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Voos no período da Páscoa: Portugal foi o 3º país menos pontual da UE

A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, diz que Portugal foi o terceiro país menos pontual da União Europeia, nos voos realizados durante o período da Páscoa.

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Voos no período da Páscoa: Portugal foi o 3º país menos pontual da UE

A AirHelp, empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, diz que Portugal foi o terceiro país menos pontual da União Europeia, nos voos realizados durante o período da Páscoa.

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O estudo indica que dos mais de 500 mil passageiros que viajaram de um dos aeroportos portugueses, no período analisado, apenas 66% partiram no horário indicado, enquanto 170 mil passageiros sofreram algum tipo de perturbação no seu voo, seja cancelamento ou atraso.

Ainda de acordo com a análise, do número total de passageiros que viajaram nos quase quatro mil voos operados a partir de Portugal nesta Páscoa, 32% sofreram atrasos superiores a 15 minutos, 1% superior a duas horas e apenas 15 voos registaram um atraso superior a três horas. A estes números acrescem ainda, 48 voos cancelados que impactaram mais de cinco mil passageiros.

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Resultado: São quatro mil os passageiros que têm direito a compensação por terem sofrido algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento, atraso ou recusa de embarque).

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A AirHelp destaca que os dados de pontualidade, estão muito abaixo dos números do ano passado. Em 2022, voaram de Portugal mais de 600 mil pessoas e 25% destas sofreu algum tipo de perturbação no seu voo. Comparando os dois anos, em 2023 registaram-se menos passageiros aéreos, mas mais perturbações nos seus voos.

No entanto numa análise os 27 países que integram a União Europeia, a AirHelp concluiu que Portugal foi o terceiro país menos pontual, com apenas 66% dos passageiros a não sofrer qualquer perturbação no seu voo.

Na União Europeia, na semana de celebração da Páscoa, mais de 70 mil aviões partiram dos aeroportos europeus e mais de nove milhões de pessoas apanharam um voo. Destes, 75% (cerca de sete milhões de passageiros) voaram sem sofrer qualquer perturbação no seu voo. Assim, mais de 160 mil passageiros na União Europa têm direito a uma indemnização por interrupções dos seus voos, realça a empresa.

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TAP é a companhia aérea mais segura da Europa segundo a Airline Ratings

Segundo a AirlineRatings.com, a TAP Air Portugal é a companhia aérea mais segura da Europa para 2025. Numa lista das 25 transportadoras aéreas mais seguras do mundo, a TAP, colocada na 11ª posição no ranking, é a primeira europeia.

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A TAP recupera, em 2025, o lugar de companhia aérea mais segura da Europa, no TOP 25 das transportadoras mais seguras do mundo elaborado pela Airline Ratings.

As 25 companhias aéreas mais seguras do mundo para 2025 são, por ordem: Air New Zealand;  Qantas; Cathay Pacific, Qatar Airways e Emirates (as três ex-aequo); Virgin Australia; Etihad Airways; ANA; EVA Air; Korean Air; Alaska Airlines; Turkish Airlines, TAP Air Portugal; Hawaiian Airlines; American Airlines; SAS; British Airways; Iberia;  Finnair; Lufthansa/Swiss; JAL; Canada; Delta Airlines; Vietnam Airlines; e United Airlines.

A AirlineRatings.com classifica as 25 companhias aéreas mais seguras do mundo com base no registo de incidentes graves nos últimos dois anos, idade e dimensão da frota, taxa de incidentes, vítimas mortais, rentabilidade, certificação IOSA, auditoria ICAO por país ou qualificação e formação dos pilotos, complementando estes dados com a consulta de pilotos de instrução de peritos em aviação.

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Nova parceria comercial na formação de pilotos

O Airways Aviation Group e a OMNI Aviation Training assinaram um Acordo de Parceria Comercial que visa aumentar a capacidade de formação de pilotos e instalações no país.

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O Airways Aviation Group, grupo internacional de aviação especializado nas áreas de educação e formação aeronáutica, e o OMNI Aviation Training Center (OATC), uma das mais respeitadas escolas de formação aeronáutica em Portugal, assinaram de um Acordo de Parceria Comercial Estratégica.

Este acordo dará início a uma aliança sediada em Portugal, destinada a aumentar a capacidade de formação de pilotos e instalações no país, oferecendo ao mercado cursos como EASA ATPL e Tripulante de Cabine, juntamente com vários Programas de Cadete de Companhias Aéreas, cursos MPL e programas de formação Militar, que já estão a ser ministrados em toda a Europa, além de dar seguimento à recente aquisição estratégica da Patria Pilot Training, anunciada há uma semana.

