Edição digital
Assine já
PUB
Transportes

Tráfego nos aeroportos nacionais cresceu 15% acima de 2019 no 1.º trimestre, indica a Vinci Airports

O maior crescimento, indica a Vinci Airports, foi registado na Madeira, onde o tráfego evidenciou um acréscimo de 44%, ainda que o maior número absoluto de passageiros tenha sido contabilizado em Lisboa, com um recorde de sete milhões de passageiros.

Publituris
Transportes

Tráfego nos aeroportos nacionais cresceu 15% acima de 2019 no 1.º trimestre, indica a Vinci Airports

O maior crescimento, indica a Vinci Airports, foi registado na Madeira, onde o tráfego evidenciou um acréscimo de 44%, ainda que o maior número absoluto de passageiros tenha sido contabilizado em Lisboa, com um recorde de sete milhões de passageiros.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados
Vila Galé aposta em Espanha com hotel em Isla Canela
Alojamento
Portos nacionais promovem-se na Seatrade Europe sobre a marca Cruise Portugal
Transportes
INE: Transporte aéreo desacelera no 2.º trimestre de 2023
Aviação
Companhias aéreas dos EUA estão a cortar voos para Cuba
Destinos
Folgosa Douro Hotel remodelado pelo Grupo Terras & Terroir
Alojamento
XXI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável em Fátima vai coincidir com XI IWRT
Meeting Industry
Azul aumenta oferta para a final da Copa Sul-Americana de 2023
Aviação
United Hotels of Portugal mostra-se ao trade chinês
Hotelaria
Viagens Tempo lançam programação para os Mercados de Natal na Europa
Distribuição
Aviação comercial consolida cenário de recuperação face aos três anos anteriores, revelam dados da OAG
Transportes

Os aeroportos nacionais registaram, no primeiro trimestre do ano, um total de 13 milhões de passageiros, num aumento de tráfego que ficou 15% acima de igual período de 2019, antes da pandemia da COVId-19, avança a Vinci Airports, concessionária da ANA Aeroportos de Portugal.

O maior crescimento, indica a empresa que detém a gestão dos aeroportos nacionais, foi registado na Madeira, onde o tráfego evidenciou um acréscimo de 44%, ainda que o maior número absoluto de passageiros tenha sido contabilizado em Lisboa, que apresentou, nos três primeiros meses de 2023, “um recorde de sete milhões de passageiros”, número que representa uma subida de 14% face a igual período de 2019.

“A Madeira continua a ser um destino popular (com um aumento de 44% do tráfego no aeroporto da Madeira, em parte devido à abertura de uma nova base da Ryanair em abril de 2022), Lisboa acolheu um recorde de 7 milhões de passageiros neste trimestre (um aumento de 14%) – impulsionado pelo excelente desempenho das ligações com França, Reino Unido e Brasil, entre outros”, lê-se no comunicado enviado à imprensa na sexta-feira, 14 de abril.

Além de Portugal, também os outros aeroportos geridos pela Vinci Airports em todo o mundo apresentaram resultados positivos, num total de mais de 56 milhões de passageiros, o que representa cerca de 20 milhões a mais que em igual período de 2022, mas ainda 12% abaixo do registado no primeiro trimestre de 2019. No entanto, excluindo a Ásia, o tráfego nos aeroportos da Vinci Airports ficou apenas 4% abaixo do total do primeiro trimestre do último ano antes da pandemia.

Importante para estes número foi a recuperação do tráfego doméstico que,  segundo a Vinci Airports, “quase regressou aos níveis pré-pandémicos” e ficou apenas 3% abaixo dos níveis de 2019 em março e em toda a rede da Vinci Airports, enquanto o tráfego internacional “continua a melhorar”, apesar de ainda estar 15% mais baixo do que em igual período de 2019.

No entanto, como acrescenta a Vinci Airports, “vários aeroportos da Europa e das Américas alcançaram números de tráfego recordes”, como foi o caso de Portugal, ultrapassando mesmo os números de 2019, “impulsionados por uma forte procura e pelo boom de ofertas implementadas durante a crise”.

Além dos aeroportos portugueses, a Vinci Airports registou também um bom desempenho no aeroporto de Belgrado, na Sérvia, com um crescimento de 27% face a 2019, beneficiando do “forte impulso das rotas para a Turquia (mais 84%)”, mas também das novas ligações a destinos como França, Alemanha e China.

Em Belgrado, o crescimento do tráfego pode ser ainda explicado devido à terceira aeronave que a Wizzair baseou neste aeroporto, desde abril de 2022, assim como à quarta, já em abril deste ano.

