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W2M reorganiza estrutura diretiva em Espanha

A divisão de viagens do Grupo Iberostar reformulou a sua estrutura diretiva em Espanha, numa reorganização que afeta tanto a distribuição como a gestão hoteleira e que visa contribuir para o “reforço do projeto”.

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A World2Meet (W2M), a divisão de viagens do Grupo Iberostar, reformulou a sua estrutura diretiva em Espanha, reorganização que afeta tanto a distribuição como a gestão hoteleira e que visa contribuir para o “reforço do projeto”.

De acordo com o jornal espanhol Hosteltur,  na distribuição, Enric Riera, que liderou a distribuição da W2M nos últimos dois anos, passa a ter funções mais abrangentes, enquanto diretor-geral da W2M Clients.

Segundo a informação divulgada pela W2M, Enric Riera passa a ser responsável pela estratégia de relacionamento com os clientes, bem como pela redefinição do papel da rede de retalho do grupo e ainda pelo desenvolvimento de novos canais de venda.

Já Guillermo González Vallina passa a director-geral de Distribuição da W2M, substituindo Enric Riera no cargo que este desempenhava até à indicação para as novas funções.

Guillermo González Vallina conta com uma carreira de quase 20 anos em cargos de máxima responsabilidade em grandes empresas do setor do turismo e anteriormente desempenhava funções de diretor de Vendas para Espanha, Portugal e Norte de África na W2M.

A reestruturação levada a cabo abrange também a Azul Marino, a marca de agências de viagens da W2M, que passa a contar com Inma Fernández na administração, profissional que transita do grupo Ávoris.

Inma Fernández é acompanhada por Ana Sáinz, que vai assumir a direção de Desenvolvimento de Negócios para Grupos Estratégicos, assim como por Alicia Blanes, que passa a ser responsável pela direção Comercial da rede de agências.

 

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Alojamento

Vila Galé confirma saída de Gonçalo Rebelo de Almeida

A saída do administrador Gonçalo Rebelo de Almeida deveu-se à “existência de diferentes visões para o futuro do grupo”, confirmou fonte oficial da Vila Galé.

Inês de Matos

A Vila Galé confirmou na tarde desta quinta-feira, 2 de novembro, a saída do administrador Gonçalo Rebelo de Almeida devido à “existência de diferentes visões para o futuro do grupo”.

A informação da saída de Gonçalo Rebelo de Almeida foi veiculada esta quinta-feira pela Ambitur, publicação dedicada ao setor do turismo, e foi já confirmada por fonte oficial da Vila Galé.

“A saída de Gonçalo Rebelo de Almeida da Vila Galé foi motivada pela existência de diferentes visões para o futuro do grupo relativamente à restante administração”, confirmou fonte oficial do grupo de hotelaria ao Publituris.

Recorde-se que Gonçalo Rebelo de Almeida era administrador da Vila Galé desde 2013, cargo que desempenhou até à saída e depois de 10 anos ao serviço do grupo de hotelaria, onde foi também diretor.

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Aviação

Azores Airlines vai voar para Londres e Milão no verão de 2024

Os voos da Azores Airlines para Londres e Milão arrancam a 4 e 5 de junho de 2024, respetivamente, com duas ligações aéreas por semana para cada destino.

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A Azores Airlines vai adicionar à sua oferta os destinos de Londres e Milão a partir de junho de 2024, informou a companhia aérea do Grupo SATA que realiza os voos internacionais, em comunicado.

A Azores Airlines vai disponibilizar dois voos por semana para Londres e outros dois para Milão, ambos com partida de Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, e início a 4 e 5 de junho, respetivamente, com as ligações aéreas a decorrerem até setembro.

Para a capital britânica, a Azores Airlines vai realizar as ligações aéreas às terças e quintas-feiras, partindo de Ponta Delgada pelas 07h50 e de Londres às 13h35, enquanto os voos para Milão decorrem às quartas e sextas-feiras, com partida de Ponta Delgada às 07h25 e saída de Milão às 14h20 (locais).

