Assine já

Abertura solene de “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa”

A actividade promocional “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa”, organizada pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST), abriu oficialmente no dia 19 de Abril

Brand SHARE

Abertura solene de “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa”

A actividade promocional “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa”, organizada pela Direcção dos Serviços de Turismo (DST), abriu oficialmente no dia 19 de Abril

Brand SHARE
Sobre o autor
Brand SHARE
Artigos relacionados
Como utilizar a IA para automatizar 9 em cada 10 questões dos hóspedes?
O foco hoje da ASGAVT é “uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado”, afirma Miguel Quintas
Distribuição
G.A Palace Hotel no Porto com abertura prevista para o início de julho
Hotelaria
Os nomeados para “Melhor Hotel de Praia” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?
Eventos Publituris
Conheça os nomeados na categoria “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023
Eventos Publituris
Brasil vai ter charters de Fim de Ano da Solférias, Sonhando, Exoticoonline e Alto Astral
Distribuição
Azul tem o melhor Wi-Fi e entretenimento a bordo da América do Sul
Transportes
Frota mundial de aviões deverá aumentar 33% na próxima década
Aviação
Britânicos voltam a olhar para viagens para o estrangeiro em detrimento das staycations
Destinos
80ª Assembleia Geral da IATA e o “World Transport Summit” 2024 vão ser no Dubai
Aviação

Esta que é a primeira promoção turística na Europa após a pandemia, mostra os novos elementos turísticos de Macau, em mais um passo para expandir os mercados de visitantes internacionais e promover a recuperação do turismo e da economia.

O Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Ho Iat Seng, e a esposa, a par com o Embaixador da República Popular da China em Portugal, Zhao Bentang, marcaram presença na cerimónia de abertura da actividade promocional “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa”, tendo visitado os expositores antes do início da cerimónia de abertura.

Presidiram à inauguração da promoção o Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Lei Wai Nong, o Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Diogo Moura, o Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, a Chefe do Gabinete do Secretário para a Economia e Finanças do Governo da RAEM, Ku Mei Leng, a Directora da DST, Maria Helena de Senna Fernandes, o Presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau, Vincent U, o Presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, Pedro Costa Ferreira, a Presidente do Instituto Cultural do Governo da RAEM, Leong Wai Man, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural de Lisboa, Pedro Moreira. Outros convidados incluíram representantes de associações de turismo e das seis grandes empresas integradas de turismo e lazer de Macau.

Exposição divulga imagem turística de Macau

“Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa” inclui duas atracções principais, nomeadamente a exposição de grande envergadura e o espectáculo de vídeo mapping.

Um dos destaques da promoção, “Sentir Macau Sem Limites – Exposição de Macau em Lisboa”, terá lugar até 22 de Abril, todos os dias, entreas 14h00 e as 21h00 (hora de Lisboa), na Praça do Comércio, ponto icónico da cidade. A DST convidou também o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau e o Instituto Cultural, a par com as seis grandes empresas integradas de turismo e lazer de Macau para instalarem zonas de exposição temáticas de elementos não jogo, expositores e instalações que mostram a imagem turística de Macau. O “Expositor do Turismo de Macau”, instalado pela DST, mostra os ricos elementos turísticos de Macau, inclui uma zona de fotografias de Mak Mak, uma instalação de exibição gastronómica, um toldo colorido da Travessa da Paixão, uma porta no tempo e no espaço digital da Rua da Felicidade, um ecrã táctil dos eventos de Macau, entre outros. O evento conta ainda com tatuagens temporárias de Macau e do Mak Mak e um passatempo de seguir as contas oficiais da DST nas redes sociais para troca por lembranças, entre outros, para atrair a participação do público de Lisboa.

 

Espectáculo de vídeo mapping bem recebido

O “Iluminar Macau: Espectáculo de Vídeo Mapping do Turismo de Macau”, outro dos destaques da actividade promocional, que teve a pré-abertura sábado, está a ampliar o impacto desta promoção com exibições há várias noites consecutivas, que estão a ser muito bem acolhidas. Trata-se da primeira vez que o evento de grande dimensão “Iluminar Macau”, organizado pela DST, é levado ao exterior, através da projecção de imagens na fachada principal da Praça do Comércio, com o objectivo de mostrar ao público local os elementos turísticos e as vantagens únicas de Macau. Até 22 de Abril, haverá quatro exibições por dia, cada uma com a duração de cerca de 12 minutos, às 20h30, 21h00, 21h30 e 22h00 (hora de Lisboa). O conceito de design do espectáculo de vídeo mapping divide-se em quatro capítulos: “Encontro das culturas chinesa e portuguesa”, “Património e Gastronomia”, “Aprofundamento da integração intersectorial do ‘Turismo+’”, “Implementação da estratégia «1+4» para o desenvolvimento da diversificação adequada”, convidando o público a participar numa experiência de projecção de luz deslumbrante.