Já no México, o tráfego nos aeroportos OMA tem vindo a registar “uma subida vigorosa neste trimestre”, impulsionada pela capacidade de crescimento rápido da Viva Aerobus (91% acima), Volaris (40%) e American Airlines (82%), o que tem contribuído para o aumento do tráfego, tanto doméstico como para os EUA (24%).

Depois, há ainda aeroportos que estão a continuar a recuperação, a exemplo de Londres Gatwick, “onde o tráfego recuperou neste trimestre, particularmente para destinos mediterrânicos”, indica a Vinci Airports.

“O aeroporto continua a melhorar a sua conectividade, como se constata pelos novos voos anunciados para o verão (incluindo a Norse Atlantic, com cinco aeronaves baseadas em Gatwick para ligações transatlânticas)”, acrescenta a empresa concessionária da gestora dos aeroportos nacionais.

No Santiago do Chile, também houve reforço de operações, nomeadamente Sky Airlines (mais 11%), o que contribuiu para o reforço da capacidade nesta infraestrutura aeroportuária e para o aumento do tráfego, que regista uma descida de apenas 3% em março, face a igual mês de 2019.

Já em França, os aeroportos alpinos apresentaram uma “clara recuperação com a primeira temporada completa de esqui desde 2019”, progresso que foi, no entanto, “ligeiramente afetado em alguns aeroportos em março, quando o tráfego foi interrompido devido a greves dos trabalhadores da aviação”.

No Japão, o programa do governo de apoio ao turismo nacional também “intensificou o tráfego interno neste trimestre, que regressou aos níveis pré-pandémicos em março”, ao contrário do tráfego na China, que “ainda não recuperou de uma forma significativa”, apesar das autoridades chinesas terem flexibilizado as “principais restrições de viagens internacionais” que tinham sido adotadas devido à COVID-19.

“Isto deve-se em parte às restrições de viagem do Japão de e para a China, em vigor até 1 de abril, bem como ao tempo necessário para reconstruir os serviços de viagem (ou seja, procedimentos de vistos, restabelecimento dos horários de voo e serviços de turismo, etc.). Ainda assim, o tráfego internacional em destinos asiáticos na rede VINCI Airports (Japão e Camboja) melhorou graças à forte recuperação nos voos regionais (Coreia do Sul, Singapura e Taiwan)”, explica ainda a Vinci Airports.

 

 

 

 

 

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Artigos relacionados
Vila Galé aposta em Espanha com hotel em Isla Canela
Alojamento
Portos nacionais promovem-se na Seatrade Europe sobre a marca Cruise Portugal
Transportes
INE: Transporte aéreo desacelera no 2.º trimestre de 2023
Aviação
Companhias aéreas dos EUA estão a cortar voos para Cuba
Destinos
Folgosa Douro Hotel remodelado pelo Grupo Terras & Terroir
Alojamento
XXI Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável em Fátima vai coincidir com XI IWRT
Meeting Industry
Azul aumenta oferta para a final da Copa Sul-Americana de 2023
Aviação
United Hotels of Portugal mostra-se ao trade chinês
Hotelaria
Viagens Tempo lançam programação para os Mercados de Natal na Europa
Distribuição
Aviação comercial consolida cenário de recuperação face aos três anos anteriores, revelam dados da OAG
Transportes
PUB
Transportes

Portos nacionais promovem-se na Seatrade Europe sobre a marca Cruise Portugal

A Associação dos Portos de Portugal (APP) e os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores, Madeira e Figueira da Foz estão a participar na Seatrade Europe sob a marca ‘Cruise Portugal’ para dar a conhecer Portugal e os seus destinos para o turismo de cruzeiros.

A Associação dos Portos de Portugal (APP) e os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores, Madeira e Figueira da Foz estão a participar na Seatrade Europe, a maior feira dedicada ao setor do cruzeiros da Europa, sob a marca ‘Cruise Portugal’, com o objetivo de dar a conhecer Portugal e os seus destinos para o turismo de cruzeiros.

“A participação dos sete portos tem como objetivo projetar Portugal e os seus destinos, portos e cidades, na rota do turismo de cruzeiros. Nesse sentido, os representantes nacionais vão dar a conhecer aos decisores da indústria a oferta portuária e turística atual de cada um, assim como ações e projetos em curso no âmbito da indústria de cruzeiros, nomeadamente ao nível da sustentabilidade”, explica o Porto de Lisboa, em comunicado.

Esta é a oitava vez consecutiva que os portos nacionais, representados pela marca Cruise Portugal, participam na Seatrade Europe, que este ano decorre em Hamburgo, na Alemanha, até esta sexta-feira, 8 de setembro, sob o tema “Scaling Sustainably”.

