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Sindicato dos Pilotos denuncia “milhões de erros” na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) diz que os erros na gestão da TAP “desperdiçam as receitas geradas este verão, fruto de uma elevada atividade operacional” e “comprometem a recuperação e o futuro da empresa”.

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Sindicato dos Pilotos denuncia “milhões de erros” na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) diz que os erros na gestão da TAP “desperdiçam as receitas geradas este verão, fruto de uma elevada atividade operacional” e “comprometem a recuperação e o futuro da empresa”.

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O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), que representa os pilotos da TAP, veio esta quarta-feira, 10 de agosto, chamar a atenção para os erros na gestão da companhia aérea de bandeira nacional que, segundo o sindicato, “desperdiçam as receitas geradas este verão, fruto de uma elevada atividade operacional” e “comprometem a recuperação e o futuro da empresa”.

De acordo com o SPAC, este ano, a TAP praticamente “triplicou a contratação externa com contratos de ACMI a várias companhias aéreas”, à semelhança do que já tinha acontecido em 2018, quando a TAP se deparava com o problema da falta de aviões.

“As contas deste ano vão refletir a profundidade desta ação com bastante mais que os 200 milhões de euros pagos em 2018”, denuncia o SPAC, que fala também num aumento do valor a pagar em indemnizações aos passageiros.

O sindicato lembra que, em 2018, “a TAP pagou cerca de 55 milhões de euros em indemnizações a passageiros” e alerta que, este ano, devido ao caos nos aeroportos nacionais, a TAP já cancelou quase 500 voos, pelo que “o valor de 55 milhões de 2018 irá seguramente ser superado em 2022”.

Além disso, acrescenta o SPAC, continuam parados os dois aviões A330 que tinham sido convertidos em ‘cargueiros’, o que, segundo o sindicato, só serve para “acumular prejuízo a um ritmo alucinante de um milhão de euros por mês”.

“Um prejuízo acumulado a ultrapassar os 21 milhões de euros. Assumido o falhanço da conversão, serão agora reconvertidos para aviões de passageiros, com o inerente custo adicional de material, mão de obra especializada e homologações, com custos que representam mais alguns milhões de euros perdidos, neste processo inútil de converte/desconverte”, explica o SPAC.

Aos custos já referidos, o sindicato junta ainda os “gastos com os trabalhos de Manutenção, pagos agora a empresas que contrataram os Técnicos despedidos pela TAP em 2020”, assim como “os gastos desnecessários com a mudança da sede da Empresa do Aeroporto de Lisboa para o Parque das Nações”.

“Tudo isto são valores que a gestão não divulga, a tutela não vigia e os contribuintes portugueses pagam.  Valores que podem somar centenas de milhões de euros, apenas em 2022, enquanto a TAP afunda”, conclui o SPAC.

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easyJet já reabriu a base de Faro e conta com 21 rotas para o verão

A base da easyJet em Faro vai operar até final de outubro, contando com um total de nove aviões A320, incluindo quatro baseados no Algarve e outros cinco não baseados na região, que totalizam 2,1 milhões de lugares.

A easyJet reabriu este domingo, 26 de março, a base de Faro, na qual vai disponibilizar 21 rotas para o verão, informou a companhia aérea low cost em comunicado.

De acordo com a informação divulgada pela transportadora, a base de Faro vai operar até final de outubro, contando com um total de nove aviões A320, incluindo quatro baseados no Algarve e outros cinco não baseados na região, que totalizam 2,1 milhões de lugares.

Segundo a easyJet, a capacidade disponibilizada, este verão, na base de Faro representa um aumento de 15% em comparação com o verão de 2022, numa oferta que conta com “destinos diversificados”.

“A easyJet vai ligar Faro a diferentes destinos europeus, como Barcelona, Berlim, Milão e Paris, proporcionando aos seus clientes várias rotas para viajar em lazer ou trabalho”, destaca a easyJet no comunicado enviado à imprensa.

