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Canto das Fontes lança franchising de glamping de luxo

O Eco-Glamping da Madeira – Canto das Fontes, com o apoio do Turismo de Portugal, quer replicar este conceito, tanto em Portugal continental como nas ilhas, onde se possa desfrutar da natureza.

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O Eco-Glamping da Madeira – Canto das Fontes, com o apoio do Turismo de Portugal, quer replicar este conceito, tanto em Portugal continental como nas ilhas, onde se possa desfrutar da natureza.

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O Turismo de Portugal selecionou o Eco-Glamping da Madeira – Canto das Fontes para fazer parte do programa de aceleração de empresas inovadoras no setor do Turismo – Push4Tourism gerido pela Gesentrepreneur. A ideia passa por replicar o sucesso obtido na Ponta do Sol – Madeira, por onde já passaram três mil pessoas, criando outros espaços únicos para desfrutar da Natureza em Portugal Continental e Ilhas.

A empresa madeirense procura agora terrenos com características únicas, vistas privilegiadas, afastados de estradas ou ruídos, e com acesso a água, para criar o “oásis” que caracteriza a experiência oferecida

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Este projeto, lançado em 2015 na Madeira, teve, desde o seu início, grande projeção internacional, beneficiando da cobertura mediática de jornais como o britânico The Guardian, entre outros, contando ainda com cerca de mil reviews de cinco estrelas.

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Diz a empresa, em nota de imprensa, que a taxa de ocupação de 90% durante todo o ano, de mais de 60 nacionalidades diferentes, e a grande procura do espaço, foi a grande motivação do fundador Roberto Varela em querer proporcionar a experiência a um maior número de pessoas, e de fazer crescer o projeto ao mesmo tempo que espera contribuir para um Turismo cada vez mais sustentável e amigo do ambiente.

O Canto das Fontes nasceu através da recuperação de um terreno familiar, mas não é o único projeto do empreendedor na área do Turismo. Roberto Varela é também responsável por transformar, igualmente na Madeira, uma gruta antiga em alojamento, o  – Atlantis Beach Cave.

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Comissário europeu para os Transportes e Turismo quer criar estratégia de turismo sustentável

O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surgiu depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

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O Comissário europeu para os Transportes e Turismo, Apóstolos Tzitzikóstas, pretende realizar consultas alargadas com vista ao desenvolvimento de uma futura estratégia de turismo sustentável, ideia que surge depois dos protestos anti-turismo em vários destinos europeus.

“Temos visto residentes a protestar contra a sobrelotação, contra o custo do alojamento e contra a pressão ambiental em alguns destinos-chave”, disse Apóstolos Tzitzikóstas, em declarações à Euronews, numa entrevista durante a cimeira “Destination Europe”, organizada em conjunto pela Euronews e a European Travel Commission (ETC).

Apóstolos Tzitzikóstas referia-se, essencialmente, aos movimentos anti-turismo registados em Espanha, em relação aos quais pretende saber “o que está em causa e como a UE deve agir, partilhar as melhores práticas e recolher dados essenciais para gerir melhor os fluxos”.

Segundo o comissário europeu, a atividade turística deve ser desenvolvida de forma responsável, atraindo visitantes que valorizem experiências autênticas, apoiando as empresas locais e incentivando mais viagens fora da época alta para locais que fiquem “fora dos circuitos habituais”.

“É por isso que, este ano, vamos proceder a consultas alargadas com as partes interessadas. Quero ouvir os que estão no terreno, todos vós, para podermos definir as prioridades certas para a nossa estratégia de turismo sustentável. E o financiamento será, de facto, a chave”, afirmou, acrescentando que a tarefa exigirá “colaboração entre setores, fronteiras e diferentes níveis governamentais”.

A Euronews lembra que Apóstolos Tzitzikóstas foi governador da região turística da Macedónia Central durante 12 anos e presidente do Comité das Regiões Europeu, sendo o primeiro comissário europeu com uma pasta dedicada ao turismo, o que o torna próximo destes temas.

“O turismo é um tema que me é muito caro e que estou empenhado em apoiar com todo o meu coração e toda a minha força”, garantiu Tzitzikóstas, acrescentando que o seu objetivo é “exibir a Europa como um destino de viagem seguro, sustentável e excecional, atraindo viajantes internacionais e nacionais”.

