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Pista do aeroporto do Pico vai ser ampliada

Acaba de ser assinado o contrato para a elaboração do estudo prévio com vista à ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, nos Açores.

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A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores acaba de assinar, com a A1V2 – Engenharia Civil e Arquitetura, Lda., um contrato de aquisição de serviços com vista à elaboração de estudo prévio para a ampliação da pista do aeroporto da ilha do Pico, na sequência de um procedimento de concurso público.

“Este Governo sempre assumiu, de forma clara, o seu compromisso com a ampliação da pista do aeroporto do Pico e esta é mais uma prova do cumprimento da palavra dada”, garantiu na ocasião a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral, segundo notícia publicada na página oficial do Governo Regional.

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Segundo a mesma fonte, o caderno de encargos aponta para que seja feito um “estudo prévio da extensão da pista de modo a obter um comprimento de pista à descolagem (TORA) de 2.345 metros”, mais cerca de 700 metros do que a pista atual, com vista a potencializar a operação, sem limitações, por parte de aeronaves do tipo A321 Neo, A320 Neo, A320 Ceo, B737-900, B737-800 e B737-700.

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Esta ampliação vai permitir “melhorar as condições operacionais, nomeadamente em contexto de condições meteorológicas adversas e diminuir os cancelamentos”, aumentando também a “capacidade comercial, com incremento da capacidade de carga e passageiros e do alcance das aeronaves com o peso máximo à descolagem”, refere o referido caderno de encargos citado no site.

Refira-se que os resultados deste primeiro trabalho serão utilizados posteriormente para efetuar um estudo de impacte patrimonial, que é uma peça-chave para, no processo de consulta junto da UNESCO, aferir que a ampliação da pista não tem impacto na classificação da Paisagem da Vinha e do Vinho.

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Grupo Emirates regista lucro de 2,8 mil milhões de dólares no 1º semestre do exercício de 2024-25

No primeiro semestre do exercício de 2024-25 o Grupo Emirates atingiu um lucro líquido, antes de impostos, de 10,4 mil milhões de Dirhams (2,8 mil milhões de dólares), correspondendo a um aumento de 1% face ao período homólogo, enquanto as receitas subiram 5%, totalizando 70,8 mil milhões de Dirhams (19,2 mil milhões de dólares).

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Este é o primeiro ano fiscal em que o imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas dos EAU, introduzido em 2023, é aplicado ao Grupo Emirates. Assim, após a contabilização dos 9% de imposto, o lucro líquido do Grupo é de 9,3 mil milhões de Dirhams (2,5 mil milhões de dólares).

Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e Diretor Executivo da Emirates Airline e do Grupo, comenta os resultados do primeiro semestre do exercício de 2024/2025 destacando que ilustram, uma vez mais, “a força do nosso modelo de negócios, que funciona em sintonia com a trajetória de crescimento do Dubai como cidade de eleição para viver, trabalhar, visitar, conectar-se e fazer negócios”.

“A forte rentabilidade do Grupo permite-nos realizar os investimentos necessários para o nosso sucesso contínuo”, disse ainda, para avançar que “estamos a investir milhares de milhões de dólares para introduzir novos produtos e serviços no mercado para os nossos clientes; para implementar tecnologias avançadas e outros projetos de inovação que impulsionem o crescimento; e para valorizar os nossos colaboradores, que trabalham arduamente todos os dias para garantir a segurança e a satisfação dos nossos clientes”.

De acordo com Sheikh Ahmed bin Saeed Al Maktoum, “esperamos que a procura se mantenha forte durante o resto de 2024-2025 e prevemos aumentar a nossa capacidade para aumentar as receitas à medida que novos aviões se juntam à frota da Emirates e novas instalações entram em operação na dnata”.

O Presidente e Diretor Executivo da Emirates Airline e do Grupo disse que “as perspetivas são positivas”, mas assegura que “não tencionamos descansar sobre os louros. Vamos manter-nos ágeis na utilização da nossa capacidade e dos nossos recursos num mercado dinâmico”.

Demonstrando a sua forte rentabilidade operacional, o Grupo registou um EBITDA de 20,4 mil milhões de Dirhams (5,6 mil milhões de dólares), ligeiramente abaixo dos 20,6 mil milhões de Dirhams (5,6 mil milhões de dólares) do ano passado.

