D.C., e ainda aos voos sazonais do Porto e Ponta Delgada, Açores, para Nova Iorque/Newark.

“Para o verão de 2025, os nossos clientes em Portugal beneficiarão de uma escolha de viagens ainda maior, com a oportunidade de voar diretamente de Faro para os Estados Unidos pela primeira vez, bem como a possibilidade de usufruir de ligações cómodas através do nosso aeroporto de Nova Iorque/Newark a 58 destinos em toda a América”, acrescenta Marcel Fuchs.

Além dos destinos portugueses, a United Airlines vai abrir, a partir de maio de 2025, voos desde Newark/Nova Iorque para destinos “que nenhuma outra companhia aérea dos EUA serve”, incluindo Nuuk, na Gronelândia; Palermo, em Itália; e Bilbau, em Espanha.

A companhia aérea vai também adicionar três novas rotas a partir de Washington D.C./Dulles, incluindo o seu primeiro voo de sempre para Dakar, Senegal, que opera durante todo o ano, e novos voos sazonais para Nice, França e Veneza, Itália.

Novos voos de Tóquio-Narita para Kaohsiung, Taiwan; Ulaanbaatar, Mongólia; e Koror, Palau, que são igualmente “destinos que nenhuma outra companhia aérea dos EUA serve”, merecem igualmente destaque.

“No total, no próximo verão, a United oferecerá 800 voos diários de e para 147 destinos internacionais – incluindo 40 que nenhuma outra companhia aérea dos EUA serve”, afirma a companhia aérea.

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Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional

O novo avião A330-200 da Azul foi batizado como “Encanto Azul”, conta com capacidade para transportar 255 passageiros e vai realizar as rotas internacionais da companhia aérea para os EUA e Europa.

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A Azul – Linhas Aéreas Brasileiras recebeu esta quinta-feira, 10 de setembro, o seu quarto avião A330-200, aparelho que foi batizado como “Encanto Azul” e que vai reforçar a frota internacional da companhia aérea brasileira.

“O novo avião, de prefixo PR-AIL e batizado de “Encanto Azul”, está a caminho de Confins para o processo de nacionalização e, em breve, passará a integrar a frota internacional da companhia, operando rotas para destinos nos Estados Unidos e na Europa”, explica a Azul, num comunicado enviado à imprensa.

A companhia aérea explica que a introdução deste aparelho na sua frota só foi possível porque a Azul estabeleceu um “acordo com arrendadores e fabricantes de aeronaves que será fundamental para que a empresa siga o seu plano de crescimento para os próximos anos”.

A Azul indica que, antes de chegar à sua frota, este aparelho, que tem capacidade para 255 passageiros, incluindo 21 lugares em classe executiva, já tinha sido operado por companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos e da Alemanha.

“A chegada dessa nova aeronave faz parte do plano de expansão da frota internacional da companhia, que já recebeu quatro aviões de longo alcance em 2024. Além destes, neste ano, a companhia também adicionou à frota um ATR 72-600, dois Airbus A320 e quatro Embraer 195-E2, que já estão em operação na malha de voos domésticos da Azul, que é a líder em conectividade aérea no Brasil”, acrescenta a Azul, revelando que, até março de 2025, espera receber outros oito Embraer 195-E2, que vão permitir servir um total de 200 destinos.

Segundo Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul, a companhia aérea está entusiasmada com a chegada do novo aparelho, que é o “quarto widebody do ano” a juntar-se à frota da Azul, contribuindo para fortalecer a rede internacional da companhia aérea, em plena temporada alta.

“Isso nos permite oferecer mais opções de voos para os clientes, refletindo a nossa confiança no mercado e o compromisso de proporcionar viagens inesquecíveis aos nossos clientes”, acrescenta o responsável.

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Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro

De acordo com o “Observatório Aéreo” do CEAV e da Reclama Travel, foram registados 150.000 voos em comparação com 143.916 em 2023. O número de rotas aéreas operadas de e para Espanha aumentou 3,3% para 3.648 rotas.

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O tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresceu 4,2% em setembro em comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com o ‘Observatório Aéreo’ do CEAV e da Reclama Travel, que também indica que foram registados 150.000 voos em comparação com 143.916 em setembro de 2023. O número de rotas aéreas operadas de e para Espanha em setembro aumentou 3,3% em relação ao ano passado, atingindo 3.648 rotas.

Entre os aeroportos com os aumentos mais notáveis nas operações, Barcelona-El Prat liderou o ranking com 946 voos adicionais, seguido pelo aeroporto de Madrid-Barajas, com mais 394 voos. Quanto às rotas domésticas com maior volume de operações em Espanha, destacam-se Barcelona-Palma de Maiorca e Lanzarote-Gran Canaria. A rota Barcelona-Palma de Maiorca registou 674 voos, seguida de perto pela rota inversa Palma de Maiorca-Barcelona, com 646 voos. Por seu lado, a ligação Lanzarote-Gran Canaria acumulou 638 voos.

