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Transportes

Ryanair lança petição para garantir sobrevoos em períodos de greve

A petição lançada pela Ryanair surge a propósito da greve dos controladores de tráfego aéreo franceses, que foi alargada para 13 dias e deverá afetar mais de um milhão de passageiros, 80% dos quais em voos que apenas sobrevoavam o território francês.

Inês de Matos
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Ryanair lança petição para garantir sobrevoos em períodos de greve

A petição lançada pela Ryanair surge a propósito da greve dos controladores de tráfego aéreo franceses, que foi alargada para 13 dias e deverá afetar mais de um milhão de passageiros, 80% dos quais em voos que apenas sobrevoavam o território francês.

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A Ryanair lançou esta segunda-feira, 20 de março, uma petição para que, à semelhança do que já acontece noutros países, os voos que sobrevoam França não sejam afetados pelas greves dos controladores aéreos, que estão novamente em greve no país, o que deverá afetar mais de um milhão de passageiros, cancelando mais de 300 voos e atrasando outros seis mil.

“Queremos proteger os passageiros e manter os céus da União Europeia abertos”, disse Eddie Wilson, CEO da Ryanair, durante uma conferência de imprensa online esta segunda-feira, 20 de março, em que considerou ser “intolerável” que a Comissão Europeia não esteja a fazer nada para proteger o direito à livre circulação dos cidadãos da União Europeia, que estão a ser afetados pela greve, mesmo que o seu voo não tenha como destino França e apenas sobrevoe o território francês.

Segundo o CEO da Ryanair, a greve dos controladores aéreos franceses foi recentemente prolongada para 13 dias, o que deverá levar ao cancelamento de mais de 300 voos, 80% dos quais apenas sobrevoariam a França.

“São mãos de 300 voos cancelados, 80% destes são voos que sobrevoam França e que vão para Espanha, Itália, para toda a Europa. Todos os voos europeus são afetados por esta greve porque não querem permitir os sobrevoos, que já são permitidos em muitos outros países”, lamentou o responsável.

Por isso, explicou Eddie Wilson, a Ryanair lançou uma petição com o objetivo de reunir um milhão de assinaturas, o mínimo exigível para que seja considerada pela Comissão Europeia, em que pede que os voos que sobrevoam França sejam incluídos nos serviços mínimos, à semelhança do que já acontece com os voos domésticos no país, ou que sejam geridos pelo Eurocontrol enquanto decorre a paralisação, como também já é feito em Espanha, Itália e Grécia.

“Não há nenhuma razão credível para que as pessoas de fora de França, que não estão a viajar para França, sejam afetadas pela greve. E a solução técnica já existe”, afirmou Eddie Wilson, explicando que, com esta petição, a Ryanair pretende levar a que “os serviços mínimos em França permitam os sobrevoos” ou que sejam geridos pelo Eurocontrol, como já acontece nas greves em outros países.

“A Comissão Europeia deve exigir que existam sobrevoos e pode gerir os voos através do Eurocontrol, se quiser. Existe o equipamento para isso, há outros países que podem usar esse equipamento para facilmente se gerir os sobrevoos”, explicou o responsável, indicando que a Ryanair não está contra a greve, mas defende que deve existir um “equilíbrio” face ao princípio da “liberdade de movimento”.

O CEO da Ryanair revelou que, devido às greves, nas primeiras oito semanas de 2023 já houve mais disrupções de voos do que em todo o ano passado, o que acaba por afetar as “pessoas que viajam em negócios, férias, que vão visitar amigos e família”, mas também o ambiente, uma vez que, para evitar o espaço aéreo francês, os voos tornam-se mais longos e gastam mais combustível.

“Isto tem um impacto no ambiente porque há um desperdício de combustível, como há greve, não podem atravessar França, e é preciso mais combustível”, denunciou Eddie Wilson, explicando que, devido ao gasto extra de combustível, estas disrupções também têm um impacto financeiro nas companhia aéreas.

Recorde-se que os controladores de tráfego aéreo franceses estão em greve em solidariedade com os restantes trabalhadores franceses, que estão a protestar contra o aumento da idade de reforma, que está nos 62 anos de idade e poderá passar para 64 anos.

A petição lançada pela Ryanair está disponível aqui.

 

 

 

 

 

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Smartwings vai voar entre Praga e Ponta Delgada no próximo verão

A partir de 26 de abril de 2024, a transportadora checa Smartwings vai lançar voos diretos de Praga para o Aeroporto João Paulo II, que serve Ponta Delgada, na ilha de São Miguel (Açores). A nova rota será operada duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, em equipamento B737MAX.