“Tanto Londres como Milão são mercados emissores muito relevantes. Milão é uma oportunidade há muito identificada, tendo em conta o interesse já manifestado pelo destino Açores. Londres é um ponto de confluência de tráfego com enorme potencial. Com estas duas operações, a Azores Airlines está a proporcionar mais oferta aos passageiros residentes nos Açores, mas também novas possibilidades ao tráfego de ligação, que tem utilizado de forma crescente e consistente as ligações da Azores Airlines, quer para chegar à América do Norte, quer à Europa”, afirma Teresa Gonçalves, CEO da Azores Airlines e do Grupo SATA.

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Transportes

Fitur 2024 reafirma compromisso com a indústria de cruzeiros

A Feira Internacional de Turismo de Madrid, que decorrerá de 24 a 28 de janeiro, reafirma o seu compromisso com a indústria de cruzeiros ao apostar na Fitur Cruzeiros, num novo espaço, localizado no Pavilhão 4, onde decorrerão inúmeras atividades ao longo dos cinco dias, e que promete muitas novidades.

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A Fitur Cruzeiros 2024, secção da Feira Internacional de Turismo organizada que se realizará de 24 a 28 de janeiro, reafirma o seu compromisso com a indústria de cruzeiros. Esta nova edição será realizada durante os cinco dias da Feira e decorrerá num novo pavilhão, no Hall 4, onde serão montados os stands, auditório e sala VIP para diversas atividades.

A Fitur Cruzeiros pretende contribuir para a dinamização comercial dos cruzeiros, bem como reforçar a imagem de sustentabilidade desta indústria. Procura também oferecer um ponto de encontro para portos, destinos turísticos, empresas de cruzeiros e passageiros, e contribuir para uma melhor compreensão da experiência do turismo de cruzeiro com a ajuda de agentes de viagens que facilitam a venda e de passageiros que ainda não estão familiarizados com este tipo de turismo, além de ampliar as opções para passageiros veteranos. Por último, pretende reforçar a fidelização dos passageiros de cruzeiros a este tipo de turismo, criando um sentimento de pertença a uma comunidade especial de viajantes.

No âmbito B2C, as atividades do fim de semana irão apresentar aos visitantes da Fitur Cruzeiros todas as atrações e particularidades que este tipo de viagem tem para oferecer. O programa mostrará a vasta gama de experiências de cruzeiro em terra e as possibilidades que o aguardam a bordo do navio. Haverá também um espaço dedicado aos passageiros veteranos de cruzeiros, onde poderão descobrir propostas e novidades que lhes darão mais opções de escolha neste tipo de turismo.

A Fitur Cruzeiros terá também uma área de Mercado de Cruzeiros, um espaço com diversos stands para empresas de cruzeiros, instituições, portos e agências, onde poderão interagir com os visitantes e prestar informações aos passageiros e agentes. O espaço, que lembra o convés de um navio, permitirá aos visitantes fazer contactos, negócios ou simplesmente desfrutar do ambiente marítimo da Fitur.

A edição de 2024 contará ainda com um novo desafio para os visitantes: preencher o “cartão de embarque do cruzeiro” com os selos disponíveis em cada stand, o que lhes dará a oportunidade de participar em sorteios de diversos prémios. Além disso, durante estes cinco dias serão realizados diversos eventos de networking profissional, bem como encontros para passageiros de cruzeiros.

Outro destaque será o Cruise Campus, um sistema inovador de minicursos destilados de 25 minutos que tratam de um único aspeto ou tema relacionado à experiência de cruzeiro. Apresentados de forma prática, especialistas em diversas áreas do mundo do marketing, comunicação e passageiros profissionais abordarão todos os ângulos da experiência de cruzeiro, desde como escolher o navio certo para cada tipo de passageiro até como arrumar a mala para um itinerário através do Alasca.

A popular “Cruise Scavenger Hunt” será realizada pela terceira vez nesta edição, um jogo de caça ao tesouro para passageiros de cruzeiros, onde equipas de um ou dois devem localizar e visitar uma série de escalas de cruzeiro, resolvendo pistas nos corredores da feira.

Café & Cruises será outra novidade, um encontro informal para passageiros veteranos de cruzeiros, bem como para aqueles que são novos nestas andanças e estão a planear a sua primeira viagem.