Nesta edição, a oferta nacional vai contar com uma representação de 36 m2 e que se localiza no stand 421, onde vão estar representados os portos nacionais, assim como representados de diversos agentes económicos nomeadamente a Ibercruises – Agência de Viagens e Navegação, a Navalrocha e a Navex, entre outros parceiros.

Na informação divulgada, o Porto de Lisboa lembra também que, durante o primeiro semestre de 2023, os portos portugueses registaram um total de 818 422 passageiros de cruzeiro, o que correspondeu a um crescimento de 82% face aos 449 558 passageiros registados no período homólogo de 2022.

“Os portos nacionais congratulam-se com estes resultados, em linha com a trajetória ascendente da indústria, e que demonstram a qualidade das infraestruturas portuárias nacionais e dos seus destinos turísticos, e por conseguinte a relevância crescente que o destino Portugal  tem vindo a assumir perante a indústria dos cruzeiros”, lê-se no comunicado.

Para 2023, as administrações portuárias preveem que a atividade de cruzeiros registe novos recordes com cerca de 1,6 milhões de passageiros e 1035 escalas, o que ao verificar-se significa um crescimento de 37% e de 2%, respetivamente, face a 2022.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

INE: Transporte aéreo desacelera no 2.º trimestre de 2023

Apesar de terem registado um aumento de 9,2% no número de aeronaves aterradas e de 14,9% no total de passageiros movimentados, os aeroportos nacionais viram o crescimento desacelerar no segundo trimestre face aos três primeiros meses de 2023, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Apesar de terem registado um aumento de 9,2% no número de aeronaves aterradas e de 14,9% no total de passageiros movimentados, os aeroportos nacionais viram o crescimento do transporte aéreo desacelerar no segundo trimestre face aos três primeiros meses de 2023, avança o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os dados relativos à atividade de transportes divulgados esta quinta-feira, 7 de setembro, entre abril e junho, os aeroportos nacionais receberam 64,9 mil aeronaves em voos comerciais, o que traduz um aumento de 9,2% face a igual trimestre do ano passado, enquanto o total de passageiros movimentados foi de 18,4 milhões, o que também representa um aumento de 14,9%.

No entanto, os dados do INE mostram que, face ao trimestre anterior de 2023 e apesar dos números continuarem a subir, se regista uma desaceleração, uma vez que o crescimento registado no número de aeronaves aterradas nos aeroportos nacionais no primeiro trimestre de 2023 tinha sido de 28,2%, enquanto no movimento de passageiros se registava uma subida de 54,3% no anterior trimestre.

Esta desaceleração leva o INE a indicar que o “transporte aéreo de passageiros manteve crescimento, mas menos intenso que no trimestre anterior”, isto apesar de ambos os indicadores se terem mantido “acima dos níveis anteriores à pandemia”.

Na comparação com o mesmo período de 2019, antes da pandemia da COVID-19, o crescimento no número de aeronaves em voos comerciais foi de 4,6%, enquanto o movimento de passageiros subiu 10,0%.

Do total de passageiros, cerca de 15 milhões corresponderam a tráfego internacional, que concentrou 81,6% do tráfego total, tendo o peso do movimento internacional ascendido aos 94,6% em Faro, 88,1% em Lisboa e 86,0% no Porto.

Lisboa liderou com 8,8 milhões de passageiros

Por aeroportos, o INE destaca o da capital, que concentrou 47,6% do movimento total de passageiros, num valor absoluto de 8,8 milhões, que traduz um aumento de 15,0% face a igual período do ano passado e de 4,8% face ao segundo trimestre de 2019.

Já o aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país, contabilizando 22,6% do total, o que correspondeu a 4,2 milhões de passageiros, num aumento de 16,2% relativamente a igual período de 2022 e de 17,0% face ao valor atingido no segundo trimestre de 2019.

O aeroporto de Faro movimentou ainda 3,1 milhões de passageiros, ou 16,7% do total, resultando num aumento de 13,6% face ao segundo trimestre do ano passado e de 3,7% em comparação com período homólogo de 2019.

O aeroporto da Madeira movimentou, no segundo trimestre, 1,2 milhões de passageiros, 9,1% acima do segundo trimestre de 2022, tendo o resultado sido ainda mais positivo em comparação com os mesmos três meses de 2019, uma  vez que o crescimento foi de 38,8%.

Por fim, em Ponta Delgada, Açores, o movimento de passageiros aumentou 22,9% face ao mesmo trimestre do ano passado, ficando ainda 20,9% acima do mesmo período de 2019.

