Criação de novas empresas aproxima-se de 2019 e o setor dos Transportes é o que mais cresce
O setor dos Transportes é, desde o início do ano e até 30 de novembro, o que mais tem crescido no nascimento de novas empresas, com um incremento de 113% face ao mesmo período do ano passado, segundo o Barómetro Informa D&B.
Publituris
MSC Cruzeiros comemora 10.º aniversário do MSC BOOK com promoção para agentes de viagens
Aeroportos espanhóis registaram mais 6% de voos em novembro
Paris mantém-se cidade mais atrativa, mas Banguecoque a mais visitada, diz a Euromonitor
André Gomes eleito presidente da Associação de Turismo do Algarve por unanimidade
Admar SCR disponibiliza fundo de até 70M€ para investimentos em turismo e saúde
Procura por viagens aéreas manteve-se sólida em outubro
Publituris organiza conferência dedicada ao Enoturismo
APECATE esclarece recuperação do IVA no setor
LATAM Airlines contrata crédito ligado a objetivos de sustentabilidade
ONU Turismo aponta recuperação total do turismo até final do ano e destaca subida das receitas em Portugal
Desde o início do ano, Portugal assistiu à criação de 44.564 empresas, número que ultrapassa em 15% o total de 2021 e que fica apenas 3% atrás dos valores de 2019, ano que bateu o recorde neste indicador, com a constituição de 49.594 novas empresas, segundo o Barómetro Informa D&B, que destaca o setor dos Transportes como o que mais tem crescido no nascimento de novas empresas.
“O crescimento na criação de novas empresas é transversal a quase todas as atividades, mas há setores que se destacam claramente, como os Transportes (+2 061 constituições; +113%), que regista o maior crescimento”, aponta o relatório da consultora, que mensalmente divulga os dados relativos aos nascimentos, encerramentos e insolvências de empresas em Portugal.
A constituição de novas empresas no setor dos Transportes foi um dos destaques no distrito de Lisboa, que registou o “maior número de constituições e também o maior crescimento, com mais 3.169 novas empresas, ficando praticamente em cima dos números de 2019 (-0,4%)”.
Em Lisboa, os Transportes foram mesmo responsáveis pelo maior crescimento na constituição de novas empresas face ao ano passado, registando um aumento de 164%, enquanto o segundo setor com maior crescimento foi o das Tecnologias de informação e comunicação, que registou um incremento de 36% face à constituição de novas em igual período de 2021.
Já no distrito do Porto, que é o segundo maior em número de empresas, “a recuperação é relativamente mais lenta, nomeadamente no setor dos Serviços Empresariais que ainda está 6% abaixo dos valores de 2019”, indica a consultora.
Já no que diz respeito aos encerramentos, o Barómetro Informa D&B diz que, até 30 de novembro, encerraram 11.333 empresas, menos 31 que em 2021, mas “com metade dos setores a crescerem neste indicador e a outra metade a diminuir”, com destaque para os setores do Retalho, que lidera os encerramentos (+103), e Construção, que regista o maior decréscimo (-89).
O Barómetro Informa D&B apurou ainda que, neste período, registaram-se no país 1.511 novos processos de insolvência, menos 17% que em 2021, sendo que apenas três setores registam mais insolvências em 2022, concretamente, os “Transportes e, com menos significado, Agricultura e outros recursos naturais e Atividades Imobiliárias”, conclui a consultora.