O Grupo comunica ainda que encerrou o primeiro semestre de 2024-2025 com uma sólida posição de tesouraria de 43,7 mil milhões de Dirhams (11,9 mil milhões de dólares) a 30 de setembro de 2024, comparativamente aos 47,1 mil milhões de Dirhams (12,8 mil milhões de dólares) registados a 31 de março de 2024, destacando que tem sido capaz de recorrer às suas próprias reservas de tesouraria para apoiar as necessidades do negócio, incluindo pagamentos de encomendas de novos aviões de carga e amortização de dívidas, e lembrar que distribuiu 2 mil milhões de Dirhams em dividendos ao seu acionista, conforme declarado no final do exercício financeiro de 2023-2024.

Para apoiar o aumento das operações e atividades comerciais, a base de funcionários do Grupo Emirates cresceu 3% em comparação com 31 de março de 2024, totalizando 114.610 colaboradores a 30 de setembro de 2024. Tanto a Emirates como a dnata têm campanhas de recrutamento em curso para apoiar as suas necessidades futuras.

Só na Emirates Airline, as receitas subiram 5%, alcançando 62,2 mil milhões de Dirhams (16,9 mil milhões de dólares), com um lucro líquido de 9,7 mil milhões de Dirhams (2,6 mil milhões de dólares), um aumento de 2% em relação ao período homólogo, desempenho atribuído à capacidade da companhia aérea de satisfazer a elevada procura em todas as regiões, com aumento da capacidade e investimentos contínuos em produtos e serviços para atrair e fidelizar passageiros.

Por sua vez, na dnata, empresa do Grupo, que oferece serviços de movimentação em terra, carga, alimentação e viagens, foi contabilizado um aumento de 11% nas receitas, totalizando 10,4 mil milhões de Dirhams (2,8 mil milhões de dólares), devido à expansão das operações para dar resposta à crescente procura. O lucro líquido da dnata foi de 720 milhões de Dirhams (196 milhões de dólares), representando uma diminuição de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

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Miles&Go da TAP multiplica milhas por seis na campanha do 6º aniversário

No seu sexto aniversário o programa de passageiro frequente da TAP “Miles&Go” multiplica as milhas por seis. Esta oferta de Milhas Status extra é válida para todas as reservas de viagem efetuadas no período da campanha, à partida de todos os mercados operados pela companhia aérea.

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Com mais de oito milhões de clientes, o TAP Miles&Go, programa de fidelização companhia aérea portuguesa, comemora o seu sexto aniversário com várias ofertas.

Para os clientes TAP Miles&Go, as Milhas Status de cada viagem comprada até 10 de novembro de 2024 são multiplicadas por seis, até um limite de seis mil milhas extra. Esta oferta é válida para reservas em flytap.com, para voos a realizar até 5 de novembro de 2025, em todas as rotas TAP.

A acumulação de Milhas Status permite aos clientes a obtenção de um estatuto diferenciado (Silver, Gold e Navigator) que dá acesso a benefícios e vantagens quando viajam com a TAP e parceiras Star Alliance.

Neste sexto aniversário, o TAP Miles&Go lança ainda, a 14 e 15 de novembro, um leilão de milhas para estadas de duas noites, para duas pessoas, em dois hotéis parceiros do programa. Ao longo do mês de novembro, serão reveladas outras ofertas exclusivas no site da companhia aérea.

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LATAM Airlines é “Companhia Aérea Global Cinco Estrelas” pelo 3º ano consecutivo

Os passageiros reconhecem a LATAM Airlines, pelo terceiro ano consecutivo, como “Companhia Aérea Global Cinco Estrelas”, a classificação mais alta no ranking da APEX 2025.

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Pelo terceiro ano consecutivo, o Grupo LATAM Airlines recebeu a classificação mais alta na categoria de companhia aérea global do ranking APEX 2025, a “Companhia Aérea Global Cinco Estrelas”. Este reconhecimento é baseado exclusivamente no feedback e nas avaliações dos passageiros, recolhido através da parceria da APEX com o TripIt by Concur, o aplicativo de organização de viagens.

Para esta edição de 2025, os passageiros avaliaram quase um milhão de voos e mais de 600 companhias aéreas, considerando vários aspetos como o conforto dos lugares, o serviço de cabine, o entretenimento a bordo, as refeições, os lounges dos aeroportos (salas VIP) e a conetividade WiFi, entre outros.

Refira-se, entretanto, que um dos destaques da LATAM Airlines é a experiência a bordo, que inclui diversos serviços que contribuem para tornar as viagens dos passageiros não apenas confortáveis, mas também divertidas e agradáveis. A acrescentar ainda as cabines dos aviões, recentemente renovadas e confortáveis, com assentos ergonómicos reconhecidos em toda a região.