Da mesma forma, a Fitur Cruzeiros organizará um grande encontro para os amantes de cruzeiros nos dias dedicados ao público em geral. É um lugar para conhecer, aprender e compartilhar todos os detalhes da experiência do cruzeiro graças aos verdadeiros protagonistas, os passageiros.

Além disso, durante as jornadas profissionais da Fitur Cruzeiros, serão anunciados os vencedores da segunda edição dos Prémios Cruceroadicto, que revelarão o melhor navio, a melhor companhia de cruzeiro e o melhor porto do ano 2023 escolhidos pelos passageiros através de um grande concurso internacional.

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Destinos

Centro de Portugal teve o melhor verão de sempre

De acordo com uma análise do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em números preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), a região teve o melhor verão de sempre no que diz respeito à atividade turística.

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Os dados revelam que as dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro, o que representa um acréscimo de 175 mil dormidas em relação a 2022, o que representa uma subida de 6,3%, ou seja, superior à média nacional: a procura turística no país cresceu 3,2% este verão.

Em valores absolutos, de acordo com nota de imprensa da região, registaram-se 893,5 mil dormidas em julho no Centro de Portugal (mais 4,4% do que no mesmo mês de 2022), 1,2 milhões em agosto (mais 3,9%) e 846 mil em setembro (mais 12,3%), subida, em grande parte, impulsionada pelos visitantes de fora do país.

Os dados enunciados pela região dizem ainda que, de julho a setembro, a procura por parte de estrangeiros aumentou 13,4%, de 1,13 milhões para 1,29 milhões de dormidas, enquanto a procura por parte de residentes em Portugal progrediu 1,4%, de 1,62 milhões para 1,64 milhões.

Os números revelados pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal demonstram que o destino “reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023”, comentou Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, para realçar que, este ano, mais 23% de visitantes estrangeiros escolheu visitar o Centro de Portugal, o que representa uma extraordinária subida, muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região”.

Destacou que, “se aos estrangeiros somarmos os visitantes nacionais, que continuam a privilegiar este território, reunimos todos os ingredientes para um futuro risonho, a nível turístico, para a região”.

 

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Turismo

Ministros do Turismo da UE defendem orçamento específico para o setor e olham para questões sociais

Os ministros e responsáveis do Turismo da União Europeia (UE) terminaram a sua reunião informal em Palma de Maiorca, esta terça-feira, com a aprovação da “Declaração de Palma”, que defende um orçamento específico para o setor, ao mesmo tempo que apela para a transição de um novo modelo sustentável de turismo mais ecológico, digital, inclusivo e resiliente.

O objetivo que estabelecem, segundo a imprensa espanhola, é que o turismo contribua para uma maior criação de emprego e crescimento e garanta o bem-estar a longo prazo de todos os membros da cadeia de valor, especialmente da população local.

Mas também solicitar um orçamento específico para as questões do turismo na União Europeia, promover e relançar todas as políticas de turismo que possam ser executadas de forma comum nos diferentes estados. A “Declaração de Palma” procura, efetivamente, colocar o turismo no centro da agenda da UE.

Com o documento, aprovado por aclamação, os Estados-membros da UE declaram expressamente, segundo o jornal espanhol Hosteltur, a sua disponibilidade para apoiar a investigação, o conhecimento e a inovação no turismo, promovendo a competitividade das empresas e criando um ambiente favorável ao seu desenvolvimento, com especial atenção às PME e microempresas e ao turismo, agentes nas regiões rurais ultraperiféricas e nas zonas menos acessíveis e despovoadas.

Na reunião, intitulada “O caminho para a sustentabilidade social do turismo na UE”, realizada no âmbito da presidência espanhola do Conselho, e teve lugar no Palácio de Congressos, em Palma de Maiorca, o vice-diretor-geral da Direção Geral do Mercado Interno, Indústria e Empreendedorismo (GROW) da Comissão Europeia, Hubert Martin Gambs , lembrou que o turismo foi muito afetado devido à a pandemia, mas “já está no caminho da recuperação e os números são encorajadores para 2023”, porque no primeiro semestre do ano foi registado “um recorde de 1,5 mil milhões de dormidas na UE” .

O responsável destacou, igualmente, a importância de a declaração ter incluído o aspeto social do turismo na agenda. Um fator que “é fundamental em tempos de crise”, segundo a presidência espanhola, e que beneficiará também pessoas com deficiência e famílias com crianças ou idosos.