A oferta disponibilizada pela easyJet para o verão de 2023 em Faro conta, assim, com rotas para Amesterdão, Barcelona, Berlim, Milão, Basileia e Genebra (Suíça), Belfast (Irlanda), Birmingham, Bristol e Manchester (Inglaterra), Londres (Gatwick, Luton, Southend), Glasgow (Escócia), Lyon, Nantes, Bordéus, Paris (Charles de Gualle e Orly) e Toulouse (França).

“Estamos muito ansiosos para reiniciar a temporada e estar de volta aos céus do Algarve. Em 2021, fizemos um dos nossos maiores investimentos em Portugal, com a reabertura da base aérea de Faro, o que contribuiu de forma significativa para a recuperação da economia e do turismo na região do Algarve. Este investimento da easyJet originou mais de 130 contratos diretos, aumentando a empregabilidade local”, sublinha José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Recorde-se que a base da easyJet em Faro foi inaugurada em 2021 e, este verão, conta com mais duas rotas, num total de 21, disponibilizando aos clientes da transportadora low cost britânica “mais possibilidades para viajar, seja em trabalho ou lazer”.

A easyJet opera em Portugal desde julho de 1998 e, desde então, já transportou mais de 70 milhões passageiros de/para o país através de mais de 89 rotas.

Atualmente, a easyJet conta com três bases em território nacional, sendo que, além de Faro, dispõe também de bases em Lisboa e no Porto, num total de 30 aviões baseados em Portugal. Além das bases, em Portugal, a easyJet voa ainda para o Funchal e para o Porto Santo.

 

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Novas rotas, mais capacidade e estreia de companhias aéreas marcam verão no aeroporto do Porto

Este verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, além de aumentos de capacidade e de ligações aéreas, incluindo no longo curso, sendo ainda de destacar a estreia de seis companhia aéreas.

Este verão, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, vai contar com 14 novas rotas e ligações a três novos países, além de aumentos de capacidade e de ligações aéreas, incluindo no longo curso, sendo ainda de destacar a estreia de seis companhia aéreas, números que, segundo a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, tornam o Porto “cada vez mais uma porta de entrada essencial para o turismo regional e nacional”.

“A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports continua a trabalhar no seu compromisso com a região Norte, ao atrair mais rotas e conectividade nesta estação, essenciais para o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade turística e económica regional e nacional”, indica a gestora dos aeroportos nacionais, num comunicado divulgado esta terça-feira, 28 de março.

Com a entrada na temporada de verão, o aeroporto do Porto passou a contar, este mês de março, com 14 novas rotas, com destaque para as novas ligações a três novos países, concretamente Islândia, Letónia e Israel.

Paralelamente, foi também reforçada a conetividade com Estocolmo, Shannon, Glasgow, Riga, Reiquiavique, Telavive, existindo ainda um aumento das frequências para Viena, Copenhaga, Berlim, Bristol, Paris (Orly) e Nantes.

A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports destaca ainda o aumento dos voos diretos de longo curso para Luanda, em Angola, bem como dos voos charter para Cancun e Punta Cana.

De destacar é ainda a estreia de seis novas companhias aéreas no aeroporto do Porto, concretamente da airBaltic, Austrian Airlines, Norwegian, PLAY, SAS Scandinavian Airlines e Sun D’Or.

A ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports refere ainda que “o aeroporto do Porto continua a aumentar com sucesso as ligações aos principais destinos turísticos, sendo França, Espanha, Suíça, Reino Unido e Alemanha, os principais mercados de passageiros dos aeroportos fora de Portugal”.

A gestora dos aeroportos nacionais indica ainda que o investimento na infraestrutura permitiu uma “forte recuperação do tráfego no aeroporto do Porto, que serviu mais de 12,6 milhões de passageiros em 2022, representando um acréscimo de 116,3% em relação ano anterior”.

O investimento no aeroporto do Porto permitiu ainda alcançar diversos prémios, a exemplo da recente distinção da ACI – Airport Council Internacional, que reconheceu a infraestrutura como a melhor da Europa na categoria de 5-15 milhões de passageiros, em termos de qualidade de serviço – ASQ (Airport Service Quality).

