Promoção turística 2023 aposta em mercados que permitam crescimento em valor e redução da sazonalidade
A aposta em mercados que permitam um maior crescimento em valor e na redução da sazonalidade será uma das prioridades estratégicas a seguir neste ano ao nível da promoção turística, com particular enfase nos mercados do Reino Unido, Espanha, Alemanha e França.

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Esta é uma das conclusões saídas da reunião, esta quarta-feira, no Ministério da Economia e Mar, do Conselho Estratégico para a Promoção Turística (CEPT), que discutiu aquelas que são as prioridades estratégicas do setor para 2023 e que deverão ser adotadas na promoção do destino Portugal e dos destinos regionais, contando, para a promoção das marcas regionais, com um investimento total de 20,6 milhões de euros.
Na reunião presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, o CEPT salientou o extraordinário crescimento de 15% das receitas no ano de 2022, face a 2019, e decidiu que os mercados de longo curso como os EUA, Canadá e Brasil serão, também, uma aposta da promoção turística nacional, pelo seu crescimento e pela sua perspetiva de crescimento económico.
Em paralelo, segundo comunicado do Ministério da Economia e Mar, a promoção externa irá fomentar a oferta comercial de produtos diferenciados para segmentos mais exigentes, como é o caso do Turismo Literário, Arte Contemporânea, Arquitetura, Surf, Gastronomia e Enoturismo.
Para, Nuno Fazenda, citado no comunicado, esta estratégia assenta em quatro prioridades de opção política de turismo: “crescer na internacionalização das empresas e nas marcas turísticas, crescer em valor, crescer no interior e crescer na dupla transição, digital e climática, a que se junta, crescer nas qualificações”.
O governante destacou, segundo a mesma fonte, que “sem prejuízo de uma visão nacional, é muito importante dar força às regiões na promoção turística regional, para que possam afirmar os seus ativos turísticos territoriais específicos”.
Refira-se que o CEPT é a estrutura consultiva do Governo em matéria de promoção turística externa e de concertação estratégica, constituída por representantes do Turismo de Portugal, dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, do setor privado, através da Confederação do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo e das Agências Regionais de Promoção Turística.