Campanha em Times Square foi só o arranque da promoção de Portugal nos EUA
Além da campanha ‘Close to Us’, lançada na passada sexta-feira, 18 de novembro, em Times Square, Nova Iorque, o Turismo de Portugal conta com um “plano alargado” para promover Portugal nos EUA.

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Além da campanha ‘Close to Us’, lançada na passada sexta-feira, 18 de novembro, em Times Square, Nova Iorque, o Turismo de Portugal conta com um “plano alargado” para promover Portugal nos EUA, no âmbito do qual estão previstas diversas iniciativas.
“A campanha “Close to US” faz parte de um plano alargado e inclui, além da ativação de marca em Times Square, a presença do Destino Portugal em plataformas de negócio, nomeadamente feiras e workshops; a implementação de uma estratégia de relações públicas tendo como alvo os principais opinion makers do país; e ainda uma forte campanha de marketing digital”, indica o Turismo de Portugal, num comunicado enviado à imprensa.
Segundo o Turismo de Portugal, o plano de promoção de Portugal tem um investimento previsto de 4,5 milhões de euros, a ser realizado este e no próximo ano, com o objetivo de “dar visibilidade a Portugal como destino inspirador, cujas pessoas sabem e gostam de receber, evidenciando a posição geográfica privilegiada e a conectividade entre a América do Norte e Portugal”.
No que diz respeito à campanha de marketing digital, o Turismo de Portugal explica ainda que esta será uma iniciativa “estritamente digital”, que inclui uma rede de três mil outdoors digitais presentes nos aeroportos de Nova Iorque e New Jersey, que têm ligações aéreas diretas para Portugal.
O Turismo de Portugal estima que esta campanha seja capaz de gerar “aproximadamente 55 milhões de impressões” e venha a ter um “impacte em cerca de 12 milhões de transeuntes e utilizadores dos aeroportos”.
“No âmbito do plano de atuação delineado pelo Turismo de Portugal há também o objetivo de captar, diversificar e reforçar as rotas áreas dos EUA para Portugal, tendo em conta as cidades de origem, as companhias e as cidades de destino. Aliás, o crescimento do mercado em matéria de conectividade tem sido evidente, tendo o verão de 2022 atingido praticamente o nível de 2019”, acrescenta o Turismo de Portugal.
Na informação divulgada, o organismo de promoção turística explica que os EUA “têm-se afirmado nos anos recentes como um dos mercados turísticos mais relevantes para Portugal, registando até setembro de 2022, e em comparação com 2019, crescimentos de 21,6 e 22,4% respetivamente nos indicadores do número de hóspedes e dormidas”.
“Estes números colocam presentemente o mercado dos EUA como o 4º principal mercado emissor para Portugal e o 5º em termos de dormidas. Em relação às receitas turísticas o mercado registava no acumulado do ano (jan a set) deste ano um aumento de 48% face ao mesmo período de 2019”, acrescenta o comunicado.
Para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, esta ação tática “muito pertinente” justifica-se porque os EUA são um mercado “cada vez mais importante para Portugal” e que tem apresentado indicadores turísticos “extraordinários”.
“Se, em 2021, os EUA já eram o 6.º mercado turístico da procura externa para o destino Portugal, em 2022 irão assumir uma posição ainda mais importante, contribuindo para a diversificação de mercados emissores. Este plano estratégico de comunicação, especialmente desenhado para este mercado, apresenta Portugal não só como o grande país que é, mas sobretudo como destino turístico fascinante e único no mundo”, acrescenta Luís Araújo.
Recorde-se que o Turismo de Portugal lançou sexta-feira, 18 de novembro, a campanha ‘Close to Us’ em Times Square, em Nova Iorque, nos EUA, convidando os norte-americanos a conhecerem Portugal através de vídeos de projetaram o país ao longo de uma hora nos ecrãs desta conhecida praça novaiorquina.
“O Turismo de Portugal “entregou” cada um dos ecrãs de Times Square a portugueses para que estes pudessem mostrar ao mundo o melhor que o país tem – as pessoas e o seu património natural e histórico, bem como passar a mensagem de que o turismo do futuro se faz de maneira responsável e sustentável, contribuindo para um planeta melhor”, explica o Turismo de Portugal.
Com esta campanha, o Turismo de Portugal pretendeu mostrar a “diversidade da oferta turística de Portugal e das suas regiões, em particular o que tem mais impacto no público americano (sem esquecer, contudo, todas as outras nacionalidades que passam por esta praça emblemática e palco do mundo)”.
Além das imagens do país, a campanha contou também com o lançamento da mais recente figura de cera do museu Madame Tussauds New York, Cristiano Ronaldo, que vai ficar patente no museu num espaço dedicado ao atleta português denominado: The CR7 Experience.
O Turismo de Portugal relembra ainda que, em 2018, na mesma praça, Times Square, já tinha sido realizada uma ação de ativação de marca com foco nas ondas portuguesas, mostrando Portugal como destino de Surf e destacando a onda gigante da Nazaré, a maior onda surfada do mundo, numa ação que impactou globalmente cerca de 300 milhões de pessoas.