O aeroporto do Porto está ainda incluído no plano de ação ambiental da ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports, ao abrigo do qual  já alcançou o objetivo de zero resíduos para aterro e está empenhado em atingir as emissões NetZero (âmbitos 1 e 2) até 2030. 

“A implementação de projetos de eficiência energética está em curso, como é exemplo a substituição de iluminação convencional por LED e também o fornecimento de eletricidade às aeronaves quando estacionadas. Deste modo, toda a frota de veículos está a ser renovada para veículos com baixas emissões”, acrescenta a ANA Aeroportos de Portugal | VINCI Airports.

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KLM aumenta em 28% capacidade em Portugal no verão

Além do aumento de 28% de capacidade em Portugal, que implica um crescimento de 56% nos lugares oferecidos no Porto, a KLM vai voar, este verão, para um total de 165 destinos, 96 europeus e 69 intercontinentais.

A KLM vai aumentar em 28% a capacidade disponibilizada em Portugal no verão face a igual período de 2019, com destaque para o Porto, que vai ter um aumento de 56% em assentos, informou a companhia aérea dos Países Baixos em comunicado.

Este verão, a KLM vai contar com operação nos dois principais aeroportos nacionais, concretamente Lisboa e Porto, onde vai disponibilizar mais 28% de oferta do que tinha disponibilizado em 2019, antes da pandemia da COVID-19.

A oferta da KLM para Amesterdão-Schiphol é complementada pelos voos da Air France, que, este verão, conta com operação desde Lisboa, Porto e Faro para Paris-CDG, assim como da Delta Air Lines, que disponibiliza voos diretos este verão de Lisboa para Nova Iorque-JFK e Boston, em codeshare com a KLM.

Além das rotas portuguesas, a KLM vai disponibilizar, este verão, voos para 165 destinos, 96 europeus e 69 intercontinentais, com destaque ainda para os planos da transportadora para a Ásia, que deverá duplicar o número de voos.

Na Ásia, a KLM vai operar serviços para 16 destinos, este verão, oferta que duplica o número de voos para a região face a 2022 e que inclui voos diários para Pequim e Xangai, e que inclui ainda os três voos semanais para Hong Kong e dois voos semanais para Taipé via Incheon (Coreia do Sul), que a KLM já voltou a operar.

No Japão, a KLM a disponibiliza ainda dois voos por semana para Osaka via Incheon (Coreia do Sul), aos quais se juntam ainda outros três voos por semana para o Aeroporto de Tóquio-Narita, também via Incheon. Paralelamente, está ainda prevista uma rota com dois voos por semana para Tóquio, que aumenta para cinco ligações por semana em setembro.

Na Ásia, a KLM voa ainda para os destinos indonésios de Denpasar e Jacarta via Singapura, enquanto Manila, nas Filipinas, vai contar com cinco voos por semana via Kuala Lumpur (Malásia). Já na Índia, vai estar disponível um serviço diário para Deli e Mumbai, assim como cinco voos semanais para Bangalore.

Na Europa, a KLM vai disponibilizar uma nova rota para Nantes, em França, que vai contar com três voos diários, estando ainda prevista outra rota diária para Rennes, capital regional da Bretanha, a partir do início do programa de verão.

Na América do Norte, KLM opera serviços para 18 destinos, com destaque para os EUA, onde a transportadora assegura rotas para Nova Iorque, Atlanta, Austin, Washington, Las Vegas, San Francisco e Los Angeles.

Este verão, a KLM vai ainda aumentar a oferta para o Canadá, disponibilizando 13 voos por semana para Toronto, aumento de três ligações por semana face ao verão passado, estando ainda previstas operações para as cidades canadianas de Edmonton, Montreal e Vancouver.

No Médio Oriente, a KLM vai ter um serviço diário a operar para o Dubai e Telavive, sendo a rota israelita operada num avião Boeing 777 wideboy. Além destes destinos, a KLM opera ainda um serviço diário para o Kuwait, que conta com quatro voos por semana em combinação com o Bahrein e três ligações por semana em combinação com Mascate (Omã).