 

Reforçar o intercâmbio e cooperação com países de língua portuguesa

A DST espera, através desta promoção, reforçar o intercâmbio e a cooperação entre Macau e Portugal nas áreas do turismo, economia, comércio e cultura, tendo organizado também uma delegação de operadores turísticos de Macau para se deslocarem a Portugal para realizar uma visita de familiarização, procurando desenvolver o papel de Macau como ponte e elo de ligação entre o Interior da China e Portugal, e de uma forma mais ampla reforçar o intercâmbio e a cooperação com os países de língua portuguesa. Em simultâneo, espera elevar a influência internacional de Macau, promover activamente a integração intersectorial do “Turismo +”, atrair visitantes de Portugal e outros países europeus a visitar a cidade, e promover o desenvolvimento do turismo e indústrias relacionadas de Macau.

O público em Lisboa é convidado a visitar “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa”. Mais informações em: https://www.macaotourism.gov.mo/pt/article/promotion/macao_promotion_lisbon.

A DST continuará a divulgar mais informações sobre a actividade promocional “Sentir Macau Sem Limites – Promoção de Macau em Lisboa” nas suas contas oficiais nas redes sociais, para expandir activamente o mercado internacional de visitantes de Macau.

Artigos relacionados
Como utilizar a IA para automatizar 9 em cada 10 questões dos hóspedes?
O foco hoje da ASGAVT é “uma proteção clara das agências de viagens para ganharem peso e visibilidade no mercado”, afirma Miguel Quintas
Distribuição
G.A Palace Hotel no Porto com abertura prevista para o início de julho
Hotelaria
Os nomeados para “Melhor Hotel de Praia” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?
Eventos Publituris
Conheça os nomeados na categoria “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023
Eventos Publituris
Brasil vai ter charters de Fim de Ano da Solférias, Sonhando, Exoticoonline e Alto Astral
Distribuição
Azul tem o melhor Wi-Fi e entretenimento a bordo da América do Sul
Transportes
Frota mundial de aviões deverá aumentar 33% na próxima década
Aviação
Britânicos voltam a olhar para viagens para o estrangeiro em detrimento das staycations
Destinos
80ª Assembleia Geral da IATA e o “World Transport Summit” 2024 vão ser no Dubai
Aviação

Como utilizar a IA para automatizar 9 em cada 10 questões dos hóspedes?

HiJiffy

Brand SHARE

A automatização com recurso a Inteligência Artificial (IA) é um “hot topic” na indústria. Mas como aproveitá-la ao máximo?

Descubra como libertar o seu staff (ainda a tempo da época alta) de tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado com a ajuda do hub de comunicação para hotéis da HiJiffy.

O que significa, ao certo, automatização?

Vamos definir, neste contexto, automatização como a utilização de IA para realiar tarefas de forma independente, sem necessidade de atuação da equipa. Trata-se de reduzir a carga de trabalho do staff e, ao mesmo tempo, oferecer comodidade aos hóspedes.

E os hóspedes ficam satisfeitos com processos automatizados?

As tendências do setor mostram uma preferência crescente por hotéis que utilizam soluções tecnológicas para reduzir a dependência da equipa do hotel – até 65% dos viajantes preferem ficar nesses hotéis e 36% adotam um serviço totalmente digital com equipa disponível apenas sob pedido (Oracle, 2022).

O hub de comunicação para hotéis da HiJiffy fornece métricas de satisfação do cliente (CSAT); em média, mais de 80% dos hóspedes referem estar satisfeitos com o facto de terem os seus pedidos e questões resolvidas pela IA.

Tendências vêm e vão. Por quê investir em automatização?

A automatização é mais do que uma tendência; é uma solução sustentável para a escassez de pessoal na hotelaria, estimada em 1,2 milhões de profissionais só na UE.

Não é por acaso que o próprio World Travel & Tourism Council (WTTC) e a European Travel Commission (ETC) fizeram recentemente uma recomendação para que a indústria “adote soluções tecnológicas e digitais inovadoras para melhorar as operações diárias (…)”.