“Temos vindo a avaliar, negociar e realizar due diligence há algum tempo e concluímos que Portugal é o local ideal para a próxima fase da nossa expansão europeia. À medida que conectamos e alavancamos a nossa experiência global, recursos e instalações existentes, estamos muito satisfeitos por ter encontrado os locais, instalações e parceiros certos na OMNI”, refere Romy Hawatt, fundador e presidente do Airways Aviation Group.

A nova aliança será conhecida como Airways Aviation OMNI e operará a partir dos aeroportos de Ponte de Sor e Cascais. As melhorias planeadas para o projeto, começarão já em janeiro com a entrega das novas aeronaves Diamond DA40 e DA42 em rápida sucessão, com uma frota total de 10 aeronaves que deverão ser posicionadas entre Cascais e Ponte Sor nos próximos quatro meses.

“A parceria com a Airways Aviation permitirá que ambos os parceiros beneficiem de canais de recrutamento internacionais, tecnologias avançadas de treino de voo, recursos de manutenção compartilhados e novas atividades de marketing e desenvolvimento de negócios B2C e B2B. Também marca um novo capítulo emocionante para o OMNI Aviation Training num ambiente de cada vez maior procura por pilotos, tripulantes de cabine e outros profissionais da aviação”, revela, por sua vez, José Miguel Da Costa, presidente do Grupo OMNI Aviação.

O OMNI Aviation Training Center, integrado no prestigiado Grupo OMNI Aviation, além de oferecer um conjunto abrangente de cursos de formação de pilotos e tripulantes de cabine, promete, através desta parceria, “fortalecer significativamente o panorama aeronáutico em Portugal, aumentando a capacidade de formação existente através da melhoria das instalações, introdução de uma frota moderna de aeronaves Diamond e uma gama mais ampla de ofertas de cursos, ajudando a atender à crescente procura por pilotos e outros profissionais da aviação. Ao mesmo tempo, unirá os padrões operacionais e de segurança impecáveis de ambas as organizações, servindo novos mercados”.

De acordo com os responsáveis de ambos os lados desta parceria, o alcance global do Airways Aviation Group “atrairá também clientes internacionais, solidificando o lugar de Portugal no mapa global como um destino de formação de aviação de excelência”.

“Ao combinar a presença e especialização no mercado local de longa data da OMNI com a rede e experiência global da Airways Aviation, esperamos expandir as oportunidades de formação para pilotos da Europa, África, Médio Oriente e não só, para treinarem em Portugal. Tal atividade, reforçará o emprego regional, aumentará a admissão de estudantes internacionais e expandirá as instalações de formação, expandindo postos de trabalho especializados, na aviação, na educação e nos serviços de apoio conexos”, conclui Alexandre Alves – Global CCO Airways Aviation Group e COO Airways Aviation Europe.

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Heathrow apoia a adoção de SAF com um incentivo de 86 milhões de libras às companhias aéreas

O aeroporto de Heathrow pretende que as companhias aéreas utilizem SAF, atribuindo um incentivo de 86 milhões de libras.

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Em 2025, o aeroporto de Heathrow vai a disponibilizar 86 milhões de libras (cerca de 103 milhões de euros) às companhias aéreas através de um esquema de incentivo ao SAF, definindo como objetivo que 3% do combustível de aviação utilizado em Heathrow seja SAF, o que corresponde a 187.000 toneladas.

O incentivo, destinado a encorajar as companhias aéreas a apoiarem uma mudança para combustíveis mais limpos, é 1% superior ao mandato pelo Governo britânico que entrou em vigor a 1 de janeiro.

O regime incentiva as companhias aéreas a mudar para o SAF, reduzindo para cerca de metade a diferença de preço entre o querosene e a sua alternativa mais limpa, tornando o SAF mais viável comercialmente para as companhias aéreas.

O projeto visa reduzir as emissões de carbono ao longo do ciclo de vida dos voos em mais de 500.000 toneladas, o equivalente a mais de 800.000 passageiros em classe económica que regressam de Heathrow a Nova Iorque JFK.

O incentivo para 2025 visa alinhar-se com o objetivo de Heathrow de estar 1% acima do mandato do Reino Unido em 2030 para atingir 11% de utilização de SAF no aeroporto.

A integração da SAF no fornecimento de combustível é um “passo crucial” na jornada do aeroporto para alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050.

