Costa Cruzeiros quer que os portugueses procurem cada vez mais saídas fora de Portugal
O diretor de Marketing da Costa Cruzeiros para a Espanha e Portugal, Rafael Fernández, declarou aos jornalistas, durante uma visita à Costa Firenze, que esteve atracado esta quarta-feira, em Lisboa, que o mercado português é cada vez mais importante para a companhia, mas quer que os clientes de Portugal “descubram o mundo, apanhando um voo direto para outros destinos para iniciar um cruzeiro que faz parte da nossa oferta”.

Carolina Morgado
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A Costa Cruzeiros garante, segundo o seu diretor de Marketing para Espanha e Portugal, Rafael Fernández, que oferece cada vez mais conexões aéreas diretas ao mercado português para escolher saídas a partir de outros destinos que não só Lisboa.
Sem revelar números, o responsável disse que “o mercado português está muito bem para a Costa Cruzeiros, mas há uma particularidade. Os portugueses quando vão em cruzeiro preferem saídas de Portugal na maior parte das vezes. Há de facto algumas saídas de Portugal, mas queremos dar a oportunidade aos portugueses de descobrirem o mundo, apanhando um voo direto, de Lisboa ao Porto, por exemplo para Atenas ou Istambul, ou qualquer outro destino onde partem os nossos cruzeiros”.
Rafael Fernández acrescentou que as saídas de Portugal dependem das temporadas, mas “os portugueses podem fazer cruzeiros na Costa Cruzeiros o ano inteiro”, salientando que “continuamos a incrementar o número de saídas desde Portugal porque sabemos que o cliente português gosta de viajar a partir da porta de casa, mas oferecemos conexões aéreas muito cómodas para muitos sítios do mundo”.
Recorda que, mesmo assim, “tivemos portugueses o ano passado que fizeram cruzeiros ao Mediterrâneo, desde Barcelona ou Valência, bem como para as Ilhas Gregas, voando para Atenas ou Istambul, e até dos Emirados Árabes no inverno, mas para esta zona do globo tem sido outros consumidores, os que já fizeram vários cruzeiros”.
O responsável destacou que também está a haver muita procura, tanto em Portugal como em Espanha para o nosso produto “Cruise & Golf” com cruzeiros em três diferentes países durante sete noites, em viagens que saem desde Barcelona em que no dia seguinte pode jogar em Palma de Maiorca, depois Roma e em Marselha. Também já estendemos este pacote aos Emirados Árabes em que muita gente vai a Dubai connosco para este tipo de cruzeiros. Há um local em Abu Dabi em que podem jogar durante a noite. Este cruzeiro, à partida de Barcelona é durante todo o ano e nos Emirados Árabes, realiza-se de dezembro a março. Um produto para continuar”. Para os cruzeiros para os EAU a Costa tem acordos com a Emirates desde Portugal, e com a Qatar Airways a partir de Madrid, bem como com a Etihad Airways, que vai começar a voar a partir de Lisboa.
Refira-se que nesta temporada a Costa vai ter cruzeiros de Lisboa até novembro, com cerca de 20 saídas para o Mediterrâneo, com destaque para o Costa Fortuna que vai fazer um cruzeiro de 15 dias que vem de Cádiz, Málaga, Lisboa, Canárias e regressa a Málaga para terminar em Génova.
Nos números da Costa Cruzeiros, os itinerários mais procurados pelos portugueses são o Mediterrâneo Ocidental, desde Barcelona, para os que realizam o seu primeiro, seguindo-se o Norte da Europa no verão, para famílias. Em terceiro lugar estão as ilhas gregas com voos para Atenas, ou desde Bari, na Itália, porque a cidade está em frente a Corfu, a primeira ilha grega. “A vantagem de voar até Bari a não a Veneza é porque para esta cidade italiana o tempo para iniciar o cruzeiro é relativamente curto e se voar para Bari, tem a oportunidade de, no dia seguinte poder visitar Veneza sem pressas”, aconselha o responsável.
Reafirmou, na sua declaração à imprensa que “a saída natural dos portugueses é o Mediterrâneo Ocidental, com saídas de Barcelona ou Valência para as pessoas que estão a fazer o seu primeiro cruzeiro e querem ver muitos destinos em pouco tempo, pois tem muitas escalas e a vantagem é que o Mediterrâneo Ocidental funciona o ano inteiro, para recordar que a companhia tem este ano a Islândia com vários itinerários, um cruzeiro que acredita que será para alguns nichos de mercado.
O diretor de Marketing da companhia de cruzeiros apontou que “esperávamos recuperar em 2022, mas de facto, não só a Costa Cruzeiros como as restantes companhias, o ano em que vamos atingir os volumes da 2019 será 2023.
Rafael Fernández destacou que, pelo volume que o que o mercado português já representa para a Costa Cruzeiros, e da forma como tem vindo a crescer, a delegação em Portugal é para manter e até vir a crescer com novos quadros no curto prazo.