Muitos hotéis terão dificuldades com os níveis de pessoal na época alta e é essencial apoiar as suas equipas reduzindo a carga de trabalho sempre que possível para garantir que a satisfação do hóspede não é afetada.

Posso ter um exemplo de como a automatização pode apoiar a equipa do meu hotel?

Quanto tempo as suas equipas das reservas e do front-office gastam a responder – uma e outra vez – às mesmas perguntas? Automatizar a resposta a perguntas frequentes é um excelente exemplo de apoio à sua equipa.

Em média, os hotéis que utilizam a solução da HiJiffy atingem mais de 85% de automatização, isto é, a percentagem de pedidos e questões dos hóspedes resolvidas pela IA sem o envolvimento de agentes humanos.

Um dos clientes da HiJiffy partilhou uma fantástica história de sucesso: conseguiu reduzir em 70% as chamadas recebidas, isto ao mesmo tempo que as suas reservas diretas e reservas de mesa no restaurante do hotel aumentavam.

Que tipo de tecnologia utiliza? A sua solução é fácil de utilizar?

A HiJiffy combina os mais recentes desenvolvimentos na área com a sua própria IA especializada em hotelaria – o sistema operativo Aplysia OS. Isto permite trazer as soluções tecnológicas mais avançadas para os hoteleiros portugueses.

Recentemente, a HiJiffy lançou um chatbot “alimentado” por GPT-4 , um assistente de voz e priorização de pedidos com base em análise de sentimentos.

Tudo isto – e muito mais – está disponível para através da interface intuitiva do seu hub de comunicação para hotéis.

E o hub de comunicação integra-se com os nossos sistemas atuais?

Sim, a solução da HiJiffy integra-se com os sistemas de gestão para hotéis mais populares, como motores de reservas, PMS ou CRM.

Os casos de uso incluem automatização do processo de reserva direta, check-in e check-out online, chaves digitais, campanhas de upselling ou campanhas de reviews.

Parece interessante.

Dá para ver como funcionaria no meu hotel?

Claro. Para tal basta visitar hijiffy.com e agendar uma demo personalizada.

Ainda está a tempo de aproveitar ao máximo a automatização para libertar a sua equipa de tarefas repetitivas e de baixo valor acrescentado a tempo da época alta deste verão.

 

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Praia”:

Bela Vista Hotel & Spa
Belmar Spa & Beach Resort
EPIC SANA Algarve Hotel
Iberostar Selection Lagos
Immerso Ericeira
Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel
Porto Covo Praia Hotel & SPA

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e do Município de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight Produções Audiovisuais e Multimédia, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Conheça os nomeados na categoria “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023

Sete hotéis concorrem ao prémio de “Melhor Hotel MICE” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” estão lançados.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel MICE”:

Altis Grand Hotel
Corinthia Lisbon Hotel
Eurostars Parque das Nações
Lisbon Marriott Hotel
NAU Salgados Palace
Pestana Douro Riverside
Porto Palácio by The Editory

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Frota mundial de aviões deverá aumentar 33% na próxima década

Segundo o relatório anual ‘Global Fleet & MRO Market Forecast 2023-2033’, a frota mundial de aviões comerciais irá crescer 33% até 2033, para mais de 36 mil aeronaves, o que supõe uma taxa de crescimento anual de 2,9%. A escassez escassez de mão-de-obra em todas as áreas do setor e em todas as geografias continua a ser um dos grandes desafios.

Victor Jorge

A frota mundial de aviões comerciais irá crescer 33% até 2033, para um total de mais de 36 mil aeronaves, o que supõe uma taxa de crescimento anual de 2,9%. É o que antecipa a consultora estratégica Oliver Wyman, na última edição do seu relatório anual ‘Global Fleet & MRO Market Forecast 2023-2033’.

O crescimento da frota mundial de aviões registou uma das maiores recuperações. Em 2022, as companhias aéreas de todo o mundo retiraram aeronaves, substituindo-as por outras novas, de modo a satisfazer a procura crescente. No início de 2023, a frota atingiu 98% da sua dimensão pré-pandémica, tendo em conta o valor de janeiro de 2020.

Atualmente, a frota mundial conta com quase 27.400 aeronaves, um número que já se aproxima do de janeiro de 2020, o último mês antes da pandemia de COVID-19 ter praticamente paralisado o transporte aéreo de passageiros.