Matt Gorman, diretor da estratégia de carbono, afirma que “o SAF já não é uma promessa para o futuro, é uma solução comprovada que está a alimentar voos em todo o mundo”.

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Lucros da Delta Air Lines caem 25% em 2024

Os resultados líquidos consolidados da Delta Air Lines caíram 25% para 3.457 milhões de dólares (cerca de 3.354 milhões de euros) em 2024.

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Em comunicado, a Delta deu conta de que, no ano passado, as suas receitas totalizaram cerca de 61,6 mil milhões de dólares (cerca de 59,7 mil milhões de euros), aumentando 6% em relação a 2023.

“Durante os meses de novembro e dezembro, a Delta teve quatro dos 10 melhores dias de receita da história da empresa e um crescimento de dois dígitos em reservas em dinheiro, impulsionado por viajantes a lazer e corporativos”, indicou a companhia aérea.

Assim, os lucros da companhia aérea norte-americana registaram uma quebra de 25% para 3.457 milhões de dólares (3.354 milhões de euros) em 2024, apesar de um último trimestre que assistiu a uma retoma do negócio, revela a Delta Air Lines.

No último trimestre do ano passado, os lucros da Delta foram de 843 milhões de dólares (cerca de 818 milhões de euros), uma redução de 59% em relação ao mesmo período de 2023.

“À medida que avançamos para 2025, esperamos que a forte procura por viagens continue, com os consumidores em busca cada vez mais dos produtos e experiências ‘premium’ [de alto valor] que a Delta oferece”, refere o CEO da companhia, Ed Bastian.

O grupo espera crescer, no primeiro trimestre deste ano, entre 7% e 9% em termos de receitas.

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PLAY Airlines passa a voar para a Madeira também no verão

A PLAY Airlines vai passar a voar para a Madeira também durante os meses de verão, destino que, até aqui, apenas tinha voos da transportadora islandesa entre setembro e maio.

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A PLAY Airlines vai passar a voar para a Madeira também nos meses de verão, informou a companhia aérea islandesa, que está a aumentar a sua operação para “destinos populares e ensolarados em 2025”.

“A PLAY Airlines está a introduzir voos de verão para a Madeira. Anteriormente, este destino estava apenas disponível durante os meses de inverno (setembro a maio), mas os voos estender-se-ão agora à época de verão”, indica a companhia aérea, num comunicado divulgado esta quinta-feira, 9 de janeiro.

A companhia aérea explica que a intenção é concentrar mais a operação “em destinos de lazer”, numa estratégia que a PLAY tem vindo a implementar nos últimos meses e que planeia continuar em 2025.

“A percentagem de destinos de lazer nas rotas da PLAY Airlines aumentou, no mês de dezembro, de 16% em 2023 para 22% em 2024”, refere ainda a transportadora, sublinhando que também as receitas unitárias registaram “um crescimento significativo”, pelo que as expectativas para 2025 estão em alta.

“A capacidade da companhia aérea para aproveitar a procura sazonal e adaptar a sua rede a rotas de elevado rendimento contribuiu positivamente para os seus resultados financeiros. O mês de dezembro marcou o quarto mês consecutivo de melhoria homóloga positiva das receitas unitárias. Nesse sentido, a PLAY Airlines mantém uma perspectiva positiva de receitas unitárias para 2025”, lê-se no comunicado divulgado.

Além da Madeira, a PLAY Airlines vai também aumentar a sua operação para Alicante, em Espanha, que vai contar com voos diários durante o período da Páscoa, passando a cinco voos por semana entre final de maio e julho, enquanto os restantes período do ano vão contar com três a quatro voos por semana.

Um aumento de voos é também o que está previsto para Madrid, capital espanhola, que vai passar a contar com três por semana entre o início de agosto e meados de setembro, enquanto o resto do ano volta a contar com dois voos semanais.

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IATA: Procura por viagens aéreas cresce 8,1% em novembro à boleia da procura internacional

Segundo a IATA, a procura por viagens aéreas cresceu 8,1% de forma global em novembro, à boleia do crescimento de 11,6% na procura internacional. A nível internacional, o tráfego mais elevado foi o da Ásia-Pacífico, ainda que o maior load factor tenha pertencido à Europa.

Inês de Matos

A procura por viagens aéreas cresceu 8,1% de forma global em novembro, indicam os dados da IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que revelam que o crescimento na procura internacional foi ainda superior e chegou aos 11,6%.

