Fórum Oceano vai cooperar com a OMT na adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade
O memorando de entendimento, assinado entre o Fórum Oceano de Portugal e a OMT, visa desenvolver um instrumento de financiamento, que combine o apoio à adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade com a integração de modelos de consumo e de produção sustentáveis e com a inovação.
Publituris
Aeroportos espanhóis registaram mais 6% de voos em novembro
Paris mantém-se cidade mais atrativa, mas Banguecoque a mais visitada, diz a Euromonitor
André Gomes eleito presidente da Associação de Turismo do Algarve por unanimidade
Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde
Procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro
Publituris organiza conferência dedicada ao Enoturismo
APECATE esclarece recuperação do IVA no setor
LATAM Airlines contrata crédito ligado a objetivos de sustentabilidade
ONU Turismo aponta recuperação total do turismo até final do ano e destaca subida das receitas em Portugal
Quinta do Lago adquire o Conrad Algarve
O memorando de entendimento assinado entre o Fórum Oceano (FO) – entidade gestora do cluster do mar português e a Organização Mundial de Turismo (OMT) tem como objetivo reforçar a cooperação entre as duas entidades.
Tendo como base a Declaração de Glasgow sobre a Acão Climática e as quatro principais linhas de ação (medir, descarbonizar, regenerar, financiar), o documento assume, segundo divulga o FO em comunicado, “a ambição de desenvolver um instrumento de financiamento inovador, que combine o apoio à adoção das melhores práticas ambientais e de sustentabilidade com a integração de modelos de consumo e de produção sustentáveis e com a inovação”.
Nesse sentido, o apoio à conceção e implementação de instrumentos financeiros sustentáveis e de ecossistemas empresariais, de inovação e criativos, que potenciem modelos de negócio, na área do turismo azul, que assumam a centralidade dos critérios ESG, é objetivo central no memorando.
O documento realça, igualmente, a vontade de cooperação das duas entidades em áreas como a promoção de iniciativas e modelos de negócio na economia azul sustentável e a vontade de acelerar a descarbonização do setor do turismo, através da adaptação e de ações de mitigação das emissões e prevê a realização de reuniões regulares entre as partes.
Ruben Eiras, secretário-geral do Fórum Oceano, refere que o “acordo alcançado mostra a relevância da associação entre os atores nacionais e internacionais da economia azul”, salientando, ainda, que “o FO e a OMT comungam do mesmo princípio, ou seja, apostar numa economia azul sustentável, com base na criação de modelos de negócio baseados na inovação, na descarbonização e na circularidade, também na área do turismo azul”.
Refira-se que o Fórum Oceano, responsável pela gestão e dinamização do Cluster do Mar Português, Cluster de Competitividade e Internacionalização reconhecido pelo Governo de Portugal, tem a seu cargo dois projetos estratégicos do PRR: a criação do modelo de negócio e internacionalização da Rede Hub Azul Portugal; o Pólo de Inovação Digital europeu da Economia Azul, o Portugal Blue Digital Hub. Esta associação é a sede mundial da BlueTech Cluster Alliance.