Por outro lado, os passageiros também contam com opções de entretenimento para todos os gostos no LATAM Play, que possui a maior e mais exclusiva biblioteca de conteúdo da América Latina, com uma extensa seleção de mais de 240 filmes, 740 programas de TV e 1.500 músicas. Também oferece uma variedade de opções que vão desde conteúdo educacional e de bem-estar até programação original com artistas regionais. No Brasil, especificamente, os passageiros podem desfrutar de canais populares de TV ao vivo, como GloboNews, Multishow e Globo.

Em termos de conetividade, a LATAM Airlines implementou WiFi gratuito para clientes LATAM Pass em voos domésticos e regionais, um serviço que cobre 100% da frota no Brasil. Enquanto isso, no Chile, já ultrapassou 60% dos aviões.

A gastronomia a bordo é outro aspeto valorizado pelos passageiros, como o serviço gratuito nas rotas domésticas e o exclusivo programa “Sabores que Transportam” nos voos de longa distância. Este programa enfatiza a herança cultural e gastronómica da América do Sul, com a participação de chef’s emergentes que representam as cozinhas regionais a bordo.

 

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Já são conhecidos os vencedores do 1º Festival de Cinema a Bordo da TAP

A TAP Air Portugal anunciou esta terça-feira, no Dia Mundial do Cinema, os grandes vencedores do Altitude Film Fest, o 1º Festival de Cinema a Bordo da companhia aérea.

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Os vencedores do Altitude Film Fest foram: Melhor Filme de Ficção: Vale do Fogo, de João Brás (Portugal); Melhor Documentário: Memórias, de Inês von Bonhorst e Yuri Pirondi (Itália), foram conhecidos numa cerimónia de entrega de prémios que teve lugar na sala 11 do Cinema UCI El Corte Inglés, em Lisboa.

Esta edição inaugural do Altitude Film Fest convidou os passageiros dos voos de longo curso da TAP a participar na escolha dos vencedores ao longo do mês de outubro. A resposta contou com um total de 1542 votos: 837 na categoria de ficção e 705 na de documentário. Os filmes premiados foram selecionados entre 10 finalistas — cinco na categoria de ficção e cinco na de documentário —, escolhidos pelo júri de um total de 355 inscrições, que incluíram 101 documentários e 254 filmes de ficção.

Os filmes distinguidos com os Grandes Prémios Melhor Filme de Ficção e Melhor Documentário foram recompensados com uma bolsa de viagens no valor de três mil euros cada, prémio que, de acordo com a TAP, em comunicado, pretende não só reconhecer a excelência artística e narrativa dos filmes, como também oferecer aos cineastas a oportunidade de explorar novos horizontes e inspirar-se em novas experiências ao redor do mundo.

Os troféus entregues aos vencedores, desenhados pelo escultor ZÉVI, foram esculturas upcycling produzidas com peças de aviões A321 da TAP, “conferindo-lhes um valor simbólico único e original”, considera ainda a TAP, que adianta que os 10 filmes finalistas estarão em exibição nos sistemas de entretenimento a bordo dos aviões de longo curso da companhia aérea durante um ano.

 

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Azul regista recorde histórico em passageiros transportados em outubro

Em outubro, a Azul transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos, número que traduz um aumento de 13,2% face à media mensal que a companhia aérea regista em 2024 e uma subida de 18,5% comparativamente a outubro do ano passado.

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A Azul registou um recorde histórico no número de passageiros transportados em outubro, mês em que a companhia aérea brasileira transportou 2.753.435 passageiros para 149 destinos, num total de 26.607 voos realizados.

“O número de clientes de outubro foi 13,2% maior que a média mensal deste ano, quando a Azul já transportou, de janeiro a outubro, 24,3 milhões de Clientes”, refere a companhia aérea, em comunicado, revelando que o total de passageiros ficou também 18,5% acima do registado em outubro do ano passado, quando a Azul transportou 2,3 milhões de pessoas.

Positiva foi ainda a ocupação média dos voos da Azul, que chegou aos 85%, superando a média mensal dos voos da transportadora aérea brasileira, que foi de cerca de 80% nos restantes meses do ano.

“O recorde histórico alcançado em outubro consolida a força da Azul e representa a confiança e o reconhecimento dos clientes na qualidade do nosso serviço. Os números são resultado do caminho de expansão sustentável que estamos construindo, e vão ao encontro da confiança dos parceiros e do mercado” afirma John Rodgerson, CEO da Azul, citado no mesmo comunicado.
As expectativas da Azul para os últimos dois meses de 2024 está também em alta, uma vez que a companhia aérea espera receber, até ao final do ano, mais oito aeronaves, pelo que a transportadora espera “aumentar ainda mais os números referentes a clientes transportados”.
“Com isso, a oferta de assentos deve crescer 15% no último trimestre de 2024”, acrescenta a Azul, revelando que, durante a temporada alta no Brasil, vai oferecer 3.048 voos extra entre 16 de dezembro de 2024 e 2 de fevereiro de 2025, totalizando 43,3 mil voos na temporada de verão, incluindo novos voos internacionais.

