Dormidas de turistas portugueses na Alemanha rondou o meio milhão em 2022
Dados do Instituto Federal de Estatística da Alemanha apresentados quinta-feira em Lisboa por Ulrike Bohnet, diretora do Turismo Alemão para Portugal e Espanha, indicam que, em 2022, o número de dormidas dos turistas portugueses naquele destino foi de 476.190 dormidas (incluindo campismo), o que representa um aumento de 110,5% em comparação com 2021, quando foram registadas 226.219 dormidas de visitantes oriundos de Portugal.

Publituris
Como utilizar a IA para automatizar 9 em cada 10 questões dos hóspedes?
O foco hoje da ASGAVT é “uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado”, afirma Miguel Quintas
G.A Palace Hotel no Porto com abertura prevista para o início de julho
Os nomeados para “Melhor Hotel de Praia” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?
Conheça os nomeados na categoria “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023
Brasil vai ter charters de Fim de Ano da Solférias, Sonhando, Exoticoonline e Alto Astral
Azul tem o melhor Wi-Fi e entretenimento a bordo da América do Sul
Frota mundial de aviões deverá aumentar 33% na próxima década
Britânicos voltam a olhar para viagens para o estrangeiro em detrimento das staycations
80ª Assembleia Geral da IATA e o “World Transport Summit” 2024 vão ser no Dubai
De acordo com a mesma fonte, falta apenas 7,9% para atingir o nível pré-pandemia de 2019, um ano recorde em que se registaram 517.007 dormidas de viajantes portugueses no mesmo período. Refira-se que, de 2011 a 2019, o aumento foi muito significativo: as dormidas dos portugueses subiram 78,2%.
Em 2022, as dormidas registaram-se sobretudo nos meses de outubro (48.979), novembro (46.334) e dezembro (47.673); outros meses preferidos dos portugueses foram maio, junho e setembro, com mais de 45 mil dormidas mensais.
No que se refere ainda à motivação das viagens dos portugueses à Alemanha o ano passado, 49% das foram a lazer, seguindo-se as viagens de negócios, com 29%, e as visitas a familiares e amigos, com 22%.
O Instituto Federal de Estatística da Alemanha revela que, em 2022, por comparação com 2019, a recuperação dos voos de Portugal para a Alemanha esteve acima de 80%; em 2019 registaram-se 17.193 e em 2022 14.545, acrescentando que desde abril de 2022 que os portugueses gastam mais nas suas viagens à Alemanha por comparação com 2019.
Em conferência de imprensa, em Lisboa, Ulrike Bohnet, diretora do Turismo Alemão para Portugal e Espanha, apresentou, igualmente, as três campanhas que o destino acaba de lançar para este ano. Uma delas tem o mote “Cidades & Cultura”. Com a campanha “51 lugares declarados Património da Humanidade pela UNESCO – Historic.Modern.Germany”, a Alemanha, conforme foi revelado, posiciona-se a nível internacional como um destino sustentável com uma ampla oferta de património reconhecido pela UNESCO.
Esta campanha centra-se na promoção de monumentos protegidos que vale a pena conhecer como parte da diversidade de produtos das cidades e dos seus arredores rurais. Aos viajantes são oferecidas experiências únicas e autênticas no segmento de Cidades & Cultura, além de viagens urbanas com breves visitas ao campo.
Viajar não é incompatível com o respeito pelo ambiente. A Alemanha oferece uma grande variedade de opções de turismo sustentável em todo o seu território: desde Bio-Hotels a cidades e regiões certificadas como “destino turístico sustentável”; viagens que respeitam o meio ambiente nos caminhos-de-ferro alemães ou bilhetes turísticos que incluem transportes públicos gratuitos; visitas guiadas especiais para interessados em urbanismo sustentável; compras sustentáveis; e também modernas exposições interativas sobre temas relacionados com a orientação sustentável da economia e da sociedade. Estas valências são apresentadas na campanha “Feel Good”.
Com a temática “Embrace Nature”, a última campanha centra-se nas paisagens naturais da Alemanha como destino turístico que se oferecem ao visitante desde os cumes dos Alpes, os rios Danúbio e Reno, as densas florestas da Turíngia ou das margens do Lago Eder, as formações rochosas escarpadas da Floresta do Palatinado ou da Suíça Saxónica, a charneca de Lüneburg em flor, a região dos lagos de Mecklemburgo, ou Mar Frísio. O elemento central é sempre a experiência autêntica e pessoal de grandes atrativos paisagísticos únicos e a descoberta de joias até agora praticamente desconhecidas.