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A Smartwings, que acaba anunciar o lançamento, a partir do próximo verão IATA, de uma operação entre Praga e Ponta Delgada, espera que os atributos turísticos da ilha de São Miguel, nos Açores faça desta nova rota popular entre os turistas checos.

A companhia aérea é a primeira a oferecer ligações diretas aos Açores desde Praga. Os voos estão previstos para operar duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, partindo do Aeroporto Václav Havel.

O voo QS1172 partirá às 12h00 e chegará a Ponta Delgada às 15h30 locais com um tempo de voo de cinco horas e 30 minutos. No regresso, o voo QS1173, com duração de quatro horas e 35 minutos, deixará Ponta Delgada às 16h15 locais e aterrará em Praga às 22h50.

Os viajantes já podem adquirir os seus bilhetes através dos sites oficiais da Smartwings e da Czech Airlines, uma vez que as duas transportadoras aéreas têm uma parceria de code-share.

Peter Šujan, diretor de vendas da Smartwings , expressou o seu entusiasmo em oferecer este novo destino de férias aos seus clientes, lembrando que a companhia já liga Praga com voos regulares com as Ilhas Canárias de Tenerife (diariamente a partir de 6 de maio de 2024), Gran Canaria, Lanzarote e Fuerteventura, bem como com a Madeira.

De acordo com o horário de voos de verão de 2024, a Smartwings operará ligações diretas dos aeroportos checos para mais de 70 destinos.

 

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Boas perspectivas: Inaugurada época alta de cruzeiros na Madeira

Os portos da Madeira e do Porto Santo deverão receber até ao final do ano 130 escalas de navios e cerca de 275 mil passageiros de cruzeiros, numa época inaugurada este mês de setembro com a passagem de nove navios.

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Os Portos da Madeira dão início este mês de setembro à época alta dos cruzeiros, que se prolonga até 31 de maio, e as perspetivas são bastante animadoras, revela a entidade. A época iniciou-se no dia 13, e ainda em setembro são esperadas nove escalas de cruzeiros.

Até ao final do ano estão previstas 125 escalas de navios de cruzeiro no porto do Funchal e cinco no porto do Porto Santo, o que se traduz num movimento de cerca de 275 mil passageiros e 90 mil tripulantes. Relativamente a novas entradas, até ao final do ano, a APRAM prevê 10 escalas inaugurais.

“Estes dados são reveladores da confiança que as companhias depositam nos Portos da Madeira, ao que não é indiferente o facto de a região ter recebido o prémio de Melhor Destino Europeu de Cruzeiros nos ‘World Cruise Awards’ em 2022, estando este ano nomeada mais uma vez para esta categoria”, afirma Paula Cabaço, presidente do Conselho de Administração da APRAM.

Ao fazer o balanço da época anterior, a executiva afirma que “foi bastante positivo e temos a ambição de, no período que agora se inicia, termos ainda mais visitantes e mais companhias”.

Recorde-se que na época alta de 2022-2023, os Portos da Madeira registaram um movimento de 557.824 passageiros (284 .056 na temporada anterior), o que representa um crescimento de 104% relativamente ao período homólogo. De 1 de setembro de 2022 a 31 de maio de 2023, a média de passageiros por navio fixou-se nos 1. 949, uma subida de 109% face aos 931 da época de 2021/2022. No mesmo período verificaram-se 286 escalas, menos oito que na temporada anterior.

A criação da nova assinatura ´Your Safe Port’, em 2021, refletindo o novo posicionamento da marca, presente no filme promocional e na nova brochura institucional, o lançamento de várias campanhas de marketing digital a nível nacional e internacional, assim como a presença nos principais encontros internacionais da Indústria, são fatores que permitem posicionar a região como destino consolidado e reconhecido a nível mundial, é indicado na nota de imprensa da APRAM.

De salientar ainda que estas medidas, mais o forte investimento recentemente efetuado pelo Governo Regional, no valor de nove milhões de euros visam potenciar o crescimento dos Portos da Madeira e equipará-los aos melhores portos internacionais.

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Saldos “Big Orange” da easyJet estão de volta

Saldos “Big Orange” da easyJet estão de volta, para vários voos da companhia aérea de e para Portugal, entre 1 de outubro de 2023 e 20 de março de 2024, com 20% de desconto em mais de 150 mil lugares.

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A easyJe apresenta os seus saldos “Big Orange”, com mais de 150 mil lugares disponíveis de e para Portugal, prontos para serem reservados com descontos que podem chegar até aos 20%.