As companhias aéreas que lideraram o número de operações totais em setembro em Espanha foram a Ryanair e a Iberia. Especificamente, a Ryanair liderou com 30.246 voos, enquanto a Iberia seguiu-se com 18.037 operações. O mercado doméstico foi dominado pela Iberia e pela Vueling, embora a Binter Canarias se tenha destacado com um crescimento significativo, atingindo 7.412 voos face aos 6.951 do ano anterior.

Neste sentido, as companhias aéreas mais pontuais em Espanha foram a Aerolíneas Argentinas e a Delta, considerando tanto os voos domésticos como os internacionais e tendo em conta apenas as companhias aéreas que operaram pelo menos 50 voos durante o mês. A Aerolíneas Argentinas liderou o ranking com um atraso médio de apenas 0,08 minutos, seguida pela Delta, que registou um atraso médio de 1,3 minutos.

Cancelamentos e atrasos aumentam
O número de cancelamentos de voos em Espanha durante o mês de setembro de 2024 registou um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano passado. Em setembro de 2023, foram cancelados cerca de 390 voos, enquanto em 2024 este número subiu para 557, registando um aumento de 42,8%. A Vueling lidera a lista das companhias aéreas mais afetadas (155 cancelamentos), seguida da British Airways (96 cancelamentos).

Quanto aos atrasos, os voos com mais de três horas de atraso aumentaram significativamente em setembro, quando cerca de 0,6% do total de voos registaram atrasos superiores a três horas.

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RateHawk lança serviço de reserva de bilhetes de comboio

O novo serviço da RateHawk conta com bilhetes para comboios em 13 países na Europa e permite que os parceiros da plataforma possam “agendar todos os componentes de viagens a partir de um único sistema”.

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A RateHawk, plataforma online B2B de reserva de hotéis, passagens aéreas e transfers, introduziu um serviço de reserva de bilhetes de comboio, que permite que os parceiros da plataforma possam “reservar bilhetes de comboio para vários destinos europeus”.

“A plataforma chegou a acordo com a Rail Europe, a marca mundial para a reserva de comboios na Europa. O novo serviço complementa as opções de viagem existentes e que já estão disponíveis na RateHawk, que incluem o alojamento, voos, aluguer de viaturas, e transfers”, lê-se num comunicado enviado à imprensa.

Com este novo serviço, os parceiros da RateHawk podem “agendar todos os componentes de viagens a partir de um único sistema”, estando disponíveis bilhetes para comboios em 13 países na Europa, concretamente Espanha, em França, no Reino Unido, na Alemanha, na Suíça, em Itália, na Áustria, na República Checa, na Polónia, na Hungria, na Holanda, na Bélgica e no Luxemburgo.

O serviço inclui as principais transportadoras ferroviárias da Europa, a exemplo da Italo em Itália, Renfe e Iryo em Espanha, SBB CFF FFS e Rhätische Bahn na Suíça, ÖBB na Áustria, TGV InOui em França, Rail Delivery Group no Reino Unido, Eurostar em França, no Reino Unido, Holanda, e Bélgica, bem como RegioJet na República Checa.

“As viagens ferroviárias abrem novas oportunidades de negócios para os nossos parceiros, permitindo-lhes tanto satisfazer as necessidades dos seus clientes como também atrair novos. Os agentes de viagens podem agora disponibilizar estadias de hotéis com bilhetes de comboio, proporcionando assim uma opção de viagem sustentável. Além disso, a própria viagem pode ser uma experiência memorável, com itinerários incríveis disponíveis na RateHawk, incluindo as impressionantes viagens no Glacier Express”, considera Fredrik Bonnalt, Chefe dos Serviços Complementares da Emerging Travel Group, a empresa-mãe da RateHawk.

O novo serviço oferece uma interface intuitiva e conveniente, permitindo que “os profissionais de viagens comparem as opções de bilhetes de comboio para um dia inteiro, numa única janela”.

“Esta característica permite aos agentes de viagens agilizar o processo, permitindo-lhes filtrar rapidamente as opções preferenciais dos seus clientes e, assim, escolher o melhor para eles”, acrescenta o comunicado da RateHawk.

Disponíveis estão também várias formas de pagamento, nomeadamente cartão, transferências bancárias, limites de crédito, pagamentos por wallet, ou opções pay-by-link.

Apesar de, por enquanto, estar apenas disponível na Europa, a RateHawk diz ter “planos ambiciosos para expandir o serviço ferroviário”, estando à procura de “parcerias com fornecedores de bilhetes ferroviários tanto na Europa como noutros continentes”, acrescenta Fredrik Bonnalt

 

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Emirates volta a recrutar em Portugal em outubro

A nova sessão de recrutamento da Emirates em Portugal vai passar por três cidades portuguesas, concretamente Lisboa, Coimbra e Braga, entre 10 e 30 de outubro.

