IAG fica com Air Europa por 500 milhões de euros
Depois de ter avançado com 100 milhões de euros por 20% do capital, em agosto de 2022, o IAG adquire agora os restantes 80% da Air Europa.
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O International Airlines Group (IAG), controla a Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level, chegou a acordo com a Globalia para a compra de 80% da Air Europa, por 400 milhões de euros, passando a ser acionista único.
Em informação enviada à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), e depois de ter adquirido 20%, em agosto de 2022, por 100 milhões de euros, através da conversão em capital por via de um empréstimo feito à Globalia, o negócio é realizado por 500 milhões, como acordado há um ano, depois de os grupos terem reduzido para este valor os iniciais mil milhões acordados em novembro de 2019.
O IAG detalhou que os primeiros 200 milhões de euros serão pagos quando receber a aprovação das autoridades da Concorrência, 100 milhões de euros em ações ordinárias do IAG e 100 milhões de euros em dinheiro. No segundo e terceiro ano após a data de aprovação da operação, serão pagos mais 100 milhões de euros cada. O acordo está sujeito a aprovações regulatórias e outras, o que pode levar cerca de 18 meses.
O conselho de administração do IAG acredita que a aquisição continua sendo “estrategicamente importante” para o futuro do IAG e posiciona o grupo para beneficiar de oportunidades de crescimento no mercado latino-americano e do Caribe, bem como maior conectividade com a Ásia.
Entre os benefícios da aquisição estão a transformação do hub IAG em Madrid para que possa competir com os maiores hubs da Europa, uma melhoria da posição da IAG no mercado “altamente atraente” da Europa à América Latina e Caribe e permite à empresa abrir rotas para novos destinos na Ásia.
Considera ainda que proporciona benefícios “significativos” para os clientes, ao oferecer mais oportunidades de networking e acesso ao programa de fidelização Avios da IAG, bem como oferecer sinergias significativas, em linha com as obtidas em aquisições anteriores, a concretizar entre os anos de 2026 e 2028, assumindo que o término da operação ocorra no prazo de cerca de 18 meses.
Luis Gallego, CEO do IAG, considera que este acordo permitirá ao hub de Madrid do IAG “concorrer em igualdade de condições com outros hubs europeus e consolidar a sua posição no Atlântico Sul. Madrid é a principal porta de entrada entre a América Latina e a Europa e há oportunidades para expandir a sua rede, proporcionando benefícios significativos para nossos clientes, funcionários e acionistas.”