Fórum Oceano vai cooperar com a OMT na adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade
O memorando de entendimento, assinado entre o Fórum Oceano de Portugal e a OMT, visa desenvolver um instrumento de financiamento, que combine o apoio à adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade com a integração de modelos de consumo e de produção sustentáveis e com a inovação.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O memorando de entendimento assinado entre o Fórum Oceano (FO) – entidade gestora do cluster do mar português e a Organização Mundial de Turismo (OMT) tem como objetivo reforçar a cooperação entre as duas entidades.
Tendo como base a Declaração de Glasgow sobre a Acão Climática e as quatro principais linhas de ação (medir, descarbonizar, regenerar, financiar), o documento assume, segundo divulga o FO em comunicado, “a ambição de desenvolver um instrumento de financiamento inovador, que combine o apoio à adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade com a integração de modelos de consumo e de produção sustentáveis e com a inovação”.
Nesse sentido, o apoio à conceção e implementação de instrumentos financeiros sustentáveis e de ecossistemas empresariais, de inovação e criativos, que potenciem modelos de negócio, na área do turismo azul, que assumam a centralidade dos critérios ESG, é objetivo central no memorando.
O documento realça, igualmente, a vontade de cooperação das duas entidades em áreas como a promoção de iniciativas e modelos de negócio na economia azul sustentável e a vontade de acelerar a descarbonização do setor do turismo, através da adaptação e de ações de mitigação das emissões e prevê a realização de reuniões regulares entre as partes.
Ruben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano, refere que o “acordo alcançado mostra a relevância da associação entre os atores nacionais e internacionais da economia azul”, salientando, ainda, que “o FO e a OMT comungam do mesmo princípio, ou seja, apostar numa economia azul sustentável, com base na criação de modelos de negócio baseados na inovação, na descarbonização e na circularidade, também na área do turismo azul”.
Refira-se que o Fórum Oceano, responsável pela gestão e dinamização do Cluster do Mar Português, Cluster de Competitividade e Internacionalização reconhecido pelo Governo de Portugal, tem a seu cargo dois projetos estratégicos do PRR: a criação do modelo de negócio e internacionalização da Rede Hub Azul Portugal; o Pólo de Inovação Digital europeu da Economia Azul, o Portugal Blue Digital Hub. Esta associação é a sede mundial da BlueTech Cluster Alliance.