 

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Tailândia adota sistema de identificação biométrica em seis aeroportos

O sistema de identificação biométrica lançado no passado dia 1 de novembro para passageiros domésticos, e seis aeroportos tailandeses, estará disponível para embarques internacional e partir de 1 de dezembro deste ano.

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Seis aeroportos tailandeses estão a revolucionar o processo de check-in. Graças ao reconhecimento facial, os viajantes poderão viajar sem cartão de embarque e sem tempo de espera nos serviços de migração. Inicialmente planeada para voos domésticos, a tecnologia também estará disponível para viagens internacionais a parir de 1 de dezembro.

O sistema funciona permitindo que os passageiros tenham a suas credenciais verificadas eletronicamente no momento do registo. Depois que os dados biométricos forem registados uma vez, a viagem poderá continuar sem verificações constantes de documentos. No entanto, cada inscrição é válida apenas para uma viagem.

Os aeroportos tailandeses que adotam o novo sistema são: Suvarnabhumi e Don Mueang em Bangkok, Chiang Mai, Chiang Rai, Phuket e Hat Yai.

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easyJet lança 19 milhões de lugares para o outono 2025

A oferta de outono da easyJet inclui perto de dois milhões de lugares em Portugal, em mais de 10.400 voos, com partida e chegada a cinco aeroportos nacionais.

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A easyJet anunciou esta terça-feira, 5 de novembro, o lançamento de 19 milhões de lugares para o outono de 2025, oferta que abrange quase 105.000 voos entre 1 de outubro e 14 de dezembro, incluindo perto de dois milhões de lugares em Portugal.

“Isto significa que quase 2 milhões de lugares em mais de 10.400 voos de e para Portugal estão agora disponíveis, pelo que os clientes podem obter tarifas atrativas reservando com antecedência”, destaca a companhia aérea, num comunicado enviado à imprensa.

No total, para este outono, há “quase 100 rotas à escolha na Europa e Norte de África”, com partida de cinco aeroportos portugueses – Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Porto Santo.

“Estamos entusiasmados por disponibilizar hoje os nossos voos para o outono de 2025, com uma ampla gama de rotas para que todos possam preparar as suas escapadelas de outono com antecedência. Ao aproveitarem as excelentes tarifas que apresentamos, não vão faltar soluções para que os nossos clientes tenham muitas opções de escolha ao planear as viagens do próximo outono”, afirma José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

As reservas para este voos de outono já se encontram a decorrer e podem ser realizadas na app da companhia aérea, assim como através do website da easyJet, disponível aqui.

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Aviação encerra temporada alta com procura “no nível mais alto de todos os tempos”

Segundo a IATA, a procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano.

Inês de Matos

A procura global por viagens aéreas cresceu, em setembro, 7,1% face a igual mês do ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo, que atribui o forte aumento ao crescimento da procura internacional.

Os dados divulgados pela IATA mostram que, em setembro, também a capacidade total oferecida cresceu 5,8% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa de ocupação global chegou aos 83,6%, num aumento de 1,0 pontos percentuais comparativamente a setembro de 2023.

“A alta temporada de viagens do ano terminou com a procura no nível mais alto de todos os tempos. Esta é uma boa notícia não apenas para os passageiros, mas também para a economia global”, congratula-se Willie Walsh, diretor-geral da IATA.

Os bons resultados devem-se, essencialmente, à procura internacional, que aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 9,1% e a taxa de ocupação passou para 83,8%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais face a setembro do ano passado.

A nível doméstico, a procura registou ainda um aumento de 3,7% face a mês homólogo do ano passado, enquanto a capacidade aumentou 0,7% e o load factor ficou nos 83,3%, traduzindo um crescimento de 2,4 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Mercado internacional cresce em todas as regiões

Os dados da IATA mostram também que, em setembro, todas as regiões do mundo apresentaram um crescimento na procura internacional, com destaque para a Ásia-Pacífico, onde este indicador subiu 18.5% em setembro.

De acordo com a IATA, na região da Ásia-Pacífico, também a capacidade apresentou, em setembro, um crescimento de 17.7%, enquanto o load factor foi de 82.6%, o que traduz um aumento de 0,5 pontos percentuais face a setembro de 2023.