As tarifas com desconto estão disponíveis entre 1 de outubro de 2023 e 20 de março de 2024, e alguns dos destinos abrangidos por estes saldos passam pela Europa e o Norte de África. O período de vendas começou esta segunda-feira e vai até ao final do dia 26 de setembro de 2023 (23h00).

Segundo José Lopes, Country Manager da easyJet para Portugal, “estes descontos irão permitir que os nossos clientes possam conhecer novos destinos de e para Portugal de forma económica”, para apontar que “pretendemos aumentar ainda mais a nossa oferta em 2024 e estar ainda mais próximos dos portugueses”.

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Lufthansa expande voos para os EUA e alarga destinos servidos pelo A380

A Lufthansa anunciou a expansão de rotas para os EUA. Par ao próximo verão, a companhia aérea alemã terá três novas conexões e duplica os destinos a partir de Munique.

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A Lufthansa irá expandir os voos a partir de Frankfurt e Munique para os EUA no verão de 2024 com três novas conexões. A partir do próximo verão, a Lufthansa oferecerá um total de 27 destinos nos EUA. Minneapolis, Minnesota, e o Aeroporto Internacional Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, são dois novos destinos a partir de Frankfurt. De Munique, a Lufthansa também voará pela primeira vez para Seattle. E, no verão de 2024, também de Munique, pela primeira vez, Joanesburgo e Hong Kong.

A partir de 4 de junho de 2024, a Lufthansa Airlines voará cinco vezes por semana ao longo do ano para a cidade de Minneapolis. Além disso, pela primeira vez, a Lufthansa adicionará Raleigh-Durham à sua programação de voos. É o segundo destino da companhia aérea na Carolina do Norte, depois de Charlotte. A partir de 6 de junho de 2024, a Lufthansa voará também cinco vezes por semana durante todo o ano para esta cidade que é particularmente interessante para viajantes de negócios.

No próximo verão, os passageiros da Lufthansa poderão, igualmente, escolher mais três destinos a partir de Munique. O Airbus A350 voará diariamente, pela primeira vez, para Seattle, a partir de 30 de maio de 2024. O voo para Munique complementa os voos diários existentes para Seattle a partir do hub da Lufthansa em Frankfurt, oferecendo assim opções de viagem adicionais para o estado de Washington. Resumindo, a Lufthansa duplica as frequências de voos para Seattle.

No que diz respeito aos voos com o A380, a Lufthansa irá duplicar o seu número de destinos no próximo verão. De Munique, os passageiros poderão voar para cinco rotas. Boston, Los Angeles e Nova York (JFK) estão de volta. Duas novas capitais serão adicionadas pela primeira vez: Washington, D.C. e Delhi. No total, a Lufthansa irá estacionar um total de seis Airbus A380 em Munique no próximo verão. Até 2025, a frota de A380 crescerá para oito aeronaves.

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MSC Virtuosa

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MSC Cruzeiros vai ter três navios a navegar no Médio Oriente no inverno

No próximo inverno, a MSC Cruzeiros terá três navios a navegar no Médio Oriente, e vai adicionar novos portos para dois dos seus três itinerários de navegação, ao mesmo tempo que apoiará o seu esforço na crescente popularidade da área com 60 mil lugares aéreos de ida e volta como parte do seu programa Fly & Cruise com as principais companhias aéreas.

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O MSC Virtuosa realizará 17 novos itinerários de 7 noites no Golfo Pérsico, partindo do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EUA), para Doha, no Catar, o novo porto de Manama, no Bahrein, Abu Dhabi e Ilha Sir Bani Yas, nos Emirados Árabes Unidos, e regressa ao Dubai. Os passageiros internacionais podem escolher entre três portos de embarque: Dubai, Doha e Abu Dhabi.

Por sua vez, o MSC Opera regressa à região da temporada 2022-2023 com 22 itinerários de 7 noites em 2023-2024 de Dubai para Abu Dhabi, Sir Bani Yas, Khasab em Omã ou Fujairah nos Emirados Árabes Unidos, a capital de Omã, Muscat e ainda regresso ao Dubai.

A MSC Cruzeiros anuncia que terá pacotes especiais com voos incluídos para viagens nesses dois navios, inclusive no Lisboa-Dubai-Lisboa.

O produto ‘Fly&Cruise’ da MSC Cruzeiros para o Inverno 2023-24 tem mais de 60 mil lugares de ida e volta disponíveis durante toda a temporada, da Europa, América do Sul e Canadá para a região do Golfo, com voos diretos para o Dubai com a Emirates e Doha com a Qatar Airways.

Já o MSC Orchestra partirá de Safaga , no Egito, no inverno 2023-2024 com 20 itinerários de 7 noites para Jeddah na Arábia Saudita, Aqaba para Petra na Jordânia, um novo porto de escala em Sharm El-Sheikh, Egito, Porto de Sokhna para o Cairo e de volta a Safaga para Luxor. Os passageiros internacionais podem embarcar em Safaga, Jeddah, Sharm El-Sheikh e Porto de Sokhna.

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Qatar Airways e a Xiamen Airlines lançam nova parceria de ‘codeshare’

A Qatar Aiways e a Xiamen Airlines possuem uma nova parceria, passando as duas companhias a ligar diversos aeroportos chineses a Doha.

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A Qatar Airways e a Xiamen Airlines anunciaram uma nova parceria de partilha de códigos, sendo esta a primeira companhia aérea chinesa a operar voos diretos de passageiros da China Continental para o Qatar. Nos termos do acordo de cooperação, a Xiamen Airlines irá lançar voos diários entre o Aeroporto Internacional de Daxing, em Pequim, e o Aeroporto Internacional de Hamad, a casa da Qatar Airways, com os seus modernos aviões Boeing 787-9.

Os voos, que terão início em 20 de outubro de 2023, chegam a Doha às 22:45 e partem às 02:00, proporcionando aos passageiros ótimas ligações aos principais mercados da rede global líder da Qatar Airways para além de Doha, no Médio Oriente, em África e na Europa.

Para além dos voos de Pequim, a Xiamen Airlines irá também lançar dois voos semanais de Xiamen, a zona económica especial da província de Fujian Sheng, para Doha. Os voos têm início a 31 de outubro de 2023 e oferecem a mesma ligação sem interrupções à rede da Qatar Airways que os voos de Pequim, chegando a Doha a partir de Xiamen às 05:00 e partindo ao início da noite, às 19:30.

A Qatar Airways efetuará a partilha de códigos nestes novos voos, o que reforçará consideravelmente a sua presença na China Continental, que inclui seis destinos com um total de 31 voos semanais operados pela Qatar Airways, seguidos de voos duplos diários para Hong Kong. Como parte do novo acordo, a Xiamen Airlines colocará o seu código de marketing nos voos da Qatar Airways de e para Pequim.

Os novos serviços diretos de Pequim para Doha serão operados por um Boeing 787-9 que apresenta uma configuração de duas classes para 287 passageiros, com 30 lugares em classe Executiva e 257 em classe Económica. O serviço Xiamen-Doha-Xiamen operado por um Boeing 787-8 acomodará 237 passageiros em três classes, com 4 lugares em Primeira Classe, 18 em Classe Executiva e 215 em Classe Económica.

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Azores Airlines aumenta oferta entre Madeira e América do Norte

A Azores Airlines anuncia ligações diretas entre o Funchal e Boston e entre Funchal e Toronto.

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A companhia aérea Azores Airlines anunciou duas novas ligações diretas, entre o Funchal e Boston e entre o Funchal e Toronto. Estas ligações juntam-se à ligação entre o Funchal e Nova Iorque, “uma aposta com excelentes resultados”, admite a empresa.

Os voos já se encontram disponíveis em sistema e os bilhetes podem ser adquiridos nos pontos de venda da companhia aérea (físicos e online) e em agências de viagens.

Os voos diretos entre o Funchal e Boston e Funchal e Toronto iniciam-se em junho e decorrem até setembro. Para além dos voos diretos a Azores Airlines, manterá a atual oferta de voos diretos entre o Funchal e Nova Iorque, bem como os voos para o Canadá (Toronto) com escala em Ponta Delgada.

Teresa Gonçalves, presidente do Grupo SATA, que visitou o Arquipélago da Madeira recentemente, salienta que o reforço da operação aérea entre a América do Norte e a Madeira surge no seguimento do sucesso da ligação já existente para Nova Iorque. Salientou, também, o sucesso da operação aérea Inter-Arquipélagos.

“Em 2023, a operação da Azores Airlines entre a Madeira e os Açores está a ser extremamente positiva. A aposta nos voos diretos entre a Madeira e a América do Norte resulta do sucesso da operação entre Nova Iorque e o Funchal” refere a presidente executiva da Azores Airlines.

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Mais de três milhões e meio de passageiros sofreram atrasos nos aeroportos portugueses este verão

Dos quase 10 milhões de passageiros que apanharam um avião em Portugal, 38% sofreu algum tipo de perturbação no voo, avançam a AirHelp.

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Dos quase 10 milhões de passageiros que partiram de um dos aeroportos portugueses neste verão (junho, julho e agosto), apenas 62% partiram no horário indicado com mais de três milhões e meio de passageiros a sofrer algum tipo de perturbação no seu voo (cancelamento ou atraso), revelam os dados mais recentes disponibilizados pela AirHelp.

Analisando o número de passageiros que voaram a partir de Portugal, 2023 registou um aumento face aos registados em 2022 e 2019, mais 800 mil e 728 mil, respetivamente. Porém, no que respeita às perturbações sentidas pelos passageiros nos seus voos, existe espaço para melhorar, uma vez que, no presente ano, 38% foram impactados quando em 2019, este valor foi de 36% (38% em 2022).

“Quando falamos de atividade aérea por mês, os três meses registam números de passageiros muito próximos, no entanto julho continua a ser o mês preferido para viajar, com mais de três milhões e 300 mil passageiros distribuídos por mais de 22 mil voos. Os meses de junho e agosto apresentam dados muito idênticos, sendo que em junho existiram mais passageiros e em agosto registaram-se mais voos”, refere a AirHelp.

De acordo com a análise efetuada pela empresa especializada na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, a Eurowings é a companhia aérea mais pontual. Durante o período de verão, aproximadamente 99% dos voos não sofreu qualquer tipo de perturbação. Em segundo lugar, encontra-se a Jet2.com com 81% dos voos a não apresentar qualquer cancelamento ou atraso. Por fim, encontramos a Iberia com 76% dos voos sem perturbações. Já a TAP Portugal, transportou mais de 2,7 milhões de passageiros em mais de 18 mil voos: 42% destes voos apresentou algum tipo de perturbação (atraso ou cancelamento).

Já nos aeroportos portugueses, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, continua a destacar-se pelos melhores motivos: apenas 27% dos voos sofreram qualquer tipo de perturbação. O Aeroporto de Faro encontra-se em segundo lugar com apenas 28% dos voos a registar alguma perturbação. Em contrapartida, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, apresenta 47% dos voos com perturbações.

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easyJet coloca 1 milhão de lugares à venda para o verão de 2024

Os voos para o verão de 2024 da easyJet estão agora à venda, com lugares disponíveis para mais de 90 destinos de e para Portugal, para viagens entre 3 de junho de 2024 e 1 de setembro de 2024.

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A easyJet colocou à venda lugares para o verão de 2024, o que significa que estão disponíveis milhões de lugares em 155.000 voos da easyJet entre 3 de junho de 2024 e 1 de setembro de 2024.

Em Portugal, nos mais de cinco mil voos de e para Portugal, estão agora disponíveis mais de um milhão de lugares, que os clientes podem reservar com antecedência para obterem as melhores tarifas para o próximo verão.

Com voos para mais de 90 destinos à escolha em toda a Europa e Norte de África, a partir de cinco aeroportos de Portugal, os clientes da easyJet têm maior escolha quando pretenderem reservar as suas próximas férias de verão.

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TAP lança “ponte aérea” entre Paris e Lisboa

Com esta ligação, a TAP procura oferecer mais flexibilidade e conforto para os viajantes entre as duas cidades.

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Para responder à crescente procura de viagens entre Paris e Lisboa e proporcionar aos seus passageiros um serviço de excelência, a TAP lança a “Ponte Aérea” a partir de 18 de setembro e oferece oito voos diários entre as duas capitais.

A “Ponte Aérea” oferece aos passageiros que viajam entre Paris e Lisboa (exceto para grupos e passageiros em ligação em Lisboa) “uma flexibilidade ótima”. Em função das suas agendas, os clientes da TAP poderão antecipar a sua partida no mesmo dia e embarcar num voo anterior ao seu voo original, sujeito a disponibilidade de lugares, sem custos adicionais.

“Esta nova oferta foi especialmente concebida para responder às necessidades dos passageiros frequentes”, refere a TAP, em comunicado, avançando ainda que as vantagens são: , com as seguintes vantagens: (i) oito voos diários de ida e oito voos diários de volta entre Paris e Lisboa; (ii) mudança gratuita no mesmo dia para um voo anterior, sujeita à disponibilidade de lugares; (iii) check-in disponível até 45 minutos antes da partida do voo; (iv) acesso No1 em Paris e Fast Track em Lisboa para facilitar os controlos de segurança.

A “Ponte Aérea” também está disponível entre Lisboa e Porto, Funchal e Madrid.

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