 

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Estudo da TUI confirma que viajar rejuvenesce

Após as férias, os viajantes sentem-se, em média, 4,2 anos mais jovens, apurou um estudo da TUI, realizado pela YouGov, que teve como foco a Alemanha mas cujas conclusões se podem também aplicar a Portugal.

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Após as férias, os viajantes sentem-se, em média, 4,2 anos mais jovens, apurou um estudo da TUI, realizado pela YouGov, que teve como foco a Alemanha mas cujas conclusões se podem também aplicar a Portugal.

“Embora o estudo tenha como foco a Alemanha, as preferências dos portugueses seguem tendências semelhantes, valorizando o contacto com a natureza, o bem-estar e o tempo de qualidade com os entes queridos como formas de recarregar energias”, indica a TUI, num comunicado enviado à imprensa.

Na Alemanha, a natureza, o bem-estar e a cultura são apontados como as principais formas de relaxar durante as férias, numa tendência que, segundo a TUI, também se aplica a Portugal.

“Segundo um inquérito da TUI, os fatores que mais contribuem para o bem-estar durante as férias incluem atividades ao ar livre (85%), momentos de descontração e autocuidado (79%), tempo com a família e amigos (75%) e desligar do trabalho (72%)”, acrescenta a TUI.

O operador turístico explica que estas “prioridades alinham-se com as escolhas dos portugueses, que valorizam cada vez mais experiências que combinem natureza, tranquilidade e enriquecimento cultural”.

“De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), é possível observar-se um aumento na procura por escapadinhas que privilegiam o contacto com a natureza e a desconexão. Paralelamente, a Phocuswright aponta para um interesse crescente em ofertas que promovam uma ligação mais profunda com o ambiente”, justifica a TUI.

Segundo este estudo, 37% dos alemães dizem sentir-se rejuvenescidos após as férias, com 22% destes inquiridos a admitir mesmo que viajar os faz sentir até cinco anos mais jovens, enquanto 15% relatam uma sensação de rejuvenescimento ainda mais acentuada.

“Estes dados demonstram o impacto positivo das viagens no bem-estar físico e na saúde mental, reforçando o poder transformador de umas férias bem aproveitadas”, refere também a TUI.

Além deste estudo, a TUI invoca também um estudo da Universidade Edith Cowan, na Austrália, que confirma igualmente esta relação, apurando que “viajar melhora o humor e pode até retardar os sinais de envelhecimento”.

“Fatores como a atividade física, a interação social e a exposição a novos ambientes desempenham um papel essencial, fortalecendo o sistema imunitário e estimulando o metabolismo. Em suma, o sistema de autodefesa do organismo torna-se mais forte. Viajar não é apenas lazer: também contribui significativamente para a saúde física e mental”, explica Fangli Hu, diretor do estudo da Universidade Edith Cowan.

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ONU Turismo abre candidaturas para Melhores Vilas Turísticas 2025

A ONU Turismo abriu inscrições para a edição de 2025 de sua iniciativa Best Tourism Villages, um compromisso contínuo da Organização com o avanço do turismo rural como catalisador para oportunidades, desenvolvimento sustentável e inclusão, preservação cultural e crescimento sustentável. As candidaturas encerram a 19 de maio de 2025.

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Desde o seu início em 2021, a iniciativa ganhou reconhecimento global. Nas quatro edições anteriores, a ONU Turismo recebeu mais de 800 inscrições de mais de 100 países. Hoje, a Rede das Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo inclui 254 membros em todo o mundo: mais de 180 vilas reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas e 70 participantes do Programa de Atualização, representando quase 60 países em cinco regiões do mundo.

As Melhores Vilas Turísticas da ONU Turismo celebram destinos rurais onde o turismo serve como um catalisador para oportunidades, preservação cultural e crescimento sustentável

Referindo-se a esta iniciativa, o Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, sublinha que “ao aproveitar os seus ativos únicos, essas vilas criam oportunidades para crescimento económico, salvaguardam tradições locais e promovem uma melhor qualidade de vida para as suas comunidades”.

Os Estados-membros da ONU Turismo são convidados a enviar até oito vilas candidatas por através das suas respetivas administrações nacionais de turismo, e as reconhecidas como Melhores Vilas Turísticas de 2025 serão anunciadas no terceiro trimestre do ano, por ocasião de um evento da ONU Turismo.