Com uma população europeia envelhecida, investir em infraestruturas turísticas acessíveis “pode ajudar a desenvolver mais turismo fora de época”, disse Martin Gambs.

Também Rosana Morillo, secretária de Estado do Turismo de Espanha, garantiu que os países da União Europeia esperam que o novo regulamento europeu sobre troca de dados para plataformas de aluguer de curta duração seja aprovado para melhor combater o aluguer ilegal: “Achamos que será um grande passo à frente.”

O arrendamento turístico ilegal foi também tema de discussão, pois os titulares da pasta do Turismo na União Europeia consideram que não só gera dificuldades no acesso dos residentes à habitação, como também representa uma concorrência desleal para a indústria hoteleira.

O encontro abordou a sustentabilidade social, entendida como a melhoria da riqueza que o turismo deixa no território, como melhorar o equilíbrio de convivência entre turistas e residentes, e garantir que o turismo tenha um impacto benéfico no território. Também se falou sobre a qualidade do emprego no turismo e como prestigiar e aumentar a reputação do setor turístico.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

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Alojamento

Não residentes da América do Norte ditam novas subidas de hóspedes e dormidas em setembro

Em setembro, as unidades de alojamento turístico nacionais contabilizaram 3,2 milhões de hóspedes e 8,2 milhões de dormidas, números que, segundo o INE, voltam a traduzir crescimentos face a igual mês de 2022 e de 2019, essencialmente por culpa dos não residentes, com destaque para os mercados do Canadá e EUA.

Inês de Matos

Em setembro, as unidades de alojamento turístico nacionais contabilizaram 3,2 milhões de hóspedes e 8,2 milhões de dormidas, números que voltam a traduzir crescimentos face a igual mês de 2022 e de 2019, essencialmente por culpa dos não residentes, com destaque para os mercados do Canadá e EUA.

Segundo a estatística rápida relativa ao mês de setembro, publicada esta terça-feira, 31 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o total de hóspedes cresceu 9,0% e 9,2% face aos meses homólogos de 2022 e 2019, enquanto o total de dormidas subiu 6,7% e 7,7%, respetivamente.

Segundo o INE, “o crescimento das dormidas ficou a dever-se ao aumento nos mercados não residentes”, que apresentaram um crescimento de 11,3%, para 5,9 milhões de dormidas, uma vez que as dormidas de residentes até registaram um decréscimo de 3,3%, somando 2,3 milhões.

Apesar disso, o INE realça que, face a 2019, “observou-se uma aceleração das dormidas, com crescimentos de 5,7% nas dormidas de residentes e de 8,5% nos não residentes”, tendência que se manifestou também no acumulado do terceiro trimestre do ano, quando as dormidas aumentaram 3,2%.

No terceiro trimestre, as dormidas aumentaram 3,2%, com o INE a atribuir o crescimento às dormidas dos não residentes, que foram as que mais contribuíram “para este crescimento”, pois este indicador apresentou um aumento de 7,2%, enquanto as dormidas de residentes apresentaram um decréscimo de 4,4%.

No que diz respeito aos não residentes, o destaque vai para os mercados da América do Norte, principalmente para o Canadá e EUA, que “voltaram a destacar-se pelos crescimentos expressivos” de 23,7% e 33,7% face ao ano anterior, respetivamente, representando 9,7% e 3,4% do total de dormidas de não residentes.

Em comparação com o mesmo mês de 2019, os crescimentos destes mercados foram ainda mais significativos e chegaram aos 73,3% e 46,8%, respetivamente.

Apesar disso, o mercado britânico voltou a ser o mais representativo, com 20,4% do total das dormidas de não residentes em setembro, tendo mesmo registado um aumento de 6,9%, naquela que, segundo o INE, foi a “maior variação dos últimos seis meses”.

No mercado alemão, que representou 12,4% do total, houve um crescimento de 13,8% em setembro, enquanto o mercado espanhol (8,3% do total) “inverteu a trajetória de descida dos dois meses anteriores, com um aumento de 1,4% nas dormidas”, indica o INE.