De facto, espera-se um número recorde de entregas de aviões às companhias aéreas nos próximos dez anos, apesar das atuais restrições da cadeia de abastecimento. A Oliver Wyman prevê a entrega de 20.600 novas aeronaves durante a próxima década, a maioria das quais de fuselagem estreita, que são aquelas que têm precisamente a procura mais elevada.

“É evidente que o setor da aviação está a registar um crescimento rápido. No entanto, este crescimento não será isento de desafios, especialmente na Europa. Prevê-se que o setor enfrente constrangimentos decorrentes de uma cadeia de abastecimento sobrecarregada, da escassez de mão-de-obra e de novos regulamentos de redução das emissões, o que obrigará a indústria a desenvolver soluções inovadoras ou a reduzir o seu tamanho”, explicam os peritos de Serviços e Transportes da Oliver Wyman Espanha e Portugal.

O relatório conclui que a indústria deverá “continuar resistente, e acreditamos que, apesar das dificuldades, esta tendência de crescimento continuará na Europa e no mundo inteiro, exceto na Rússia, dadas as sanções internacionais que lhe foram impostas, em resultado da invasão da Ucrânia”.

O estudo da Oliver Wyman antecipa ainda que o mercado pós-venda, que fornece serviços de manutenção, reparação e revisão geral (MRO), crescerá mais 22% este ano a nível mundial, ultrapassando os 94 mil milhões de dólares (cerca de 88 mil milhões de euros), prevendo-se que, até 2033, possa atingir os 125 mil milhões de dólares (perto de 117 mil milhões de euros).

A MRO de motores representa a maior parte deste mercado, e o relatório revela que se espera que atinja 63 mil milhões de dólares até 2033, refletindo uma taxa de crescimento anual composta de 4%. A recuperação do mercado global de MRO deverá ocorrer já em 2023 (um ano antes do previsto) devido ao rápido retorno da procura e utilização do transporte aéreo, não só para o transporte de passageiros, mas também para o transporte de mercadorias (o único tipo de transporte aéreo que aumentou em 2020).

Principais desafios: escassez de pessoal e desafios climáticos
A aviação enfrentou uma série de desafios no ano passado, incluindo a escassez de mão-de-obra em todas as áreas do setor e em todas as geografias. Na América do Norte, estima-se que o setor já registe uma escassez de pilotos de aviação comercial e mecânicos de aeronaves de 18% e 14%, respetivamente. Na Europa, a escassez de pessoal de terra foi tão grave em 2022 que alguns aeroportos, como o de Londres (Heathrow) e o de Amesterdão (Schiphol), tiveram de impor limites de capacidade. Na Índia, onde o mercado da aviação está em crescimento mais acentuado, a necessidade maior é de mais controladores de tráfego aéreo.

As alterações climáticas e o imperativo de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa são questões cada vez mais importantes no setor da aviação. Vários países europeus, incluindo a França, estão a elaborar legislação para proibir as viagens aéreas entre distâncias que podem ser percorridas de comboio em duas horas e meia ou menos. Esta nova proibição pode ser um sinal de mais restrições que estão para vir, especialmente na Europa Ocidental.

A insuficiente capacidade de produção de combustível de aviação sustentável (SAF), que emite 50-80% menos emissões do que o combustível de aviação convencional, é outro desafio que a indústria enfrenta. O SAF é atualmente um substituto caro e o melhor cenário de fornecimento de SAF até 2030 é de 5,4 mil milhões de galões, enquanto a indústria precisaria de atingir 16 mil milhões de galões apenas para manter as emissões das companhias aéreas aos níveis de 2019.

Na Europa, estas dificuldades constituirão um desafio importante para a trajetória de crescimento do setor da aviação. No entanto, prevê-se que a procura de transporte aéreo continue a ser elevada e o setor não se pode dar ao luxo de ignorar as limitações de capacidade que enfrenta. Com as inovações certas, o setor da aviação pode continuar a crescer e a prosperar, enfrentando simultaneamente os desafios do futuro.

Foto crédito: Depositphotos.com 
Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Transportes

IAG admite concorrer à privatização da TAP

A International Airlines Group (IAG), empresa-mãe da Iberia, admite concorrer à privatização da TAP, paralelamente ao processo de compra da Air Europa, caso as condições definidas pelo Governo português o permitam e façam sentido para a empresa.

Publituris

“Vamos ver o que o Governo português pondera neste processo e analisar se é interessante para a IAG”, indicou o presidente executivo do grupo de aviação, Luis Gallego, em declarações à agência EFE.