Um Conselho Consultivo externo composto por especialistas globais avaliará as inscrições com base em nove áreas principais: Recursos Culturais e Naturais; Promoção e Conservação de Recursos Culturais; Sustentabilidade Económica; Sustentabilidade Social; Sustentabilidade Ambiental; Desenvolvimento do Turismo e Integração da Cadeia de Valor; Governança e Priorização do Turismo; Infraestrutura e Conectividade; Saúde, Segurança e Proteção.

Ao combinar esforços para valorizar e preservar paisagens rurais, diversidade cultural e sistemas de conhecimento, a iniciativa promove estratégias inovadoras de turismo alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

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Iberia retoma operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho

Além da operação sazonal para Ponta Delgada, que regressa a 7 de junho, com três frequências por semana, a Iberia vai também retomar os voos de verão para Faro e Funchal, assim como manter os voos de Lisboa e Porto que operam todo o ano e que, nesta temporada, vão contar com 36 e 28 frequências por semana, respetivamente.

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A Iberia vai retomar a sua operação sazonal para Ponta Delgada a 7 de junho, disponibilizando três frequências por semana entre a capital espanhola e a capital açoriana, avança a companhia aérea em comunicado.

“Este é o terceiro ano consecutivo em que a Iberia oferece esta rota”, lê-se no comunicado enviado pela companhia aérea, que adianta as novidades da Iberia para a próxima temporada de verão.

Além de Ponta Delgada, a Iberia vai também retomar as operações para Faro e Funchal, ambas com cinco voos por semana, numa oferta que é ainda complementada com os voos para Lisboa, com a companhia aérea a prever realizar até 36 frequências semanais, e para o Porto, que vai contar com até 28 frequências semanais.

As operações da Iberia para Ponta Delgada, Faro e Funchal fazem parte das novidades da Iberia para o verão de 2025 na Europa, que foram anunciadas esta quinta-feira, 6 de fevereiro, em conjunto com a programação da companhia aérea a nível global.

Na Europa, a Iberia vai concentrar “o crescimento nos seus principais mercados”, concretamente França e Itália, com a companhia aérea a anunciar que “Paris terá quatro frequências semanais adicionais neste verão”, pelo que a Iberia vai disponibilizar “até onze voos diretos por dia”.

No caso de Itália, a Iberia vai aumentar a oferta para Roma com cinco frequências adicionais por semana, “oferecendo entre seis e sete voos diários, dependendo do dia da semana, para coincidir com o Ano Jubilar em Roma em 2025”.

Também em Itália, a Iberia volta a operar para a Catânia, Olbia, Cagliari e Palermo, com a companhia aérea a indicar que está a planear disponibilizar “a mesma oferta de 2024” para estes destinos.

Bruxelas e Viena, na Bélgica e Áustria, também vão ganhar voos este verão, passando a contar com “mais duas frequências semanais, totalizando quatro voos diretos por dia cada”.

Ainda na Europa, a Iberia vai também retomar as operações sazonais para Tirana, na Albânia, a partir de 7 de junho, disponibilizando até três voos semanais, enquanto os voos para Liubliana, na Eslovênia, regressam a 27 de julho, com duas ligações semanais.

De regresso estão ainda os voos para as Ilhas Gregas, com a Iberia a planear cinco a seis voos semanais para Santorini e Mykonos, a partir de junho, enquanto Corfu vai chegar às sete frequências por semana em agosto.

Além das ilhas, a Iberia prevê também reforçar os voos para Atenas, capital grega, disponibilizando até 30 frequências semanais durante agosto, mais três do que aconteceu no mesmo período de 2024.

Na Europa, a Iberia vai ainda regressar, durante o verão, a Dubrovnik, Zagreb e Split, na Croácia, programando até 17 voos semanais, mais dois do que em 2024 no caso de Dubrovnik; até nove frequências  por semana para Zagreb, igualando o ano passado; e até nove voos semanais para Split, o que também constitui a mesma oferta do ano passado.

“No total, a Iberia oferecerá 16 milhões de assentos em voos de curto e médio curso, o mesmo número de 2024”, resume a companhia aérea, na informação divulgada esta quinta-feira.

EUA com 140 voos por semana e aumento para São Paulo

A oferta da Iberia para o próximo verão conta ainda com 3,2 milhões de assentos entre Europa e a América Latina, o que corresponde a uma subida de 4% face ao verão de 2024.

