Açores querem chegar este ao Nível III de Prata em sustentabilidade
O III Encontro do Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores, órgão instituído por Resolução do Conselho do Governo, no âmbito dos requisitos de certificação da região como “Destino Turístico Sustentável”, acaba de acontecer, em sessão presidida pela secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

Publituris
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Portugal é país convidado de honra na Feira do Livro de Praga 2025
FLOA e GEA Portugal melhoram experiência de compra no setor das viagens com solução Buy Now Pay Later
Turkish Airlines passa a ligar diariamente Sevilha a Istambul a partir de setembro
Ilhas da Macaronésia buscam objetivos comuns na área do turismo
Depois de Espanha turismo de Albufeira mostra-se no mercado norte-americano
Na ocasião, segundo Berta Cabral, conforme informação veiculada no site oficial do Governo Regional, este “é um momento único ao longo do ano, onde é possível partilhar visões e experiências, debater ideias e propostas, e mobilizar forças e vontades”, visando o desenvolvimento sustentável dos Açores.
Na reunião, foram debatidas questões relativas ao processo de certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável” e à estratégia para o desenvolvimento do turismo, avaliando, de forma sucinta os meses de pico de procura e perspetivando novas oportunidades de evolução para os próximos anos.
Berta Cabral recordou, ainda segundo a mesma fonte, que os Açores se mantêm como a primeira e única região arquipelágica no mundo com esta certificação e estão a trabalhar para garantir o Nível de III de Prata já este ano, de modo a chegar ao Nível Ouro em 2024.
“É importante dizer que os Açores, apesar de serem um destino jovem, vão à frente nestas questões, pois há destinos concorrentes e muito mais maduros que estão a procurar fazer o mesmo caminho que nós, e quando nos tentam seguir é sinal de que aquilo que estamos a fazer está bem feito”, salientou a governante regional.
Estimando a conclusão, no próximo ano, a revisão do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, Berta Cabral adiantou que “a sustentabilidade terá um papel central na nova versão da estratégia de promoção da região, mas, sobretudo, no desenvolvimento de toda a cadeia de valor do setor”.
O Comité Consultivo para a Sustentabilidade do Destino Turístico Açores é constituído por entidades públicas, associativas ou privadas, com interesse, direto ou indireto, em alguma temática do desenvolvimento sustentável da Região, e tem como missão o acompanhamento e o envolvimento no processo de certificação dos Açores como “Destino Turístico Sustentável”; na gestão da atividade turística; no acompanhamento da atividade do Açores DMO; e na implementação do PEMTA – Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores.