Costa Cruzeiros estabelece parceria para impulsionar uso de metanol como combustível de cruzeiros
A Costa Cruzeiros estabeleceu uma parceria com o produtor de metanol Proman, com o objetivo de impulsionar o uso deste composto químico como combustível para os navios de cruzeiro.
Publituris
Julho mantém máximos históricos na movimentação de passageiros nos aeroportos nacionais
GEA tem novos websites gratuitos para as suas agências de viagens
Malta ganha nova atração turística em outubro
Pegasus Airlines mantém rotas entre Ancara, Izmir e Lisboa no inverno
IDeaS e Virgin Voyages anunciam parceria para solução avançada de revenue management
6/8 de março de 2025: Fátima e Guarda voltam a acolher os IWRT
Mercado global do Ecoturismo quase duplica em cinco anos
Etihad Airways atualiza período e horários do reforço de voos para o inverno
Tribunal português condena Ryanair por cobrar taxas sobre malas de cabine. ANAV aplaude
Finnair lança tarifa promocional desde 213 euros para visitar a Lapónia no inverno
A Costa Cruzeiros estabeleceu uma parceria com o produtor de metanol Proman, com o objetivo de impulsionar o uso deste composto químico como combustível para os navios de cruzeiro.
“A parceria visa acelerar a transição energética e a descarbonização da frota existente, através do fornecimento de metanol sustentável, abrindo caminho para a adaptação das embarcações existentes para operarem com combustível limpo, além do investimento em novas construções alimentadas com metanol”, explica a companhia de cruzeiros, em comunicado.
A parceria agora estabelecida com a Proman, acrescenta a Costa Cruzeiros, “reafirma o potencial do metanol para desempenhar um papel fundamental na redução contínua das emissões de gases com efeito de estufa no setor dos cruzeiros e noutros segmentos do transporte marítimo”.
Com uma combustão mais limpa que praticamente elimina os poluentes transportados pelo ar, o metanol está “amplamente disponível e é cada vez mais produzido através de vias de baixo teor de carbono, biogénicas ou baseadas em hidrogénio”, refere a Costa Cruzeiros, explicando que, quando este composto químico é usado em células de combustível, tem potencial de “permitir um ciclo de vida sem emissões num futuro próximo”.
“O metanol está a converter-se como um dos principais combustíveis alternativos para alcançar os objetivos de redução de gases com efeito de estufa, devido às suas propriedades de fácil utilização, tornando-se atrativo tanto para novas construções como para a renovação de navios existentes”, sublinha a companhia de cruzeiros, explicando que “a infraestrutura para o abastecimento de navios pode ser adaptada a partir das infraestruturas existentes”.
A Costa Cruzeiros diz ainda que “todas as formas de metanol, quer sejam baseadas em gás natural, de baixo carbono ou renováveis”, podem ser misturadas independentemente das vias de produção, o que garante “uma forma de transição segura para os atuais navios de cruzeiro totalmente neutros em emissões de gases com efeito de estufa, num futuro próximo”.
“Estamos a reduzir a pegada de carbono da nossa frota tanto no porto como no mar, investindo em tecnologias ambientais avançadas e realizando parcerias com empresas como a Proman, que partilham a paixão pela transição energética sustentável. Ao permitir que os navios de cruzeiro utilizem metanol como combustível de propulsão, a Costa prossegue a sua ambição de dar o próximo grande passo em direção à neutralidade de GEE nas operações da nossa frota até 2050”, refere Christoph Schladoer, vice-presidente de Descarbonização do Grupo Costa.
A companhia lembra ainda que o Grupo Costa foi pioneiro na utilização de tecnologias avançadas a bordo dos seus navios, com vista à descarbonização do setor, tendo atualmente quatro navios em operação que são movidos a GNL – Gás Natural Liquefeito, assim como grande parte da sua frota equipada para receber energia em terra quando os navios se encontram no porto, tendo realizado igualmente testes com biocombustíveis.