“No dia 30 de março começa a temporada de verão para o setor turístico, no qual a Iberia planejou um aumento de capacidade em praticamente todos os mercados”, lê-se na informação divulgada pela transportadora.

Na América Latina, a transportadora aérea conta aumentar as frequências para Buenos Aires, na Argentina, e São Paulo, no Brasil, passando a disponibilizar mais três voos por semana em cada destino, o que leva a que Buenos Aires passe a contar com 21 frequências semanais ou três voos diários, enquanto São Paulo vai ter 14 frequências semanais, “consolidando os dois voos diários”.

Lima, no Peru, vai ainda ter uma frequência adicional a partir de maio, passando a dois voos diários, enquanto o México e Bogotá “manterão o serviço triplo diário neste verão” e Montevidéu e Quito ficam com voo um diário.

Já Santiago do Chile terá 10 frequências semanais durante a primeira parte da temporada, passando a 11 voos por semana a partir de junho, com a Iberia a prever ainda manter as cinco frequências semanais para o Rio de Janeiro, entre três e cinco voos semanais para Caracas, dependendo do mês, e ainda três frequências semanais para Guayaquil.

Na América Central e no Caribe, a oferta também permanece semelhante à de 2024, com Porto Rico, Santo Domingo, Costa Rica, Guatemala e San Salvador a manterem os voos diários, enquanto o Panamá terá até quatro frequências semanais e Havana continuará com três frequências por semana.

“Em 2025, a conectividade estará no seu nível mais alto de todos os tempos, superando até mesmo os números do ano passado, com 3,2 milhões de assentos entre as duas regiões, 4% a mais que em 2024. Isso significa mais de 300 voos por semana, refere a Iberia.

Estratégico continua também a ser o mercado dos EUA, com a companhia aérea a estimar a realização de 140 voos semanais entre os EUA e Espanha, assim como a introdução dos novos aviões A321XLRs nos próximos meses, o que “reforçará a aposta da Iberia nos Estados Unidos, país com maior número de destinos na rede intercontinental da companhia aérea”.

O aumento de oferta previsto para os EUA no próximo verão representa, segundo a Iberia, um crescimento de 1,1 milhões de assentos, 14% a mais que no mesmo período do ano passado.

Nova Iorque (dois voos diários), Chicago (um voo por dia), Miami (dois voos diários), Dallas Fort Worth (um voo por dia), Los Angeles (um voo diário), São Francisco (três frequências semanais), Boston (dois voos diários) e Washington (um voo por dia), são os destinos para onde a Iberia continua a voar sem escalas este verão.

A Iberia explica que Boston e Washington são os destinos nos EUA que “terão o maior crescimento neste verão”, uma vez que a oferta para Boston duplica a partir de junho face ao verão do ano passado, enquanto para Washington passam a existir sete voos por semana, quando no verão de 2024 existiam apenas quatro ligações semanais.

“Ambos os destinos serão operados pela nova aeronave A321XLR, um modelo de fuselagem estreita com capacidade para cruzar o Atlântico, do qual a Iberia tem sido a companhia aérea de lançamento no mundo”, acrescenta a companhia aérea.

Japão e Qatar mantêm número de voos

A oferta da Iberia fica ainda completa com os voos para o Japão e Qatar, destinos que não devem contar, este verão, com qualquer reforço de oferta, com a Iberia a planear manter as três frequências semanais para Tóquio, cuja rota abriu em outubro de 2024  e regista uma ocupação superior a 90%.

“Nesta temporada de verão, o número de frequências será mantido, com cerca de 63.000 assentos oferecidos de abril a outubro”, indica a Iberia, na informação divulgada relativamente ao Japão.

Já para o Qatar, a Iberia vai disponibilizar um voo diário direto entre Madri e Doha, igualando a oferta que já tinha sido disponibilizada no verão de 2024 e que volta a ser complementada com os dois voos adicionais em codeshare com a Qatar Airways.

“Isso significa que será possível voar entre Madri e Doha três vezes por dia. Esta rota permite não apenas viagens ponto a ponto, mas também conecta Doha a 49 destinos na Ásia, 17 em África, 18 no Oriente Médio e seis na Oceania”, refere ainda a companhia aérea.

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Programa de Formação e Integração de Migrantes: 5 mil inscritos, mais de mil vagas abertas para 329 empresas

Mais de cinco mil migrantes inscritos e mais de mil vagas abertas por 329 empresas candidatas é ponto de situação do Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia.

