Criação de novas empresas aproxima-se de 2019 e o setor dos Transportes é o que mais cresce
O setor dos Transportes é, desde o início do ano e até 30 de novembro, o que mais tem crescido no nascimento de novas empresas, com um incremento de 113% face ao mesmo período do ano passado, segundo o Barómetro Informa D&B.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
Desde o início do ano, Portugal assistiu à criação de 44.564 empresas, número que ultrapassa em 15% o total de 2021 e que fica apenas 3% atrás dos valores de 2019, ano que bateu o recorde neste indicador, com a constituição de 49.594 novas empresas, segundo o Barómetro Informa D&B, que destaca o setor dos Transportes como o que mais tem crescido no nascimento de novas empresas.
“O crescimento na criação de novas empresas é transversal a quase todas as atividades, mas há setores que se destacam claramente, como os Transportes (+2 061 constituições; +113%), que regista o maior crescimento”, aponta o relatório da consultora, que mensalmente divulga os dados relativos aos nascimentos, encerramentos e insolvências de empresas em Portugal.
A constituição de novas empresas no setor dos Transportes foi um dos destaques no distrito de Lisboa, que registou o “maior número de constituições e também o maior crescimento, com mais 3.169 novas empresas, ficando praticamente em cima dos números de 2019 (-0,4%)”.
Em Lisboa, os Transportes foram mesmo responsáveis pelo maior crescimento na constituição de novas empresas face ao ano passado, registando um aumento de 164%, enquanto o segundo setor com maior crescimento foi o das Tecnologias de informação e comunicação, que registou um incremento de 36% face à constituição de novas em igual período de 2021.
Já no distrito do Porto, que é o segundo maior em número de empresas, “a recuperação é relativamente mais lenta, nomeadamente no setor dos Serviços Empresariais que ainda está 6% abaixo dos valores de 2019”, indica a consultora.
Já no que diz respeito aos encerramentos, o Barómetro Informa D&B diz que, até 30 de novembro, encerraram 11.333 empresas, menos 31 que em 2021, mas “com metade dos setores a crescerem neste indicador e a outra metade a diminuir”, com destaque para os setores do Retalho, que lidera os encerramentos (+103), e Construção, que regista o maior decréscimo (-89).
O Barómetro Informa D&B apurou ainda que, neste período, registaram-se no país 1.511 novos processos de insolvência, menos 17% que em 2021, sendo que apenas três setores registam mais insolvências em 2022, concretamente, os “Transportes e, com menos significado, Agricultura e outros recursos naturais e Atividades Imobiliárias”, conclui a consultora.