Nas Caraíbas, a KLM está a operar serviços diários para Curaçao este verão, que conta com até 10 voos por semana em julho e agosto, estando ainda previsto um serviço diário para as ilhas de Aruba e Bonaire. Já Paramaribo vai receber seis voos semanais, com a KLM a operar ainda três voos semanais para Port of Spain e Saint Maarten.

Na América do Sul, a KLM já disponibiliza voos para 10 destinos, incluindo voos diários para São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina) e a Cidade do Panamá (Panamá). Já para a Costa Rica a transportadora vai disponibilizar, até meados de maio, três voos semanais para San José em combinação com a Libéria (Costa Rica).

Em África, a KLM disponibiliza ainda 10 destinos este verão, com Zanzibar a contar servido com dois voos semanais em combinação com Dar es Salaam na Tanzânia, estando ainda previstos serviços diários para Nairóbi, Cidade do Cabo e Joanesburgo.

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Arábia Saudita quer lançar nova companhia aérea até 2025

A Arábia Saudita conta lançar, até ao início de 2025, uma nova companhia aérea, a Riyadh Air, que deverá contar com sede na capital do país e que pretende voar para 100 destinos até 2030.

A Arábia Saudita conta lançar, até ao início de 2025, uma nova companhia aérea, a Riyadh Air, que deverá contar com sede na capital do país e que pretende voar para 100 destinos até 2030.

De acordo com informação publicada pelo website Nikkei Asia, a Riyadh Air é a mais recente aposta do governo saudita para diversificar a economia do país, muito centrada nos negócios ligados ao petróleo, e pretende captar uma parte significativa do mercado asiático.

Para arrancar com as operações, a Riyadh Air encomendou já 39 aviões Boeing Dreamliners, contando com opção para adquirir mais 33 aparelhos, e deverá gerar mais de 200 mil postos de trabalho no país e contribuir com 20 mil milhões de dólares para o PIB não petrolífero saudita.

A nova companhia aérea vai ser 100% pública, sendo controlada através do fundo soberano do governo saudita e tem já planos para vir a voar para o extremo asiático, para onde, segundo Tony Douglas, CEO da nova companhia aérea, não existe grande oferta à partida da Arábia Saudita.

“O Reino Saudita não tem sido muito bem conectado à Ásia com voos diretos”, disse o responsável à Nikkei Asia, dando como exemplo o Japão, para onde existe “uma enorme lacuna no mercado”, que não permite um fácil acesso dos residentes na Arábia Saudita à Ásia e ao Extremo Oriente.

Segundo o responsável, a “localização geográfica” da Arábia Saudita permite que a companhia aérea ligue três continentes e, apesar de não confirmar os planos para a abertura de voos para o Japão, admite que essa é uma hipótese “altamente provável”, a par da China, Coreia do Sul e Austrália.

Além do extremo asiático, a Riyadh Air pretende afirmar-se também como uma opção para os muçulmanos de países asiáticos que fazem a peregrinação a Meca, o Hajj, uma vez que, como diz Tony Douglas, “as viagens religiosas ao Reino cresceram significativamente e tornaram-se mais fáceis com a conectividade”.

“Adicionar uma operadora extra dará às pessoas mais opções e a possibilidade de os muçulmanos asiáticos se conectarem via Riade e não apenas via Jeddah”, explica o responsável.

Recorde-se que a Arábia Saudita já conta com uma companhia aérea de bandeira nacional, a Saudia, antiga Saudi Arabian Airlines, que tem sede em Jeddah.

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Avis patrocina Atlético de Madrid

Com esta parceria, a Avis vai disponibilizar, entre outros serviços, soluções de transporte flexíveis e ecológicas para o clube de futebol espanhol, tanto nas suas deslocações em Espanha como a nível internacional.