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As 329 empresas que aderiram ao “Programa de Formação e Integração de Migrantes e Beneficiários de Proteção Internacional no Setor do Turismo”, uma das medidas do programa governamental “Acelerar a Economia”, disponibilizam 1299 vagas para estágios, bem mais do que estava inicialmente previsto, que eram mil. Segue-se a seleção dos migrantes que vão fazer a formação e estágio, dos 5378 que se candidataram.

Esta fase de candidaturas, de acordo com comunicado do Turismo de Portugal, ficou marcada pela diversidade de nacionalidades dos candidatos, ao todo 75 origens diferentes. Os países mais representados são o Brasil, seguido de Angola, Índia, Nepal, Paquistão e Bangladesh. Registaram-se ainda inscrições de países como Peru, Colômbia e Argentina.

Relativamente à distribuição geográfica, Lisboa foi o distrito com maior número de candidatos, 1821, seguida do Porto com 931 e Setúbal com 567. Mais de metade dos candidatos tem o equivalente ao ensino secundário, 59% são do género feminino e 41% do masculino.

Relativamente às empresas, a adesão também superou as expetativas, observa o Turismo de Portuga, o que levou já à decisão de aumentar o programa, para poder preencher todas as vagas de estágio disponíveis. As áreas mais representadas são a hotelaria, restaurante/bar, padaria e pastelaria, restauração, alojamento local, turismo em espaço rural e turismo de habitação, catering e animação turística.

Sublinhe-se a diversidade de empresas por setor, uma vez que se candidataram a este programa desde grandes grupos, que submeteram muitas vagas para funções diferentes na organização, até microempresas.

Para Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, o Programa Integrar para o Turismo – uma das 60 medidas que constituem o Programa lançado pelo Governo ‘Acelerar a Economia’ “é uma das iniciativas que, ao reforçar a qualificação da mão de obra e, simultaneamente promover a inclusão social, vem contribuir não só para o fortalecimento da competitividade e resiliência das empresas do sector, mas também torna Portugal num destino ainda mais sustentável, inovador e atrativo.”

Já Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, classifica que “a adesão significativa ao Programa Integrar para o Turismo de migrantes e empresas significa que este é um programa que responde às necessidades reais sentidas no país”.

Por outro lado, considera que “também simboliza a força do compromisso do Turismo de Portugal em apostar na qualificação dos profissionais e em tornar o turismo um bom exemplo de integração”.

O presidente do Turismo de Portugal salienta ainda que “num período marcado por desafios demográficos e de recursos humanos em diversas áreas de atividade, esta iniciativa reforça a importância do turismo como um motor de inclusão e desenvolvimento económico, beneficiando tanto os trabalhadores como as empresas que os acolhem.”

A primeira fase do programa focou-se na mobilização de migrantes e empresas, garantindo uma base sólida para as próximas etapas. Com a formação prestes a iniciar-se, espera-se que a integração dos profissionais ocorra de forma estruturada e eficaz, consolidando o turismo como um setor atrativo e sustentável para quem procura novas oportunidades em Portugal.

Após a seleção dos mil migrantes que vão integrar o programa serão constituídos 40 grupo de formação com 25 cada um. Esta fase vai decorrer em toda a Rede de Escolas do Turismo de Portugal e eventualmente em cidades onde, não havendo estas instituições de ensino escola do Turismo de Portugal, mas onde seja possível fechar parcerias para o efeito.

Depois da formação, a colocação dos primeiros migrantes nas empresas vai começar a 1 de junho, sendo que até final de outubro todos os estágios terão de se ter iniciado.

O Programa Integrar para o Turismo insere-se numa iniciativa estratégica que visa responder aos desafios do setor através da qualificação e integração de migrantes no mercado de trabalho. Assente em cinco grandes objetivos estratégicos, esta iniciativa pretende facilitar a capitalização e consolidação das empresas, melhorar o acesso a financiamento, promover o empreendedorismo e a inovação, incentivar práticas sustentáveis e potenciar a criação de clusters setoriais. Com uma abordagem integrada e alinhada com os desafios atuais, o programa Acelerar a Economia pretende criar condições mais favoráveis para o desenvolvimento empresarial, estimulando o investimento, a criação de emprego e a modernização da economia portuguesa.

