Feira do Imobiliário e Turismo de Portugal em Paris vai ter Loulé como destaque
Investir, viver e fazer negócios… eis os temas-chave que vão animar a 9ª edição da Feira do Imobiliário e Turismo de Portugal (SDITP), de volta a Paris, Porte de Versailles, de sexta-feira 23 a domingo 25 de setembro. Loulé será o concelho em destaque.

Carolina Morgado
Zâmbia acolheu 2º Encontro de Turismo das Nações Unidas para África e Américas
TAP distinguida pela experiências dos passageiros na Europa
Mais de 60 países e regiões presentes na 13.ª Expo Internacional de Turismo (Indústria) de Macau
Unidades turísticas do Pacheca Group renovam certificação Biosphere para 2025
Quinta do Quetzal tem nova diretora de Enoturismo
Viagens e turismo criarão 4,5 milhões de novos empregos na UE até 2035
Barómetro do Turismo do IPDT antecipa uma Páscoa positiva
Turismo do Algarve e do Alentejo lançam campanha que reforça posicionamento do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina
TAAG estreia novo B787 Dreamliner na rota de Joanesburgo
WTTC saúda o comissário europeu do Turismo em reunião com a CE
Perante um crescente interesse pela expatriação, a Feira vai reunir consultores jurídicos, agentes imobiliários, serviços de saúde, autarquias e outras entidades locais e regionais para ir ao encontro das expectativas dos visitantes franceses relativamente aos seus planos de fixação em Portugal. O objetivo do evento e, de facto, apresentar a diversidade das ofertas do território português.
De acordo com a organização, graças à sua proximidade geográfica e cultural com a França, Portugal tem muitas vantagens para aí se instalar. Com um custo de vida 35% inferior em média ao da França, Portugal sempre foi o destino preferido dos franceses.
Também foi reconhecido como o segundo país mais acolhedor do mundo para expatriados em 2021 (Expat Insider) e o principal destino da Europa (European Best Destinations), no mesmo ano.
“Portugal é um país que está ligado à França há muitos anos. Muitos portugueses escolheram a França para construir uma nova vida e fugir dos problemas econômicos e políticos durante a ditadura, até 1974. Várias gerações continuaram a tentar a sorte em França e assim construíram um verdadeiro laço de amizade entre os dois países”, considera Vitor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, que vê o município ser o destaque da Feira na edição deste ano.
“É de facto a primeira vez que Loulé vai participar na Feira do Imobiliário e Turismo de Portugal, na esperança de mostrar aos franceses e a todos os visitantes da feira que a cidade tem muitos trunfos, que o nosso território é um pedacinho do paraíso onde a vida é boa. O nosso campo, as nossas serras, as nossas pequenas aldeias oferecem um excelente ambiente de vida e têm tudo para alegrar quem lá se instala”, afirma o autarca.
Refira-se, por outro lado, que Portugal subiu para o 1º lugar do ranking de paraísos para reformados estrangeiros, o que fez com que a comunidade francesa residente no nosso país crescesse de forma exponencial.
Segundo Vitor Aleixo, “ela cresce um pouco a cada ano e se interessa pela nossa cultura e pela nossa gastronomia. Além disso, várias iniciativas foram introduzidas para facilitar a adaptação do francês. Em Loulé, a Câmara Municipal publica mensalmente um programa de iniciativas municipais traduzido para francês”. Além disso, “recebemos cada vez mais jovens casais que optam por estabelecer-se em família no nosso concelho”.
A SDITP vai coordenar mais de 40 conferências, mesas redondas e reuniões para destacar as atrações que fazem de Portugal um dos destinos mais populares e procurados.