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Aviação

Azul aumenta oferta para a final da Copa Sul-Americana de 2023

Entre 27 e 30 de outubro, a Azul vai reforçar a sua oferta de voos para a final da Copa Sul-Americana de 2023, partida que vai ser disputada em Montevidéu, no Uruguai, e que vai contar com a presença de uma equipa brasileira.

A Azul anunciou que, 27 e 30 de outubro, vai reforçar a sua oferta de voos para a final da Copa Sul-Americana de 2023, partida que vai ser disputada em Montevidéu, no Uruguai, e que vai contar com a presença de uma equipa brasileira.

“Um clube brasileiro, seja o Corinthians ou o Fortaleza, já assegurou seu lugar na aguardada final da Copa Sul-Americana de 2023. O evento está marcado para o dia 28 de outubro, em Montevidéu, Uruguai. Em resposta ao fervor dos torcedores, a Azul, a principal companhia aérea do país em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, adicionou novas rotas saindo de Campinas e aumentou as frequências que partem de Porto Alegre”, indica a companhia aérea, em comunicado.

No caso de Campinas, a Azul tem prevista a realização de voos especiais com partida do Aeroporto de Viracopos, um dos hubs da companhia aérea, cuja partida está prevista para dia 27 de outubro, às 6h05, chegando à capital do Uruguai pelas 8h45. Em sentido contrário, a partida de Montevidéu é às 10h00, estando a chegada a Campinas prevista para as 12h40. A Azul vai também voar para Montevidéu às 15h20, chegando à capital do Uruguai às 18h00.

O jogo da final será disputado no dia 28 de outubro e também nesse dia a Azul vai contar com ligações à capital do Uruguai, estando prevista uma partida de Campinas às 05h55, que chega a Montevidéu às 8h35. O regresso acontece pelas 9h50, com chegada às 12h30.

No dia 28 de outubro, a Azul vai disponibilizar igualmente uma segunda frequência, cuja partida está marcada para as 23h25, chegando a Montevideo às 2h05.

Além destes voos, a companhia aérea também programou viagens extraordinárias para domingo e segunda-feira, sendo todas as operações realizadas por aeronaves Airbus 320 e jatos Embraer E-2 e E95.

Paralelamente, a Azul vai disponibilizar ainda voos extraordinários desde Porto Alegre, onde a companhia aérea já disponibiliza voos diários para a capital uruguaia, cujas partidas decorrem às 10h55 de 28 de outubro, estando prevista outra partida para domingo, com saída do Brasil às 06h00, enquanto, em sentido contrário, a saída é às 08h40.

“A Azul está sempre atenta aos eventos que podem aumentar o fluxo de clientes pontualmente, em determinados lugares. Incluímos voos extras no primeiro semestre durante o Carnaval, São João e férias de julho, por exemplo. Agora, estamos trabalhando para garantir que os torcedores brasileiros consigam acompanhar o time do coração nesse momento especial”, afirma Beatriz Barbi, gerente de Planeamento de Malha da Azul.

Os voos extraordinários que a Azul vai realizar para a final da Copa Sul-Americana de 2023 já se encontram disponíveis para venda, através dos canais de venda oficiais da companhia aérea.

A final da Copa Sul-Americana de 2023 vai decorrer a 28 de outubro, em Montevidéu, capital do Uruguai, e vai contar com a participação de uma equipa de futebol brasileira, estando ainda por decidir se será o Corinthians ou o Fortaleza.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Aviação comercial consolida cenário de recuperação face aos três anos anteriores, revelam dados da OAG

Os dados revelados pela OAG indicam que a capacidade aérea à escala global pode ultrapassar os resultados de 2019 já no início do 4.º trimestre deste ano.

A ferramenta de tracking utilizada pela OAG que analisa a evolução da capacidade aérea à escala global continua a revelar boas indicações sobre a recuperação do tráfego aéreo desde o início do corrente ano. Os valores registados desde o início de 2023, têm vindo a ser sempre bastante superiores aos dos últimos 3 anos e têm-se gradualmente vindo a aproximar dos resultados de 2019 prevendo-se que os possa mesmo ultrapassar no início do 4.º trimestre do ano.

Na última semana de agosto verificou-se uma ligeira diminuição da capacidade aérea oferecida, que corresponde ao padrão habitual de anos anteriores, que corresponde ao final do período de férias no hemisfério norte.

Fonte OAG

Desde a 25.ª semana do ano (meados de junho) a programação das companhias aéreas vem oferecendo uma capacidade global que ultrapassa a marca dos 110 milhões de assentos por semana. A quebra de capacidade verificada na última semana e que se manterá nas próximas coincide com o período de férias de verão no Hemisfério Norte.