A Avis tornou-se patrocinador oficial do Atlético de Madrid e vai fornecer os automóveis de aluguer ao clube durante as próximas três temporadas, informou a empresa de rent-a-car, em comunicado.

“Com esta parceria exclusiva, a Avis vai disponibilizar, entre outros serviços, soluções de transporte flexíveis e ecológicas para o clube vermelho e branco, tanto em território espanhol como nas suas deslocações internacionais”, indica a empresa.

A Avis considera que esta parceria vem confirmar o seu “sério compromisso” com o desporto, uma vez que, ao associar-se pela primeira vez a um clube desportivo espanhol, a “empresa de rent-a-car não só reforça a sua presença no mercado espanhol, como também contribui para o desenvolvimento do desporto e apoia uma das equipas de futebol com uma das comunidades de fãs mais apaixonadas do mundo”.

“No âmbito desta nova aliança com o Atlético de Madrid, a imagem da Avis estará presente no estádio Cívitas Metropolitano, e ambas as partes trabalharão em iniciativas inovadoras para oferecer experiências únicas e emocionantes aos clientes da empresa e aos fãs de futebol”, acrescenta a Avis.

“Este acordo representa um marco histórico para a AVIS em Espanha”, e acrescentou que para a empresa “é um orgulho patrocinar o Atlético de Madrid, um clube que representa os valores mais importantes do desporto: paixão, empenho e espírito de equipa. Na AVIS partilhamos estes mesmos ideais e é por isso que estamos entusiasmados em fazer parte do caminho do clube para o sucesso nas próximas temporadas. Trabalharemos em conjunto para proporcionar experiências únicas tanto para os clientes como para os adeptos”, afirma Francisco Farrás, diretor-geral para a Ibéria do Avis Budget Group.

 

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TAAG reforça ligação entre Luanda e Lisboa e passa a 14 voos semanais

A TAAG vai adicionar uma nova frequência na ligação entre Luanda e Lisboa, passando a contar com 14 ligações semanais.

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A Linhas Aéreas de Angola (TAAG) vai adicionar uma nova frequência na ligação entre Luanda e Lisboa que, a partir de terça-feira, 28 de março, passará a contar com 14 ligações semanais, anunciou hoje a transportadora angolana.

O aumento da frequência visa “agregar mais opções de mobilidade” aos passageiros e clientes e “face ao crescimento da procura de mercado”, refere a TAAG, em comunicado.

A partir de terça-feira, 28 de março, a TAAG providenciará dois voos por dia, com saída de Luanda às 12H40 (saída diurna) e 23H45 (saída noturna).

“Portugal é um dos destinos preferenciais e a porta de entrada da Europa para diversos passageiros, entre turistas, famílias e tecido empresarial oriundo de Angola, África e América do Sul. Paralelamente, Angola posiciona-se como um hub importante para receber e redirecionar tráfego vindo de Portugal para os diversos destinos TAAG no hemisfério sul”, indica a empresa.

Segundo a transportadora aérea, “em 2023, e tendo como referência os meses completos de janeiro e fevereiro, foram transportados na rota Luanda-Lisboa-Luanda 39.306 passageiros.

Este valor representa mais do que o dobro dos 18.798 passageiros transportados no período homólogo do ano passado.

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Projeto do novo aeroporto em Santarém apresentado em sessão pública

Depois de apresentado às entidades oficiais, os promotores do Magellan 500 dão a conhecer, publicamente, o projeto do novo aeroporto para Santarém.

Victor Jorge

O Convento de S. Francisco recebe, no próximo dia 11 de abril, a partir das 9h00, a sessão pública de apresentação do projeto para a construção do novo aeroporto em Santarém, que culminará com a assinatura de um acordo de cooperação intermunicipal entre os municípios de Santarém, Golegã, Alcanena e Torres Novas, com vista à congregação de esforços daquelas autarquias para o planeamento do território para a nova cidade aeroportuária.

Depois da sessão para as entidades oficiais, esta é a forma de ficar a conhecer mais pormenores sobre o Magellan 500 Airport, um projeto criado e desenvolvido ao longo de três anos por um consórcio de empresas privadas nacionais em colaboração com agentes locais, entre os quais o Município de Santarém.