O Programa Integrar para o Turismo assenta ainda numa parceria estratégica entre três entidades que representam os 3 eixos fundamentais do programa: Migração / AIMA – Agência para a Imigração e Mobilidade; Formação / Turismo de Portugal através Rede de Escolas de Hotelaria e Turismo; Empregabilidade / Confederação do Turismo de Portugal.

 

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75 anos: APAVT reuniu em Lisboa várias dezenas de membros de antigos e atuais corpos sociais

A APAVT reuniu, em Lisboa, em jantar comemorativo dos seus 75 anos, cerca de 80 membros que, ao longo destes anos integraram os corpos sociais da Associação. O atual presidente, Pedro Costa Ferreira, destacou o contributo de cada um na construção do legado da APAVT e na evolução do turismo nacional.

Foi um momento de partilha de todos os que fizeram e fazem parte da história da APAVT. Por isso, esta direção pretendeu, para assinalar os 75 da Associação, homenagear este percurso e refletir sobre os novos desafios e oportunidades. “É esta a história que hoje celebramos, é a história do setor, das agências de viagens e dos agentes de viagens que construíram a história da nossa Associação, e como dizia o jornalista Belmiro Santos, é uma história que se confunde com a história do próprio turismo”, afirmou o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira. As comemorações decorrerão durante todo o ano, com uma série de momentos com os agentes de viagens, culminando em Macau, com a realização do seu 50º Congresso Nacional, que decorrerá de 2 a 5 de dezembro de 2025.

De destacar a presença no jantar dos antigos presidentes da APAVT, Carlos Gonçalves Luís, Atílio Forte, João Pombo, Vítor Filipe e João Passos, bem como do presidente da CTP, Francisco Calheiros.

Para além de ter realçado que o setor da distribuição turística vive o seu melhor momento de sempre, “e se nada de inesperado acontecer, teremos um 2025 como o melhor ano de sempre”, tendo em conta o ritmo das reservas, o que espelha um mercado em crescimento, Pedro Costa Ferreira afirmou, no seu discurso, durante o jantar, que “este é também o melhor momento da APAVT, porque em termos financeiros a Associação está absolutamente consolidada, o que tem só um significado: a nossa independência está garantida”.

Por outro lado, “temos boas relações institucionais com todos os stakeholders, temos uma capacidade de influência como nunca tivemos, uma presença importante na Confederação Europeia como da Confederação do Turismo de Portugal, representamos mais de mil balcões e havendo registos de sede, desde 2002, hoje temos o maior número desde que há registos, e nesta quinta-feira serão anunciados a entrada de mais 10 associados”, realçou Pedro Costa Ferreira.

Já Francisco Calheiros destacou o quão tem sido determinante a APAVT, Associação que acompanha há muitos anos e tendo inclusive pertencido aos corpos sociais, em defesa do setor das agências de viagens, e agora, na CTP, em defesa do turismo nacional, sendo “uma das associações mais atuantes e sempre disponível”, disse.

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Ryanair compromete-se a reabrir base de Ponta Delgada em oito anos se governo aceitar plano com condições

Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, esteve esta quarta-feira, 5 de fevereiro, em Lisboa para dar a conhecer as novidades da Ryanair para o verão de 2025.

Inês de Matos

A Ryanair compromete-se a reabrir a base de Ponta Delgada, nos Açores, num prazo de oito anos, se o Governo português aceitar um plano que prevê a duplicação do tráfego da companhia aérea em Portugal, mas que conta também com condições específicas, revelou esta quarta-feira 5 de fevereiro, Michael O’Leary, CEO do Grupo Ryanair, numa conferência de imprensa em Lisboa.

“Assim que o Governo português adote o nosso plano de duplicação de tráfego, nos próximos oito anos reabriremos a base de Ponta Delgada”, disse o responsável em resposta a uma questão do Publituris.

Michael O’Leary começou por afirmar que a base açoriana não era “uma das mais rentáveis” para a Ryanair, sendo até difícil para a companhia aérea manter aviões ali baseados, mas mas mostrou-se disposto a reabrir Ponta Delgada, caso o Governo português aceite um plano com condições específicas.

“Uma das propostas que fizemos ao Governo português foi que, se aumentasse a capacidade na Portela, e persuadisse a ANA a reduzir o seu monopólio de taxas elevadas e sempre em crescimento, retribuiríamos com um crescimento de 100%, duplicaríamos o nosso tráfego em Portugal nos próximos oito anos e isso envolvia a reabertura da base de Ponta Delgada”, revelou o responsável.