Cerca de dois terços da redução semanal da capacidade aérea face à semana anterior verificaram-se nos voos domésticos. Esta última semana a capacidade aérea em voos domésticos caiu para 66,6 milhões, abaixo dos 68,1 milhões da semana anterior, permanecendo 0,8% acima da semana homóloga de 2019. Grande parte da queda na oferta de lugares em comparação com a semana anterior resultou de flutuações no mercado interno chinês, onde a capacidade de assentos diminuiu um milhão de lugares esta semana.

Voos domésticos – Fonte OAG

A capacidade das companhias aéreas internacionais diminuiu esta semana, de 46,4 milhões de lugares na semana anterior para 45,5 milhões de lugares na última semana, uma diminuição de quase um milhão de lugares. Ao nível global, o número de lugares internacionais diminuiu 6,4% em relação à mesma homóloga de 2019. Nas próximas semanas, espera-se que a capacidade internacional estabilize próxima dos 44,5 milhões de lugares por semana, antes de baixar para menos de 40 milhões de lugares na temporada de inverno da IATA.

Voos internacionais – Fonte OAG

No continente europeu e na 5.ª semana de agosto verificou-se um comportamento em baixa tanto no que respeita aos voos domésticos, como a voos internacionais, relativamente a igual período de 2019. As perdas maiores, sem surpresa, verificaram-se na Europa de Leste, com valores superiores a -20% para os voos internacionais, enquanto na Europa Ocidental as perdas situaram-se entre os -5% e os -9%.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Tráfego de passageiros volta a subir em julho e chega a 95,6% dos níveis pré-pandemia

Em julho, o tráfego total de passageiros voltou a subir e registou um aumento de 26,2% face ao mesmo mês do ano passado, ficando já a 95,6% dos níveis pré-pandemia, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

Inês de Matos

Em julho, o tráfego de passageiros voltou a subir e registou um aumento de 26,2% face ao mesmo mês do ano passado, ficando já a 95,6% dos níveis pré-pandemia, avança a IATA – Associação Internacional de Transporte Aéreo.

De acordo com os número revelados pela IATA esta quarta-feira, 6 de setembro, no sétimo mês do ano, o tráfego doméstico aumentou 21,5% face a julho de 2022 e ficou mesmo 8,3% do resultado pré-pandemia, com a associação a destacar a recuperação da China.

“Os RPKs [Revenue Passenger Kilometers] de julho são os mais elevados alguma vez registados, fortemente apoiados pelo aumento da procura no mercado interno da China”, lê-se no comunicado divulgado pela IATA.

Já o tráfego internacional cresceu, em julho, 29,6% em comparação com mês homólogo do ano passado, com a IATA a realçar que “todos os mercados apresentaram um crescimento robusto”.

“Os RPKs internacionais atingiram 88,7% dos níveis de julho de 2019. A taxa de ocupação de passageiros (PLF) do setor atingiu 85,7%, o maior PLF internacional mensal já registrado”, indica também a associação.

Segundo Willie Walsh, em julho, as companhias aéreas viram os seus aviões “lotados”, num dado positivo que foi acompanhado pelo aumento da antecedência da reserva, o que demonstra que a “confiança dos viajantes permanece elevada”.

No que diz respeito ao tráfego internacional, a região que apresentou melhor desempenho, segundo a IATA, foi a Ásia-Pacífico, onde o tráfego internacional de passageiros cresceu 105,8% em julho. Nesta região, a capacidade cresceu ainda 96.2% em julho, enquanto o load factor apresentou um aumento de 3.9 pontos percentuais, fixando-se nos 84.5%.

Em África, o tráfego de passageiros internacionais aumentou 25.6% em julho, naquele que foi o segundo maior crescimento registado neste mês, em todo o mundo. Já a capacidade cresceu 27.4% e o load factor aumentou 1.0 pontos percentuais, chegando aos 73.9%, valor que foi, ainda assim, o mais baixo entre todas as regiões.

Em relação ao continente africano, a IATA realça que, pelo segundo mês consecutivo, esta “foi a única região a registar um crescimento da capacidade superior à procura de tráfego”.

Na América Latina, o crescimento do tráfego internacional situou-se nos 25.3% face ao mesmo mês do ano passado, enquanto a capacidade subiu 21.2% e o load factor aumentou 2.9 pontos percentuais, passando para 89.1%.

No Médio Oriente, o tráfego internacional apresentou ainda um aumento de 22.6% em comparação com julho de 2022, enquanto a capacidade cresceu 22.1% e o load factor teve uma subida de 0.3 pontos percentuais, para 82.6%.