Gallego, que participa por estes dias da 79.ª assembleia geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), sublinhou que o grupo está sempre à procura de oportunidades de consolidação.

Recordou, por exemplo, que analisou a compra da Norwegian, mas nunca a concretizou, enquanto continua a tentar a da Air Europa, compra que depende do nível de exigências que a Direção-Geral da Concorrência e a Comissão Europeia (CE) impuserem a esta operação.

“A TAP pode ser uma opção, mas primeiro temos de ver em que condições vai ser privatizada e se faz sentido para a nossa rede e para os nossos clientes”, referiu.

Explicou que, em princípio, os mercados em que a Air Europa e a TAP operam são complementares, já que esta última voa sobretudo para o Brasil, onde o seu grupo tem pouca presença. Logo “poderão ser duas operações a avançar em paralelo”.

Sobre a proximidade entre o aeroporto de Lisboa e o aeroporto de Madrid-Barajas, comentou que o grupo IAG, sendo internacional e com várias companhias aéreas (Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus, Iberia Express e Level) trabalha, por exemplo, no Atlântico Norte, com uma dupla estrutura ‘hub’: Dublin e Londres.

Este tipo de preocupação surgiu também com a operação de compra da Aer Lingus, reconheceu, explicando que, nessa altura, questionou “se a sua integração na IAG ia ser má para a empresa irlandesa porque a BA poderia, de alguma forma, devorá-la”. “E não tem sido assim”, acrescentou.

Na sua opinião, o modelo IAG é o melhor, uma vez que é menos integrado a nível comercial e de rede e as marcas mantêm a sua identidade, os seus clientes e as suas receitas.

Na sua opinião, o modelo IAG é o melhor, uma vez que é menos integrado a nível comercial e de rede e as marcas mantêm a sua identidade, os seus clientes e as suas receitas.

Foto crédito: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Análise

OCDE alinha-se com Bruxelas e FMI e prevê crescimento do PIB nacional em 2,5% este ano

A OCDE reviu em alta as perspectivas de crescimento da economia portuguesa deste ano para 2,5%, impulsionada pelo PRR e pelas exportações, nomeadamente o turismo, tornando-se a mais otimistas entre as principais instituições económicas nacionais e internacionais.

Publituris

No relatório de atualização das perspectivas económicas de 2023, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) português de 2,5% este ano e de 1,5% em 2024, quando anteriormente apontava para um crescimento de 1% este ano e de 1,2% em 2024.

Para este ano, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) prevê uma expansão de 1,2%, o Banco de Portugal (BdP) de 1,8%, o Fundo Monetário Internacional (FMI) de 1%, o Ministério das Finanças de 1,8% e a Comissão Europeia de 2,4%.

A OCDE destaca o papel do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no crescimento do investimento público, mas alerta para que a elevada incerteza e a subida das taxas de juro continuarão a pesar sobre o investimento empresarial e habitacional.

De acordo com o relatório, a aceleração projetada na atividade entre os parceiros comerciais irá apoiar as exportações, principalmente de serviços.

Por outro lado, salienta que, “apesar da evolução dinâmica dos salários, o crescimento do consumo será moderado à medida que o crescimento do emprego diminuir, a inflação elevada continuar a reduzir o poder de compra e o aumento das taxas de juros aumentar os custos do serviço da dívida”.

A OCDE prevê, para este ano, que as exportações de bens e serviços crescem 8%, as importações 3,5%, enquanto o consumo interno 0,6% e o investimento 3,1%.

No retrato sobre o início deste ano, sublinha que como os preços da energia e dos alimentos continuam altos e as taxas de juros continuam a subir, o crescimento da procura interna diminuiu e a inflação está a reduzir o poder de compra.

No entanto, os gastos do PRR, as medidas de apoio orçamental no valor de cerca de 3,7% do PIB em 2023 e o aumento da atividade nos parceiros comerciais estão a apoiar a atividade, dando como exemplo que o PIB cresceu 1,6% nos primeiros três meses de 2023, impulsionado “significativamente pelo forte crescimento das exportações”.

A OCDE salienta que as reformas e os investimentos no âmbito do PRR têm um “forte potencial” para apoiar o crescimento.

“Garantir a implementação completa do PRR irá maximizar os benefícios. Continuar a melhorar o acesso a creches de boa qualidade permitiria que mais mulheres entrassem no mercado de trabalho e ajudassem a reduzir as disparidades no mercado de trabalho”, acrescenta.