A Resolução do Conselho de Ministros nº 89/2022, de 29 de setembro de 2022, incluiu o Magellan 500 Airport, que considerou ser “um projeto de iniciativa privada promovido fora da atual concessão”, em duas das cinco opções estratégicas alternativas da Avaliação Estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa. Esta posição do Estado reforçou o empenho dos parceiros na consumação do projeto, que é agora apresentado publicamente em Santarém.

De acordo com os promotores deste projeto, esta infraestrutura permitirá, também, servir uma vasta região que, além de Santarém, compreende territórios da Área Metropolitana de Lisboa, Oeste, Coimbra, Leiria/Fátima, Alto Alentejo, Beira Baixa e a Península de Setúbal, consolidando o Magellan 500 Airport como um “contributo único para a região Centro de Portugal e para a coesão territorial do país”.

Como parte dos estudos do projeto ao longo destes últimos três anos foram desenvolvidos, ainda na saída da pandemia, previsões de tráfego para a região de Lisboa, conjuntamente com uma empresa internacional especializada, indicando os autores do Magellan 500 que “os resultados são consistentes com as previsões de evolução da aviação comercial”. A procura da região Centro de Portugal, incluindo a capital do país, poderá atingir os 50 milhões de passageiros em 2039 e chegar aos 100 milhões em 2063, sendo que em 2018 este número se fixou nos 28,9 milhões de passageiros.

Recorde-se que em entrevista publicada no Publituris, Carlos Brazão, líder e promotor do Magellan 500, afirmou que se trata de um projeto “flexível, escalável e adaptável à nova realidade e ao novo paradigma da indústria da aviação”, admitindo que o primeiro voo poderia “aterrar ou levantar voo em 2029”.

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easyJet já voa de Lisboa para as Baleares e do Porto para Paris-Orly

A easyJet deu este domingo, 26 de março, início aos voos entre Lisboa e Menorca, nas ilhas Baleares, assim como do Porto para Paris-Orly, às quais se juntou esta segunda-feira a nova rota entre a capital portuguesa e Palma de Maiorca.

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A easyJet deu este domingo, 26 de março, início às ligações aéreas entre Lisboa e Menorca, nas ilhas Baleares, assim como do Porto para Paris-Orly, às quais se juntou esta segunda-feira, 27 de março, a nova rota entre a capital portuguesa e Palma de Maiorca, também nas ilhas Baleares espanholas.

“As ilhas baleares espanholas ficam agora mais perto para os portugueses, com a inauguração da rota da easyJet entre Lisboa e Palma de Maiorca, que se junta à inaugurada este domingo entre a capital portuguesa e Menorca”, destaca a easyJet, num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Para Palma de Maiorca, os voos da easyJet decorre às segundas e quintas-feiras, apresentando preços a partir de 20 euros, enquanto os voos para Menorca decorrem aos domingos e quintas-feiras, neste caso, com preços a partir de 29 euros.

“A rota inaugurada hoje [27 de março] junta-se a um conjunto de novas rotas a serem inauguradas pela easyJet este verão, onde também se inclui a ligação diária entre o Porto e Paris (Orly), cujo primeiro voo foi operado este domingo”, acrescenta a easyJet.

Os voos entre o Porto e Paris-Orly fazem parte, indica a companhia aérea, de um conjunto de novas rotas que a easyJet inaugura este verão a partir do Porto e que inclui ligações a Nápoles e Palermo (Itália) e a Glasgow (Escócia).

“Estamos muito entusiasmados com a ligação que iniciámos hoje [27 de março] entre Lisboa e Palma de Maiorca e que se junta às já inauguradas este domingo para ligar Lisboa a Menorca e o Porto a Paris. A easyJet está empenhada em oferecer novas e diversificadas rotas aos portugueses, por isso, inaugurou este fim de semana uma rota importante a partir do Porto – a ligação a Paris – e uma rota que permite viajar para um destino paradisíaco como Menorca, à qual se junta hoje o primeiro voo efetuado entre Lisboa e Palma de Maiorca”, congratula-se José Lopes, diretor-geral da easyJet Portugal.