Na América do Norte, o crescimento do tráfego foi mais moderado e chegou aos 17.7% em comparação com mês homólogo de 2022. Já a capacidade subiu 17.2% e o load factor teve um crescimento de 0.3 pontos percentuais, para 90.3%, o mais alto entre as várias regiões do mundo pelo segundo mês consecutivo.

Foram, no entanto, as transportadoras europeias as que registaram o mais baixo crescimento, num aumento de 13.8% face a julho do ano passado. Na Europa, a capacidade aumentou 13.6% em julho e o load factor cresceu apenas 0.1 pontos percentuais, fixando-se nos 87.0%.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

Inês de Matos

Mais artigos
Aviação

Turkish Airlines encomenda mais 10 aviões Airbus A350-900

A Turkish Airlines adicionou, no final de agosto, 10 aparelhos A350-900 ao pedido de 30 destas aeronaves que já tinha realizado ao fabricante aeronáutico europeu.

Publituris

A Turkish Airlines realizou uma nova encomenda de aviões à Airbus, adicionando 10 aparelhos A350-900 ao pedido de 30 destas aeronaves que já tinha realizado, informou esta quarta-feira, 6 de setembro, o fabricante aeronáutico europeu.

Com esta nova encomenda de 10 aparelhos, realizada no final de agosto, o pedido da Turkish Airlines passa para um total de 40 aparelhos A350-900, sendo que, atualmente, a companhia aérea turca opera já uma frota de 14 destes aviões.

“Estamos encantados por a Turkish Airlines ter decidido alargar a sua frota com a compra de mais 10 aviões A350-900. Com maior alcance, capacidade de passageiros e conforto, o A350 é a plataforma perfeita para conectar Istambul ao mundo. Esta repetição do pedido demonstra a confiança na nossa aeronave exclusiva de nova geração, que oferece às companhias aéreas economia e eficiência imbatíveis”, destaca Christian Scherer, Chief Commercial Officer e responsável pela Airbus International.

Segundo a Airbus, no final de julho, o A350 recebeu mais de mil encomendas de companhias aéreas de todo o mundo, uma vez que se trata de um avião widebody moderno e eficiente, líder na categoria de 300-410 passageiros.

O A350 conta com tecnologia de ponta, um design aerodinâmico e materiais mais leves que permitem reduzir em 25% o consumo de combustível, os custos operacionais e as emissões de CO2, assim como menos 50% de ruído face aos aparelhos de geração anterior.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Norwegian ultrapassa os 2 milhões de passageiros em agosto

A companhia aérea norueguesa transportou, no mês de agosto, 2,1 milhões de passageiros. Na próxima semana divulgará o programa para o verão de 2024 com o anúncio de novas rotas de destinos.

Publituris

A Norwegian transportou 2.141.613 passageiros em agosto de 2023, correspondendo a um crescimento de 7% face a igual mês de 2022, com uma ocupação média de 85,2%.

Em comunicado, a companhia aérea norueguesa refere que a regularidade foi “particularmente elevada”, indicando que 99,6% de todos os voos regulares foram operados. “Em circunstâncias difíceis, como ventos fortes e inundações causadas pela tempestade Hans no sul da Noruega, bem como problemas de tráfego aéreo no Reino Unido, a Norwegian garantiu que os viajantes chegassem aos seus destinos da melhor maneira possível”, salienta a companhia aérea norueguesa.

“Os nossos dados de tráfego de agosto foram bons e à medida que o outono se aproxima, vemos que os clientes continuam a reservar férias em muitos dos nossos destinos populares e que os viajantes de negócios regressaram após o verão”, refere Geir Karlsen, CEO da Norwegian, antecipando que a campanha de vendas de outono foi “bem recebida e o impulso de reservas para os próximos meses continua positivo”.

Em agosto, a Norwegian operou uma média de 80 aviões com uma regularidade de 99,6% dos voos programados, com a companhia aérea a referir que as operações foram afetadas pela interrupção dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo (NATS) no Reino Unido, a 28 de agosto, levando a “grandes atrasos” e a um “grande número de cancelamentos”. A pontualidade em agosto (ou seja, a proporção de voos que partem dentro de 15 minutos do horário programado) foi de 82,4%. No entanto, 98% de todos os voos que partiram chegaram a tempo ou dentro de uma hora da hora prevista de chegada, o nível mais elevado até agora este ano.

Para o outono, as perspetivas são “positivas” com a capacidade a ser “ajustada para fazer face à variação sazonal da procura para o próximo inverno”.

Na próxima semana, a Norwegian divulgará sua programação de verão para 2024, com mais rotas para novos destinos sendo adicionadas em novembro.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

Azores Airlines oferece viagem às crianças até 20 de setembro

A oferta aplica-se a voos de ida e volta, operados pela Azores Airlines ou pela SATA Air Açores (via gateways), entre o Continente ou a Madeira e os Açores, e está em vigor até 20 de setembro.