Na América Latina, o crescimento da procura internacional foi de 12,4%, com a capacidade a aumentar 13.9% e o load factor a fixar-se nos 84.3%, traduzindo uma descida de 1,1 pontos percentuais face ao mesmo mês do ano passado.

Em África, a procura internacional por viagens aéreas registou uma subida de 11.9%, enquanto a capacidade aumentou 6.6% e o load factor cresceu 3.6 pontos percentuais, fixando-se nos 76.0%.

Na Europa, o aumento da procura internacional foi de 7,6%, enquanto a capacidade subiu 7.4% e o load factor chegou aos 85.9%, depois de um aumento de 0,2 pontos percentuais face a mês homólogo do ano passado.

Mais modestos foram os crescimentos no Médio Oriente e América do Norte, onde a procura internacional cresceu 4,4% e 0,5%, respetivamente, com a IATA a indicar que, no Médio Oriente, a capacidade aumentou 4.6% e o load factor ficou nos 81.4%, depois de uma descida de 0,1 pontos percentuais, enquanto na América do Norte a capacidade cresceu 1.9% e o load factor ficou nos 84.4%, após uma quebra de 1,1 pontos percentuais face a setembro de 2023.

 

 

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Ryanair transporta 18,3M de passageiros em outubro

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

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A Ryanair transportou 18,3 milhões de passageiros em outubro, número que traduz um aumento de 7% face aos 17,1 milhões de passageiros transportados em igual mês do ano passado, avança a companhia aérea, numa nota enviada à imprensa.

Em outubro, a Ryanair operou um total de 103.200 voos e registou também uma ocupação positiva, que chegou aos 93%, valor que permaneceu inalterado face ao apurado em outubro do ano passado.

No acumulado até outubro, a companhia aérea transportou já 194,8 milhões de passageiros, valor que compara com os 180,3 milhões de passageiros transportados até outubro de 2023 e que traduz um crescimento de 8%.

No acumulado do ano, também o load factor dos voos da Ryanair apresentou um comportamento positivo, mantendo-se nos 94%, tal como tinha acontecido até outubro de 2023.

 

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Lusófona comemora 60 anos de ligação entre Portugal e Cabo Verde

60 anos depois do primeiro voo da TAP para Cabo Verde e após a inauguração do primeiro voo low cost por parte da easyJet entre os dois destinos, a Universidade Lusófona comemora estas datas com uma conferência.

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No dia 4 de novembro de 1964, inaugurava-se o primeiro voo comercial, operado pela TAP, entre Lisboa e a ilha do Sal, em Cabo Verde. Quase 60 anos depois, a 29 de outubro de 2024, coube à companhia aérea easyJet realizar o primeiro voo low cost entre os mesmos destinos.

Para comemorar estas duas datas, a Universidade Lusófona organiza a 4 de novembro, pelas 14h00, um evento especial que celebra estas duas datas de grande relevância para a história da aviação entre Portugal e Cabo Verde.

O evento contará com a presença de especialistas da área da aviação, turismo, economia e direito, e será composto por três mesas redondas que discutirão o impacto e as perspectivas futuras deste marco na cooperação luso-cabo-verdiana.

O painel de aviação explorará o passado e o futuro dos voos entre Portugal e Cabo Verde, marcando presença Mário Chaves, COO da TAP Air Portugal; Jorge Benchimol Duarte, CEO da Cabo Verde Airports; e José Lopes, country manager da easyJet em Portugal.

O painel de turismo painel abordará o impacto da aviação no setor turístico de Cabo Verde e contará com a presença de José Correia Guedes, ex-comandante da TAP e autor de livros; Nuno Mateus, CEO da Solférias; Mário Almeida, membro do Board e ex-delegado da Cabo Verde Airlines; e a administradora da cadeia de Hotéis Oásis.

Finalmente, no painel de Lei e Economia, para discutir as implicações jurídicas e económicas deste setor, participarão Ana Vieira da Mata, presidente da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC); Hugo Ramos Alves, professor de Direito; e Avelino Bonifácio Lopes, economista cabo-verdiano.  A moderação das mesas redondas será assegurada por:

O evento, de entrada livre, decorrerá no Auditório Agostinho da Silva, no Campo Grande, em Lisboa, e tem como objetivo estimular o diálogo entre especialistas e público sobre os desenvolvimentos e desafios da ligação entre Portugal e Cabo Verde, com ênfase na relevância da aviação para a economia, turismo e relações bilaterais, envolvendo a academia na participação, debate e resolução dos desafios da mobilidade dentro da CPLP.

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