Reservas e informações podem ser consultadas aqui.  

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“Não é altura para brincar com o dinheiro dos portugueses”, diz Sérgio Monteiro a propósito da privatização da TAP

O ex-secretário de Estado das Infraestruturas do Governo de Passos Coelho, Sérgio Monteiro, que uma injeção pública na TAP implicaria sempre “dor” e que era “crítico privatizar” a companhia aérea.

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“Uma injeção pública vem sempre com dor, dinheiro, cortes nos salários e redução das condições de vida. Daí era crítico privatizar”, afirmou o ex-secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, que falava na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, realizada esta sexta-feira, 24 de março, .

“Não queiramos envolver dinheiro público, quando tínhamos acabado de sair de um memorando de entendimento. Nunca é altura de brincar com o dinheiro dos portugueses. Uma injeção de fundos públicos estava fora de questão”, apontou.

Neste sentido, vincou que o processo de privatização era, na altura, uma “urgência imensa”, tendo em conta que a empresa vivia, “como vive hoje”, num quadro de dificuldade de capitalização.

O antigo governante, ouvido a requerimento do PS sobre o processo de privatização da TAP, lembrou que, à data, a companhia devia combustível à Galp, taxas aeroportuárias à ANA, bem como a pequenos fornecedores e agências de viagens.

“Só não incumpriu no contrato com a Airbus porque escalonou os pagamentos”, sublinhou.

Sérgio Monteiro, que agradeceu ter sido chamado ao parlamento, recordou que o processo de privatização da TAP foi feito de acordo com a lei-quadro, que tem regras e enquadramento próprio, nomeadamente a necessidade de se obterem, previamente avaliações independentes.

Vincando que logo à partida ficou claro que a companhia tinha uma “necessidade urgente de capitalização”, o antigo secretário de Estado notou que foi nomeada uma comissão independente que fiscalizou todos os atos do processo.

Neste âmbito, conforme adiantou, formalizaram-se convites a mais de 40 entidades, a maioria do setor da aviação, da Europa, Ásia, África, América, Médio Oriente e Extremo Oriente.

No entanto, apenas oito aceitaram assinar o acordo de confidencialidade e três demonstraram estar “verdadeiramente interessadas” em olhar para o processo, que disse ter sido elogiado por todas as instituições, como o Tribunal de Contas.

Para Sérgio Monteiro, o Governo optou pelo “caminho mais difícil”, tendo em conta que na altura todos os concorrentes, como a Lufthansa ou a Ibéria, queriam comprar apenas o transporte aéreo da companhia.

“Se tivéssemos o caminho fácil, teríamos privatizado apenas o lucro. Recusámos este caminho por respeito aos portugueses”, notou, acrescentando que o resultado prático deste processo foi viabilizar uma empresa com “importância estratégica”, melhorando em 692 milhões de euros as contas da Parpública.

A privatização da TAP foi, assim, para o executivo de Passos Coelho, “o melhor para o futuro da empresa, dos seus trabalhadores e, sobretudo, dos portugueses”.

Porém, garantiu que este processo não significou que o Governo “virou as costas à empresa”, até porque o Estado “não podia demitir-se da fiscalização”.

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easyJet lança relatório que prevê viagens com assentos sensoriais biomiméticos, entretenimento optoelectrónico e concierges digitais em 50 anos

O “easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” prevê diversas inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem, que podem ser uma realidade nas próximas cinco décadas.

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A easyJet divulgou um relatório que antevê o futuro das viagens e que estima que, dentro de 50 anos, os assentos de avião vão ser sensoriais biomiméticos, enquanto o entretenimento a bordo será optoelectrónico, entre outras inovações que prometem revolucionar o setor.