Publituris

A Azores Airlines lançou uma nova promoção em que oferece a viagem de uma criança ou bebé na compra de outra para um adulto, oferta que está em vigor até 20 de setembro, informou a companhia aérea do Grupo SATA, em comunicado.

De acordo com a transportadora aérea açoriana, a oferta aplica-se a voos de ida e volta, operados pela Azores Airlines ou pela SATA Air Açores (via gateways), entre o Continente ou a Madeira e os Açores.

“Esta campanha especialmente dedicada às famílias que viajam com crianças, que já se tornou um clássico nas companhias aéreas do Grupo SATA, aplica-se aos voos entre Lisboa, Porto ou a Madeira e os Açores, e vice-versa, para viagens a realizar-se de 30 de outubro a 13 de dezembro de 2023 e de 05 de janeiro a 21 de março de 2024”, lê-se no comunicado divulgado pela companhia aérea.

As condições gerais da campanha estão disponíveis aqui, onde também é possível realizar as reservas de viagem, tal como através do Contact Center (+351 296 209 720),e da rede de lojas e agências de viagens.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Transportes

Air Canada aumenta frequências para destinos europeus mais populares no verão 2024, incluído Portugal

A Air Canada anunciou que irá aumentar as frequências de voos para os destinos europeus mais populares a partir de Montreal e Toronto para o verão de 2024. A operação inclui Portugal, com voos para Lisboa.

Victor Jorge

A Air Canada vai reforçar a aposta nos destinos europeus mais populares, com um aumento da frequência de voos para diversos países.

Embora o destaque do anúncio seja a ligação entre Montreal e Madrid, o comunicado da companhia aérea canadiana dá conta que, no próximo verão irá passar de quatro voos, em abril, para cinco de maio a outubro de 2024.

Já de Toronto, a Air Canada salienta a passagem para uma frequência diário de abril a outubro do próximo verão.

A companhia aérea planeia operar 100% da sua capacidade transatlântica de pico no verão de 2019 no próximo ano de 2024, aproveitando ao máximo “a recuperação robusta no seu maior mercado internacional”, lê-se no comunicado.

“A Air Canada registou uma recuperação tremenda nos voos internacionais no verão passado, especialmente no transatlântico, e esperamos que a Europa continue popular no próximo ano”, refere Mark Galardo, vice-presidente de Vendas e Planeamento de Rede da Air Canada.

“Antecipando-nos a isso, estamos a expandir a nossa programação de voos para oferecer aos clientes mais opções e flexibilidade, já que começam a planear as suas férias para 2024″, frisa ainda Mark Galardo.

Assim, admite, “a peça central é o nosso novo voo Montreal-Madrid. Este será o único serviço durante todo o ano entre Montreal e a capital espanhola, complementando os nossos voos de longa data Toronto-Madrid e oferecendo opções atraentes para clientes de lazer e também para os viajantes de negócios que estão de regresso”.

Com 51 rotas para 30 cidades na Europa, África, Médio Oriente e Índia, a Air Canada será a principal transportadora canadiana através do Atlântico no verão de 2024. Os hubs da Air Canada em Toronto e Montreal ficarão, respetivamente, como terceiro e quinto maiores na América do Norte, em termos da média diária de lugares transatlânticos, deixando a companhia aérea a certeza de estar “empenhada em desenvolver ainda mais a presença transatlântica de ambos os hubs nos próximos anos”.

“Temos o prazer de anunciar uma expansão significativa da nossa oferta de serviços para a Itália, com três voos diários combinados de Toronto e Montreal para Roma, bem como serviços diários para Milão e Veneza. Isto sustenta a importância da Itália na rede global da Air Canada, já que somos a maior transportadora entre o Canadá e a Itália e a única que conecta os dois países durante todo o ano”, salienta Galardo.

Em resposta à procura no segmento de lazer, a Air Canada irá também expandir as frequências para destinos populares no Mediterrâneo e antecipar o início de vários serviços sazonais europeus no próximo verão.

Assim, além de Lisboa, a Air Canada também irá aumentar as frequências de Toronto para Atenas, Barcelona, Copenhague, Londres e Manchester no verão de 2024. Os serviços sazonais para Bruxelas e Edimburgo começarão mais cedo do que durante 2023, a 1 de maio e 1 de março, respetivamente.

Já a partir de Montreal, e para além da capital portuguesa, a Air Canada aumentará os voos para Atenas, Barcelona e Nice. Os voos para Copenhague (2 de maio) e Amsterdão (30 de março) também começarão mais cedo do que durante o verão de 2023.