Já os mercados sueco e finlandês foram, segundo o INE, os únicos a registar decréscimos, caindo 11,2% e 9,4%, respetivamente, bem como 23,6% e 19,2% numa comparação com igual mês de 2019.

O INE diz que os crescimentos das dormidas foram comuns a todas as regiões do país, mas os maiores crescimentos foram apurados no Norte (+13,5%), Centro (+12,3%) e RA Açores (+9,8%), ainda que a maior concentração de dormidas tenha ocorrido no Algarve, com 29,2% do total das dormidas, seguindo-se a AM Lisboa (24,1%) e o Norte (17,2%).

Pelo contrário, as dormidas de residentes apresentaram, em setembro, decréscimos no Algarve (-16,9%), na RA Madeira (-11,4%) e na RA Açores (-3,2%), sendo que, no caso deste indicador, os maiores aumentos observaram-se no Norte (+5,2%) e no Centro (+5,1%).

Já as dormidas de não residentes cresceram em todas as regiões, neste caso, com destaque para o Centro (+21,8%), o Norte (+18,3%), a RA Açores (+16,6%) e o Alentejo (+15,7%).

Em setembro, a estada média ficou nas 2,60 noites, decréscimo de 2,1% face a setembro do ano passado, tendo a descida sido registada em todas as regiões, exceto no Norte (+0,1%), enquanto os valores mais elevados observaram-se na RA Madeira (4,75 noites) e no Algarve (4,02 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (1,77 noites) e no Alentejo (1,88 noites).

No caso dos residentes, a estada média foi de 2,09 noites e diminuiu 3,9%, enquanto a dos não residentes ficou nas 2,88 noites, decrescendo 2,6% face ao mesmo mês do ano passado.

Já a taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico foi de 57,3%, aumentando 1,0 p.p. em setembro, o que aconteceu depois decréscimos em três meses consecutivos, enquanto a taxa líquida de ocupação-quarto nos estabelecimentos de alojamento turístico foi de 69,2%, num aumento de 1,3 p.p..

As taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se na RA Madeira (74,1%) e na AM Lisboa (65,1%), mas foi no Norte e na RA Madeira que se registaram os maiores aumentos (+2,9 p.p. e +2,8 p.p.), enquanto na AM Lisboa este indicador diminuiu 0,7 p.p. Face a setembro de 2019, a taxa de ocupação-cama decresceu 0,3 p.p. e a taxa líquida de ocupação-quarto aumentou 1,0 p.p.

 

 

 

 

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Oferta de alojamento turístico em total recuperação na UE

Dados agora publicados pela Eurostat indicam que, em 2022, a União Europeia assistiu a uma recuperação completa da oferta de alojamento turístico. No ano em análise, a UE tinha um total estimado de 28,9 milhões de camas disponíveis em mais de 620 mil unidades.

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Comparativamente com 2020, ano de início da pandemia de Covid-19, o número de camas na União Europeia, de acordo com a Eurostat, aumentou 3% (+765.900) e os estabelecimentos 4% (+24. 400) e face a 2019 tanto o número de camas (+1%; +150.400) como de estabelecimentos (+1%; +3.600) subiram.

A Itália e a França representaram pouco mais de um terço da capacidade total disponível, com 5,2 e quase 5,1 milhões de camas, respetivamente. Seguiram-se Espanha e Alemanha, com 3,8 milhões (13% do total) e 3,6 milhões (12%) de camas.

Apresentando algumas conclusões do artigo mais detalhado do Statistics Explained sobre estatísticas do turismo – resultados anuais para o setor do alojamento, o Serviço de Estatística da União Europeia destaca que, em 2022, a UE registou um total de quase 2,8 mil milhões de noites passadas em alojamentos turísticos da região, das quais quase 1,6 mil milhões foram passadas por turistas nacionais e 1,2 mil milhões por hóspedes internacionais.

Os dados relativos ao ano passado mostram que os turistas provenientes de outros países da UE representaram 65% dos 1,2 mil milhões de noites passadas por hóspedes internacionais. Esta percentagem foi substancial, mas ainda inferior à de 2021, quando 75% dos hóspedes eram provenientes de outros países da UE, em reação às limitações de viagens durante esse ano devido à pandemia.