Foto crédito: Depositphotos.com
Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Publituris Portugal Travel Awards 2023

Vote, a sua opinião é fundamental.

Brand SHARE

As votações para os Publituris Portugal Travel Awards 2023 decorrem até dia 26 de Junho. Caso seja assinante da edição impressa ou subscritor da newsletter diária, pode votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os vencedores serão conhecidos dia 6 de Julho, na cerimónia de entrega de prémios que decorre no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, que conta com o apoio do Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal de Alcobaça. Como patrocinadores, que nos ajudam a celebrar o turismo, contamos também com o Novo Banco, NOS, Nescafé, MAWDY e Visabeira Turismo.

Sobre o autorBrand SHARE

Brand SHARE

Mais artigos
Alojamento

AL representou 40% do total de dormidas, em 2019, e hóspedes deixaram 8MM€ na economia nacional

Num relatório preliminar que antecede um estudo aprofundado sobre o Alojamento Local em Portugal, a pedido da ALEP, a realizar pela NOVA SBE, fica clara a importância para a economia nacional.

Publituris

O número de dormidas em Alojamento Local (AL) representou cerca de 40% do total de dormidas em território nacional, em 2019, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do EUROSTAT combinados, e ainda superior em alguns dos destinos nacionais como Lisboa e Porto. Esta é uma das conclusões apresentadas pela NOVA SBE na apresentação de um relatório preliminar para um estudo aprofundado sobre o alojamento local em Portugal, a pedido da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), intitulado – ‘Avaliação de Impacto do Alojamento Local em Portugal’, que está a ser desenvolvido pelos professores João Bernardo Duarte, Pedro Brinca e João Pedro Ferreira da Nova SBE.

Os dados mostram ainda que os turistas alojados em AL gastaram mais de 8 mil milhões de euros, o que representa 3,8% do PIB nacional, correspondendo ainda a mais de 8,5% das exportações totais de bens e serviços.

Na apresentação deste relatório preliminar ainda foi esclarecido que as despesas dos turistas com o alojamento só correspondem, em média, a 26% do total dos seus gastos. Ou seja, “sem o Alojamento Local, há o risco de se perder o rendimento associado ao AL, mas também os restantes 74% que é despendido por estes turistas noutros produtos e serviços, nomeadamente 5,8 mil milhões de euros de gastos em restauração e bebidas, 4,2 mil milhões de euros de gastos em transportes, onde a TAP é um dos grandes beneficiários”.

A estes valores acrescem ainda as despesas em supermercados, as margens comerciais, os 500 milhões de euros gastos em operadores turísticos diversos, serviços culturais e recreação e lazer.

Na ausência de Alojamento Local e mesmo perante o crescimento de uma taxa de ocupação dos hotéis de 15% ao longo do ano, para valores nunca vistos em termos anuais, os autores do estudo referem que “mais de 23 milhões de dormidas ficariam sem ocorrer”. Em termos diretos, a perda destas dormidas significaria também perder 4,7 mil milhões de euros das despesas dos turistas, o que corresponde à destruição de 2,2% do PIB nacional.

Outra forma de perceber a atual relevância do AL em Portugal passa por estimar o número de hotéis que seria necessário construir a fim de substituir a capacidade de alojamento do AL: “seriam precisos 1.030 novos hotéis, dos quais 168 no Porto, 169 no Algarve e mais 211 hotéis na cidade de Lisboa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Os nomeados na categoria de “Melhor Hotel Resort” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Resort” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias. Para “Melhor Resort” há oito nomeados.

Anantara Vilamoura Algarve Resort
AP Adriana Beach Resort
Hotel RIU Madeira
Pestana Porto Santo
Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
Praia do Canal Nature Resort
Santa Bárbara Eco Beach Resort
Vila Vita Parc Resort & Spa

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Conheça “Os Melhores Hotéis de Quatro Estrelas” nomeados para os Publituris Portugal Travel Awards 2023

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, são oito os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Quatro Estrelas”.

Publituris

Os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Hotel de Quatro Estrelas”:

Aethos Ericeira
Jupiter Lisboa Hotel
NEXT Hotel
Octant Lousã
Sé Catedral Hotel Porto Tapestry Collection by Hilton
Senhora da Rosa, Tradition & Nature Hotel
Vincci Ponte de Ferro
Vitória Stone Hotel

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.