Divulgado esta sexta-feira, 24 de março, o “easyJet 2070: Relatório sobre o Futuro das Viagens” é assinado pela Professora Birgitte Andersen (Big Innovation Centre), pelo Professor Graham Braithwaite (Cranfield University), pelo Dr. Patrick Dixon (Global Change), pela futurista Shivvy Jervis (Forecasting Lab) e pela design scientist Dra. Melissa Sterry (Bionic City), considerados alguns dos principais especialistas do mundo aeroespacial, engenharia e inovação.

“O relatório, promovido pela companhia aérea easyJet, prevê inovações nos aeroportos, nas viagens aéreas, no alojamento e nas experiências em viagem”, indica a easyJet, num comunicado que anuncia a publicação deste relatório.

As inovações tecnológicas vão mudar, desde logo, o percurso até ao aeroporto, assim como a experiência aérea, com o relatório a indicar que, dentro de cinco décadas, “os passaportes de batimentos cardíacos e biométricos podem substituir o passaporte tradicional”, o que deverá contribuir para aumentar a segurança nos aeroportos, uma vez que, destaca a easyJet, “a assinatura cardíaca de cada pessoa é única”.

O relatório aponta também para a evolução dos assentos de avião, que devem passar a ser “sensoriais ergonómicos e biomiméticos”, utilizando materiais inteligentes que se adaptam à forma, altura, peso e temperatura do corpo dos passageiros, contribuindo para uma melhor experiência de voo.

Já o entretenimento a bordo poderá passar a ser “transmitido diretamente aos olhos do passageiro, através de dispositivos optoelectrónicos, deixando de ser necessário ecrãs a bordo ou descarregar filmes antes do voo”.

Por sua vez, o transporte até ao aeroporto poderá passar a ser realizado por táxis aéreos e-VTOL, com o relatório da easyJet a prever que 85% dos passageiros passem “a utilizar os e-VTOLs para irem das suas casas até ao terminal, numa viagem mais rápida e conveniente do que nunca”.

As inovações tecnológicas devem mudar também a experiência de alojamento, com o relatório da easyJet a apontar para mudanças como a “impressão 3D de comida de buffet de hotel”, que ajudará a reduzir o desperdício alimentar, mas também a construção de hotéis subterrâneos, que poderiam ser “supereficientes em termos energéticos”.

Quartos de hotel inteligentes, com camas pré-fabricadas com a firmeza desejada, temperatura ambiente e reprodução da música favorita do hóspede, assim como roupas de férias recicláveis​​em e com impressão 3D na chegada ao hotel, são outras das inovações apontadas neste relatório ao nível do alojamento.

O relatório da easyJet aponta ainda mudanças nas experiências e atividades no destino, prevendo-se que, em 50 anos, os turistas venham a poder ter “experiências de viagens no tempo” e “experimentar locais antes de reservarem as suas férias”, o que será possível “através de pré-visualizações de férias biônicas e Meta”.

“Sea-faris” subaquáticos, introdução de aparelhos auditivos no idioma local e E-foilling, sky por cabo e flyboarding são outras das inovações que também devem ser realidade dentro de 50 anos.

A easyJet indica que convidou os consumidores britânicos a escolherem as previsões dos especialistas que mais gostariam de ver a tornar-se realidade e concluiu que “os passaportes biométricos de batimentos cardíacos e as experiências de férias com viagens no tempo são os avanços de viagem que as pessoas mais gostariam de ver acontecer até 2070”.

“A inovação sempre esteve no ADN da easyJet. Há mais de 25 anos, mudámos a maneira como as pessoas viajavam e, com nosso espírito pioneiro, liderámos o caminho desde então. Seja por meio das inovações digitais, de engenharia ou operacionais, continuamos todos os dias a trabalhar para tornar as viagens mais fáceis e acessíveis aos nossos clientes. Os resultados deste relatório são incrivelmente empolgantes e sei que continuaremos a ver a easyJet a liderar o caminho para tornar muitas dessas previsões uma realidade para os turistas do futuro”, congratula-se Johan Lundgren, CEO da easyJet.

O relatório completo pode ser lido aqui.

 

 

 

 

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