As dormidas de turistas de outros países europeus representaram 22% do total, indicando um grande aumento face ao ano anterior (+5,3 pontos percentuais.

No ano analisado agora pela Eurostat, 6% das dormidas internacionais em alojamentos da UE foram passadas por turistas da América do Norte (+2,4 pp que em 2021), enquanto os hóspedes da Ásia representaram 4% (+1 pp), da América Central e do Sul 2% (+0,8 pp), África quase 1% (sem alteração) e Oceânia 0,5% (+0,3 pp).

Entre 2022 e 2021, a maior diferença no mercado de turismo da UE foi que o peso do turismo intra-UE diminuiu ligeiramente e o número de turistas de todas as outras regiões aumentou. Se em 2021 apenas 8% das dormidas de hóspedes internacionais foram passadas por turistas de outras regiões do mundo fora da Europa, em 2022 essa percentagem aumentou para 13%. À medida que as restrições de viagem foram levantadas, os turistas internacionais acolheram favoravelmente a oportunidade de visitar os países da UE e os cidadãos da União Europeia também viajaram para o estrangeiro.

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Viagens Tempo apostam no Japão e Indochina para a Páscoa

As Viagens Tempo lançaram os programas “Rota dos Samurais”, no Japão, e “Vietname, Camboja e Laos”, na região da Indochina, para a Páscoa de 2024, cujos preços começam nos 5.875 euros e 3.925 euros, respetivamente.

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As Viagens Tempo lançaram dois programas para a Páscoa no Japão e na Indochina, dois circuitos de grandes viagens com partidas a 21 e 26 de março de 2024, respetivamente, em voos da Emirates e da Turkish Airlines.

Num nota enviada à imprensa, o operador turístico indica que, para a Páscoa de 2024, estão disponíveis os programas “Rota dos Samurais”, no Japão, e “Vietname, Camboja e Laos”, na região da Indochina.

No caso do programa para o Japão, a partida decorre a 21 de março, em voos da Emirates via Dubai, num circuito de 12 dias e nove noites, que visita Osaka, Nara, Quioto, Nagoya, Tsumago, Takayama, Shirakawago e Tóquio.

Os preços para o circuito “Rota dos Samurais” começam nos 5.875 euros, valor que já inclui 15 refeições e alojamento em quarto duplo, bem como taxas de aeroporto, comboios de alta velocidade em classe turística JR nos trajetos Kyoto-Nagoya e Nagoya-Odawara, transferes e visitas em autocarro privativo, acompanhamento de guia em espanhol ou português, visitas, seguro de viagem e assistência.

Já o programa para a Indochina “Vietname, Camboja e Laos” apresenta preços desde 3.925 euros e conta com partida a 26 de março de 2024 em voos da Turkish Airlines via Istambul, visitando Ho Chi Minh, Hanói e a baía de Ha Long, no Vietname, bem como Siem Reap e Angkor Wat, no Camboja, e ainda Luang Prabang, no Laos.

O circuito pela Indochina tem a duração de 14 dias e 11 noites e inclui também 20 refeições, assim como alojamento em quarto duplo, visitas, transferes em veiculo privado, visitas com guia local em espanhol, pré-visto de entrada no Vietname, seguro de viagem e assistência.

Ambos os programas estão já disponíveis no website do operador turístico e podem ser consultados aqui.

 

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Coimbra vai alterar regulamento da taxa municipal turística

As alterações prendem-se, de modo geral, com o âmbito da aplicação da taxa que, antes, incidia na ocupação de março a outubro, passando, agora, a refletir-se sobre as dormidas durante todo o ano. O projeto vai estar em consulta pública durante 30 dias úteis.

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O executivo municipal de Coimbra acaba de aprovar uma proposta de alteração ao regulamento da taxa turística, na sequência da necessidade de se aperfeiçoarem aspetos técnicos e reduzirem algumas isenções do pagamento da taxa, indica uma nota da autarquia.

O regulamento da taxa turística de Coimbra entrou em vigor a 5 de abril de 2023. No entanto, na sequência do trabalho de monitorização e de aplicação, “verificou-se a necessidade de rever o período anual de aplicação da taxa municipal turística, aperfeiçoar aspetos técnicos e reduzir algumas isenções do seu pagamento, por não serem de aplicação linear e implicarem uma carga burocrática muito pesada para os estabelecimentos que liquidam e cobram a referida taxa”, explica a informação municipal.