Os dados da IATA, divulgados esta quinta-feira, 9 de janeiro, mostram que, em novembro de 2024, a procura internacional cresceu 11,6% em relação a novembro de 2023, enquanto a capacidade aumentou 8,6% e o load factor chegou aos 83,4%, depois de um aumento de 2,3 ppt em relação a novembro de 2023.

O bom desempenho da procura internacional foi fundamental para que a procura global por viagens aéreas aumentasse 8,1%, com a IATA a indicar que também a capacidade cresceu em novembro, numa subida de 5,7%, com o load factor global a chegar aos 83,4%, depois de um aumento de 1,9 ppt em comparação a novembro de 2023, representando “um recorde histórico para novembro”.

Já a procura doméstica registou um crescimento mais modesto, de apenas 3,1%, enquanto a capacidade apresentou uma subida de 1,5%, ainda que o load factor tenha chegado aos 83,5%, depois de um aumento de 1,2 ppt em relação a novembro de 2023.

“Novembro foi outro mês de forte crescimento na demanda por viagens aéreas, com uma expansão geral de 8,1%”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA, lembrando,  no entanto, que o mês de novembro voltou a ficar marcado por “problemas na cadeia de abastecimento”, que estão a atrasar as entregas de aviões às companhias aéreas.

Crescimento do tráfego internacional em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que o tráfego internacional cresceu em todas as regiões do globo ao longo de novembro de 2024, com destaque para a Ásia-Pacífico, que voltou a ser a região com maior crescimento na procura internacional, com um aumento de 19.9% face a mês homólogo do ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 16.2% e o load factor chegou aos 84.9%, depois de crescer 2.6 ppt.

Já as companhias aéreas africanas registaram um aumento de 12,4% na procura internacional em novembro, enquanto a capacidade cresceu 6.0% e o load factor aumentou para 72.9%, depois de uma subida de 4.1 ppt em novembro.

Na América Latina, o tráfego internacional aumentou 11.4% e a capacidade subiu 11.9%, com o load factor a passar para os 84.4%, depois de uma ligeira descida de 0.4 ppt face a novembro do ano anterior.

Na Europa, o aumento do tráfego internacional foi de 9.4% e a capacidade aumentou 7.1%, com o load factor a aumentar ainda 1.8 ppt face a novembro de 2023, subindo para 85.0 %, o mais elevado entre todas as regiões do mundo.

No Médio Oriente, o crescimento do tráfego internacional foi de 8.7%, enquanto a capacidade cresceu 3.9% e o load factor ficou nos 81.0%, depois de aumentar 3.6 ppt comparativamente a mês homólogo de 2023.

Na América do Norte, os resultados foram mais fracos e o tráfego internacional apresentou apenas um aumento de 3.1% face a novembro de 2023, enquanto a capacidade cresceu 1.6% e o load factor passou para 81.0%, crescendo 1.1 ppt  face a novembro do ano anterior.

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TAP lança promoção para começar “o ano nas nuvens” com preços desde 45 euros

A promoção da TAP é válida para reservas até 19 de janeiro, cujas viagens decorram entre 15 de janeiro e 15 de maio de 2025, com exceção do período entre 7 e 22 de abril.

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A TAP lançou uma nova promoção para começar “o ano nas nuvens” e que apresenta preços desde 45 euros para voos nacionais e 49 euros para os arquipélagos portugueses, mas que disponibiliza também preços especiais para os restantes destinos da rede da companhia aérea de bandeira nacional.

Válida para reservas até 19 de janeiro, a promoção da TAP conta também com preços desde 69 euros para os destinos europeus da rede da companhia aérea, enquanto Marrocos está disponível desde 139 euros e os restantes destinos africanos da TAP a partir de 249 euros.

Já os bilhetes para os EUA apresentam preços a partir de 429 euros nesta promoção, que contempla ainda valores desde 389 euros para o Canadá, a partir de 569 euros para o Brasil, desde 489 euros para o México e ainda a partir de 619 euros para a Venezuela.

Os preços são válidos para voos operados pela TAP e destinam-se a viagens que decorram entre 15 de janeiro e 15 de maio de 2025, com exceção do período entre 7 e 22 de abril.

As reservas devem ser realizadas através do website da companhia aérea e todas as informações sobre esta promoção estão disponíveis aqui ou nas agências de viagens.

 

 

 

 

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Etihad Airways lança tarifa promocional de 549 euros para reservas até domingo

A oferta da Etihad Airways é válida para reservas até domingo, 12 de janeiro, aplicando-se a viagens desde Lisboa que decorram entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2025.