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A Emirates vai voltar a recrutar tripulantes em Portugal em outubro,  numa nova edição dos seus Open Days que vai passar por três cidades portuguesas, entre 10 e 30 de outubro, informou a companhia aérea, em comunicado.

Esta edição dos Open Days vai contar com duas edições em Lisboa, a primeira das quais decorre a 10 de outubro, a partir das 09h00, no Lisbon Marriott Hotel, enquanto a segunda edição está prevista para 26 de outubro, em local e horário a confirmar.

Em Coimbra, a sessão de recrutamento da Emirates está marcada para 28 de outubro, também com início pelas 09h00, no Tivoli Coimbra Hotel, enquanto a cidade de Braga recebe a última das iniciativas, a 30 de outubro, também a partir das 09h00, no Melia Braga.

A Emirates aconselha, no entanto, os candidatos a confirmarem “as datas, locais e horários no site oficial da companhia”, uma vez que as “datas de realização dos Open Days poderão vir a sofrer alterações”.

A participação nestes Open Days não necessita de registo prévio, mas recomenda-se que os candidatos leiam os requisitos antes de comparecerem, uma vez que estes podem ser consultados online, aqui.

A Emirates oferece aos candidatos selecionados “excelentes oportunidades de carreira, com instalações de formação de alta qualidade e uma vasta gama de programas de desenvolvimento para os seus funcionários”.

“Todos os candidatos selecionados que iniciem a sua carreira de tripulante de cabine serão submetidos a uma intensa formação de oito semanas nos mais elevados padrões de hospitalidade, segurança e prestação de serviços, nas modernas instalações da Emirates no Dubai”, refere a companhia aérea.

A tripulação da Emirates está sediada no Dubai e, segundo a companhia aérea, “beneficia de um pacote salarial distinto no mercado, que inclui uma variedade de benefícios, tais como um salário isento de impostos, alojamento gratuito fornecido pela empresa, transporte gratuito de e para o trabalho, excelente cobertura médica, bem como descontos exclusivos em compras e atividades de lazer no Dubai”.

 

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Companhias aéreas do Grupo SATA nomeadas para a final global dos WTA

A SATA Air Açores está nomeada para World’s Leading Regional Airline 2024 e a Azores Airlines concorre ao prémio de World’s Leading Airline to North America 2024.

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As companhias aéreas do Grupo SATA, a Azores Airlines e a SATA Air Açores, estão nomeadas para a final dos World Travel Awards (WTA), depois de terem sido distinguidas na final europeia destes prémios.

A SATA Air Açores e a Azores Airlines foram distinguidas na gala europeia dos WTA, que decorreu em março, enquanto Europe’s Leading Regional Airline 2024 (Companhia Aérea Regional Líder da Europa 2024) e Europe’s Leading Airline to North America 2024 (Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Norte 2024).

Depois destas distinções, ambas as companhias aéreas ficaram diretamente apuradas para a final global, cujas votações estão atualmente a decorrer e estão abertas até 20 de outubro, sendo possível votar na SATA Air Açores para World’s Leading Regional Airline 2024 e na Azores Airlines enquanto World’s Leading Airline to North America 2024.

As votações decorrem aqui e os vencedores da final global dos WTA vão ser conhecidos a 24 de novembro de 2024, durante a gala de entrega de prémios, que vai ter lugar na Madeira.

 

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Vietnam Airlines abre rotas para Hanói e Ho Chi Minh desde Munique

Os voos da Vietnam Airlines para Hanói decorrem às segundas-feiras e sábados, enquanto a rota de Ho Chi Minh tem voos às terças-feiras, aumentando para duas ligações semanais a partir de dezembro, quando passam a existir também voos às quintas-feiras.

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A Vietnam Airlines já iniciou a sua operação no Aeroporto de Munique, na Alemanha, com a abertura de duas rotas para Hanói, capital do Vietname, e para Ho Chi Minh, no sul do país, disponibilizando duas ligações por semana para ambos os destinos

Os voos da Vietnam Airlines para Hanói decorrem às segundas-feiras e sábados, enquanto a rota de Ho Chi Minh conta com voos às terças-feiras, aumentando para duas ligações semanais a partir de dezembro, quando passam a existir também voos às quintas-feiras.

Os voos da Vietnam Airlines desde Munique são realizados em aviões Boeing 787-9 Dreamliner, incluindo três classes de bordo, concretamente business, premium economy e economy.

Com a abertura destas novas rotas, o Aeroporto de Munique torna-se apenas no quarto a nível europeu a receber voos da companhia aérea de bandeira do Vietname, depois de Frankfurt, Londres Heathrow e Paris Charles de Gaulle.

“Estamos muito satisfeitos com os novos voos da Vietnam Airlines a partir do Aeroporto de Munique. As ligações representam uma expansão significativa dos nossos serviços na Ásia e fortalecem a posição do Aeroporto de Munique como um dos principais centros de aviação na Europa”, congratulou-se Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique.

 

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