As alterações prendem-se, de modo geral, com o âmbito da aplicação da taxa que, antes, incidia na ocupação de março a outubro, passando, agora, a refletir-se sobre as dormidas durante todo o ano. Outra das alterações está relacionada com a entrada em funcionamento da plataforma eletrónica para pagamento da taxa, que desburocratiza o processo, mas obriga a ajustes no articulado do regulamento, que deixa cair as isenções para estudantes, bolseiros e ocupação relacionada com eventos.

Segundo a proposta dos serviços, após a aprovação, o projeto de alteração deverá ser submetido a consulta pública escrita, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar da data de publicação do aviso em “Diário da República”.

No entanto, segundo as comunicações com as comunicações efetuadas pelas entidades exploradoras de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, a autarquia anuncia que a taxa municipal turística gerou, até setembro, uma receita total de cerca de 231 mil euros, desde a sua entrada em vigor no mês de abril de 2023. Uma percentagem próxima dos 50% das 619 entidades exploradoras de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local que exercem a sua ação no concelho de Coimbra não estão a participar a cobrança da taxa turística ao município, situação que está a ser acompanhada de perto pelos serviços da CM de Coimbra.

Em Coimbra, o valor da taxa é de 1 euro por pessoa/dormida, o mínimo cobrado em Portugal, sendo aplicada a todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local situados na área geográfica do município, até um máximo de três noites seguidas (3 euros), por pessoa e por estadia, incidindo sobre hóspedes com idade igual ou superior a 16 anos, entre os meses de março e outubro.

O objetivo da cobrança da taxa turística é permitir ao município fazer face aos custos relacionados com o incremento da presença de turistas na cidade, nomeadamente em termos ambientais, pelo que o valor recebido será inteiramente reinvestido na melhoria da atratividade do turismo no concelho, indica ainda a mesma nota publicada na página oficial da Câmara Municipal.

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Verão 2024: Iberia prolonga Ponta Delgada e aumenta voos para a América Latina e EUA

No verão de 2024, a Iberia vai disponibilizar mais de 3.1 milhões de lugares para a América Latina e Caraíbas, bem como 126 voos por semana para os EUA, num calendário que traz também o prolongamento da operação para Ponta Delgada, nos Açores, a toda a temporada.

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A Iberia anunciou um forte aumento de oferta para o próximo verão e, entre abril e outubro de 2024, vai disponibilizar mais de 3.1 milhões de lugares para a América Latina e Caraíbas, bem como 126 voos por semana para os EUA, num calendário de verão que traz também o prolongamento da operação para Ponta Delgada, nos Açores, a toda a temporada.

No caso da América Latina, adianta a companhia aérea em comunicado, o aumento de oferta chega aos 17,2%, uma vez que esta região é “uma prioridade para a Iberia” e vai ter, por isso, um reforço da oferta para vários destinos.

“A Iberia programou um novo aumento nas suas operações na América Latina para o verão de 2024, aumentando o número de voos semanais em muitos dos 18 destinos para os quais voa em 16 países latino-americanos. No total, mais de 3,1 milhões de lugares serão oferecidos durante os meses de verão entre as duas regiões”, destaca a companhia aérea, na informação divulgada.

No total, a Iberia vai realizar 328 voos por semana com destino à América Latina, com destaque para a Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru, Equador, Chile e Uruguai.

No caso da Argentina, a Iberia vai adicionar três ligações por semana aos dois voos diários que a companhia aérea já opera para o país, totalizando 17 voos por semana entre Madrid e Buenos Aires, sendo que a capital argentina chega mesmo a contar com três voos diários em três dias da semana.

No Brasil, a Iberia vai oferecer seis voos por semana para o Rio de Janeiro nos meses de junho, julho, agosto e setembro, aos quais se vão somar ainda três novas frequências para São Paulo, ampliando a atual oferta de voos diários da Iberia e chegando a dez frequências semanais.

Na Colômbia, a Iberia também vai ter novidades, oferecendo 21 frequências semanais para Bogotá, o que, segundo a companhia aérea, representa três voos diários face às 18 frequências oferecidas durante a temporada de verão de 2023.