Sobre o autorVictor Jorge

Victor Jorge

Mais artigos
Aviação

Air France comemora 90 anos com coleção de vestidos que retratam história da companhia aérea

A Air France celebra, a 7 de outubro, 90 anos de história, aniversário que, segundo a companhia aérea francesa, vai ser assinalado com o lançamento de uma coleção de vestidos icónicos, que retratam a história da transportadora.

Publituris

A Air France celebra, a 7 de outubro, 90 anos de história, aniversário que, segundo a companhia aérea francesa, vai ser assinalado com o lançamento de uma coleção de vestidos icónicos, que pretendem retratar a história da transportadora.

“A Air France está a celebrar esta busca pela excelência e a ambição de permanecer na vanguarda das épocas e das tendências, mostrando a todos o seu savoir faire único. Através da criação de uma coleção de vestidos inéditos que retratam a sua lendária história, a Air France vai expor-se numa das montras das Galeries Lafayette em Paris de 28 de setembro a 10 de outubro de 2023”, lê-se num comunicado da Air France.

Composta por cinco vestidos, esta coleção, que foi desenhada por Xavier Ronze, responsável pelos ateliers de figurinos do ballet da Ópera de Paris, invoca os diferentes marcos da história da companhia aérea, como os aviões e a tecnologia; os uniformes e a moda; os cartazes icónicos que promoviam a vasta rede da companhia; a gastronomia e as artes de mesa e ainda o design e a arquitetura.

“Cada vestido é uma viagem através dos temas que permitiram à Air France oferecer continuamente o que há de melhor nas diferentes eras que testemunhou, e até mesmo abrir novos caminhos, muito à frente do seu tempo”, explica a companhia aérea.

Para criar esta coleção, Xavier Ronze partiu de peças icónicas que marcaram a história da companhia e de peças contemporâneas, que resultaram numa “ligação entre história e modernidade, uma interpretação forte que simboliza o melhor da Air France e o melhor que a França tem para oferecer nas suas áreas de exceção”.

A coleção que assinala o 90.º aniversário da Air France vai estar em exposição nas Galeries Lafayette, em Paris, entre 28 de setembro e 10 de outubro de 2023, numa mostra que vai inclui ainda alguns dos “melhores utensílios vintage da Air France e o melhor da oferta atual da companhia, para destacar os 90 anos de conforto a bordo, aviões míticos, uniformes de grandes estilistas, gastronomia e design a bordo”.

No interior das Galeries Lafayette, a Air France vai contar ainda com lojas pop-up com “uma gama de artigos criados ou reeditados especialmente para este aniversário” e que podem também ser adquiridos aqui.

“A Air France está a oferecer uma variedade de modelos produzidos em massa ou em edição limitada (premium) de aviões antigos e novos, bem como uma coleção de kits de conforto, postais, etiquetas de bagagem e notebooks com a assinatura dos 90 anos. A companhia também está a relançar artigos míticos, como a sua famosa bolsa de viagem vintage e posters icónicos”, adianta a companhia aérea.

No âmbito do 90.º aniversário, a Air France associou-se ainda a uma seleção de marcas francesas de luxo, como a Vanessa Bruno, Delsey, Bernardaud, Brun de Vian-Tiran e La parapluie de Cherbourg, para “continuar a promover o savoir faire francês”. Esta coleção está disponível em exclusivo nas Galeries Lafayette.

Pela primeira vez, a companhia aérea vai ainda oferecer aos visitantes a oportunidade de “adquirirem loiça original assinada pelo artista e pintor Jean Picart Le Doux e utilizada a bordo das suas cabines La Première e Business entre 1966 e os anos 2000”.

Segundo a companhia aérea, “o valor arrecadado com a venda destes artigos será doado à Fundação Air France, comprometida há 30 anos com associações e serviços de apoio a crianças em todo o mundo”.

Ao longo das comemorações do aniversário, a companhia aérea vai também promover desfiles de moda que retratam os 90 anos da transportadora e que vão decorrer, igualmente, nas Galeries Lafayette.

“Modelos vestidos com uniformes de pilotos, tripulantes de cabine, pessoal do aeroporto ou mecânicos desfilam num espaço dedicado do grande estabelecimento para reconstituir a lendária herança de uniformes da companhia, do passado ao presente. Desde os primeiros looks de “barman” até peças de alta costura assinadas por grandes estilistas como Christian Dior, Cristóbal Balenciaga ou Christian Lacroix, o desfile é uma viagem e uma imersão única aos estilos das diferentes épocas fundacionais da Air France”, refere ainda a transportadora.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.