O CEO do Grupo Ryanair aproveitou para criticar a opção do Governo português por Alcochete em detrimento do Montijo para o novo aeroporto, considerando que a escolha empurra a chegada da infraestrutura para 2040 ou 2050 e essa, disse, “não é a solução”.

“Entretanto, não há crescimento”, acrescentou, pedindo a abertura imediata do aeroporto do Montijo e a ampliação da capacidade da Portela, que diz estar a ser limitada por “restrições artificiais” para proteger a TAP, assim como o fim do “monopólio de taxas elevadas da ANA – Aeroportos de Portugal”.

O plano da Ryanair que prevê a reabertura da base de Ponta Delgada, estima um crescimento do número de passageiros transportados em Portugal de 13 para 27 milhões até 2030, assim como a duplicação de rotas para mais de 320, incluindo a abertura de 16 novas ligações, e ainda a aposta em aeroportos regionais para gerar crescimento na época baixa.

 

 

Sobre o autorInês de Matos

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Turismo Acessível em Portugal vai ser certificado

O Turismo de Portugal acaba de lançar uma certificação, através da Norma Portuguesa ISO 21902:2022, para classificar a oferta turística em termos de acessibilidade, que visa promover o nosso país como destino turístico inclusivo e acessível.

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Trata-se de um passo pioneiro a nível internacional uma vez que, até à data, nenhum outro país estruturou uma certificação nacional de Turismo Acessível, através do cumprimento da Norma Internacional ISO 21902:2021, que abrange um vasto conjunto de requisitos e recomendações para garantir que os destinos, serviços e infraestruturas turísticas sejam acessíveis a todos.

A certificação, emitida por organismos acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, mediante auditoria às condições de acessibilidade dos espaços candidatos, é de adesão voluntária e é mais uma ferramenta para que os operadores turísticos se diferenciem positivamente no mercado.

De modo a apoiar os operadores turísticos na implementação das melhorias necessárias, as linhas de financiamento do Turismo de Portugal contemplam despesas relacionadas com acessibilidade, tornando esta certificação uma oportunidade estratégica para os agentes do setor.

Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, considera que “a acessibilidade é um pilar fundamental de um turismo de qualidade e sustentável”, daí que, conforme avança, esta certificação, “o Turismo de Portugal dá mais um passo para tornar Portugal um destino verdadeiramente inclusivo, assegurando que todos possam usufruir da nossa oferta turística com conforto e dignidade.”

O Turismo de Portugal assegura que vai continuar a promover e sensibilizar o setor para a importância da certificação, incentivando os agentes turísticos a adotarem práticas que garantam uma experiência acessível a todos os visitantes.

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Rui Ventura apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal

O presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Ventura, é apontado à liderança da Turismo Centro de Portugal, cujas eleições estão marcadas para 27 de março.

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A notícia é avançada na edição desta quarta-feira do “Diário de Coimbra”, segundo o qual a escolha do presidente da autarquia de Pinhel para suceder no cargo a Raul Almeida, falecido em dezembro, parece ser consensual.

Rui Ventura, que termina este ano o seu terceiro mandato à frente desta autarquia do distrito de Guarda, já não poderá recandidatar-se à Câmara de Pinhel por ter atingido o limite de mandatos, que ficaram marcados pela aposta no setor do turismo e na captação de turistas para o território.

Recorde-se que Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, assumiu a sua liderança, de forma interina, após o falecimento de Raul Almeida, a 27 de dezembro de 2024, vítima de doença prolongada, tendo garantido a continuidade dos projetos e da estratégia da Entidade Regional de Turismo para o território. Recorde-se que Raul Almeida foi eleito em 2023, tendo substituído Pedro Machado, atual secretário de Estado do Turismo.

O processo de eleição do novo presidente, iniciado pela Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e a Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, deverá acontecer na próxima assembleia-geral, no dia 27 de março, envolvendo representantes dos 100 municípios que compõem a TCP, bem como um leque vasto de agentes privados do setor.

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Turismo de Luxo: Grupo Wine Tourism in Portugal prevê volume de negócios de 3M€ este ano

O Grupo Wine Tourism in Portugal, com sede no Porto, e considerado já uma referência de turismo de luxo no país prevê alcançar 3 milhões de euros de faturação este ano, quase o dobro do registado em 2024, e pretende cimentar a sua estratégia de internacionalização.

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Há cada vez mais visitantes a procurarem experiências únicas e personalizadas que permitam absorver todo o encanto e magia do nosso país. Assim, dos Estados Unidos da América à Austrália, Itália, Brasil e Escandinávia, os roteiros exclusivos desenhados à medida do grupo Wine Tourism in Portugal suscitam a curiosidade dos viajantes, que procuram, sobretudo, luxo.

Cruzeiros vínicos, reservas em restaurantes com estrelas Michelin com presença dos chefs premiados, visitas privadas às caves e adegas mais antigas, bem como a museus e monumentos históricos, estão entre as experiências mais requisitadas às marcas do grupo, tanto no segmento de lazer quanto no corporativo.

 

Com três marcas associadas (WINTP – Wine Tourism in Portugal, Luxury Tours in Portugal e ExperienceA), e contando com uma equipa altamente especializada em turismo, o grupo, há 10 anos no mercado, prevê alcançar, em 2025, os 3 milhões de faturação, quase o dobro do registado em 2024. Para este ano, conforme dá conta, perspetiva, também, a entrada em novos países, nomeadamente Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, México, Argentina, China e Japão, e a oferta de dois novos destinos, Espanha e França, de forma a cimentar a sua estratégia de internacionalização.

Segundo adianta Silvia Ferreira, fundadora e CEO do grupo Wine Tourism, Portugal tem-se afirmado como um destino de luxo em vários setores, existindo um crescimento muito consistente na procura pelo turismo. “Já não são apenas os turistas internacionais que procuram este tipo de experiências sofisticadas e personalizadas, que vão muito além do convencional, também temos muitos portugueses a contactarem-nos para viverem estes roteiros autênticos dentro do seu próprio país”.

 

A gestora revela que “o nosso compromisso é cuidar de cada detalhe para garantir a melhor experiência, que pode ser entregando um vinho apreciado durante a experiência diretamente em sua casa, nos Hamptons, Londres, Dubai ou Rio de Janeiro, reforçando que “acreditamos que um serviço excecional é o que realmente encanta e fideliza”.

No mercado há pouco mais 10 anos, a empresa nasceu como um portal dedicado exclusivamente à prestação de serviços no setor da gastronomia e do vinho, detalhando a informação turística sobre enoturismo, permitindo também a compra online de serviços turísticos diversificados e personalizados para cada utilizador. Hoje, com três marcas associadas, a empresa organiza “viagens personalizadas que envolvem os clientes no charme e na autenticidade da rica cultura do vinho e da gastronomia em Portugal e promove o país como um dos principais destinos mundiais de enoturismo”, disse.

 

O WINTP – Wine Tourism in Portugal, lançada em 2014, com o mesmo nome da empresa, oferece um portal de reservas cômodo e seguro, incluindo diversas experiências vínicas e gastronômicas, cruzeiros vínicos, Spa e bem-estar, arte e cultura, golfe, aventura e natureza, abrangendo todo o território português, incluindo as ilhas. Organiza também viagens personalizadas que envolvem os clientes no charme e na autenticidade da rica cultura do vinho e da gastronomia em Portugal. As experiências são feitas à medida e captam a essência dessa tradição vibrante, com itinerários personalizados que combinam o encanto de quintas e herdades – desde as mais antigas às mais modernas – situadas em paisagens deslumbrantes, onde a tradição e a inovação se cruzam.

 

Já a Luxury Tours in Portugal surgiu da necessidade de elevar o nível das experiências oferecidas pela marca Wine Tourism in Portugal, posicionando-se como uma marca de concierge de luxo em Portugal. Transforma os desejos mais ilimitados dos clientes em experiências únicas e personalizadas, garantindo a máxima privacidade, sofisticação e exclusividade. Todas as viagens são acompanhadas com a máxima precisão e detalha, de forma a assegurar a excelência da qualidade.

 

Finalmente, a ExperienceA dedica-se à criação de experiências corporativas e eventos premium e exclusivos, desenhados para elevar o compromisso empresarial, tanto a nível nacional quanto internacional. Desde momentos de celebração e eventos de networking até iniciativas para fortalecer laços comerciais, criam eventos alinhados à visão de cada cliente, transformando esses momentos em ocasiões inesquecíveis que destacam a essência de cada marca.

 

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