Já no México, a Iberia conta manter os três voos diários entre a Cidade do México e Madrid, ligando o México e a Europa com 21 frequências semanais, enquanto no Peru se mantém o aumento de voos para a capital iniciado este ano, num total de 13 frequências por semana, com dois voos diários, exceto aos domingos.

No Equador, está previsto mais um voo por semana para Quito, capital do país, que passa a contar com sete ligações por semana, enquanto Guayaquil passa de três para cinco frequências entre junho e setembro, o que traduz um total de 12 frequências semanais entre Espanha e o Equador.

No Chile, a oferta da Iberia vai ter mais três voos face às sete ligações por semana disponibilizadas no ano passado, num total de 10 ligações aéreas semanais, enquanto o Uruguai vai manter os voos diários entre Madrid e Montevidéu.

Na América Central, a oferta da Iberia também se mantém forte, com a companhia aérea a revelar que voltam a existir sete frequências semanais com a Guatemala e El Salvador, enquanto San José da Costa Rica continuará a ter um voo diário. Já o Panamá terá quatro frequências semanais.

Nas Caraíbas, há um aumento de oferta para Porto Rico, que passa de cinco para sete ligações semanais, enquanto Santo Domingo, na República Dominicana, manterá um voo diário e Havana, capital cubana, continuará a ter três frequências semanais.

Por último, na Venezuela, a companhia aérea manterá o aumento dos voos para Caracas, destino que vai contar, no verão do próximo ano, com cinco frequências semanais.

EUA também ganham aumento de oferta

Apesar da prioridade ser a América Latina, a Iberia também vai aumentar a sua oferta para os EUA, com a transportadora aérea do origem espanhola a contar realizar 126 voos semanais para oito destinos neste país, ao longo do verão de 2024.

No total, a Iberia vai ter dois voos diários para Nova York e outros dois para Miami, e um voo diário para Chicago, Boston e Dallas, estando ainda previsto um aumento de frequências para Los Angeles durante junho, julho, agosto e setembro, com sete voos semanais, ante os cinco atuais, todos operados pelo Airbus A350, a maior aeronave da frota da Iberia.

No próximo verão, a Iberia conta ainda retomar os voos sazonais para Washington DC com quatro frequências semanais e três para São Francisco.

Paralelamente, também a LEVEL vai começar a operar para Miami, ligando Barcelona a esta cidade nos EUA com três voos semanais, tornando Miami no quinto destino da transportadora no país, depois de Los Angeles, São Francisco, Nova York e Boston.

Novidades também na curta e média distância

As novidades da Iberia chegam também à curta e média distância, com a transportadora a abrir uma nova rota para Tirana, na Albânia, para onde vai disponibilizar três frequências semanais, todas as terças, quintas e domingos.

No próximo verão, a Iberia vai ainda consolidar várias das rotas que operou apenas nos meses de julho e agosto, mas que, a partir do próximo verão, irão operar continuamente de abril até ao final de outubro. A rota para Ponta Delgada, em São Miguel, Açores, é um destes casos, juntamente com Split e Zagreb (Croácia) e Catânia (Itália).

No caso de Ponta Delgada, a Iberia diz que vai disponibilizar três voos semanais a partir de Madrid, enquanto a Catânia terá até nove voos semanais em agosto e Dubrovnik um máximo de 15 voos por semana em agosto. Já Zagreb, capital croata, terá um máximo de nove frequências por semana em agosto e Split vai contar ainda nove ligações semanais em agosto.

A Iberia vai ainda expandir a operação noutros destinos para onde costuma voar no verão, como as ilhas gregas e a ilha da Sardenha, prevendo-se um maior número de voos para Corfu, Mykonos e Santorini (Grécia) e Olbia (Sardenha, Itália) de maio a setembro, enquanto Bergen (Noruega) vai ter voos desde maio ao início de setembro, em vez de apenas em julho e agosto.

“Estas operações somam-se à rede de mais de 100 destinos para os quais a Iberia voa na Espanha e na Europa, o que amplia ainda mais as possibilidades de viagens para clientes na América Latina e na Europa”, conclui a Iberia na informação divulgada.

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