Cereja volta a ser rainha no Fundão
É já em maio que inicia a Campanha da Cereja do Fundão, e vai reunir um conjunto de atividades ligadas ao universo desta fruta-rainha, com destaque para a Festa da Cereja, entre 9 e 11 de junho em Alcongosta, Fundão, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja”, de 1 a 30 de junho, nos restaurantes aderentes do concelho, e a Rota Gastronómica da Cereja do Fundão em Lisboa e Porto, de 17 de junho a 2 de julho.
Publituris
Boost Portugal convida a um conjunto de atividades para celebrar a Semana Europeia da Mobilidade
Nuno Bernardo é o novo secretário-geral da CTP
Monumentos de Florença vão ser representados em braile
Encontro em Belém do Pará: As 20 maiores economias mundiais vão discutir turismo
Proveitos da atividade turística continuaram a crescer em julho mas com abrandamento
Turismo de Cabo Verde compromete-se com a sustentabilidade
Azul coloca novo A330-200 a voar para os EUA
Bolsas Luís Patrão para o ano letivo 2024/25 são atribuídas esta terça-feira
Portugal volta a ser “um dos três mercados com melhor desempenho” para a Transavia no verão
Turismo do Algarve e Geoparque Algarvensis lançam parceria para realizar iniciativas conjuntas na área do Turismo
São algumas das iniciativas que decorrem todos os anos e que refletem de forma expressiva as potencialidades deste fruto bem como a diversidade da aplicação da cereja na gastronomia.
Este ano, a Praça do Município contará também com um showcooking pelo chef Fábio Alves do restaurante Suba, durante o qual irá confecionar dois pratos com o emblemático fruto da região, criações gastronómicas que poderão ser degustadas pelos visitantes.
O Suba, restaurante do hotel Verride Palácio Santa Catarina, em Lisboa, irá participar ainda na Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, à qual se irão juntar, como habitualmente, diversos restaurantes de Lisboa e Porto, com as mais criativas propostas dos chefs em torno da cereja.
Haverá ainda muita animação a pensar nos mais novos com atividades promovidas pelas da Casa do Barro, da Casa do Bombo e da Quinta das Cerejas e das Ideias – Museu de Ciência Viva.
“A cereja do Fundão, fruto emblemático da nossa região, tem vindo a conquistar ao longo dos anos o seu lugar ao sol. Nas últimas décadas temos assistido a um aumento significativo da área e da produção da cereja na região, e a uma progressiva profissionalização do setor”, afirma Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.
“O concelho do Fundão reúne condições climatéricas e de localização de excelência para a fruticultura, em particular da cereja, sendo assim um fruto que se transforma no cartão de visita e cartaz turístico da região contribuindo, desta forma, para que a marca Fundão cresça sucessivamente”, acresceu o autarca.
Refira-se que, ao longo dos últimos anos tem sido feita uma grande aposta no turismo associado à fileira da cereja, onde o município do Fundão tem vindo a realizar festivais gastronómicos, passeios de tuk-tuk, viagens de comboio turístico pelos cerejais, apanha da cereja, cestas de piquenique, visitas pelos pomares ou campanhas de apadrinhamento de cerejeiras. Mas o digital não ficou esquecido e o município do Fundão criou, ainda, uma plataforma online destinada à promoção dos produtos da região.