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A Etihad Airways lançou uma tarifa promocional de 549 euros para voos à partida de Lisboa para Abu Dhabi, que é válida para reservas realizadas até domingo, 12 de janeiro, informou a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

“Reserve a sua aventura ensolarada em Abu Dhabi, com a Etihad Airways, para ter memórias inesquecíveis a partir de 549 euros, partindo de Lisboa”, lê-se na informação divulgada.

A tarifa promocional da Etihad Airways é válida para viagens que decorram entre 15 de janeiro e 31 de maio de 2025, em classe económica e transportando apenas bagagem de mão.

A promoção está, contudo, sujeita à disponibilidade de lugares, existindo igualmente alguns período de blackout. Mais detalhes, através dos GDS.

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Aeroporto de Munique encerra 2024 com 41,6M de passageiros

O Aeroporto de Munique, na Alemanha, recebeu, em 2024, mais 4,5 milhões de passageiros, num crescimento de 12,2% face a 2023, que se deveu aos voos europeus e intercontinentais.

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O Aeroporto de Munique, na Alemanha, encerrou 2024 com um total de 41,6 milhões de passageiros, número que traduz um aumento de 4,5 milhões de passageiros ou de 12,2% face ao ano anterior e que torna a infraestrutura aeroportuária na que apresenta um crescimento mais rápido na Alemanha.

“Esse desenvolvimento positivo deveu-se principalmente ao crescimento dinâmico das partidas europeias e intercontinentais”, justifica o Aeroporto de Munique, num comunicado divulgado esta quarta-feira, 8 de janeiro.

No que diz respeito a voos, o Aeroporto de Munique contabilizou 327.000 descolagens e aterragens, o que representa um aumento de 8,3% nos movimentos de aeronaves, enquanto o load factor dos voos chegou aos 82%, superando “os números recorde de 2023”.

O Aeroporto de Munique diz ainda que os “voos para destinos na Europa e países do Mediterrâneo tiveram um aumento de 12%”, enquanto os “voos de longa distância registraram um crescimento ainda maior, aumentando em 17%”.

No ano passado, a infraestrutura viu também a sua rede de rotas ser ampliada, passando a contar com 224 destinos em 66 países, cujos voos são realizados por 96 companhias aéreas, incluindo cinco de carga, que operam regularmente no Aeroporto de Munique.

“Estou muito feliz por podermos relatar um crescimento tão forte tanto no número de passageiros quanto nos destinos em Munique. Isso confirma que há uma alta procura por viagens aéreas e destaca a importância do hub de Munique”, congratula-se Jost Lammers, CEO do Aeroporto de Munique.

 

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Cabo Verde Airlines cresce 78% em passageiros internacionais em 2024

A TACV – Cabo Verde Airlines transportou 118.192 passageiros nos 1.068 voos internacionais realizados em 2024, o que traduz um crescimento de 78% nos passageiros face ao ano anterior.

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A TACV – Cabo Verde Airlines registou um crescimento de 78% nos passageiros que viajaram em voos internacionais da companhia aérea ao longo do ano passado, avança a Lusa, que cita um comunicado da companhia aérea cabo-verdiana.

“Com um total de 1.068 voos internacionais realizados em 2024, a companhia transportou 118.192 passageiros”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea cabo-verdiana, a que a Lusa teve acesso.

As ligações para Lisboa e Paris foram, segundo a informação divulgada, as “mais populares, contabilizando 646 e 123 voos, respetivamente, o que reforça a importância destas rotas para a conectividade de Cabo Verde com o mundo, particularmente com a diáspora”.

Já a ocupação dos voos internacionais subiu de 60% para 70%, confirmando estes como os melhores resultados da transportadora aérea, desde que esta reiniciou atividade depois da paragem provocada pela pandemia, em 2021.

“Não obstante os desafios dos últimos três anos, especialmente no período pós-pandemia, a TACV – Cabo Verde Airlines tem recuperado gradualmente as suas operações”, sublinha o comunicado, indicando que a atenção da transportadora está agora na “estabilização dos voos internos”, a par da “melhoria das ligações internacionais, incluindo o aumento do número de voos”.

Já no que diz respeito aos voos domésticos, que a companhia aérea assumiu em março de 2024, depois de vários problemas na concessão deste serviço, foram contabilizados 4.654 voos e transportados 256.697 passageiros.

O percurso São Vicente – Praia “destacou-se como o mais movimentado, com 611 voos e 43.566 passageiros”, tendo o mês de agosto sido considerado um marco, com um total de 636 voos e 36.825 passageiros transportados.

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