XI Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal decorrem em Alcobaça
As Jornadas de Enoturismo do Centro de Portugal, que este ano celebram a 11ª edição, decorrem em Alcobaça de 11 a 12 de maio, focadas “na capacitação turística através da criação de sinergias e trabalho em rede”, como indicado pela organização em comunicado.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O evento reúne as Regiões Vitivinícolas da Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa e Tejo, bem como os agentes que trabalham e promovem o enoturismo, nomeadamente os agentes de viagens, unidades de enoturismo, gestores de enoturismo, comunicadores e bloguers, estudantes de turismo, operadores turísticos e outras entidades ligadas à comercialização do produto.
Este ano as jornadas decorrem no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça, uma cidade escolhida “pela sua imensa riqueza patrimonial e gastronómica e pela sua ligação histórica à produção dos vinhos através do legado deixado pelos Monges de Cister”, como a organização ressalta em nota de imprensa.
No primeiro dia do evento, a sessão de abertura ficará a cargo do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado, do presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Francisco Toscano Rico e do presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues.
Após a sessão de abertura, o primeiro dia inclui quatro painéis, no quais serão debatidos temas como a “Cooperação Institucional e Multidisciplinar”, o “Enoturismo no Mundo”, “O que os operadores esperam de nós?” e ainda “A experiência de quem já trabalhou em rede”.
O segundo dia é dedicado a visitas técnicas a unidades de enoturismo da Região dos Vinhos de Lisboa, com vista “à troca de experiências e aprendizagens num contexto mais prático”.
“As XI Jornadas acontecem num momento de grande afirmação do enoturismo na Região Centro, fruto do trabalho das cinco Regiões Vitivinícolas, convictos que é no enoturismo que encontramos as melhores oportunidades para crescermos em valor e que o trabalho em rede e a promoção conjunta são já uma certeza de sucesso”, afirma Francisco Toscano Rico, presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa – que, aliás, assumiu a organização do evento.
As XI Jornadas de Enoturismo do Centro são uma iniciativa conjunta das cinco Regiões Vitivinícolas da Região Centro, com o apoio da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, do Turismo do Centro, do Município de Alcobaça e da rede de Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal.