LATAM realiza primeiro internacional voo com SAF
O Grupo LATAM anunciou a realização do seu primeiro voo internacional com SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, num operação da LATAM Cargo Chile, que ligou o Aeroporto de Saragoça, Espanha, à América do Norte.
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O Grupo LATAM anunciou a realização do seu primeiro voo internacional com SAF – Combustível Sustentável para a Aviação, num operação da LATAM Cargo Chile, que ligou o Aeroporto de Saragoça, Espanha, à América do Norte.
Num comunicado enviado à imprensa, o Grupo LATAM sublinha que este primeiro voo internacional com utilização de SAF vem dar resposta “ao compromisso do grupo de se tornar neutro em carbono até 2050”, uma vez que o SAF é “um tipo de combustível que provém de matérias-primas alternativas, tais como resíduos, gorduras e óleos, entre outras, que são co-processadas juntamente com o combustível convencional para produzir um combustível sintético com baixo teor de CO2”.
“Neste caso, foram utilizados 30.000 litros de SAF co-processado feito a partir de óleo de cozinha usado, sendo a outra proporção do combustível o combustível tradicional para aviões a jato”, lê-se na informação divulgada pelo grupo de aviação da América Latina.
Neste voo, o SAF utilizado foi certificado internacionalmente através dos procedimentos do ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que asseguram a sua sustentabilidade e foi fornecido pela Air bp, um dos principais fornecedores mundiais de combustível para aviação.
“Com este marco, o grupo LATAM torna-se o primeiro grupo de companhias aéreas a ser fornecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Saragoça, um resultado que foi possível graças ao trabalho colaborativo da LATAM e da Airbp”, indica o Grupo LATAM, explicando que o combustível usado neste voo “representa a primeira produção de SAF EU ISCC em Espanha, na refinaria de Castellón”.
Segundo Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo, “este voo representa um dos avanços mais concretos na agenda do grupo sobre a utilização de SAF”, uma vez que o Grupo LATAM está empenhado “em contribuir para a proteção e cuidado do ambiente e a utilização deste tipo de combustível é uma ferramenta chave neste esforço”.
“Estamos muito satisfeitos com este feito porque a utilização de SAF requer a cooperação de múltiplos atores e o sucesso desta operação reflete que estas colaborações são possíveis. Este foi um primeiro passo e vamos continuar a procurar alternativas que nos permitam dar uma contribuição significativa para o ambiente e para as comunidades onde operamos”, afirmou o responsável.
Recorde-se que o Grupo LATAM lançou a sua sua estratégia de sustentabilidade em maio de 2021, na qual inscreveu objetivos ambiciosos, como o atingir a neutralidade de carbono até 2050; eliminar os plásticos de utilização única em todas as suas operações até 2023; e tornar-se um grupo de resíduos zero para aterros sanitários até 2027.
Para alcançar esses objetivos, o Grupo LATAM definiu três frentes: a redução das emissões através da eficiência operacional e das melhores práticas, a migração para combustíveis mais sustentáveis à medida que estes se tornam disponíveis, e, como medida complementar, a compensação das emissões através da conservação de ecossistemas estratégicos de elevado valor ambiental.
“Tendo isto em mente, o principal desafio para a descarbonização da indústria continua a ser a utilização de Combustíveis de Aviação Sustentáveis (SAF), uma vez que atualmente as quantidades de SAF disponíveis a nível mundial são limitadas, principalmente devido à falta de condições necessárias para a sua investigação, desenvolvimento e produção”, defende o grupo de aviação, sublinhando que o acesso ao SAF continua a ser “um dos principais desafios enfrentados pelos vários atores que procuram melhorar a utilização do combustível produzido” na América Latina.
Mas, segundo o Grupo LATAM, a América do Sul “tem um grande potencial para produzir UFTS em termos de recursos naturais e conhecimentos especializados e, assim, dar uma contribuição muito significativa para a ação climática”.
“É urgente avançar com uma agenda que envolva diferentes atores para promover a produção de UFTS na região. Como grupo de companhias aéreas, o nosso papel é dar um sinal claro do nosso compromisso com esta questão, proporcionando certeza do lado da procura aos governos e produtores. É por isso que anunciámos e estamos a trabalhar para incorporar 5% de combustível sustentável até 2030, favorecendo os produtores sul-americanos”, acrescenta Roberto Alvo, CEO da LATAM Airlines Group.
O combustível sustentável para aviação (SAF) é um tipo de combustível que provém de matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras e óleos, entre outras, e deve satisfazer requisitos de sustentabilidade, tais como não competir com a produção de alimentos, utilização limitada de água e redução das emissões de carbono do ciclo de vida.