Turismo de Ria de Muros-Noia escolhe Lisboa para lançamento a nível internacional
Com a marca “Ria da Estrela”, o Turismo de Ria de Muros-Noia, localizada na região da Galiza (Espanha), escolheu a cidade de Lisboa para se lançar a nível internacional, porque “Portugal é um destino emissor importante, não só pela proximidade como pela similaridade”, disse Sebastian Valverde, gerente Xeodestino, num almoço com jornalistas.

Carolina Morgado
Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Autenticidade, uma aposta verdadeiramente na sustentabilidade, e a preservação das tradições são os valores fundamentais da estratégia de comunicação que a Ria de Muros-Noia, território com 400 kms2, localizado na Galiza, e como tal, muito perto de Portugal, começou a implementar, tendo dado o pontapé de saída, em Lisboa, num almoço com jornalistas.
Tanto Fernando Valmaseda, diretor da RV Edipres, como Sebastian Valverde, gerente Xeodestino, apresentaram as potencialidades turísticas na região que só agora começou a abrir-se ao turismo internacional, embora já seja conhecida internamente pelos turistas do País Basco, da Catalunha e de Madrid. Mercados como alemão e holandês começam também a chegar a esse destino.
Apesar de um conjunto de valências que a Ria de Muros-Noia oferece, “não havia uma identidade turística, por isso, estamos a trabalhar no processo de construção do destino e a produzir materiais de promoção. O próprio site foi lançado recentemente”, explicou Sebastian Valverde, que apresentou José Antonio Marcote, responsável de Comunicação e autor da marca promocional “Ria da Estrela”. No próximo ano, o objetivo é trabalhar os produtos de forma mais estruturada.
A pequena região galega, com apenas cinco conselhos, tem uma oferta diversificada, que passam pela natureza, mar, tradições, cultura, património e gastronomia, revelou Fernando Valmaseda. “É uma gastronomia para viver, é uma atração turística porque vai à raiz histórica, através dos marisqueiros, o que lhe confere uma personalidade única”, para acrescentar que o destino permite “desenvolver os cinco sentidos”.
Nada se faz em Ria de Muros-Noia que contamine o ambiente, defenderam os dois responsáveis, que destacaram no destino os vestígios de civilizações milenares, possibilidade de prática de diferentes desportos, com ênfase para os náuticos, praias praticamente virgens, bem como a qualidade das águas, uma vez que não há indústria, um destino “para todo o tipo de público”, enalteceram.
Quanto à hotelaria, a oferta é composta por cerca de dois mil quartos, em apartamentos e hotéis butique, orientados para o turismo de sol e praia. Outra oferta que está a ser muito requisitada tem sido as cabanas nas árvores, com categoria top. Há existem 53 deste tipo de alojamento e vão ser construídos mais 10 num terreno de 10 hectares.